Configuração - Assinalamentos
O aplicativo Integra foi descontinuado a partir da versão 6.10.4.
O usuário poderá configurar o aplicativo para que o processo de integração torne-se o mais automatizado possível. Para isso, ele deverá acessar o item de menu Arquivo.
Como pode ser visto na figura exibida anteriormente, este menu possui algumas opções para automatizar o processo de integração, entre elas:
Assinalamentos: Este item exibe a tela de assinalamentos, que será explicada em seguida;
Valores Padrões: Nesta opção é possível estabelecer valores padrões para determinados campos de tabela da base de dados do Gestão de Pessoas;
Salvar Usuário/Senha: Esta opção salva o usuário/senha utilizado no logon, para que na próxima execução o mesmo não solicite a tela de logon novamente. Esta opção é extremamente útil, pois em caso de desconexão com banco de dados o aplicativo é reiniciado automaticamente, sendo necessário novamente informar o usuário/senha;
Mostrar Hora do Servidor: Exibe a hora do servidor do Banco de Dados. O aplicativo baseia-se nesta hora para as execuções programadas.
O item de menu Assinalamentos, possui informações acerca da configuração da execução automática da rotina de integração e da importação de Usuários/Colaborador. Mais informações sobre este Usuários/Colaboradores poderão ser visualizadas no item 4.2 deste documento. Ao acessar este item de menu a seguinte tela é exibida:
Nesta tela você poderá definir a periodicidade da execução da integração. Desta forma, o aplicativo ficará responsável pela integração como um todo. No exemplo exibido anteriormente, a integração estava programada para ser executada de hora em hora, mas cada cliente poderá definir uma periodicidade diferente de acordo com as suas necessidades. Esta definição de periodicidade segue os mesmos padrões adotados no cadastro de processos automáticos do Gestão de Pessoas (para mais informações, consulte a documentação do Agendador de Processos Automáticos).
- Data da Execução: Define a data de início da execução da integração;
- Hora da Execução: Defina a hora de início da execução da integração;
- Periodicidade: Define a periodicidade em que a integração deverá ser executada;
- Intervalo de Execução: Define o intervalo entre as execuções da integração;
- E-mail do Responsável: Define o e-mail do responsável que vai receber o log quando o lote for integrado com erros.
Além da definição da periodicidade é possível indicar o e-mail do responsável pela integração. Desta forma, caso ocorra algum problema na integração de algum lote, uma mensagem é enviada ao responsável indicando o lote com problemas. Assim, os problemas poderão ser corrigidos logo após o seu surgimento, com a intervenção do responsável.
Para possibilitar uma maior flexibilidade para os clientes, é possível integrar inclusive os usuários do sistema. Para tanto é preciso que estes usuários estejam associados a algum colaborador, por isso são chamados de usuários/colaboradores (para mais informações sobre o tratamento do Gestão de Pessoas em relação a usuários/colaboradores, consulte a ajuda on-line do sistema). Para possibilitar a integração de usuários/colaborador temos os seguintes parâmetros:
- Usuário deve trocar a senha no próximo logon: Esta opção indica que o usuário deverá redefinir a sua senha após o primeiro logon efetuado no sistema;
- Utiliza Senha Criptografada: Caso as informações disponibilizadas pelo cliente já estejam sendo utilizadas pelo usuário em algum outro sistema, a senha deste, por segurança, deverá estar criptografada. Esta criptografia será de responsabilidade do cliente, que deverá fornecer uma maneira de acesso à função descriptografadora para que o Integra obtenha a senha correta (não criptografada). Atualmente, a única maneira de prover acesso à função de descriptografia é através da criação desta no banco de dados (FUNCTION). Sendo assim, o sistema executará esta função passando como parâmetro a senha criptografada e obtendo como resultado a senha correta. Adicionalmente, para fins de segurança, esta senha poderá ser acessada através de um Database Link (DBLink), que restringirá o uso e a duplicação de código desta função Para testar o funcionamento do DBLink ou da função de descriptografia, é habilitado o botão de Teste da Função, através do qual você poderá fornecer um valor e verificar se o resultado é válido.
- Inicial do Grupo de Usuários: Indicará o nome inicial do grupo de usuários que será utilizada para a criação do mesmo. Para mais informações sobre esta funcionalidade, consulte o tópico Integração de Usuários/Colaborador;
- Função de Descriptografia: Informar o nome da função para descriptografia da senha;
- Database link de Acesso: Informar o nome do link de acesso da base de dados;
- Ordenar o lote em ordem descendente: Se este item for selecionado, os lotes serão exibidos no log em ordem descendente;
Estas são as configurações básicas, sendo que a partir desse momento, o aplicativo estará pronto para executar a integração das informações.