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Outras Empresas

O Gestão de Pessoas | HCM permite controlar os pagamentos de pessoas físicas, jurídicas, produtor rural, produção adquirente, entre outros. Estes são considerados pelo sistema como Outras Empresas.

Este tipo de cadastro possui um tratamento específico para o recolhimento de impostos e a contabilização destes valores, por isso é necessário cadastrá-las corretamente. As Outras Empresas também desempenham um papel fundamental no tratamento de tomadores de serviço.

Informações cadastrais

Durante o cadastro de Outras Empresas, é preciso indicar informações das empresas externas com as quais a organização mantém compromissos agendados, visitantes entre outros. Essas informações incluem os dados cadastrais da empresa (endereço, CNPJ, e outros), tipo de uso dentro do sistema (empresa de transporte, entidades de ensino, seguradoras, convênios, fornecedoras de treinamento, e assim por diante) e a incidência de impostos para os pagamentos realizados (CSLL, CSRF, PIS, ISS e COFINS). Opcionalmente, também é possível especificar ramos de atuação para as outras empresas, os quais devem ser previamente cadastrados para utilização.

  1. Para iniciar as parametrizações, acesse Empresas > Outras Empresas > Cadastro (FR032OEM), atribua um código e nome para a empresa e preencha as demais informações cadastrais na guia Cadastro.

    Se deseja informar um ramo de atuação específico para a Outra Empresa, inclua os registros de ramos que serão utilizados através da tela Empresas > Outras Empresas > Ramos de Atuação (FR032ATU). Esses registros serão, então, disponibilizados para uso na guia Cadastro.
  2. Informe o tipo de uso da empresa, na guia de mesmo nome.
  3. Na guia Impostos, indique os padrões de recolhimento e retenção de impostos para cada empresa que realiza esses pagamentos.
  4. Por fim, na guia Dados no Exterior, preencha os dados de endereço e documentos da empresa no exterior.

Definições de contratos

Quando a organização mantém algum tipo de contrato com uma das Outras Empresas, o sistema viabiliza o cadastro deste contrato. É exigido também que cada contrato mantido tenha um número associado com a Outra Empresa correspondente, definindo o seu período de vigência, valor mensal, entre outras informações.

Para informar um código de contrato no histórico de contratos dos colaboradores, é necessário que ele esteja definido para alguma Outra Empresa.

O cadastro de contratos é feito pelo menu Empresas > Outras Empresas > Contratos (FR032EMC), informando a data de início e de fim do contrato, seu valor, dados do responsável e observações gerais.

Consulta de Outras Empresas cadastradas

O Gestão de Pessoas | HCM permite a consulta das outras empresas cadastradas no sistema, de acordo com o seu uso.

Os resultados da consulta são apresentados em tela, de acordo com uma abrangência definida e, para cada uma delas, são exibidos os seus tipos de uso.

Para consultar os cadastros, basta acessar a tela Empresas > Outras Empresas > Consulta (FRCNTOEM) e clicar em Mostrar.

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