Restrições da Apuração - Horários Móveis
Abaixo estão listadas diversas situações, envolvendo o cálculo da apuração para horários dos tipos "2 - Móvel" e "5 - Móvel Refeição", que não são tratadas pelo sistema e podem levar a resultados inesperados.
Restrições aplicáveis aos tipos 2 - Móvel e 5 - Móvel Refeição
As situações a seguir não são tratadas pelo sistema para ambos os tipos de horário.
- Quando a marcação de saída para refeição é
efetuada antes da faixa de refeição e as marcações de volta da refeição e de
saída do dia são efetuadas dentro da faixa de refeição.
Exemplos:Exemplo 1
Tipo de Horário: 2 - Móvel
Tipo Cálculo Refeição Móvel: 1 - Pela Proximidade do Tempo de Refeição PrevistoUso Horário Antes Após Mobilidade 01 09:00 08:00 10:00 - 10 13:00 12:00 14:00 - 10 14:00 13:00 16:00 - 01 18:00 17:00 19:00 - Marcações: 09h43 - 10h30 - 15h35 - 16h00
Como a marcação das 10h30 foi feita antes da faixa de refeição (das 12h00 às 16h00), e as marcações das 15h35 e 16h00 foram efetuadas dentro da faixa de refeição, o sistema não calculará corretamente.
Exemplo 2
Tipo de Horário: 5 - Móvel Refeição
Uso Horário Antes Após Mobilidade 01 07:00 07:00 07:00 - 05 12:00 00:00 00:00 11:00 05 13:00 00:00 00:00 14:00 01 17:00 17:00 17:00 - Marcações: 07h00 - 09h49 - 11h35 - 12h05
Como a marcação das 09h49 foi feita antes da faixa de refeição (das 11h00 às 14h00), e as marcações das 11h35 e 12h05 foram efetuadas dentro da faixa de refeição, o sistema não calculará corretamente.
- Quando o tipo de cálculo de refeição móvel é "2 - Considerar Todos os Intervalos" e existem no dia duas marcações com a mesma hora e minuto.
- Quando o horário é do tipo 2 - Móvel ou 5 - Móvel com Refeição, com marcações de intervalo utilizando os tipos 5 ou 9, e o registro de saída ocorre dentro da faixa de mobilidade.
Exemplos:Exemplo 1
Tipo de Horário: 2 - Móvel
Uso Horário Antes Após Mobilidade 01 13:40 12:25 13:55 - 09 18:00 17:00 20:00 - 09 19:00 18:00 21:00 - 01 22:00 21:15 22:15 - Marcações: 13:48 - 21:00
Como a marcação das 21h00 foi efetuada dentro da faixa de mobilidade, o sistema não consegue determinar se trata-se da saída do expediente ou do retorno de um intervalo, resultando em uma ambiguidade que impede o cálculo correto.
Restrições aplicáveis ao tipo 5 - Móvel Refeição
As situações a seguir não são tratadas pelo sistema somente para o tipo de horário "5 - Móvel Refeição".
- Quando a marcação de saída foi antecipada, mas está
depois do previsto no horário para fim da mobilidade na volta da refeição, e com
uma diferença em relação a marcação de saída para refeição menor que o período
de refeição.
Exemplo:Horário (sem mobilidade): 8:30 - 12:30 - 13:30 - 18:00
Marcações - 8h30 - 12h31 - 13h04 - 13h31
Deveria calcular:
Das 8h30 às 12h30: trabalho
Das 12h30 às 12h31: extra
Das 13h04 às 13h30: extra
Das 13h30 às 13h31: trabalho
Das 13h31 às 18h00: saída antecipadaPorém, calcula:
Das 8h30 às 12h30: trabalho
Das 12h30 às 12h31: extra
Das 13h39 às 13h31: atraso
- Para horários cujas marcações de entrada e saída forem
geradas, quando na refeição for realizada apenas uma marcação, esta será
considerada sempre como volta da refeição. O sistema calcula como se as
marcações efetuadas fossem do segundo período.
