Pré-requisito - Definições da empresa Pré-requisito - Definições de Férias Pré-requisito - Definições de Rescisões Pré-requisito - Pagamento de Terceiros Pré-requisito - Cálculo Mensal Pré-requisito - Definições de Impostos Pré-requisito - Definições de Provisões

Integração Financeira

O conceito da Integração Financeira se aplica às empresas que fazem a gestão financeira através de um sistema ERP e, neste caso, necessitam que os títulos de pagamento gerados no Administração de Pessoal sejam integrados neste sistema. Neste processo, abordaremos a integração financeira do módulo com o sistema Gestão Empresarial | ERP da Senior.

As pendências geradas com o cálculo da folha, férias, rescisões e pagamento a terceiros devem ser lançadas nas contas a pagar (contas financeiras) do ERP. Para isto, é preciso parametrizar estas contas nos códigos de integração financeira (CIF) no Administração de Pessoal. O CIF abriga as informações necessárias para geração do lançamento no ERP (código da transação, conta contábil, conta financeira, código do fornecedor, tipo de duplicata, entre outros). Se necessário, as pendências financeiras podem também ser recriadas no Administração de Pessoal.

Quando um título é pago antes dos valores serem descontados na folha de pagamento dos colaboradores, os CIFs não atendem às necessidades. Neste caso, deve-se utilizar as faturas, que tem por objetivo criar um título antes do processamento da folha e lançar os valores de cada colaborador no movimento para posterior integração na folha mensal. Como exemplo do uso de faturas, temos os planos de saúde, farmácias ou convênios com lojas e mercados. Nestes exemplos, a empresa efetua o pagamento ao convênio antes de descontar do empregado. Com a utilização do recurso, faz-se o lançamento do desconto para o colaborador egera-se o título no contas a pagar para o conveniado.

Antes de iniciar o processo de integração financeira, certifique-se de que foram feitas todas as parametrizações necessárias para integração do Gestão de Pessoas com o ERP. Garanta também que tenha estabelecido a conexão entre os sistemas, através do menu Integração ERP > Conectar ERP.

Importante

Antes de realizar a integração é necessário verificar se todas as pendência do eSocial foram recebidas com sucesso pelo Governo. Se a integração for realizada enquanto há pendências de leiautes relacionados a pagamentos, por exemplo, ela precisará ser refeita após o recebimento destes leiautes.

A situação das pendências pode ser consultada pela tela de consulta de pendências do eSocial (FR350STA).

Fluxo do Processo

O que você pode fazer:

Este artigo ajudou você?