Integração Financeira
O conceito da Integração Financeira se aplica às empresas que fazem a gestão financeira através de um sistema ERP e, neste caso, necessitam que os títulos de pagamento gerados no Administração de Pessoal sejam integrados neste sistema. Neste processo, abordaremos a integração financeira do módulo com o sistema Gestão Empresarial | ERP da Senior.
As pendências geradas com o cálculo da folha, férias, rescisões e pagamento a terceiros devem ser lançadas nas contas a pagar (contas financeiras) do ERP. Para isto, é preciso parametrizar estas contas nos códigos de integração financeira (CIF) no Administração de Pessoal. O CIF abriga as informações necessárias para geração do lançamento no ERP (código da transação, conta contábil, conta financeira, código do fornecedor, tipo de duplicata, entre outros). Se necessário, as pendências financeiras podem também ser recriadas no Administração de Pessoal.
Quando um título é pago antes dos valores serem descontados na folha de pagamento dos colaboradores, os CIFs não atendem às necessidades. Neste caso, deve-se utilizar as faturas, que tem por objetivo criar um título antes do processamento da folha e lançar os valores de cada colaborador no movimento para posterior integração na folha mensal. Como exemplo do uso de faturas, temos os planos de saúde, farmácias ou convênios com lojas e mercados. Nestes exemplos, a empresa efetua o pagamento ao convênio antes de descontar do empregado. Com a utilização do recurso, faz-se o lançamento do desconto para o colaborador egera-se o título no contas a pagar para o conveniado.
Antes de iniciar o processo de integração financeira, certifique-se de que foram feitas todas as parametrizações necessárias para integração do Gestão de Pessoas com o ERP. Garanta também que tenha estabelecido a conexão entre os sistemas, através do menu Integração ERP > Conectar ERP.
Importante
Antes de realizar a integração é necessário verificar se todas as pendência do eSocial foram recebidas com sucesso pelo Governo. Se a integração for realizada enquanto há pendências de leiautes relacionados a pagamentos, por exemplo, ela precisará ser refeita após o recebimento destes leiautes.
A situação das pendências pode ser consultada pela tela de consulta de pendências do eSocial (FR350STA).
Fluxo do Processo
O que você pode fazer:
Cada CIF é responsável pela ligação entre os valores do Administração de Pessoal e as contas do Gestão Empresarial | ERP. Por isso, é necessário configurar os CIFs necessários para a geração das pendências e posterior integração entre os sistemas. É muito importante avaliar a quantidade de CIFs que será criada, visto que um grande volume poderá impactar no desempenho do cálculo de folha.
Os CIFs são cadastros únicos na base. Alguns tipos de CIFs precisam de centro de custo, que são definidos por empresa. Neste caso, se fez necessário informar o centro de custo padrão para cada empresa.
- Cadastre os CIFs que serão utilizados, através da tela Integrações ERP > Integração Financeira > Cadastro CIF (FR047CIF).
- Informe o tipo de título, que identifica para o módulo de onde serão buscados os valores que gerarão as pendências de integração.
- Indique o código da transação, a conta reduzida, a conta financeira e a natureza de gasto para cada empresa.
- Na guia Filiais, informe o código do fornecedor e a série da nota fiscal para cada filial.
- Na guia Dependentes, defina as possíveis exceções por empresa e filial para cada dependente do colaborador. Isto torna o processo menos oneroso, visto que elimina a necessidade de criar CIFs específicos para cada dependente de pensão judicial.
- Informe os sindicatos relacionados ao CIF atual, para garantir que as pendências desses valores sejam geradas corretamente.
- Indique o código da
Outra Empresa que presta serviços de transporte e para a qual será gerada a
pendência para compra dos vales.
O sistema verificará as linhas de vale-transporte que possuem a indicação desta empresa e buscará os valores gravados na tabela de Passes do Vale Transporte para gerar pendências do título correspondente. A geração destas pendências está disponível em Colaboradores > Vale Transporte > Gerar Pendências (FRPENVTR). - Se necessário, informe na guia Exceções quais os colaboradores que possuem código de fornecedor diferente do fornecedor do CIF.
