Banco de Horas

Para utilizar a rotina de banco de horas é necessário cadastrar o banco de horas nesta opção, definindo os períodos, as situações, os eventos e as abrangências do banco. Os assinalamentos válidos para todos os bancos são efetuados em Cálculos > Banco de Horas > Definições.

O cálculo do banco de horas é realizado na apuração das situações, onde são gerados os lançamentos das horas extras e faltas para o banco, e na integração dos eventos, onde são gerados lançamentos de débito para horas extras não compensadas e que serão pagas, ou de crédito para faltas que não foram compensadas e que estão sendo descontadas.

Após realizada a leitura de marcações, somente é possível realizar a manutenção dos lançamentos gerados pela Apuração através dos acertos de colaboradores. Em Cálculos > Banco de Horas > Manutenção pode-se digitar novos lançamentos ou alterar lançamentos já digitados. Esta tela exibe também os lançamentos gerados pela apuração, mas não permite alterá-los.

No cálculo da Integração serão geradas as horas que excederam o limite de crédito/débito do banco e as horas que não foram compensadas no prazo estipulado.

As horas do banco podem ser consultadas através de tela de consulta, em Cálculos > Banco de Horas > Consultas e modelos de relatórios, em Cálculos > Banco de Horas > Listar. 

Abaixo o fluxo das informações do Banco de Horas:


Banco de Horas
Informar um código para o Banco de Horas. O módulo Controle de Ponto e Refeitório possibilita o cadastramento de até 999 bancos de horas.

Descrição
Informar uma descrição/nome para o banco. A descrição pode ter até 30 caracteres.

Cadastro

Máximo Diário de Crédito em Dias de Trabalho
Pode haver um limite diário das horas a serem creditadas no banco.

Máximo Diário de Crédito em Dias de Folga
É considerado para cálculo do Banco de Horas, apenas para dias de folga.

Máximo Diário de Trabalho + Crédito
Informar o limite máximo das horas trabalhadas normais + extras no dia. O que exceder ao total de horas informado neste campo não será armazenado no Banco de Horas e sim na tabela R011EST - Estouros dos Limites do Banco de Horas, para serem geradas na Integração dos eventos para a folha de pagamento, que será pago no mês.

Máximo Diário de Débito
Pode haver um limite diário das horas a serem debitadas no banco.

Máximo Semanal de Crédito
Pode ser definido para o banco de horas um limite semanal das horas que deverão ir para o banco.

Máximo Semanal de Débito
Pode ser definido para o banco de horas um limite semanal das horas que deverão ir para o banco.

Máximo Mensal de Crédito
Pode ser definido para o banco de horas um limite mensal das horas que deverão ir para o banco.

Máximo Mensal de Débito
Pode ser definido para o banco de horas um limite mensal das horas que deverão ir para o banco.

Separar Fechamentos em Períodos
As horas do banco podem ser administradas da seguinte forma:

Máximo Crédito no Período
Pode ser definido para o banco de horas um limite por período, das horas que deverão ir para o banco. Este campo somente estará disponível se no banco de horas o campo Separar Fechamentos em Períodos = "S".

Máximo Débito no Período
Pode ser definido para o banco de horas um limite por período, das horas que deverão ir para o banco. Este campo somente estará disponível se no banco de horas o campo Separar Fechamentos em Períodos= "S".

Prorrogar os Afastamentos
Informar se deve prorrogar a data limite de compensação quando o colaborador estiver afastado.

A partir do momento em que for determinado para prorrogar afastamentos para algum banco, o sistema irá mostrar o campo Prorrogar banco de horas, em Tabelas > Situações > Cadastro. Deverá ser indicado em quais situações o colaborador deve estar afastado para que o banco seja prorrogado.

O cálculo da prorrogação poderá ser feito de duas maneiras distintas, de acordo com o assinalamento Separar Fechamento em Períodos do cadastro do Banco de Horas:

Se alterar o cadastramento de alguma situação, entendendo que ela deve fazer parte da prorrogação, ou alterar algum afastamento, basta calcular novamente a integração do período em questão e os lançamentos do banco de horas serão atualizados. Não haverá problemas em calcular a integração mais de uma vez. O banco irá controlar para não somar duas vezes o mesmo afastamento.

Observações

Este tratamento será realizado tanto para as horas positivas do banco, quanto para as horas negativas.

Quando uma data de compensação for prorrogada, para voltar a data original é necessário excluir o afastamento e calcular a integração novamente.

Se o Recálculo de Banco de Horas for executado, serão recalculadas as datas de forma padrão, ou seja, não será feita a prorrogação.

Considerar primeiro fechamento na prorrogação
Considerar o primeiro mês de fechamento para o cálculo da prorrogação da data limite de compensação. Somente está habilitado quando o campo Prorrogar os Afastamentos estiver como "S – Sim".

Períodos

Períodos
O tempo em que será válido o banco de horas é definido nesta pasta.

Pode ser uma das seguintes formas:

Situações

Situações
O banco de horas é processado juntamente com a apuração das situações. Então quando o colaborador falta ao trabalho ou realiza uma hora extra, na apuração o sistema calcula estas horas em diferentes situações.

Nota

Ao diminuir o período de situação, seja aumentando a data inicial ou diminuindo a data final, o sistema verifica se existe algum lançamento que irá ficar em data inválida, ou seja, a data de lançamento posterior à data final da situação ou a data de lançamento anterior à data de início da situação.

