Estrutura de Cargos
Permite cadastrar a estrutura de cargos. No módulo Cargos e Salários, esta tela habilita a guia Itens, onde é possível cadastrar itens de descrição que a empresa deseja utilizar na descrição dos cargos.
Estrutura
Cadastre um código para cada estrutura de cargo. Este código será informado no
cadastro da empresa, determinando assim, a estrutura que a empresa irá utilizar.
Descrição
Apresenta a descrição ou nome da estrutura de cargos que está sendo criada.
Guia Estrutura
Informe em que nível do cargo serão cadastrados os colaboradores, cadastrando o nível de colaboradores, de PGR e de Pesquisa.
Nível Colaboradores
Informe em que nível do cargo serão cadastrados os colaboradores.
Observação
Não é permitido alterar o Nível de Colaboradores quando já existirem colaboradores cadastrados em cargos de níveis diferentes. Esta verificação somente será feita para a Estrutura de Cargos vigente e se o nível informado for diferente de zero.
Nível do PGR
Informe em que nível do cargo serão cadastrados as atividades do PGR.
Nível do QL
Indique em que nível da estrutura de cargos estes serão considerados
para verificação de vagas (no módulo Quadro de Vagas).
Se este item for informado como "3", quando for efetuada a normalização todos os colaboradores que estiverem em nível maior que o 3, serão considerados somente até este nível.
Nível Documentação
Indique qual o nível da estrutura de cargos que poderá ser considerado e
tratado em alguns relatórios específicos. A descrição do cargo será a mesma
descrição deste nível.
Observação
O sistema não faz nenhum processo automático com a informação deste campo. Portanto, independentemente do campo ser preenchido ou não, o tratamento da estrutura de cargos será o mesmo.
Nível
Exibição
Informe o nível do código do cargo e consequentemente a
descrição que devem ser exibidos na tela e nos modelos da Ficha Registro.
Nota
Apenas o cargo contratual será exibido conforme parametrizado nesta opção. A parte das alterações de cargo será demonstrada na íntegra.
A estrutura de cargo da empresa possui 03 níveis, sendo que os colaboradores possuem históricos no nível 3:
Código do Cargo | Descrição do Cargo |
---|---|
1 | Diretor |
1.1 | Diretor Geral |
1.1.1 | Diretor Geral de Produção |
1.1.2 | Diretor Geral Administrativo |
Usando a tabela acima, suponha que um colaborador possui um histórico com o cargo 1.1.2. A demonstração seria:
Nível Exibição | Demonstração do Cargo | Explicação |
---|---|---|
0 | 1.1.2 - Diretor Geral Administrativo | Neste caso não respeita níveis. |
1 | 1 - Diretor | Demonstrará o código e descrição do cargo "pai" do cargo do colaborador. |
2 | 1.1 - Diretor Geral | Demonstrará o código e descrição do cargo que está no nível 2 do cargo do colaborador. |
3 | 1.1.2 - Diretor Geral Administrativo | Demonstrará o código e descrição do cargo do colaborador. |
Guia Níveis
Determine a quantidade de níveis e posições da estrutura de cargos da empresa, cadastrando os níveis de cargo com a quantidade de posições e os itens de descrição.
Nota
Somente será possível efetuar alterações nos níveis de uma estrutura quando ainda não houver nenhum cargo cadastrado para esta estrutura.
Nível
Informe os níveis de cada cargo e a quantidade de posições de cada nível.
Guia Itens
Atenção
Esta documentação se aplica somente ao módulo CS, SM, TR.
Cadastre os itens que a empresa deseja utilizar na descrição de todos os cargos que compõem a estrutura. Exemplos: autonomia, experiência e nível decisório.
Preencha a descrição do item e marque a(s) caixa(s) de seleção que se aplica(m):
- Descrição de cargos: marque esta opção para que o item seja considerado no relatório Descrição de Cargos por competências (CSCA018.GER).
- Atividades de Risco: marque esta opção para indicar que o item de descrição se refere a atividades de risco. Assim, o item poderá ser informado no campo Itens de descrição Cargo, na guia Atividades de Risco da tela de cadastro do PGR. Apenas as informações dos itens de descrição que estiverem com esta opção marcada serão considerados para o envio das atividades no leiaute S-2240 do eSocial.
marque esta opção para que o item esteja disponível no grupo de informações Atividades de Risco, da tela de descrição de cargos (FRDESCAR), onde será possível determinar as atividades de risco ligadas ao cargo.
Para excluir um ou mais itens da grade, tecle CTRL + DEL sobre a linha a ser excluída.