Plano de Ação
Mantém o controle dos planos de ação para providências a serem tomadas advindas da Cipa, bombeiros, serviço técnico de segurança, acidentes de trabalho, supervisão, sugestões e PGR.
É um item que deve ser constantemente verificado pelos técnicos de segurança, a fim de resolverem ou prevenirem possíveis riscos e danos às pessoas e materiais da empresa.
Após o cadastramento do plano de ação, este deve ser informado na reunião da Cipa, ou no trabalho da brigada, PGR ou no acidente de trabalho que o tenha originado.
Um plano de ação poderá ser compreendido em 3 (três) fases: Ação, Aprovação e Execução.
No registro dos planos de ação, será possível utilizar as seguintes regras de processo:
Ação
Nessa fase ocorre a montagem e cadastro do plano de ação propriamente dito, ou seja, deverá ser informado o responsável, o local onde existe a iminência do risco ou onde o acidente ocorreu, o perigo/fator de risco envolvido, a descrição das ações internas à serem tomadas para evitar novo acidente, o prazo de execução das ações e no item: “Plano de Ação Administrativo” as ações que deverão ser tomadas que envolvem a administração da empresa, como: custos, profissionais terceiros envolvidos, materiais, etc.
Plano de Ação
Informar o código do plano de ação.
Descrição
Informar a descrição reduzida do plano de ação.
Origem
Informar a origem do plano de ação.
Tipo Plano de
Ação
Informar o tipo de plano de ação.
Preventiva, inspeção, fiação elétrica, treinamento de brigada, etc.
Filial
Informar a filial que está relacionada com este
plano.
Este campo poderá ser considerado para filtrar a filial conforme abrangência do
usuário na pesquisa de registros.
Empresa Responsável
Se deseja designar um colaborador de outra empresa como responsável pelo Plano de Ação, informe neste campo o número da empresa deste colaborador.
Posto Trabalho
Informe o código do posto de trabalho relacionado ao plano de ação.
Perigo/Fator Risco
Informar o código do perigo/fator de risco envolvido
em cada plano de ação, o qual pode ser pré-cadastrado em Segurança > PGR > Perigos/Fatores de Risco.
Plano Ação
(Coletivo)
Espaço para descrever os detalhes de cada plano
de ação que deverão ser considerados por todos os envolvidos.
Plano Ação
(Administrativo)
Espaço destinado para informar os detalhes
administrativos do plano de ação.
Resumo CIPA
Informar se este plano de ação deve ser
considerado na emissão do Anexo I do SESMT a ser entregue trimestralmente à DRT.
- "S - Sim", considerar na emissão do Anexo I da CIPA;
- "N - Não" considerar no Anexo I da CIPA.
Prioridade
Indique a prioridade do plano de ação.
Situação
Indicar a situação do plano.
Objetivos
Informe os objetivos do plano de ação.
Meta
Informe a meta quantitativa do plano de ação.
Indicadores de Resultado
Informe os indicadores de resultado para o plano de ação.
Arquivo
Permite anexar um arquivo texto com informações completares. Pelo botão Abrir
Arquivo, possibilita fazer a leitura.
Aprovação
Uma vez elaborado a fase inicial do plano de ação, é necessário que esse seja analisado pela administração da empresa ou o responsável para que aprove-o, reprove-o ou dê outro encaminhamento para o mesmo. Aqui, caso o responsável pela análise constate a necessidade de mudança do prazo de execução, poderá indicar um novo.
Data
Aprovação
Informar a data da aprovação de cada plano de
ação de acordo com o seu cronograma.
Se deseja designar um colaborador de outra empresa como aprovador do Plano de Ação, informe neste campo o número da empresa deste colaborador.
Tipo
Aprovação
Indicar o tipo de colaborador responsável pela
aprovação do plano de ação.
Cadastro
Aprovação
Informar o cadastro do empregado, terceiro ou
parceiro responsável pela aprovação do plano de ação.
Local
Aprovação
Corresponde ao local do responsável pela
aprovação do plano.
Prioridade
Indique a prioridade do plano de ação.
Situação
Indicar a situação do plano.
Execução
Essa é a última fase do plano de ação, podendo no entanto ser dividida em várias etapas de execução caso seja necessário. Exemplo: Para a solução dos problemas relacionados no plano de ação, é necessário que a empresa contrate profissionais ou empresas terceiras para a execução dos serviços.
Isso poderá acarretar custos para a empresa, sendo que não existem recursos financeiros disponíveis no momento para a execução de toda a obra necessária. Com isso, os trabalhos de manutenção deverão ocorrer em várias etapas, cada qual com seu prazo de execução que será de acordo com as possibilidades financeira do caixa da empresa.
Após, efetuadas todas as etapas da fase de execução do plano de ação, este poderá ser concluído, informando-se a situação, a data de conclusão e também a informação “Eficácia”, que consiste em informar para a rotina se as medidas adotadas pelo plano de ação foram eficazes para solucionar o(s) problema(s) relacionado(s) ao risco de acidente.
Se deseja designar um colaborador de outra empresa como executor do Plano de Ação, informe neste campo o número da empresa deste colaborador.
Indicar o tipo de colaborador responsável pelo término da execução do plano de ação.
Cadastro Execução
Informar o cadastro do empregado, terceiro ou
parceiro responsável pela execução do plano de ação.
Local Execução
Registrar o local da empresa onde ocorreu a execução do plano.
Descrição Solução
Espaço destinado a descrição completa da solução
adotada.
Prazo Execução
Início
Informar a data de início da execução do plano de
ação ou deixar sem data. Somente a partir desta data poderão ser registradas as
etapas de execução.
Prazo Execução
Fim
Informar a data limite para a execução do plano de
ação ou deixar sem data.
Prioridade
Indique a prioridade do plano de ação.
Indicar a situação do plano.
Eficácia
Quando ocorrer a conclusão do plano, deverá ser
indicado as seguintes opções:
- N - Não Solucionado
- P - Parcialmente Solucionado
- S - Solucionado
Conclusão
Corresponde a data de conclusão do plano de ação.
Etapas Execução /
Acompanhamento
Permite informar a data inicial e final, a
situação, o tipo de cadastro do executor e alguma informação relevante a cada
etapa da execução do plano de ação.
A grade é personalizável, permitindo ordenar registros e ocultar e reposicionar colunas.
Recursos necessários
Informe os recursos (humanos, administrativos, financeiros) necessários para realização da etapa.
Eficácia
Identificação de eficácia da etapa.
Conclusão
Forneça comentários e recomendações referentes à conclusão da etapa.
Anexos
Esta guia permite anexar múltiplos arquivos, de qualquer formato ou extensão, para armazenar os documentos relacionados aos planos de ação cadastrados.
Para anexar um arquivo, selecione um plano de ação e uma empresa através das outras guias da tela. Então, preencha a Descrição do arquivo e clique em Anexar para escolher o anexo.
A guia conta também com os botões Abrir, Salvar Como e Excluir, para executar essas ações com o arquivo selecionado.