Exemplo:Horário: 12:00 (gerada) - 16:00 - 17:00 - 20:20 (gerada)
Marcações: 16h00 - 20h20
O sistema considera a marcação das 16h00 como volta da refeição, e a marcação das 20h20 como saída, apurando faltas para a primeira parte do expediente.
- Quando a refeição possui uso "6 - Refeição Obrigatória", o colaborador
não realiza a refeição, e a saída do expediente fica entre os máximos para início e volta
da refeição.
Exemplo:Definições de horários:
Uso Horário Antes Após Mobilidade 01 18:45 18:35 18:50 - 06 23:00 00:00 00:00 20:00 06 00:00 00:00 00:00 05:00 01 05:45 05:43 05:55 - Como a refeição tem uma hora prevista e pode ser realizada no máximo até às 05h00, então o limite de refeição é iniciar às 04h00 e terminar às 05h00.
Se a marcação de saída do expediente for entre 04h01 e 05h00, o sistema não calculará a apuração da forma esperada.
- Para horários com saídas geradas, quando existe
apenas a marcação de entrada do expediente, a rotina de cálculo apresenta dois
cálculos diferentes em duas situações.
Exemplo:Definições de horários:
Uso Horário Antes Após Mobilidade 01 08:00 07:47 08:00 00:00 09 12:00 00:00 00:00 10:30 04 13:00 00:00 00:00 13:00 03 16:20 16:20 16:33 00:00 Quando possui apenas a marcação de entrada das 08h00, por exemplo, ao apurar através da tela de acertos o sistema gera a marcação de saída das 12h00 e calcula o expediente inteiro como faltas (totalizando sete horas e vinte minutos de faltas).
Apurando novamente, e selecionando para considerar somente as marcações da tela, a rotina calcula quatro horas de trabalho e três horas e vinte minutos de faltas.
- Quando o horário possui uso "1 - Entrada ou Saída Obrigatória" e a refeição possui
uso "5 - Refeição Pré-Assinalada Não Obrigatória", quando a primeira marcação do dia é efetuada dentro da
mobilidade de refeição, o sistema não consegue interpretar esta marcação como
sendo o início da jornada, gerando faltas para toda a jornada.
Exemplo:Definições de horários:
Uso Horário Antes Após Mobilidade 01 08:00 07:50 08:00 00:00 06 12:00 00:00 00:00 10:30 06 13:12 00:00 00:00 15:30 01 18:00 18:00 18:10 00:00 Marcações: 11h18 - 18h33
Como a primeira marcação do dia foi efetuada dentro da mobilidade de refeição (que é das 10h30 às 15h30), o sistema interpreta esta marcação como sendo a saída para refeição. Com isso, a primeira parte do expediente é apurada como faltas, pois não existe a primeira marcação do dia (às 08h00) para fechar o par.
O mesmo acontece na segunda parte da jornada: foi efetuada a marcação de saída da jornada (às 18h33), mas não existe a marcação de volta da refeição (às 13h12) para fechar o par. Por isso, a segunda parte da jornada também é apurada como faltas.
- Quando o tipo de cálculo de refeição móvel é definido como "2 - Considerar Todos os Intervalos", o sistema não apura as horas na situação de afastamento quando este ocorre dentro da mobilidade da refeição.
Exemplo:Definições de horários:
Uso Horário Antes Após Mobilidade 01 08:00 08:00 08:00 00:00 04 13:00 00:00 00:00 11:00 04 15:00 00:00 00:00 16:00 01 18:00 18:00 18:00 00:00 Marcações: 08h04 - 11h00 - 11h15 - 13h36 - 15h37 - 18h03
O horário do lanche está compreendido entre 11h00 e 11h15, e um afastamento é lançado neste mesmo período.
Neste caso, o sistema apura um total de sete horas e quarenta e três minutos como horas trabalhadas, e dezessete minutos como atraso.
- Quando a marcação de entrada for tardia, após o período de tolerância da saída da refeição, e a carga horária total de trabalho for menor do que a carga horária total prevista.
