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Justificar Acertos

Esta tela permite ao usuário realizar acertos das situações do mês sem que seja necessário trocar de telas a cada dia de acerto. Ao entrar na tela serão mostrados apenas os colaboradores com datas que possuem exceções, para facilitar o trabalho do usuário ao realizar os acertos. Clicando no botão Todos, o sistema fará uma nova pesquisa retornando todos os colaboradores e todas as datas, mesmo aquelas que não possuem exceções.

Nas datas serão demonstradas as marcações e as situações com seus respectivos motivos, uma abaixo da outra. A tela permite que o colaborador substitua o código da situação, inclua ou exclua situações, assim como a quantidade de horas e o motivo da situação.

No botão Configurações, o assinalamento Ler colaborador na Entrada serve para que o usuário possa optar entre mostrar os acertos do primeiro colaborador assim que a tela for acessada ou não. Esta opção somente é mostrada quando a tela de Configurações for chamada a partir da tela de Justificar Acertos.

Se o usuário estiver fazendo uma alteração em um determinado cadastro e clicar no botão Todos/Exceções, será mostrada uma mensagem, perguntando se deseja salvar alterações. A mensagem também será mostrada se o usuário estiver alterando o acerto de um colaborador e clicar no botão de navegação.

No canto superior direito da tela há um botão para navegação entre os colaboradores.

Através do clique com o botão direito do mouse na grade de apuração do colaborador pode-se acessar diversas opções: históricos, programações, acertos de banco de horas, acertos de saldos e a calculadora. Ao selecionar um destes itens, será aberta a respectiva tela com os dados do colaborador selecionado e já com uma data sugerida (para as telas que possuem campos Data). Esta data será aquela na qual estão sendo feitos os acertos. Todas essas opções, exceto a "Calculadora", possuem teclas de atalho, que são mostradas no próprio menu.

Notas
  • Também é possível acessar este menu através do botão Outras Telas, cuja tecla de atalho é Alt + Z.
  • Para bloquear a inclusão e exclusão de situações será necessário definir na permissão de tela. Já a quantidade de horas da situação terá que ser definida na permissão de cálculo.

Período Inicial
Informe a data inicial do período que se deseja realizar esta opção. Esta data deve estar dentro do período do cálculo, mostrado na linha inferior do vídeo.

Período Final
Informe a data final do período que se deseja realizar esta opção. Esta data deve estar dentro do período do cálculo, mostrado na linha inferior do vídeo.

Procura
Digitar neste campo, uma variável de consulta, de acordo com o tipo informado em Ordenação.

Botão Configurações
Através do botão de Configurações possível selecionar os campos que devem aparecer na grade de Relação de Colaboradores da tela de Acertos. Por exemplo, este botão mostra a data do Início e do Último dia Apurado em que o colaborador teve uma leitura de marcações e o Tipo de Apuração.
O assinalamento Ler colaborador na Entrada serve para que o usuário possa optar entre mostrar os acertos do primeiro colaborador assim que a tela for acessada ou não. Esta opção somente é mostrada quando a tela de Configurações for chamada a partir da tela de Justificar Acertos.

Grade Relação de Colaboradores

Nesta grade serão mostrados os dias calculados em que houver situações e / ou marcações do colaborador selecionado na grade acima.
O padrão da tela será mostrar apenas os dias em que houver situações de exceções, no entanto se o usuário quiser mostrar todas as datas, basta clicar no botão Todos.
O usuário poderá realizar todos os acertos para o colaborador selecionado na mesma tela e gravar as alterações no final. Se utilizar regra de consistência de acertos, a mesma será chamada somente quando for clicado no botão Gravar, mas fará o tratamento para todos os dias acertados.

Nessa tela o usuário não poderá calcular o dia, nem digitar marcações, apenas fazer acertos. Para incluir uma nova situação é necessário clicar na tecla Insert para incluir uma nova linha. Para excluir uma situação é necessário zerar a quantidade de horas e o código da situação. Para alterar a quantidade de horas, a situação, o motivo do acerto ou o código do rateio, basta clicar no campo desejado e digitar a alteração.
Para passar de um colaborador para outro pode ser utilizado os botões de navegação que ficam no canto direto superior da tela.

Grade Apuração do Colaborador

Nesta grade são apresentados os seguintes campos:

No botão Configuração podem ser excluídos da grade alguns desses campos, como o local, a descrição do local, e a filial.

Para selecionar um colaborador, tecle Enter ou duplo clique com o mouse sobre o mesmo, ou ainda, posicione o cursor sobre o colaborador e clique no botão Apuração.

Desta forma, será mostrada a apuração do colaborador, na Grade da Apuração do Colaborador
Para localizar mais rapidamente um colaborador, pode-se utilizar o campo Procura.
Para mostrar apenas os cadastro com situações de exceções, clicar no botão Exceções, e para mostrar todos os cadastros clicar no botão Todos.
A ordenação dos colaboradores pode ser definida no campo Ordenação.

Nota

Caso Empresa utilizar Rateio por Centro de Custo, os rateios passam a consistir conforme período do Centro de Custo cadastrado em Empresa > C. Custo.

Pesquisa
Para pesquisar um colaborador, basta digitar o nome, cadastro, apelido ou outro valor, de acordo com a ordenação definida, e clicar sobre o botão Pesquisa.

Configurações
Permite selecionar os campos que devem aparecer na grade de Relação de Colaboradores da tela de Acertos.

Exceções/Todos
Para ver apenas os colaboradores e os dias com exceções, clique sobre o botão Exceções. E para ver todos os dias do período selecionado, clique sobre o botão Todos.

Outras Telas
Permite acessar o mesmo menu que é mostrado ao clicar com o botão direito do mouse sobre a grade de Apuração do Colaborador.

Apuração
Mostra o espelho de ponto do colaborador selecionado.

Acerto
Exibe a tela de Acertos na Data, do colaborador e do dia selecionado.

Total Situações
Apresenta os totais das horas por situações conforme período solicitado.

Hist. Apuração
Mostra todos os históricos de apuração do colaborador selecionado, inclusive a data  do último dia apurado em que o colaborador teve uma leitura de marcações.

Observação

As marcações digitadas manualmente irão utilizar o fuso horário do Histórico de Apuração quando informado, ou o Histórico Padrão da Filial diferente do fuso horário do dispositivo, caso tenha sido configurado na Senior X Platform.

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