Integração com o Tasy
Atualmente, a integração padrão no sistema apenas está ativa para clientes implantados até 12/2022. A partir de 2023, somente é possível implantar a integração com o Tasy através de uma rotina customizada.
Quando o sistema possui integração com o Tasy, são integrados títulos financeiros das pendências de folha, férias, rescisão, vales e/ou terceiros. Essas pendências ficam armazenadas nas tabelas R047PEN e R047PER (se for utilizado rateio na integração financeira).
Depois de integrados os títulos ficam armazenados em um histórico (tabela R047HIS) para possibilitar futuras consultas e, em caso de reintegração, consultar o valor de um título antigo.
Introdução
Para utilizar esta integração é necessário que a Proprietária tenha o serviço de Integração com Tasy assinalado. Com esta opção habilitada o sistema permite informar no cadastro da Empresa, na pasta Integração, o campo Integrar Empresa com a opção "4 - Integração com Tasy", fazendo com que a rotina de integração com o Gestão Empresarial | ERP da Senior seja substituída pela integração com o Tasy.
Informações técnicas
Na integração com o Tasy, o tratamento no Administração de Pessoal permanece praticamente o mesmo da integração com o Gestão Empresarial | ERP da Senior, usando, inclusive, as mesmas tabelas, telas, assinalamentos e o mesmo conceito.
A diferença é que nesta integração são utilizadas regras por processo que chamam Stored Procedures. Estas stored procedures são desenvolvidas pela Philips e são responsáveis pela integração dos títulos e lotes contábeis para o Tasy.
Para que a conexão seja efetivada, o cliente/usuário deverá executar os seguintes procedimentos, nesta ordem:
- O cliente/usuário deve abrir uma Ordem de Serviço para a Philips solicitando criação do objeto WHEB_INTEGR_SEN_CONTAB;
- A Ordem de Serviço deve ser direcionada para o setor de Tecnologia Infra;
- Após recebimento da Ordem de Serviço, a Philips se conecta com o cliente onde é criado o objeto de integração na base.
A integração Administração de Pessoal x Tasy funciona somente em bases Oracle, pois para que a integração entre Administração de Pessoal e Tasy funcione é necessário utilizar versões de banco que aceitem o tratamento de parâmetros do tipo "IN OUT" em Stored Procedures chamadas através de "DbLink".
Verifique se as bases do Administração de Pessoal e do Tasy estão no mesmo servidor Oracle. Se os servidores são diferentes a integração utiliza um DbLink, que deve ser criado com o nome "Wheb" no servidor em que o Administração de Pessoal está instalado. Quando o DbLink é criado deve estar ativo, caso contrário as Procedures ficam inválidas no Banco de Dados.
Para a criação das procedures sem DbLink, utilize o arquivo "ProceduresRubi.sql". Já para a criação das procedures com DbLink, utilize o arquivo "ProceduresRubiComDBLink.sql". Estes arquivos estão disponiveis na pasta "Integracoes\Tasy" dentro do servidor de arquivos do sistema.
Regras
Para a integração com o Tasy, são disponibilizados as seguintes regras padrão:
- 100: Tasy - Integração Financeira
- 102: Tasy - Integração Contábil
- 105: Tasy - Integração Fornecedor/Colaborador
- 107: Tasy - Integração Fornecedor/Pensão Judicial
- 108: Tasy - Integração Fornecedor/Colaborador CPL
Importante
As regras disponibilizadas efetuam o processo padrão de integração contábil e financeira. Necessidades não atendidas para determinados processos podem acarretar a solicitação de uma análise pela Senior.
Passos para Integração com o Tasy
- Em Empresas > Empresas, na pasta Integração, campo Integrar Empresa, informe a opção 4 - Integração Tasy.
- Em Integração Tasy > Definições, preencha os campos da seguinte maneira:
- Competência
Indique a competência que representa o início da validade para os dados informados. - Integrar Centro de Custos
Indique se o sistema deve considerar o centro de custo, dos colaboradores e terceiros, na integração financeira. Caso informe "Sim", o centro de custo do histórico do colaborador e o centro de custo indicado no pagamento de pessoa física ou jurídica para terceiros já é considerado durante a geração das pendências. - Filial Gestão Empresarial | ERP Senior
Indique se o os títulos são ou não agrupados pela filial do Tasy. - Regra Integração Financeira
Indique a regra "100 – Tasy Integração Financeira", que está disponível na pasta "Integracoes\Tasy". - Regra Integração Financeira
Indique a regra "100 – Tasy Integração Financeira", que está disponível na pasta "Integracoes\Tasy". - Regra Integração Contábil
Indique a regra "102 – Tasy Integração Contábil", que está disponível na pasta "Integracoes\Tasy".
- Competência
- Em Tabelas > Gerais > Regras por
Processo, indique as seguintes regras por processo:
- Regra de processo 37 (Após incluir registros ficha básica) e 26 (Alterar registro ficha básica): cadastrar regra 105: Tasy - Integração Fornecedor/Colaborador
- Regra de processo 89 (Inserir pensão judicial) e 90 (Alterar pensão judicial): cadastrar regra 107: Tasy - Integração Fornecedor/Pensão Judicial
- Regra de processo 28 (Inserir registro ficha complementar) e 29 (Alterar registro ficha complementar): cadastrar regra 108: Tasy - Integração Fornecedor/Colaborador CPL
Verifique o código das regras já existentes em sua base, para evitar sobreposição.
- Em Integração Tasy > Cadastrar Filial Correspondente, indique o código das empresas e filiais de origem e destino.
Características da integração com o Tasy
- Em Empresas > Contábil > Contas Contábeis... deve ser informada a conta contábil Administração de Pessoal ao invés da conta reduzida do Gestão Empresarial | ERP Senior.
- Os campos que pesquisam tabelas do Gestão Empresarial | ERP Senior, como exemplo o cadastro de Fornecedores, ficam disponíveis apenas para preenchimento, sem efetuar qualquer consulta no Tasy.
- O menu Integração Tasy é habilitado com os seguintes itens:
- Definições: devem ser indicadas principalmente as regras de
integração contábil e integração financeira, pois nestas regras serão
chamadas Stored
Procedures desenvolvidas pela Philips (desenvolvedora do sistema Tasy). - Integração Contábil: são integrados lotes contábeis dos registros da contabilização do Administração de Pessoal, disponíveis na tabela R048CON.
- Integração Financeira: são integrados títulos financeiros das pendências de folha, férias, rescisão, vales e/ou terceiros. Essas pendências ficam armazenadas nas tabelas R047PEN e R047PER (se for utilizado rateio na integração financeira). Depois de integrados os títulos ficam armazenados em um histórico (tabela R047HIS) para possibilitar futuras consultas e, em caso de reintegração, consultar o valor de um título antigo.
- Definições: devem ser indicadas principalmente as regras de
integração contábil e integração financeira, pois nestas regras serão
chamadas Stored
Cadastrar Filial Correspondente
Indicar o código da
empresa/filial origem e destino.
Isto é necessário especialmente nos casos em que os códigos das empresas cadastradas no Administração de Pessoal diferem dos códigos das empresas no Tasy (em virtude da importação de outro sistema ou simplesmente uma sequência diferente de cadastramento). Pode ainda haver casos em que no Administração de Pessoal o cliente optou por criar várias empresas, que no Tasy representam apenas uma empresa.