Regras por Processo
Tem por objetivo interferir nas alterações, inclusões e exclusões de alguns cadastramentos, entre eles: históricos de cargo, escala, licença especial, afastamentos e salarial, programações de férias, interpretações de exames audiométricos e ainda alterar o cadastro demonstrado quando utilizado o botão "Novo Cadastro" na ficha básica.
Importante
Caso a regra seja incluída em um ponto do sistema onde pode ser inicializada por uma execução de web service, é necessário atentar para que a customização não realize nenhuma operação que necessite de interação com usuário, como mensagens de alerta, telas SGI ou exibição de modelos. Caso algum desses cenários ocorra durante a execução do web service vinculado ao processo ou entidade com regra, esse poderá apresentar erros em sua execução.
Neste caso, é recomendado o uso da função WSInstanciaServico para realizar o tratamento adequado ao executar a regra através de um web service.
Ao realizar a admissão na Ficha Básica, o sistema não aplicará a regra inserida nos processos de histórico. Isso acontece porque, no momento em que a Ficha Básica é cadastrada, as informações estão armazenadas apenas em memória. Somente após a inserção da Ficha Básica é que as tabelas estarão disponíveis para manipulação por meio da regra.
Emitir uma mensagem de erro em uma situação específica
Se for necessário impedir a inclusão de um histórico de local, basta emitir uma mensagem do tipo "Erro" na regra. Com isso, o sistema não permitirá que o usuário continue. Exemplo desta regra:
Se ((PertenceGrupo("Master") <> 1) ou (PertenceGrupo("Folha") <> 1))
Inicio
Mensagem(Erro, "Usuário não tem permissão para inclusão!");
Cancel(1);
Fim;
Outros exemplos
- Na regra para afastamento podem ser utilizadas as variáveis e funções destinadas para todas as regras e os campos da tabela R038AFA direto, para os campos das demais tabelas é necessário fazer um cursor.
- É possível ler o código da regra por processo, enquanto ela estiver sendo executada, através da variável R000RPP.CodPro.
Processo
Indicar o código do
processo ao qual será manipulado via regra especial. Clique aqui para visualizar uma lista com todos
os processos disponíveis.
Abaixo estão relacionados processos que possuem pontos de regra especificamente no módulo Benefícios e Tarefeiros. Clique sobre cada assunto para saber mais:
Regra
Informar o código da regra para este processo.
Estas regras são definidas em Recursos/ Editor de Regras.
A variável "vExecucaoRegra" é utilizada no módulo BS somente nas regras relacionadas com:
- As telas de filiais, dependentes e outras empresas;
- Os históricos de afastamento, cargo, escala, local, salário, anotações, sindicato e vínculo.
Para os pontos de regra relacionados a ações de "Após Inserir", a regra é executada em um momento em que a transação ainda está em andamento e o registro está sendo inserido. Por esse motivo, caso seja realizada uma consulta ao banco de dados para buscar o registro em processo de inserção, ele não será retornado, uma vez que a transação ainda não foi finalizada.