Nova Estrutura de Organograma
A partir da versão 5.3.2 a estrutura de organograma (locais) foi alterada. A alteração foi necessária para atender as necessidades de uma série de empresas, mas toda funcionalidade do organograma anterior foi preservada.
A nova estrutura possui as seguintes facilidades:
- Quando não é utilizada máscara, os nós de uma árvore são movidos com facilidade e com boa performance, e a movimentação pode ser frequente.
- A movimentação dos nós de uma árvore não gera históricos para os registros que referenciam os nós movidos, pois eles continuam referenciando o mesmo nó. Apenas a posição hierárquica é que muda.
- A empresa pode informar e consultar os locais usando um formato mais humano, como um nome curto ou um apelido, não um código que indique a posição hierárquica, como "A01.45.C790" e sim informar simplesmente "DEPTO RH".
Essa alteração resultou na mudança em todas as tabelas que possuem o campo local. As tabelas que antes tinham o campo codloc agora passam a ter o campo numloc e o tipo deste campo passou para numérico.
Agora o cadastramento de locais, possui um tree view (árvore parecida com o explorer do windows), e nela é permitido alterar a hierarquia dos locais (pode não ser por máscara) e o código do local entre outros. Este código do local sim, é o código que sempre existiu no sistema (codloc) e este agora esta presente somente numa tabela chamada R016HIE, que faz a relação entre o numloc (código interno) e o codloc.
Desta forma para mostrar um local de um colaborador por exemplo, o sistema através do numloc acha o codloc correspondente que esta na tabela R016HIE. Isto ocorre para todas as tabelas que possuem o local.
A tabela R016ORNL, que só aparece no sistema mas não existe na base, é utilizada para se definir um modelo de importação para o cadastro de locais. Isto se faz necessário, por vários motivos:
- Na Integração com o sistema, não sabe o valor do numloc sabe o valor do codloc. Se o usuário quiser informar em que posição na hierarquia o local esta presente ele terá que informar qual é o código do local pai.
- A tabela R016ORNL é criada na inicialização do sistema, para que esteja presente logicamente (R016ORNL tabela de locais lógica), quando for feito um modelo de importação de locais, este deverá estar referenciado a esta tabela e a rotina de importação automaticamente irá gerar o numloc do local e gravar a tabela R016ORN e a R016HIE.
Quando o campo DatRef da tabela R016ORNL não é informado o local é criado em todos os períodos do organograma. Já quando o campo é informado o sistema cria o local nos períodos cuja data final é maior que o informado no campo DatRef.
Nesta versão é possível indicar nas telas de consulta os caracteres coringas '= =' numa abrangência de local para indicar que deseja todos os níveis abaixo do indicado. Existe um novo caracter coringa, é o símbolo maior '>', funciona de forma parecida com '= =' exceto que traz somente os locais abaixo. Ex: "11>", trara apenas os locais abaixo do "11", enquanto que "11= =" traz inclusive o local "11".