Cálculo da Folha
O cálculo da folha de pagamento compreende a apuração das prévias salariais dos colaboradores e o fechamento dos valores correspondentes, para o pagamento correto da remuneração.
O Administração de Pessoal está preparado para realizar os seguintes tipos de cálculo:
- Folha Mensal - cálculo da folha de pagamento mensal. Somente neste tipo de cálculo é possível realizar apuração de horas do Controle de Ponto, leitura das marcações, acertos e relatórios.
- Folha Complementar – tipo de cálculo utilizado para pagar a diferença salarial de uma competência já encerrada.
- Complementar de Dissídio – recalcula as competências do período do Dissídio Coletivo.
- Pagamento de Dissídio – consolida todos os valores apurados no cálculo complementar de Dissídio para os devidos pagamentos e recolhimentos legais.
- Complementar Rescisão – tipo de cálculo para complementar uma rescisão, integrando os valores na competência referente ao mês da rescisão original.
- Folha Semanal – faz o pagamento semanal, seja na primeira semana, semana intermediária ou última semana. Neste tipo de cálculo, o fechamento dos impostos é feito sempre na última semana.
- Adiantamento de 13º Salário – processa o pagamento do adiantamento do 13º salário.
- 13º Salário Integral –processa o pagamento integral do 13º salário.
- Folha Quinzenal – faz o pagamento quinzenal, ou seja, primeira quinzena e segunda quinzena da competência. Neste tipo de cálculo, o fechamento dos impostos é feito sempre na última quinzena.
- Adiantamento Salarial – processa o pagamento de adiantamento do salário. Geralmente é estipulado em cláusula sindical ou deliberadamente pela organização.
- Participação nos Lucros – tipo de cálculo para pagamento de participação nos lucros da empresa, com tributação independente e sem integração na folha de pagamento.
- Especiais – este tipo de cálculo tem o mesmo conceito de uma folha mensal, com a diferença de que este permite o pagamento de eventos distintos dentro da mesma competência de folha. Os valores calculados são somados à folha mensal para a geração dos impostos devidos.
- Reclamatória Trabalhista – viabiliza o pagamento de reclamatórias trabalhistas. Para realizar este tipo de cálculo, é necessário que o Administração de Pessoal esteja integrado ao módulo Jurídico do Gestão de Pessoas | HCM.
Para qualquer tipo de cálculo selecionado, é necessário o cadastro prévio ou atualização dos valores das tabelas legais, responsáveis pela correta geração de impostos no sistema. Nessas tabelas são registradas as faixas mensais de desconto de INSS e IRRF dos colaboradores e terceiros, informações do salário mínimo regional, códigos de FPAS, percentuais da Guia da Previdência Social (GPS), acréscimo do SAT e alíquotas que impactam nos cálculos. Assim, é indispensável a compreensão e execução das etapas do processo de Geração de Impostos para garantir que as definições estejam nos conformes das obrigações da empresa com as entidades governamentais competentes.
Depois do processamento do cálculo selecionado, deve-se conferir os valores e encargos dos empregados para emitir as folhas de pagamento. A apuração é feita de acordo com o tipo de cálculo selecionado no sistema.
As etapas citadas para a execução do processo estão detalhadas nos tópicos a seguir.