Exemplo:Horário (com mobilidade refeição): 06:00 - 10:00 - 12:00 - 18:00
Marcações: 12:00 - 13:54 - 15:41 - 18:14
Deveria calcular:
Das 06:00 às 12:00: falta
Das 12h00 às 13:54: trabalho
Das 15:41 às 18:00: trabalho
Das 18:00 às 18:14: extraPorém, gera marcações inválidas.
- Quando o Tipo de horário for 5 - Móvel Refeição e o uso 4 - Refeição Obrigatória, e houver somente duas marcações realizadas, sendo a primeira dentro da mobilidade refeição.
Exemplo:Definições de horários:
Uso Horário Antes Após Mobilidade 01 07:00 06:55 07:05 00:00 04 11:00 00:00 00:00 10:30 04 12:10 00:00 00:00 14:30 01 15:30 15:25 15:35 00:00 Marcações realizadas: 11h05 - 15h30
Será apurado:
- 03:50 - trabalhando
- 03:30 - atraso
- 00:35 - horas extra
Neste caso, o sistema entende que as marcações são de entrada e saída da segunda parte do expediente. E, como a marcação das 11h00 foi realizada dentro da mobilidade, gera hora extra.
- Quando o Tipo de Horário for 5 - Móvel Refeição, campo Cálculo Refeição Móvel como 1 - Pela Proximidade do Tempo de Refeição Previsto o sistema não apura corretamente.
Horários previstos (sistema):
- Entrada: 08:00
- Saída para refeição: 12:00
- Retorno da refeição: 13:00
- Saída: 17:00
Marcações reais:
- Entrada: 07:53
- Saída para refeição: 11:43
- Retorno da refeição: 13:10
- Saída: 17:01
Comportamento no Gestão do Ponto
O Gestão do Ponto interpreta os períodos com base na comparação entre os horários previstos e as marcações registradas.
Intervalo Interpretação
- 07:53 - 08:00 Extra
- 08:00 - 11:43 Trabalho
- 11:43 - 12:00 Falta
- 12:00 - 13:00 Refeição
- 13:00 - 13:10 Falta
- 13:10 - 17:01 Trabalho
Ao lançar um afastamento das 11:43 às 12:10, o sistema considera:
- Apenas o período das 11:43 às 12:00 como justificável, pois está classificado como falta.
- O trecho das 12:00 às 12:10 está dentro do intervalo de refeição, que não é interpretado como falta, e, por isso, não é considerado para fins de justificativa.
- Como o afastamento não abrange o período das 13:00 às 13:10, o sistema continua apontando 10 minutos de falta nesse intervalo.
Recomendação para o Gestão do Ponto:
Para que o afastamento justifique corretamente toda a ausência, ele deve abranger o período total da ausência real, ou seja, das 11:43 até 13:10. Isso garantirá que tanto os minutos anteriores quanto posteriores ao intervalo de refeição sejam reconhecidos como parte do afastamento.
Comportamento no Controle de Ponto e Refeitório:
No Controle de Ponto e Refeitório, o comportamento é semelhante:
- Das 11:43 às 12:43: considerado intervalo de refeição.
- Das 12:43 às 13:10: considerado falta.
- Neste caso, o afastamento das 11:43 às 12:10 está inteiramente contido no período classificado como refeição e, portanto, não cobre nenhuma ausência. Com isso, o sistema não considera o afastamento como justificativa e segue apontando 27 minutos de falta (entre 12:43 e 13:10).
Recomendação para o Controle de Ponto e Refeitório:
Para justificar corretamente a ausência, o afastamento deve cobrir o intervalo das 12:43 até 13:10, que é o trecho interpretado como falta pelo sistema.
Esse comportamento no Gestão do Ponto e Controle de Ponto e Refeitórioé uma exceção do sistema quando há:
- Utilização de intervalo de refeição com mobilidade;
- Marcações antecipadas ou pós-refeição desalinhadas com os horários previstos;
- Lançamento de afastamentos que interceptam parcialmente o intervalo de refeição.
Devido à variedade de cenários possíveis entre os clientes e à forma como o sistema trata os períodos de refeição, recomendamos que esse comportamento seja utilizado como uma exceção à rotina de afastamento em jornadas com refeição móvel.
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