Direção de Saída / E-mail
Ao utilizar a direção de saída dos relatórios via e-mail é possível informar mais de um destinatário com parâmetros de entrada diferenciados, em um mesmo processo automático de relatório. Até a versão 5.4.1.23, para os casos em que eram necessárias diferentes configurações de telas de entrada, era necessário cadastrar mais de um processo de relatório. A rotina anterior também permitia definir vários destinatários para um relatório, no entanto, todos os destinatários recebiam o mesmo relatório. A nova rotina permite a diferenciação do resultado do processo de relatório por usuário/destinatário.
Funcionamento:
Depois de cadastrar o processo automático de relatório, o botão "Tela de Entrada" que anteriormente chamava somente a tela de entrada do modelo cadastrado, irá abrir uma tela especial onde é possível informar quais serão os destinatários do relatório. Neste caso, é possível definir uma tela de entrada para cada destinatário, fazendo com que um mesmo processo automático possa atender de maneiras diferentes, vários usuários.
Ao ser cadastrado um processo automático de relatório, o sistema automaticamente insere um destinatário, que é a "Tela de Entrada Padrão". Esta configuração inicial da tela de entrada será utilizada para ser enviada ao destinatário (e-mail) que estiver cadastrado no processo automático. Opcionalmente, pode-se remover este destinatário, sendo que neste caso, não será gerado um relatório para o mesmo.
A "Tela de Entrada Padrão" é utilizada para automatizar a definição de alguns parâmetros da tela de entrada do modelo. Como exemplo, imagine um relatório onde existam vários destinatários, mas a maioria deles irá utilizar os mesmos parâmetros na tela de entrada. Se existir uma tela de entrada padrão definida, basta cadastrar o e-mail do destinatário que o sistema fará a "junção" dos parâmetros da "Tela de Entrada Padrão", o que isenta o usuário de informar a tela de entrada para cada um dos destinatário. No entanto, este comportamento somente ocorrerá se o assinalamento "Utiliza os valores da Tela de Entrada Padrão para os demais destinatários" estiver habilitado. Esta junção somente acontecerá caso o destinatário não possua a informação cadastrada; se houver algum valor informado para um destinatário específico, este valor não será sobreposto.
Quando um destinatário é considera "Tela de Entrada Padrão" este será apresentado em uma coloração diferenciada dos demais destinatários.
Não é obrigatória a existência de um destinatário que será a "Tela de Entrada Padrão". Desta forma, é possível efetuar a exclusão do mesmo. Caso seja necessário definir novamente uma tela de entrada padrão, basta cadastrar um novo destinatário ou escolher um destinatário já existente e clicar sobre o mesmo com o botão direito do mouse. Será exibido um menu onde é permitida a definição do destinatário como "Tela de Entrada Padrão".
Ao cadastrar um destinatário, pode ser informado o código de usuário. Quando o código do usuário é informado e este estiver associado a um colaborador, o sistema fará a busca do e-mail comercial (R034CPL.EmaCom) na ficha complementar do colaborador e preencherá automaticamente o campo de e-mail. Adicionalmente, é exibido o nome do funcionário que está associado ao colaborador, o que facilita a identificação do destinatário. Estes procedimentos somente acontecerão caso o sistema esteja configurado para utilizar-se de usuários/colaborador.
Além de trazer automaticamente o e-mail do colaborador (caso esteja associado), a informação do usuário fará com que as abrangências do mesmo sejam carregadas no momento da emissão do relatório. Com isto, o relatório será gerado somente com as informações que o usuário tem direito de acordo com a sua abrangência cadastrada no sistema. Este comportamento pode facilitar a definição de algumas telas de entrada, já que em alguns casos, não será necessário informar as abrangência na tela de entrada, pois os dados serão filtrados automaticamente pela abrangência do sistema.
Pode-se informar qualquer usuário no cadastramento do destinatário. Este não precisa estar associado ao colaborador e, caso esteja, pode ser utilizado para um outro destinatário, bastante para isso, alterar o e-mail do mesmo diretamente na grade.
Para cada destinatário cadastrado na grade, pode-se definir uma tela de entrada diferenciada, caso seja necessário. Para isto, basta posicionar-se no destinatário e clicar no botão "Tela de Entrada do Destinatário".
Após feitas todas as definições, deve-se clicar no botão "Gravar" para enviar para o banco de dados todas as alterações efetuadas na tela.
Cadastro de Chefias:
É possível enviar relatórios diferenciados para destinatário diferenciados sem ser necessário cadastrar estes destinatários. Isto é possível através do cadastro de chefias.
Para utilizar esta opção, deve-se habilitar o assinalamento "Utiliza o cadastro de Chefias". Ao habilitar esta opção é exibida uma nova página "Definições para o Tratamento de Chefias", onde é possível configurar mais detalhadamente como a rotina deverá se comportar com relação a emissão de relatórios para os destinatários deste cadastro.
Nesta página é possível customizar alguns procedimentos da rotina com relação ao cadastro de chefias:
- Considerar somente chefias alocadas no nível XX do organograma.
Esta opção indica que somente os chefes que estão cadastrados no organograma que estiverem no nível hierárquico XX serão considerados para este relatório. - Considerar as chefias abaixo do nível especificado acima.
Esta opção somente será ativa caso a opção anterior esteja definida (diferente de zero). Indica que deverão fazer parte deste processo todas as chefias que estão cadastradas abaixo do nível do organograma especificado anteriormente. - Considera a informação do Turno na abrangência do modelo.
Além de definir automaticamente a abrangência de acordo com o local ao qual o chefe está setado, também existe a opção de considerar o turno, que é uma informação que está presente no cadastro de chefias. - Considera Sub-locais na qual a chefia está cadastrada.
Esta opção permite que a chefia receba informações provenientes do local a que está cadastrada, incluindo os sub-locais. Desta forma, o sistema definirá como abrangência de local, o local atual onde o chefe está cadastrado e os locais imediatamente abaixo na hierarquia. - Utiliza abrangência do usuário associado ao cadastro do chefe.
Esta opção permite que o usuário/colaborador que estiver associado ao cadastro do chefe seja levado em consideração no momento da emissão do relatório. Neste caso, o sistema irá utilizar as abrangências de usuário cadastradas para este o que efetuará um filtro mais adequado às informações que serão exibidas no relatório. Para que esta opção funcione adequadamente é necessário que o sistema esteja utilizando a opção de usuários/colaborador.
Funcionamento:
Para cada chefe cadastrado poderá ser emitido um relatório. Antes de emitir o
relatório, o sistema define automaticamente como abrangência de local, o local
(e/ou sub-locais) no qual este chefe está cadastrado. Isto garante que cada
chefe somente receberá informações dos colaboradores dos locais ao qual é chefe.
Opcionalmente é possível incluir a abrangência que está cadastrada para o
usuário associado ao cadastro do colaborador da chefia.
Para enviar o e-mail a chefia correspondente, o sistema buscará o e-mail
comercial do mesmo na ficha complementar. Caso o e-mail não seja encontrado ou
não esteja cadastrado, será gerada uma mensagem de erro no log indicado que
determinada chefia não possui o e-mail comercial definido.