Neste caso, o sistema vai exibir um alerta indicando que "Existem lançamentos no banco de horas X com a situação X que ficarão inválidos. Recalcule o Banco de Horas e verifique os lançamentos digitados".

Situação Base
Neste campo devem ser informados os códigos das situações que deverão ser creditadas ou debitadas do banco de horas.

Data Inicial
Informe a data de início para tratamento no banco de horas dessa situação;

Data Final
Informe a data final que esta situação será tratada no banco de horas. Após essa data, a situação não será mais considerada no cálculo de banco de horas.

Nota

Se esta mesma situação em algum momento voltar a fazer parte da rotina no banco de horas, deve ser incluída uma nova linha na grade com a mesma, informando uma nova data de início.

Sinal
Neste campo deve ser informado se a situação deve ser somada (+) ou diminuída (-) do banco de horas.

Ordem
Indica a ordem de compensação dos lançamentos na mesma data ou no mesmo mês. Dependendo do item Tipo da Compensação das definições do banco de horas, será respeitada esta ordem para fazer as compensações.

Conversão para Banco (%)
As horas poderão ser lançadas com um percentual diferente.

Conversão para Eventos (%)
Caso o colaborador não tenha compensado uma hora extra realizada, que tinha o percentual de conversão para o banco de 200% (duas horas no banco para compensar), esta hora será gerada em um evento na integração. O percentual desta conversão da hora do banco para o evento também pode ser definido.

Nota

Como existem várias situações cadastradas com valores e percentuais diferentes para eventos, o sistema realiza o cálculo para conversão das horas em cima de cada lançamento e não do montante final.

Ao definir um percentual de acréscimo para eventos, é necessário lembrar que este percentual será aplicado sobre as horas já acrescidas durante a conversão para o banco de horas.

Eventos

Eventos
As horas que forem para o banco ou não forem compensadas são geradas na integração.

Para isto é necessário informar um evento para pagamento das horas para cada situação que foi cadastrada na guia Situações. Dessa maneira, no momento da integração, o sistema verificará qual evento está associado à situação do lançamento não compensado, e gerará as horas do lançamento neste evento.

Para utilizar apenas dois eventos, um para horas positivas e outro para negativas, basta informar o mesmo evento de horas positivas para todas as situações de crédito e o mesmo evento de horas negativas para todas as situações de débito. Todas as situações cadastradas para o banco devem possuir um evento informado. Caso contrário, os lançamentos do banco que ocorrerem com aquela situação e não forem compensados, não serão gerados na integração.

Importante:

A tabela de eventos informada, deverá ser a mesma que está associada a empresa ativa. Caso contrário, essas situações não serão integradas ao gerar a integração do colaborador.

Caso o banco de horas seja utilizado por mais de uma empresa que utilizam tabelas de eventos diferentes, é recomendado que as duas tabelas de eventos sejam informadas na grade ou cadastrar um banco de horas para cada empresa e vincular a tabela de eventos correspondente a cada empresa.

Situação
Informar a situação do banco de horas à qual será associado o evento.

Tab. Eventos
Informar a tabela de eventos utilizada pela empresa que contém o evento que será associado à situação.

Evento (do Crédito)
Informar o código do evento onde deverá ser gerado o pagamento das horas.

Evento (do Débito
Informar o código do evento onde deverá ser gerado o desconto das horas.

Abrangência

Empresa
Informar os códigos das empresas que utilizarão este banco. Se o banco for utilizado para todas as empresas, ou tiver outra abrangência, deixar este campo em branco.

Tipo Colaborador
Informar os tipos de colaboradores (Empregado, Terceiro, Parceiro) que utilizarão este banco. Se o banco for utilizado por todos os colaboradores, ou tiver outra abrangência, deixar este campo em branco.

Colaborador
Informar os cadastros dos colaboradores que utilizarão este banco. Se o banco for utilizado por todos os colaboradores, ou tiver outra abrangência, deixar este campo em branco.

Filial
Informar os códigos das filiais que utilizarão este banco. Se o banco for utilizado por todas as filiais, ou tiver outra abrangência, deixar este campo em branco.

Sindicato
Informar os códigos dos sindicatos que utilizarão este banco. Se o banco for utilizado por todos os sindicatos, ou tiver outra abrangência, deixar este campo em branco.

Vínculo
Informar os códigos dos vínculos que utilizarão este banco. Se o banco for utilizado por todos os vínculos, ou tiver outra abrangência, deixar este campo em branco.

Local
Informar os códigos dos locais que utilizarão este banco. Se o banco for utilizado por todos os locais, ou tiver outra abrangência, deixar este campo em branco.

Nota

Há uma consistência na abrangência de local para não permitir que sejam informados locais, quando na abrangência de Empresa forem informadas empresas com estruturas de organograma diferentes. Neste caso será necessário cadastrar um banco para cada empresa.

Tipo Salário
Informar os tipos de salários que utilizarão este banco. Se o banco for utilizado por todos os tipos de salários, ou tiver outra abrangência, deixar este campo em branco.

Cargo
Informar os códigos de cargos que utilizarão este banco. Se o banco for utilizado por todos os cargos, ou tiver outra abrangência, deixar este campo em branco.

Centro de Custo
Informar os códigos de centros de custo que utilizarão este banco. Se o banco for utilizado por todos os centros de custo, ou tiver outra abrangência, deixar este campo em branco.

Importante

Na tela de Acertos de Apuração, em Diversos > Usuários > Abrangências, é possível definir uma abrangência de Banco de Horas que será aplicada apenas na tela de Manutenção de Banco de Horas.

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