Gestão de Pessoas - Manual do Usuário > Ajuda por telas > Telas em comum > Cálculos > Controle de Ponto e Refeitório > Apuração > Restrições da Apuração > Horários Móveis

Restrições da Apuração - Horários Móveis

Abaixo estão listadas diversas situações, envolvendo o cálculo da apuração para horários dos tipos "2 - Móvel" e "5 - Móvel Refeição", que não são tratadas pelo sistema e podem levar a resultados inesperados.

Restrições aplicáveis aos tipos 2 - Móvel e 5 - Móvel Refeição

As situações a seguir não são tratadas pelo sistema para ambos os tipos de horário.

  1. Quando a marcação de saída para refeição é efetuada antes da faixa de refeição e as marcações de volta da refeição e de saída do dia são efetuadas dentro da faixa de refeição.
  1. Quando o tipo de cálculo de refeição móvel é "2 - Considerar Todos os Intervalos" e existem no dia duas marcações com a mesma hora e minuto.
  2. Quando o horário é do tipo 2 - Móvel ou 5 - Móvel com Refeição, com marcações de intervalo utilizando os tipos 5 ou 9, e o registro de saída ocorre dentro da faixa de mobilidade.

Restrições aplicáveis ao tipo 5 - Móvel Refeição

As situações a seguir não são tratadas pelo sistema somente para o tipo de horário "5 - Móvel Refeição".

  1. Quando a marcação de saída foi antecipada, mas está depois do previsto no horário para fim da mobilidade na volta da refeição, e com uma diferença em relação a marcação de saída para refeição menor que o período de refeição.
  1. Para horários cujas marcações de entrada e saída forem geradas, quando na refeição for realizada apenas uma marcação, esta será considerada sempre como volta da refeição. O sistema calcula como se as marcações efetuadas fossem do segundo período.
  1. Quando a refeição possui uso "6 - Refeição Obrigatória", o colaborador não realiza a refeição, e a saída do expediente fica entre os máximos para início e volta da refeição.
  1. Para  horários com saídas geradas, quando existe apenas a marcação de entrada do expediente, a rotina de cálculo apresenta dois cálculos diferentes em duas situações.
  1. Quando o horário possui uso "1 - Entrada ou Saída Obrigatória" e a refeição possui uso "5 - Refeição Pré-Assinalada Não Obrigatória", quando a primeira marcação do dia é efetuada dentro da mobilidade de refeição, o sistema não consegue interpretar esta marcação como sendo o início da jornada, gerando faltas para toda a jornada.
  1. Quando o tipo de cálculo de refeição móvel é definido como "2 - Considerar Todos os Intervalos", o sistema não apura as horas na situação de afastamento quando este ocorre dentro da mobilidade da refeição.
  1. Quando a marcação de entrada for tardia, após o período de tolerância da saída da refeição, e a carga horária total de trabalho for menor do que a carga horária total prevista.
  1. Quando o Tipo de horário for 5 - Móvel Refeição e o uso 4 - Refeição Obrigatória, e houver somente duas marcações realizadas, sendo a primeira dentro da mobilidade refeição.

Este artigo ajudou você?