Depois de cadastrados os CIFs dos tipos de valores que a empresa deseja integrar ao financeiro, efetuamos o cálculo (rescisão, férias, folha), o lançamentos de vales, e pagamentos de terceiros e depois efetuamos a integração manualmente, onde os valores serão enviados separadamente por filial e por CIF.
Durante o processo de cálculo da folha e geração dos impostos, o sistema cria pendências financeiras dos títulos gerados de forma automática.
Neste caso, cabe ao usuário validar os valores gerados, a fim de assegurar que todos os valores pendentes estão corretos e que sejam integrados ao ERP. A validação pode ser feita via tela no sistema ou através de relatórios.
No Administração de Pessoal é possível assinalar como os dados serão integrados com o Gestão Empresarial | ERP e se essa integração será automática ou, ainda, se o sistema emitirá uma mensagem perguntando se os valores calculados devem ser integrados.
A integração das pendências das tabelas do Gestão de Pessoas devem, então, ser integradas com as tabelas do ERP, baseando-se nas pendências para gerar títulos em aberto no Contas a Pagar.
- Para iniciar a operação de integração, acesse o menu Integração ERP > Integração Financeira > Integração Financeira (FRINTFIN).
- Clique em Seleção para selecionar as pendências a serem integradas pelas abrangências de Lote, Empresa, Tipo de colaborador, Colaborador e Código do CIF.
- Clique em Integrar para abrir a tela de confirmação, onde você deve selecionar as pendências que devem ser integradas.
- Se desejar, gere um log completo ou apenas de erros da integração, usando filtros para refinar e selecionar as pendências que estão disponíveis.
O sistema permite que as pendências sejam recriadas, para posterior integração com o ERP. Normalmente esta tarefa é realizada quando é alterado um valor da folha, férias ou rescisão de forma manual, ou seja, após o sistema calcular os valores da rotina em questão. Porém, as diferenças não podem estar somente em valores, pois pode ser que houve alterações em algum código de transação, natureza de gastos ou qualquer outra informação financeira. Nestes casos as informações ficam divergentes, forçando assim, uma recriação da pendência.
Há alguns tipos de CIF que dependem das pendências de rescisão para que seus valores sejam calculados corretamente. O sistema não tem como prever isto se o usuário recriar primeiro as pendências de folha e depois as de rescisão. Por isto, é preciso estar atento ao selecionar os itens a recriar.
Para recriar pendências:
- Acesse a tela correspondente, localizada em Integração ERP > Integração Financeira > Recriar Pendências (FRRECPEN). Se desejar, opções adicionais de filtro se encontram no botão Seleção.
- Informe o Código do Cálculo.
- Se aplicável, assinale as opções de rescisão, férias e terceiros.
- Clique em Processar para iniciar o processamento.
As pendências financeiras são recriadas diretamente nas tabelas Pendências Integração Financeira (R047PEN) ou, caso use rateio, Pendências Integração Financeira - Rateio (R047PER).
Uma fatura é, de maneira geral, uma nota fiscal de algum benefício que o departamento de Recursos Humanos contratou. Um exemplo é o valor da fatura (NF) do plano de saúde, cujo valor foi pago pela empresa antes de descontar do colaborador.
Cada fatura pode ser lançada no sistema, permitindo lançar um título financeiro para integrar com o ERP e também lançar os valores individuais aos colaboradores conciliando o valor total da fatura com o total de valores lançados a serem descontados/pagos em folha no evento correspondente.
A conciliação dessas faturas permite consultar seus valores, evento por evento, para cada colaborador, após o cálculo da folha. Se houver incoerência nos valores gerados, isto pode ser ajustado no movimento ou diretamente na ficha financeira. Esta conciliação pode ser feita via telas ou a partir de relatórios.
