Assinalamentos de Usuários
Nesta tela são definidos os assinalamentos para a rotina de usuários.
Criar Usuário Por Colaborador
Permite indicar se serão criados usuários para os colaboradores admitidos:
- "S - Sim": o usuário será criado pelo sistema somente ao clicar no botão Criar Usuário, presente na tela de associação de usuário a colaborador (ao clicar no botão, será aberta a tela de cadastro de usuários do SGU). Essa tela é acessada pelo botão Usuários da ficha cadastral ou através do menu Diversos > Usuários > Associar Colaborador.
- "N - Não": a tela de associação de usuário a colaborador não poderá ser acessada. Consequentemente, não será possível criar um novo usuário para colaboradores admitidos.
- "A - Automático": imediatamente após concluir o cadastramento de um novo colaborador, será aberta a tela do SGU para cadastrar o novo usuário. Depois de concluído o seu cadastramento, será feita automaticamente a associação do usuário ao colaborador (tabela R034USU).
Usuário Substituto Pode
Designar Suas Permissões
Informar se um usuário que está substituindo um
outro usuário poderá cadastrar nomeações. Se for informado "S", quando um
substituto cadastrar uma nomeação, o seu substituto assumirá apenas as
permissões do usuário que incluiu a nomeação.
O usuário "João" é o substituto do usuário "Pedro", e no período dessa nomeação ele inclui uma nova nomeação, indicando o usuário "Maria" como seu substituto. Nesta situação o usuário "Maria" assumirá apenas as permissões do usuário "João".
Centraliza Nomeação de Usuários
Substitutos
Informar se a rotina de Usuários Substitutos deve ser
centralizada. Para que o usuário substituído seja listado na tela de nomeação de usuário substituto (FRUSERSUB) em Diversos > Usuários > Nomear Substituto, este usuário deve:
- estar associado a um colaborador que esteja ativo na hierarquia de postos de trabalho da empresa;
- estar participando de um grupo no SGU que esteja permitido a designar substituto (SGU > Segurança > Direitos Gerais > Designar Substitutos).
Permissões na Nomeação de
Substituto
Informar como serão consideradas as nomeações de substitutos:
- Individuais. Com esta opção, o usuário substituto pode optar entre receber somente as permissões dele ou somente as permissões do substituído. Para isto será exibido o assinalamento "Logar com privilégios do usuário substituído". Caso o usuário selecione esta opção, o sistema irá verificar no momento do login se o usuário possui mais de uma designação naquela data, e neste caso será mostrada uma tela com as designações disponíveis para que seja selecionada apenas uma delas. Se houver apenas uma designação cadastrada, será efetuado o login com as permissões do usuário substituído indicado por ela.
- Somadas. O usuário substituto recebe as permissões dele mesmo somadas às permissões do usuário substituído
- Quando o recurso de abrangência por perfil estiver ativo e o sistema for acessado com um usuário substituto logando com privilégios do usuário substituído e com o assinalamento = I - Individuais, serão consideradas apenas as abrangências do perfil do usuário substituído selecionado, somadas às abrangências individuais do usuário substituído. Se no assinalamento estiver com Somadas, então ao selecionar um perfil de usuário do usuário substituído serão consideradas as abrangências deste perfil mais as individuais deste usuário. Caso seja selecionado um perfil de usuário que está relacionado para o usuário substituído e substituto, serão consideradas as abrangências do perfil mais as abrangências individuais de ambos usuários;
- Quando utilizado os serviços de integração, as permissões na nomeação de substituto deverão ser = "S" - Somadas, caso contrário o serviço não será processado da forma esperada. A rotina de Nomeação de Substitutos não considera as permissões e abrangências do usuário substituído quando nas Permissões na Nomeação de Substituto está atribuído o valor Individuais;
- No Gestão do Ponto, somente são consideradas as nomeações de substitutos individuais, ou seja, não é possível somar as permissões do substituto às do usuário substituído. Ao atribuir "I - Individuais" neste parâmetro, é habilitado o recurso Permissões na tela Nomeação de substituto do Gestão do Ponto.
Considerar Troca de Local nas
Telas de Programação e Acertos
Informar se, nas telas de Programações e Acertos, devem ser considerados os Colaboradores que possuem
programação de troca de local.
Usuário "Pedro" tem permissão para ver os colaboradores que estiverem no local "1.01.02", mas há no seu setor um colaborador do local "2.03.01" trabalhando por um período determinado. Para isto foi efetuada uma Programação de Troca de Local para este colaborador, de 10/01/2001 a 30/01/2001, para o local "1.01.02".
Ao entrar nas telas de Acertos e Programação de Troca de Local, o usuário "Pedro" somente verá este colaborador se for informado "S" neste campo, e somente quando estiver selecionado o cálculo cujo período de Apuração abranja a data na qual ocorreu a programação.
O usuário poderá alterar apenas os acertos dos dias correspondentes à troca de local.
Telas afetadas
Todas as programações individuais e coletivas, tela de mover marcações, tela de justificar acertos, tela de acertos do colaborador e acertos na data.
