Os históricos abordados a seguir estão disponíveis no menu Colaboradores > Históricos, através da tela correspondente. Abaixo constam mais detalhes do que pode ser modificado e para que serve cada histórico. Acesse a documentação de cada tela para obter os detalhes de como preenchê-las campo a campo.
Históricos de Funções e Servidores Públicos
O intuito destes históricos é indicar a função do colaborador que é servidor público. Um exemplo aplicável a esta situação é um colaborador cujo cargo é analista de sistemas, e está assumindo a função de secretário do departamento de computação.
As informações do histórico de servidor público são importantes para gestão dos arquivos fiscais próprios das entidades públicas, e são aplicadas exclusivamente para esta área.
Históricos de Escalas
A escala de trabalho é responsável por definir a carga horária do colaborador. Através dela é possível determinadas os horários de trabalho, dias compensados e o Descanso Semanal Remunerado (DSR).
Os históricos mantêm, então, um registro das alterações de escala do trabalhador assim que elas ocorrem, quando ele troca seu horário de trabalho ou usufrui de dias compensados e DSRs, por exemplo.
Na nova interface do Gestão do Ponto, para a inclusão, alteração ou exclusão de um histórico de escala é feita uma validação do posto de trabalho. Desta maneira, caso o colaborador utilizar um posto de trabalho e o seu tipo de atuação tiver uma característica de históricos principais, este histórico somente pode ser feito de acordo com a escala e/ou turma de intervalo definida neste posto.
Históricos de Local e Centro de Custo
Todas as mudanças de locais ou centro de custo onde os colaboradores são alocados ficam registradas no histórico correspondente. Para manter tais registros, o sistema utiliza o formato de vigência, ou seja, uma data de competência.
No caso do local, por se tratar de uma estrutura do Recursos Humanos, o organograma da empresa pode passar por reestruturações, que acarretam na geração de um histórico de mudança do local onde o colaborador está em determinado período.
Já o centro de custo deve representar a mesma estrutura contábil adotada pelo sistema de ERP, seja o Gestão Empresarial da Senior ou de terceiro.
Históricos de Natureza de Despesa
As naturezas de despesa também ficam registradas em históricos em formato de vigência, cada vez que são alteradas. A natureza de despesa pode representar uma divisão contábil (custo) dentro da folha de pagamento, por exemplo: no mesmo centro de custo "001 - Produtivo", pode haver colaboradores divididos entre natureza de despesa "01 - Direta" e "02 - Indireta".
Históricos de Sindicato
Toda vez que é alterado o sindicato do colaborador, esta fica no histórico correspondente, no formato de vigência. No histórico de sindicato é possível também indicar ao sistema se os colaboradores são ou não sindicalizados.
Para o módulo de Controle de Ponto, este histórico é útil para a apuração do ponto, pois é possível definir o tratamento para horários noturnos, definições de situações e outras informações relevantes a apuração do ponto que são definidos por sindicato.
Históricos de Vínculos
O vínculo determina se as folhas de pagamento serão calculadas para esses colaboradores, se o colaborador será enviado para o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), seu código de vínculo para a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) e controla o período de férias.
Todas as mudanças nos vínculos dos colaboradores ficam registradas no seu histórico, em formato de vigência.
Históricos de Estabilidade
A tabela de estabilidade possui integração com outros módulos do Gestão de Pessoas, como Segurança do Trabalho (colaboradores CIPA), Medicina Ocupacional (Estabilidade Retorno de Afastamentos). Ela é informada no cadastro do próprio colaborador, pela tela Empregados (FR034FUN).
É possível criar estabilidades específicas, determinadas por convenções coletivas (estabilidade no retorno das férias, por exemplo), e cada estabilidade que o colaborador adquire é lançada no seu histórico.
Históricos de Categoria do SEFIP
Sempre que um colaborador troca a sua categoria como contribuinte no Sistema Empresa de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social (SEFIP), essa mudança também permanece no seu histórico, levando em conta a vigência/data de competência. A categoria é definida ou alterada diretamente no cadastro do colaborador, pela tela Empregados (FR034FUN).
Históricos de Vale-Transporte
As trocas de escala de vale-transporte dos colaboradores ficam registradas no histórico pela data de competência. Neste histórico, indique também o código do cartão de carga do vale-transporte, caso existir.
Históricos de Receita do IRRF
Esse histórico permite indicar os códigos de receita diferentes por colaborador, bem como o cálculo de Imposto de Renda diferenciado que acontece nas situações abaixo:
- Colaborador estrangeiro com ou sem dedução
- Isento Moléstia Grave
- Isenção Aposentadoria + 65 anos
- Voluntário Copa (apenas anos base anteriores a 2016)
- Médico Residente
Históricos de Categoria do eSocial
Sempre que um colaborador troca a sua categoria perante o eSocial, essa mudança também permanece no seu histórico, levando em conta a vigência/data de competência. A categoria é definida ou alterada diretamente no cadastro do colaborador, pela tela Empregados (FR034FUN).
Históricos de Adicionais
Os históricos de adicionais definem como são calculados os adicionais de insalubridade, periculosidade, fator do tempo de serviço e aposentadoria especial (15, 20 e 25 anos). As definições podem ser feitas através dos seguintes históricos:
- Diretamente no cadastro do colaborador
- Pelo Posto de Trabalho
- Por Local
- Por Cargo
- Por Local e Cargo
Para definir a melhor forma de proceder com a parametrização, avalie os aspectos de transferências dos colaboradores, direitos anteriores adquiridos e informação do Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP).
Históricos de Contratos
Os períodos de contrato são habilitados para colaboradores do tipo "2 - Terceiro". Nessa funcionalidade, forneça os dados do período de contrato do colaborador, indicando a empresa com a qual o contrato foi firmado no cadastro de Outras Empresas - Empresas > Outras Empresas > Cadastro (FR032OEM).
Históricos de Crachá Titular/Provisório
Quando integrado com o módulo de Controle de Ponto, é definido o histórico de crachás dos colaboradores e efetuada a entrega e baixa de crachás provisórios. É possível ainda efetuar solicitações de crachás (em caso de transferência de empresa, por exemplo) e emiti-los caso a empresa seja responsável pela impressão do crachá.
Históricos de Apuração
Através deste histórico é indicado se o colaborador deve efetuar marcação de ponto, refeitório ou se é dispensado do ponto. O histórico é importante, tendo em vista que baseado nele o colaborador pode ou não estar incluso na apuração. A dispensa pode ser ocasionada, por exemplo, em casos de mudança de cargo onde o colaborador efetuava a marcação de ponto e passa a ser dispensado do registro.
Históricos de Locais de Entrega
Quando integrado com o módulo de Benefícios, é indicado o histórico de locais de entrega de benefícios, que pode ser filial, local, centro de custo ou diretamente por colaborador. Os arquivos para carga de benefícios (por exemplo: Sodexo, VR e Visa Vale) utilizam essa informação no momento de geração.
Históricos de Cursos
Quando existe integração com os módulos de Treinamento e Desenvolvimento, Recrutamento e Seleção, Segurança do Trabalho ou Medicina Ocupacional, podem ser cadastrados históricos de cursos e treinamentos. Para cada módulo é possível habilitar as opções de curso de aperfeiçoamento, formação e conhecimentos.