Controle de Ponto
O Controle de Ponto administra e automatiza a apuração de ponto com alocação da mão de obra realizada em cada centro de custo, compreendendo o registro das marcações, apuração das horas, controle do banco de horas e geração de informações gerenciais, legais e operacionais. Seguindo uma tendência de mercado, a apuração das horas busca fornecer dados para o controle de produção e custos, tornando a área de Recursos Humanos um contribuinte mais presente no processo produtivo da empresa.
Ao efetuar o fechamento, as ocorrências serão integradas ao módulo Administração de Pessoal da Senior ou sistemas terceiros. Quando a solução da Senior é utilizada, serão integradas somente as exceções (horas extras, faltas e fechamento do banco), tendo em vista que o Administração de Pessoal controla/apura as informações compartilhadas entre os produtos.
Em relação à coleta das marcações, o sistema permite:
- integração de arquivos .TXT: podem ser definidos diversos modelos de importação de arquivos de marcações de relógios ponto.
- Integração de arquivos AFD (Arquivo Fonte de Dados): usada quando o coletor é um Registro Eletrônico de Ponto (REP), conforme determinado pela Portaria 1510 ou pela Portaria 671.
- uso do aplicativo Captura Ponto: aplicativo voltado aos clientes que aderiram à Portaria 373, a qual permite o uso de coletores de marcações eletrônicos. Essa funcionalidade é adquirida à parte da solução de Controle de Ponto.
- uso do produto Ronda Senior: com o uso desta solução e com coletores configurados de maneira on-line, estes são integrados automaticamente ao produto Gestão do Ponto.
Permite ainda a gestão das programações de trocas de horários, escalas e compensações que são de tratamento específico do módulo de Controle de Ponto. Por utilizarem a mesma base de dados, a gestão dos históricos é compartilhada com toda a solução Gestão de Pessoas | HCM da Senior.
O módulo possui uma ampla estrutura, possibilitando um acompanhamento detalhado dos afastamentos das mais diversas causas, fornecendo informações em tela ou relatórios dos colaboradores presentes e/ou ausentes, horas extras, ausências e compensações para integrar com a folha de pagamento.
Para tornar estas tarefas mais ágeis, o Controle de Ponto traz o conceito de multiplanta (sites), e o conceito de Processos Automáticos, onde são determinadas atividades que o próprio sistema executa segundo horário e critérios definidos pelo usuário.
Os relatórios legais em conformidade com as Portarias vigentes estão disponíveis no sistema e devem ser utilizados em eventuais fiscalizações.
Mapa de Processos
O Controle de Ponto é composto por diversos processos, por sua vez divididos em subprocessos e tarefas a serem executadas. Também possui definições gerais de cadastros e parametrizações, das quais algumas são voltadas especificamente para o módulo, enquanto outras têm impacto em todo o Gestão de Pessoas | HCM, regendo todas as operações do sistema.
Você conhece a solução de Controle de Acesso Ronda Senior? Gerencie e acompanhe o acesso das pessoas em todas as plantas e filiais da empresa, podendo personalizar permissões e horários específicos, de forma simples e instantânea.