Utiliza Abrangência Especial de
Locais
Informar se será utilizada a abrangência Especial de Local. Se for
informado "S", deve-se cadastrar em Diversos > Usuários > Abrangências > Especial para
Local os locais que poderão ser utilizados pelo usuário na tela de Programações
de Troca de Local. Se não for cadastrado, o usuário poderá utilizar qualquer
código de local.
Caso seja informado "N", a opção "Especial para Local" não será exibida em Diversos > Usuários > Abrangências, e o usuário somente poderá utilizar os locais informados no item "Colaboradores".
Utiliza Abrangência Especial de
Escalas
Informar se será utilizada a abrangência Especial para Escalas. Se
for informado "S", deve-se cadastrar em Diversos > Usuários > Abrangências > Especial
para Escalas as escalas que poderão ser utilizados pelo usuário nas telas de
Programações de Troca de Escala, Programações Coletivas, Históricos de Escala e
Históricos Coletivos. Se não for cadastrado, o usuário poderá utilizar qualquer
código de escala. Caso seja informado "N", a opção "Especial para Escalas" não será exibida em
Diversos > Usuários > Abrangências, e o usuário somente poderá utilizar as escalas
informadas no item "Colaboradores".
Histórico de Contrato na Abrangência de
Outras Empresas
Informar como devem ser considerados os históricos de
contratos para usuários que possuem abrangência de Outras Empresas.
Permitir Acesso Novos Itens de Menu
Informar se o usuário terá ou não
permissão para acessar novos itens do menu.
Usuários administradores não terão suas permissões alteradas por este evento,
portanto, todos os menus continuarão a ser apresentados.
Importante
Para modificar esta opção é obrigatório revisar as permissões atuais de menus de cada grupo e/ou usuário. Com a opção atual sendo S - Sim, as telas que jamais tiveram as permissões salvas terão permissão total para o grupo todos. Quando mudar para N - Não, as telas que possuem apenas o grupo todos e que jamais tiveram permissões salvas não terão permissão alguma. Por isto, é recomendável antes de alterar o assinalamento entrar em todas as opções da permissão de tela e salvar.
Atualiza Abrangências para BI
Informar se serão atualizadas as abrangências de usuários do assunto
"Colaboradores" na tabela R712ABR para utilização no BI.
Sempre que uma abrangência for salva na base esta tabela será atualizada.
Aplicar Abrangência Usuário nas Definições Abrangências
Informar se deverá aplicar as abrangências do usuário logado (exceto MASTER) na tela Diversos >Usuários >Abrangências item Colaboradores. Se for informado "S", ao editar os valores dos campos desta tela, exceto campos Local e Vínculo, serão consistidos os valores de acordo com a abrangência cadastrada para o usuário logado. Quando definir abrangências para um novo usuário/grupo, ao abrir a tela de definições serão sugeridas automaticamente as abrangências do usuário logado.
Monitorar Alterações nas Abrangências
Ao assinalar "S – Sim", as alterações de abrangências de usuários/grupos realizadas na tela Abrangências do Sistema e na função GravaNoBancoAbrUsu são apresentadas no log de processamento "177 – Abrangência".
Mesclar condições abrangências de usuário/grupos
Defina como serão mescladas as abrangências de usuário com os grupos aos quais ele pertence.
Se o assinalamento for S - Sim, as abrangências dos grupos serão mescladas às abrangências do usuário. Esse é o comportamento atual padrão do sistema.
Quando configurado para N - Não, cada condição dos grupos será aplicada individualmente ao usuário, não mesclando as abrangências.
Importante
Antes de alterar o assinalamento de mesclar as condições de abrangência, leia a documentação sobre Abrangências de Usuários, para um entendimento completo do seu funcionamento e impactos.
Lembramos que a abrangência de colaborador possui limitação de condições. O limite máximo por usuário é de 99 condições.
Atualizar tabelas de consulta de Abrangências
Este assinalamento define como serão atualizadas as tabelas de consulta de abrangência, sendo:
- "A - Automática": no momento da gravação das abrangências. Este é o assinalamento padrão, que atualiza automaticamente as tabelas de consulta de abrangências no momento em que as abrangências são salvas.
- "M - Manual": em um momento posterior. Neste assinalamento, quando uma abrangência for salva, as tabelas de consulta não serão atualizadas automaticamente. A sincronização das abrangências para as tabelas de consulta poderá ser feita das seguintes maneiras:
- Utilizando a função de programador AtualizaConsultaAbr. Essa função é responsável pela sincronização das abrangências definidas no sistema com as tabelas de consulta de abrangência.
- Através de modelos do sistema dependentes das tabelas de consulta. Quando este assinalamento estiver definido como "M- Manual", os modelos apresentarão o parâmetro de entrada EAtuAbr, permitindo ao usuário escolher se deseja sincronizar as abrangências do sistema com as tabelas de consulta antes da geração dos relatórios.
