Duplicar Organograma

Permite duplicar uma estrutura de organograma já existente. Através desta rotina, serão utilizados todos os históricos de organograma.

O sistema incluirá na guia Organograma do cadastro da Empresa, o novo organograma com a data de alteração indicada nesta tela de duplicação. Esta mesma data será utilizada na geração dos históricos de organograma correspondentes para os colaboradores.

Importante

  • Não é possível efetuar a duplicação para estruturas de organograma que não utilizam máscara. Isso ocorre porque a duplicação de organograma existe para suprir a necessidade de mudar a hierarquia dos locais do organograma que utilizam máscara. Para estruturas sem máscara, a hierarquia do locais pode ser alterada diretamente na tela de cadastro de locais, sendo dispensável a rotina de duplicação.
  • Quando a empresa utiliza um único organograma para todas as entidades da base, ao tentar duplicar o organograma para criar organogramas individuais para cada empresa, é necessário primeiro realizar uma reestruturação dos postos, utilizando uma estrutura de postos separada para cada empresa.

Observações

  • Lembre-se de fazer uma cópia de segurança, antes de duplicar o organograma.
  • Após a duplicação, não poderá ser excluído o organograma, por haver históricos de locais atrelados a essa estrutura.
  • Os Históricos de Locais serão gerados também para os colaboradores demitidos na data da Duplicação do Organograma. Este procedimento é feito pelo sistema, pois é necessário que os colaboradores demitidos estejam ligados a um local do novo organograma da empresa, para que continuem sendo considerados em relatórios, na pesquisa de colaboradores, e em possíveis rescisões complementares.
  • Locais que já foram ocupados por colaboradores e hoje estão inativos não poderão ser excluídos através da Duplicação do Organograma, ou após o processamento desta rotina. Para desativar locais que não existem mais na empresa sugerimos que no De-Para da Duplicação estes sejam alterados para "999999 - Inativo", e após isso seja alimentada a respectiva Data de Extinção, para que estes locais não sejam mais considerados nas rotinas do sistema a partir desta data.
  • Foram identificadas algumas tabelas críticas neste processo, que quando possuem muitos registros, tornam o mesmo muito lento. Para contornar esta situação, sugerimos criar índices antes de iniciar o processo, e excluí-los após o seu término. Estes índices não são criados como padrão, pois podem interferir de forma negativa em outras rotinas. Para saber quais os índices a serem criados temporariamente, clique aqui.
  • Quando o cliente possui o módulo Quadro de Lotação, há um procedimento que pode ser feito para acelerar o processo de duplicação, no entanto, não é obrigatório. Consulte a documentação acerca da duplicação de organograma para mais informações.
  • O botão Gravar servirá para armazenar, na tabela Backup Duplicação Organograma (R016BKP),  as informações da tela de entrada da duplicação e da tela de duplicação. Desta forma, se o usuário ainda não tiver processado a duplicação, poderá salvar as informações e sair da tela sem perde-las. Ao retornar para a duplicação, informando o código do Organograma em questão, o sistema irá buscar os registros da tabela de backup. Após processado a Duplicação do Organograma, os registros desta tabela serão excluídos.
  • Reflexos da duplicação no PCMSO e Periodicidade Vacinas (módulo Medicina Ocupacional).

Consulte a documentação acerca da rotina de duplicação de organograma para mais informações.

Organograma Atual

Informar o código do organograma atual que deverá ser duplicado.

Data Alteração

Informar a data de alteração do organograma. O sistema incluirá na pasta Organograma do cadastro da Empresa, o novo organograma com a data de alteração indicada neste campo. Esta mesma data será utilizada na geração dos históricos de organograma correspondentes para os colaboradores.

Em Novo Organograma e Descrição deve-se informar o código do novo organograma e seu nome, respectivamente.

Nível Colaboradores

Informar em qual nível da estrutura de locais do organograma os colaboradores deverão ser cadastrados. Se os colaboradores puderem ser cadastrados em todos os níveis deixar este campo em branco.

Por padrão, o organograma pode ter até 12 níveis. Isto pode ser alterado pelo campo Nova Estrutura de Locais da tela Assinalamentos Diversos (FR000ASS). Porém, ele não é habilitado nativamente no sistema, assumindo o valor padrão. Caso precise utilizá-lo, entre em contato com o executivo de contas da Senior.

Nível do QL

O assinalamento Nível do QL serve para indicar em qual nível da estrutura de locais que será efetuado o controle do quadro de lotação (previsto e efetivo). Exemplo: Caso o nível do QL esteja como 4, e a empresa possua o local 1.1.1.1.5, todos os previstos e efetivos estarão alocados no local 1.1.1.1. O mesmo ocorrerá com qualquer local que tenha quatro ou mais níveis, ou seja, o sistema irá agrupar o quadro no quarto nível do organograma.

Quando o Nível do QL for igual a 1 irá permitir manter o campo Nível de Colaboradores com 0(zero). Caso o Nível do QL seja maior que 1, então o campo Nível de Colaboradores deverá ser igual ou superior ao campo Nível do QL.

Empresa

Informar o código da empresa que terá o novo organograma.

Tratar Abrangência Usuários

Informar se o processo deve ou não tratar a atualização das abrangências de usuários com Local.

Históricos Duplicados na Data Alteração

Indicar o procedimento a ser utilizado no caso de já existir Histórico de Local (R038HLO) para colaboradores na Data da duplicação.

O objetivo desta rotina é duplicar o organograma presente, para o futuro, e não de alterar o passado. Deve-se informar sempre uma data presente ou futura, visto que serão alterados os históricos dos colaboradores. A opção de "Sobrepor Histórico Existente" não prevê o passado.

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