Gestão de Pessoas | HCM - Leitoras Biométricas Homologadas

Hardware

Estas são as leitoras biométricas atualmente homologadas para uso com a identificação por biometria no Gestão de Pessoas | HCM:

Dispositivo Fabricante Modelos homologados (?)Estes são os modelos atualmente homologados pela Senior. Outros modelos (destas mesmas fabricantes) também podem funcionar com nossas soluções, porém não garantimos a compatibilidade. Website da fabricante
Nitgen NITGEN Soluções Biométricas FINGKEY Hamster I, FINGKEY Hamster II, FINGKEY Hamster III e FINGKEY Hamster DX http://www.nitgen.com
Sagem Sagem MorphoSmart™ Optic 1300 Series https://www.morpho.com

Ambientes de instalação

As leitoras podem ser usadas em ambiente remoto ou local (cliente-servidor).

 Se o dispositivo for usado em ambiente remoto, é preciso:

Guia de instalação dos dispositivos

Pré-requisitos

Instalação dos dispositivos

Ambiente de acesso remoto (SaaS Senior - IBM)

Num ambiente com acesso remoto, o sistema não está rodando na máquina do cliente, e sim no servidor, através de um aplicativo client, via Citrix, por exemplo. Desse modo, o sistema operacional Windows não gerencia o leitor biométrico nesse cenário, não sendo possível realizar a comunicação direta entre o sistema (servidor remoto) e o dispositivo de leitura biométrica (estação do cliente).

Portanto, para gerenciar a interface de comunicação e troca de dados entre o leitor biométrico e o sistema Senior, é utilizado o SeniorReaders, conforme ilustrado a seguir (exemplo client Citrix).

Processo de comunicação via Citrix

SeniorReaders

O aplicativo SeniorReaders é um produto nativo da linha Gestão de Acesso e Segurança que realiza a interface entre sistema e dispositivo de leitura quando se utiliza uma conexão remota com servidores. O módulo Segurança e Medicina o utiliza para a comunicação com servidores Citrix, no caso da biometria.

Processo de utilização do SeniorReaders

Com o SeniorReaders instalado:

  1. No Segurança e Medicina, acesse Segurança > Definições por Usuário ou Definições por Empresa (lembrando que as Definições por Usuário sobrescrevem as Definições por Empresa);
  2. Preencha os campos Usuário, Fabricante da Leitora Biométrica e Tipo de Conexão com a Leitora Biométrica que, nesse caso, será 2 - Remota;
  3. No campo Servidor da Leitora Biométrica, informe o nome ou IP da máquina à qual a leitora está conectada fisicamente e a porta. Por exemplo: 10.1.27.231:8076, onde 10.1.27.231 corresponde ao IP e 8076 corresponde à porta.
  4. Observação

    Se a empresa possui IP dinâmico, é aconselhável utilizar o nome da máquina.

    Para verificar o nome de sua máquina, no Windows acesse Iniciar > Executar > CMD e digitar hostname. Para a verificação do IP, no mesmo local, digite ipconfig.

  5. Clique em Alterar e realize o teste.
  6. Importante

    Para a realização do teste, a leitora deve estar conectada à estação onde se encontra o SeniorReaders.

  1. Numa conexão remota, no Segurança e Medicina, acesse Segurança > EPI > Distribuição > Individual (por exemplo);
  2. Preencha os dados para simular uma distribuição de EPI e clique em Inserir;
  3. Clique em Eletrônica na janela de confirmação que surgirá. Nesse momento, a leitora de mesa da estação será chamada por meio do SeniorReaders:
    • O sistema faz uma chamada HTTP para o IP e porta configurados previamente para as requisições da rede Senior (IBM);
    • O IP será redirecionado para a máquina em que a leitora biométrica está conectada;
    • A máquina em que está instalado o aplicativo SeniorReaders receberá a requisição do sistema para realizar a comunicação com o leitor biométrico.
  4. Para a captura biométrica, clique em Capturar Biometria e posicione o dedo sobre a leitora. Caso a pessoa não possua biometria cadastrada, clique em Cadastrar Biometria, posicione o dedo na leitora e, após o cadastro, para validar, clique em Capturar Biometria. A captura biométrica chamou o SeniorReaders, ativou a leitora, coletou as informações e as gravou na base da Senior.

Importante

Este artigo ajudou você?