Funcionamento do Pós-Atendimento

A rotina de pós-atendimento no Medicina tem como objetivo delegar determinadas atividades ambulatoriais para outros atendentes, liberando assim, mais tempo para o médico concentrar-se nas tarefas mais importantes do atendimento. Geralmente o médico registra uma solicitação de exames, determina que o paciente seja encaminhado para outra área médica (geriatria, ortopedia), prescreve algum medicamento ou ainda define algum procedimento médico que o paciente deverá ser submetido. A conclusão destas informações serão registradas no pós-atendimento, ou seja, outros atendentes complementarão os dados deste atendimento, como por exemplo, no cadastro da Solicitação de Exames, poderá ser  informado se existe algum convênio ou indicar uma entidade de saúde que realizará o exame e a impressão da solicitação. Quanto aos Encaminhamentos, poderá ser informado qual o atendente que foi encaminhado, a área encaminhada, convênio, etc. Em relação aos Medicamentos, a quantidade administrada ou doada, etc. e nos Procedimentos, a confirmação da execução de algum procedimento no paciente.

Como utilizar a rotina de pós-atendimento:

  1. 1- Em Medicina/Definições - pasta Atendimento, indicar (S) no campo 'Utiliza Pós-Atendimento'.
  2. Em Tabelas/Medicina/Motivo Agendamento, no campo Tipo Agendamento foi implementado o tipo P=Pós-Atendimento.
  3. Em Tabelas/Medicina/Atendentes, pasta Pós-Atendimento, informar quais atividades que o atendente registrará no pós-atendimento, ou seja:
    • Fazer Pós-Atendimento
    • Reabrir Pós-Atendimento
    • Apresentar Solicitação de exames na tela de pós-atendimento
    • Apresentar Encaminhamento na tela de pós-atendimento
    • Apresentar Medicamentos na tela de pós-atendimento
    • Apresentar Procedimentos na tela de pós-atendimento

    Observação

    Para que ocorra o pós-atendimento, pelo menos uma das atividades acima deve estar marcada com 'S'.

    Logo abaixo, na grade Atendente do pós-atendimento, informar os atendentes (genéricos) que poderão ser terceiros ou parceiros e não necessitam ter um usuário vinculado ao seu cadastro.

    Estes atendentes servirão apenas para gerar os agendamento de pós-atendimento para que os atendentes reais possam executar o pós-atendimento através de suas agendas. No cadastro do atendente genérico de pós-atendimento, na pasta Pós-Atendimento, determinar os itens do pós-atendimento para serem apresentados na tela do pós-atendimento. Na pasta Horário, deve-se cadastrar disponibilidade com uma área 0 (zero) que abrangerá todas as áreas médicas, com intervalo igual ao que normalmente dura um pós-atendimento. Este será o intervalo utilizado na geração dos agendamentos de pós-atendimento.

Na tela de atendimento médico, quando o atendente normal cadastrar alguma informação em uma das telas: Solicitação de Exames, Encaminhamento,  Medicamentos ou Procedimentos, ao concluir este atendimento, o sistema irá gerar os pós-atendimentos para os atendentes genéricos. Os atendentes reais, aqueles que farão o pós-atendimento, irão monitorar as agendas dos atendentes genéricos para perceberem as pendências geradas de pós-atendimento. Na tela da agenda médica, os agendamentos de pós-atendimento serão identificados na cor azul e o novo botão Pós-Atend. ficará habilitado na parte inferior da agenda para chamar a tela onde o pós-atendimento será feito, este ficará relacionado ao atendente que de fato o realizou.

Na tela do Pós-atendimento, serão apresentados as atividades que o atendente irá registrar. Serão apresentadas as pastas  Encaminhamentos, Exames, Medicamentos e Procedimentos, conforme definido no cadastro do atendente médico.

Para iniciar o registro das informações no pós-atendimento, será necessário:

  1. Clicar no botão Assumir para ter acesso as pastas e registrar as informações. Com um duplo clique em cada linha da grade ou pelo botão correspondente ao lado direito da tela, será disponibilizada a tela do item desejado. 
  2. Quando estiver tudo registrado, clicar no botão Concluir. Ao sair da tela sem concluí-lo, será questionado ao usuário se deseja Encerrar, Reabilitar ou Cancelar. Onde Reabilitar significa que o agendamento de pós-atendimento ficará livre para ser efetuado por outro usuário, porém as informações registradas pelo atendente nas pastas Encaminhamentos, Exames, Medicamentos e Procedimentos permanecerão gravadas. Ao concluir um pós-atendimento o registro do agendamento que estava com o atendente (genérico), é assumido pelo atendente real e na coluna Tem Atend. da agenda médica é alterado para Transferido na cor preta em destaque. Para reabrir um pós-atendimento, é necessário acessar a tela de marcar hora em Medicina/Atendimentos/Marcar hora, chamar o registro, pressionar o botão Reabrir do pós-atendimento e salvar a alteração. Na conclusão do pós-atendimento poderá ser utilizada a regra por processo 566-Encerrar pós-atendimento onde será disponibilizado o registro da tabela R110AGD(Agendamento - Marcações de Horários)
     

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