Todos os cargos existentes na empresa devem ser cadastrados no sistema. Cada cargo deve ser associado a um código da Classificação Brasileira de Ocupações (CBO).
O campo Código é alfanumérico e com um tamanho máximo de 24 posições. Caso a empresa adotar codificação sequencial, incluir os zeros a esquerda, para organizar a emissão de relatórios, cadastramento e consultas em telas.
A CBO é responsável por identificar as ocupações no mercado de trabalho. Essa informação é usada para a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) e no CAGED, tendo fins classificatórios junto aos registros administrativos e domiciliares. Os efeitos de uniformização pretendidos pela CBO são de ordem administrativa e não se estendem às relações de trabalho. Uma nova classificação foi implantada no Brasil em 2002, mas ambas as relações são tratadas pelo sistema e podem ser utilizadas. Por isso, tanto os códigos da CBO quanto os da CBO 2002 já vem alimentados por padrão no Gestão de Pessoas | HCM, mas é possível fazer a manutenção desses registros entre os cadastros das Tabelas do sistema. Esses registros podem ser consultados e cadastrados pelos menus Tabelas > Cargos > CBO (FR024CBO) ou Tabelas > Cargos > CBO 2002 (FR024CB2).
No cadastro dos cargos também são definidas as habilidades e requisitos necessários para desempenhá-lo.
Todas as definições do cargo estão no menu Tabelas > Cargos > Cargos (FR024CAR). Inicie informando o código da estrutura de cargos à qual ele pertence, o código do cargo e um título reduzido que o identifique.
As definições abaixo são feitas na guia Cargo:
- Informe um título completo que identifique o cargo e seu código CBO (ou CBO 2002, se for o caso).
- Indique a natureza de despesa do cargo. Se a organização utiliza um
sistema de cargos, informe-o também.
- Informe a data de criação e de extinção do cargo. O sistema utiliza
esta informação para verificar se no momento em que o cargo for utilizado,
ele pertence à estrutura de cargos da empresa.
- Determine o percentual que será considerado no cálculo do adicional de função.
- Se aplicável, informe a
sigla do conselho profissional referente ao cargo. Se tiver um arquivo texto que contenha a descrição do cargo, o caminho para ele também pode ser inserido.
As definições abaixo são feitas na guia Informações Salariais. Os conceitos utilizados por esta guia são explicadas com detalhes no tópico de administração salarial.
- Cadastre a data do início das informações
salariais e a estrutura salarial à qual o cargo pertence. Note que, para isso, as
estruturas (tabelas salariais) devem estar cadastradas na tela de
Cadastro de
Estruturas Salariais.
- Informe em qual classe/nível da tabela de salários o cargo se enquadra.
- Determine o tipo de salário e a escolaridade necessária para desempenhar as funções do cargo.
Se o registro que está cadastrando for de um cargo público, preencha também as informações da guia Órgão Público.