Consultar status da integração
Para consultar as informações da integração financeira entre o Administração de Pessoal e o ERP, acesse a tela Integração ERP > Integração Financeira > Consulta (FRCONPEN). Ela também identifica registros inconsistentes, respeitando a empresa ativa.
As seguintes situações de inconsistência são identificadas e exibidas com a fonte da linha na cor vermelho:
- Diferença de valores entre a pendência/título e a soma dos rateios.
- Falta de registros de rateio quando opção de rateio da integração é "C", "F" ou "R".
- Centro de custo em branco ou inexistente na Gestão Empresarial | ERP.
- Projeto e fase inexistentes na Gestão Empresarial | ERP.
Para cada um dos campos da tela, informe os valores desejados, sendo que:
- Para os campos seguidos por (+), ao informar mais de um valor, separe por ponto-e-vírgula.
- Para os campos seguidos por ("+"), ao informar mais de um valor, escreva cada item entre aspas e separe por ponto-e-vírgula.
Acompanhar integração financeira
O acompanhamento das integrações financeiras fica disponível pela tela acesse a tela Integração ERP > Integração Financeira > Acompanhamento (FR750SSA). O acompanhamento demonstra os processos iniciados pelo usuário ativo e possui dois modos de visualização:
- Quando é aberta automaticamente pela integração financeira (que fica em Integração ERP > Integração Financeira > Integração Financeira)
Neste modo é possível acompanhar apenas o processo em execução:
- Quando é aberta através do menu Integração ERP > Integração Financeira > Acompanhamento
Neste modo é possível acompanhar tantos os processos em execução como aqueles já finalizados:
Além disto, permite que os processos já finalizados não sejam mais mostrados. Neste caso, basta clicar no botão Limpar, e todos os processos com Status "Finalizado" são removidos da lista.
Em ambos os casos, é possível verificar as informações detalhadas dos processamentos através do botão Log.
Excluir pendências de integração
Se precisa excluir as pendências existentes para futura integração com a Gestão Empresarial | ERP, bem como os históricos de valores já integrados, acesse a tela Integração ERP > Integração Financeira > Manutenção de Dados (FRMANINT).
Indique um período limite para as exclusões ou exclua todos os dados existentes. Também é possível limitar as exclusões pelas abrangências disponíveis no botão Seleção.
As tabelas alteradas por esta tela são:
- Pendências Integração Financeira (R047PEN): tabela onde são guardadas as informações para futura integração com o ERP.
- Histórico de Títulos integrados no ERP (R047HIS): tabela onde os títulos são armazenados após integração com o ERP.
Caso indique que devem ser excluídos os históricos, é necessário informar se serão excluídos somente os registros das tabelas do Administração de Pessoal ou também os títulos já integrados.
Para utilizar o recurso de faturas pelo sistema, primeiro é necessário defini-las, informando os parâmetros e detalhes que serão usados para cada tipo de fatura que será lançada.
Definidas as faturas, deve ser feito o seu lançamento. Nesse momento, será criado um título no contas a pagar no Gestão Empresarial. Depois que o título é criado, podem ser incluídos os valores individuais de cada colaborador no movimento variável ou movimento fixo.
Depois de efetuar o cálculo da folha mensal, estes valores estarão na ficha financeira, ou seja, foram considerados no cálculo, estando disponíveis para fazer a conciliação das faturas.
O sistema dispõe de modelos específicos para conferência e conciliação dos valores das pendências de integração. São eles:
- Modelo para apresentação de todos os lançamentos que estão pendentes de integração:
- Integração ERP > Integração Financeira > Faturas > Listar > Modelo 02 (Conferência de pendências de integração).
- Modelo para apresentação de resumo das informações que estão pendentes de integração:
- Integração ERP > Integração Financeira > Faturas > Listar > Modelo 03 (Resumo das Pendências).
- Modelo para conciliação dos valores gerados em folha de pagamento com o valor da fatura, apresentando também o número do título gerado:
- Integração ERP > Integração Financeira > Faturas > Listar > Modelo 05 (Relatório de Conciliação de Faturas).