Devido à descontinuação da versão 6.10.3, que ocorrerá em 30/09/2025, informamos que este manual não receberá atualizações a partir desta data. Para mais informações sobre a evolução do Gestão de Pessoas | HCM, acesse a documentação sobre a PCVV - Política do Ciclo de Vida das Versões.

Rateio Mão-de-Obra (por colaborador)

Nesta tela os colaboradores são associados a códigos de rateios e percentuais para rateio, que serão considerados durante o cálculo da folha e contabilização. Essas informações podem ser registradas em níveis de colaborador e centro de custo.

O cadastro de rateio por colaborador sempre prevalece sobre os cadastros de rateios por local e cargo (FR020RLC) e coletivo (FRRMOCOL).

Campos

Tipo Colaborador e Colaborador
Selecione o colaborador que deseja associar aos códigos e percentuais de rateio de mão-de-obra.

Competência
Indique a partir de qual competência o rateio deverá ser considerado para o colaborador selecionado.

Considera Rateio
Defina como deseja que o sistema faça o rateio da mão-de-obra dos colaboradores:

Guia Rateio

Essa guia fica habilitada somente quando a opção "0 - Cadastro atual" estiver selecionada no campo Considera Rateio.

Cadastre na grade todos os códigos de rateio que deseja associar ao colaborador. Para cada código cadastrado informe o percentual que será destinado ao respectivo centro de custo.

Guia Exceções

Essa guia fica habilitada somente quando a opção "0 - Cadastro atual" estiver selecionada no campo Considera Rateio.

Use essa guia caso queira configurar rateios diferenciados para determinados tipos de eventos.

Para fazer essa configuração:

Você só pode cadastrar os eventos na guia Exceções depois de preencher as informações da guia Rateio.

Nota

A provisão será gerada conforme o rateio padrão do colaborador. O sistema não considera o rateio das exceções para o cálculo da provisão.

Atualmente, não há assinalamento disponível para alterar esse comportamento. A rotina de provisão utiliza as informações da ficha financeira do colaborador, sem consultar a tabela de exceções (R020EXC).

Caso seja necessário provisionar valores conforme o rateio das exceções, será necessário realizar uma customização da rotina.

Este artigo ajudou você?