Políticas para Geração do Login/Senha
Geração do Login
Indicar como será criado o nome do usuário/colaborador:
- Empresa/Tipo/Cadastro (NumEmp / TipCol / NumCad)
Quando o sistema cria um usuário para o empregado 15 da empresa 1, o nome definido para o usuário deste será '1/1/15'
- Login a ser informado
Importante
- Ao inserir um colaborador via web service com.senior.g5.rh.fp.fichaBasica, porta FichaBasica, caso utilizada a opção “Automático” para o campo Criar usuário por colaborador, não será gerado um usuário para o novo colaborador.
- O sistema também criará o usuário no formato - Empresa/Tipo/Cadastro (NumEmp/TipCol/NumCad). Após a inclusão do colaborador será exibida a mesma tela de usuários que é utilizada pelo aplicativo SGU. Através desta tela poderão ser alteradas as propriedades deste novo usuário.
- Somente Cadastro (NumCad)
Quando o sistema cria um usuário para o empregado 15 da empresa 1, o nome definido para o usuário deste será '000000015'. O tamanho da máscara será definido através do campo "Deve ter X caracteres" no menu "Segurança / Política de formato de nome de usuário" do SGU. Caso não seja informada máscara neste campo o sistema irá sugerir 9 posições. Nesta opção não é permitido alterar o nome de usuário sugerido.
- Empresa.Tipo Colaborador.Cadastro
Quando o sistema cria um usuário para o empregado 15 da empresa 1, o nome definido para o usuário deste será '1.1.15'
Geração da Senha
A
política de geração de senhas pode ser:
- Número do CPF - A senha será o número do CPF do colaborador.
- Data de Nascimento - A senha será a data de nascimento do colaborador.
- Primeiro Nome - A senha será o primeiro nome do colaborador.
- Senha a ser informada - Após a inclusão do colaborador será exibida a mesma tela de usuários que é utilizada pelo aplicativo SGU. Através desta tela poderão ser alteradas as propriedades deste novo usuário.
Políticas de Controle
Bloqueio de Conta
Exibe a
política de 'Bloqueio de Conta' que será adotada para os usuários/colaboradores.
No momento de sua criação, o usuário receberá esta política, ficando subordinado
à ela. Para selecionar a política a ser utilizada, utilize o botão "Políticas".
Ao demitir um colaborador com a situação "7 - Demitido" e que possua um usuário vinculado ao sistema, o sistema notifica ao SGU que o usuário será desativado.
Duração da Senha
Exibe a
política de 'Duração da Senha' que será adotada para os usuários/colaboradores.
No momento de sua criação, o usuário receberá esta política, ficando subordinado
à ela. Para selecionar a política a ser utilizada, utilize o botão "Políticas".
Senhas Antigas
Exibe a
política de 'Senhas Antigas' que será adotada para os usuários/colaboradores. No
momento de sua criação, o usuário receberá esta política, ficando subordinado à
ela. Para selecionar a política a ser utilizada, utilize o botão "Políticas".
Formato da Senha
Exibe a
política de 'Formato da Senha' que será adotada para os usuários/colaboradores.
No momento de sua criação, o usuário receberá esta política, ficando subordinado
à ela. Para selecionar a política a ser utilizada, utilize o botão "Políticas".
Esquecimento da Senha
Exibe a
política de 'Esquecimento da Senha' que será adotada para os
usuários/colaboradores. No momento de sua criação, o usuário receberá esta
política, ficando subordinado à ela. Para selecionar a política a ser
utilizada, utilize o botão "Políticas".
Formato do Nome
Exibe a política
de 'Formato do Nome' que será adotada para os usuários/colaboradores. No
momento de sua criação, o usuário receberá esta política, ficando
subordinado à ela. Para selecionar a política a ser utilizada, utilize o
botão "Políticas".
O formato poderá conter os seguintes caracteres:
- N - Permite somente os caracteres de "0" a "9".
- A - Permite somente os caracteres de "A" a "Z" e de "a" a "z".
- L - Permite somente os caracteres de "a" a "z".
- S - Permite somente símbolos (caracteres fora do conjunto ["0"-"9", "A-"Z", e "a"-"z"] ).
- ? - Permite qualquer caractere.
Caracteres acentuados estão fora do conjunto "A"-"Z" e "a"-"z".
Botão Políticas
Clicando neste
botão será exibida uma tela onde podem ser indicadas as políticas que serão
utilizadas, conforme os campos acima.
Definição do Grupo de Usuários Padrão
Grupo de Usuários
Esta
opção serve para definir um grupo de usuários padrão ao qual o
usuário/colaborador será associado. Esta opção é útil, pois poderão ser
definidas para este grupo permissões e/ou abrangências que são gerais aos
usuários/colaboradores. Para selecionar o grupo, utilize o botão "Grupos".
Botão Grupos
Clicando neste
botão, será aberta uma tela que permitirá selecionar o grupo de usuários
padrão.
Botão Limpar
Utilize este botão
para eliminar o grupo de usuários padrão informado.