Importação de Arquivo de Convênio PIS
Importação arquivo PIS Folha disponibilizado pela Caixa Econômica Federal
Para importar os dados do convênio:
-
Instale o programa SXPIS.
-
Acesse o programa SXPIS, em Caixa > Sxpis > Sxpis.exe.
-
No programa, acesse Arquivo > Importar dados, selecione o drive, confirme o valor do salário mínimo e inicie a importação.
-
Importado o arquivo, acesse Arquivo > Liberação Recursos, selecione o código de convênio e indique se há colaboradores que não receberão os valores de convênio em virtude de estarem desligados da empresa.
-
Havendo colaboradores que não receberão, será aberta uma nova tela para assinalá-los
-
Feito o assinalamento, informar nome e telefone da pessoa responsável pelas informações, bem como a data de pagamento do valor aos colaboradores, confirmando serão impressos os relatórios;
-
Emitidos os relatórios, será solicitado um CD onde serão gravadas as informações que serão entregues na CEF junto aos seguintes relatórios:
- Relatório Analítico de Empresa Vinculados ao Convênio (1 via);Relatório Sintético para Adiantamentos de Valores (1 via), devidamente assinado;
- Relatório de Liberação de Recursos (1 via);
- Nota Promissória, datada e assinada;
- Contato (2 vias), caso seja a primeira vez que participa da sistemática, devidamente assinada;
- Etiqueta para o CD.
Prestação de Contas junto a CEF
Somente as empresas que possuem a Conectividade Social podem utilizar o
aplicativo SXPIS-Empresa, e o envio e recebimento de arquivos deve ser feito
através da Internet via Conectividade Social ou através de CDs entregues na
agência, como contingência.
Para integrar o PIS no Administração de Pessoal Windows:
-
O sistema verifica o PIS (posição 27), Data de Nascimento (posição 100), e CNPJ (posição 12) da empresa antes de efetuar a integração. O valor está na posição 125.
-
O arquivo é importado no código de cálculo ativo. Quando há mais de uma empresa, é necessário informar "T" no campo Tipo Importação, sendo que todas as empresas devem possuir o mesmo código de cálculo cadastrado.
Exemplo:- Empresa 01 - Código de Cálculo 100
- Empresa 02 - Código de Cálculo 100, e assim por diante.
-
Verifique o CNPJ da empresa do empregado no arquivo da Caixa Econômica no caso de transferência de Empresa ou Filial.
-
No programa do SXPIS, no item Relatórios, existe um relatório chamado "Relação de Trabalhadores Pagos", que deve ser comparado com o relatório do Administração de Pessoal disponível em Cálculos > Lançamentos > Variáveis > Listar, selecionando somente o evento do PIS, após a integração. Com isso, é possível verificar se o total integrado na folha fecha com o da Caixa.
-
O arquivo a ser importado é gravado no diretório Caixa > Sxpis > Arquivos de Trabalho, com o mesmo nome do código do convênio.
-
Crie um evento novo (se ainda não existir), com característica 39J e regra 45, tipo 1 proventos ou 2 vantagens. Não indique nenhuma incidência para INSS, IRRF ou FGTS.
-
No Administração de Pessoal, acesse Recursos > Implementações > Gerador Importação/Exportação > Executar, indique o modelo 38 e o arquivo do PIS, que fica salvo em Caixa > Sxpis > Arquivos de Trabalho. O arquivo a ser importado tem como nome o número do convênio.
Exemplo:Para o convênio 02400000012, o arquivo gerado dos trabalhadores pagos é o 02400000.012 - este é o arquivo a ser importado no Administração de Pessoal. O arquivo disponibilizado pela Caixa possui extensão .exp, e não é este que deve ser importado no Administração de Pessoal.
No caso do Arquivo 02400000.012, a composição de seu nome é feita da seguinte forma:- 02400000 - oito primeiros números da matrícula do Convênio.
- 012 - três últimos números da matrícula do Convênio.