Gestão de Pessoas - Manual do Usuário > Ajuda por telas > Telas em comum > eSocial > Colaboradores > Administração de Pessoal > Exclusão de Colaborador

Exclusão de Colaborador

Importante

Os eventos da Reclamatória Trabalhista (S-2500, S-2501 e S-3500) não fazem parte dos eventos não periódicos considerados por esta rotina.

A tela de exclusão de colaboradores permite excluir os registros de funcionários que já foram enviados para o ambiente do eSocial e já possuem alguns eventos não periódicos enviados após a sua admissão.

Este recurso deve ser usado em casos específicos onde um colaborador e seus eventos já foram para o eSocial, mas por alguma razão precisa ser excluído. Nesta situação uma série de verificações precisa ser realizada, para garantir que os dados deste colaborador fiquem consistentes entre a base do sistema e a base do Governo.

Requisitos para fazer a exclusão

Para usar o recurso você precisa:

  1. Garantir que o colaborador que você precisa excluir teve apenas o(s) evento(s) S-2200, S-2300, S-2205, S-2206, S-2306, S-2298, S-2240 enviados para o eSocial. Para os demais eventos de SST, a exclusão deve ser realizada no cadastro de origem do sistema.

    Caso o colaborador possua envios de não periódicos ou periódicos diferentes dos citados acima, você precisa primeiro tratar a exclusão destes envios utilizando o evento S-3000, para então realizar a exclusão do colaborador.

Nota

Quando o cadastro de um colaborador for resultado de uma troca de cadastro:

Processo de exclusão

  1. Certifique-se de que a tela Exclusão de Colaborador (FREXCADM) está habilitada no Administração de Pessoal ou no Segurança e Medicina, conforme descrito no item anterior. Garanta também que a situação do colaborador atende aos requisitos de exclusão.
  2. Acesse eSocial > Colaboradores > Exclusão de Colaborador.
  3. Informe a empresa, selecione o colaborador que deseja excluir e clique em Carregar. Neste momento o sistema irá apresentar na grade todos os leiautes vinculados a este colaborador e que já foram enviados para o eSocial.
  4. Os leiautes mostrados na grade são aqueles que serão excluídos antes de excluir a admissão.

    Verifique a situação de cada leiaute na grade, lembrando dos critérios citados anteriormente nos requisitos para usar a tela.

    Caso haja eventos que estejam impedindo a exclusão, eles serão identificados pelas cores azul e vermelha, conforme a legenda:



    Primeiro estas situações devem ser tratadas pelo evento de exclusão do eSocial (S-3000), para depois processar o colaborador pela tela de exclusão.
  5. Se o colaborador for atender aos critérios de exclusão, clique em Processar para iniciar.
  6. Após o processamento, clique em Log para checar se o processamento finalizou com sucesso ou consultar possíveis ocorrências.

Com o processamento, ocorrerá o seguinte:

Se houve troca de categoria do colaborador, o segundo histórico da troca será excluído.

Esta pendência é alterada para as situações de envio (automático ou manual) somente depois que não houver mais eventos de exclusão de não periódicos pendentes para este colaborador.

Este artigo ajudou você?