Definições da Contabilização

Através dessa opção será definida a forma de contabilizar e o arquivo texto de exportação para a contabilidade.

A contabilização poderá ser feita de várias formas:

Notas

Gerais

Origem Contas
Indica a forma de contabilização (por centro de custo ou local).

Nota
Aparece apenas se utiliza a nova rotina ou ambas.

Considerar Rateios
Indica se a contabilização será feita ou não com base nos centros de custo ou locais ligados aos rateios dos contabilizandos.

Nota
Aparece apenas se utiliza a nova rotina ou ambas.

Usa Natureza de Despesa
Indicar se a empresa usa natureza contábil para separar os diferentes tipos de despesa nos lançamentos.

Nota
A natureza de despesa geralmente é utilizada quando a área de custos da empresa deseja saber o custo da mão-de-obra direta e indireta de um determinado departamento.

A Natureza de despesa possibilita à empresa, fazer uma separação dentro das contas contábeis, por CLC, respeitando a natureza indicada no histórico de natureza de despesa dos colaboradores.

Nota
Se a empresa utilizar Natureza de Despesa, no cadastro do Rateio Gerencial (Caso ele use também) será possível lançar vários rateios gerenciais na grid, um para cada natureza de despesa.

Usa Rateio Gerencial
Informar se é utilizado em algumas contas, o rateio gerencial, isto é, separar determinadas despesas em contas gerenciais, ao nível de setor ou departamento, para obter os valores abertos por área.

O rateio gerencial é utilizado quando a empresa não utiliza rateio no cálculo da folha, mas deseja saber, contabilmente, os valores rateados por área.

Assim, haverá um lançamento na conta contábil normal e um outro na conta gerencial, pelo percentual indicado.

N - Não Usa Rateio

 

S - Usa Rateio Gerencial

  • Isto é, pode-se ter, por exemplo, 3 grandes centros de custos contábeis e os valores serem rateados por percentuais nas contas gerenciais;
  • O arquivo de exportação lista uma linha com a conta contábil e, em seguida, uma linha para cada conta gerencial cadastrada.
  • Caso seja utilizada a opção "S", na tela Assinalar Contas CLC (FRLOCCLO), acessada pelo botão Assinalar da tela Manutenção do Organograma (FRLOCORN), será habilitado o botão Gerenciar, onde são informadas as contas do CLC selecionado na grade.

C - O Rateio é o Próprio Centro de Custo

 

  • O rateio equivale a um lançamento para cada centro de custo existente (e não através de percentuais) e cada centro de custo corresponde ao número da conta contábil.
  • O arquivo de exportação lista uma linha com a conta contábil e, em seguida, uma linha com o centro de custo como sendo a conta gerencial, desde que o Layout Gerencial esteja cadastrado.
  • Caso seja utilizada a opção "C", o sistema reconhece automaticamente que a conta gerencial será o código do próprio centro de custo/local. Na grade da tela Assinalar Contas CLC (FRLOCCLO), acessada pelo botão Assinalar da tela Manutenção do Organograma (FRLOCORN), será criada a coluna Gerar, com as opções "S" e "N", para indicar se o sistema deve ou não gerar a conta gerencial para o CLC em questão.

 

Incluir Férias
Determinar se os valores de férias serão contabilizados pelos Recibos de Férias ou na contabilização mensal.

S

Incluir os valores de férias da folha na contabilização;

N

Não incluir os valores de férias na contabilização. Nesse caso, a contabilização dos recibos poderá ser feita através da opção Colaboradores > Férias > Listar > Contabilizar.

Incluir Rescisões
Determinar se os valores dos recibos de rescisões serão contabilizados à parte, e não junto com a folha.

S

Incluir valores dos recibos de rescisões junto com a folha;

N

Não incluir valores do recibo de rescisão na contabilização. Os valores referentes a rescisões serão contabilizados através do caminho Cálculos > Contabilização > Rescisão.

I

Não incluir valores do recibo de rescisão na contabilização e também os valores de impostos aplicados sobre a base de cálculo da rescisão. Somente os CLCs de provisão continuarão aparecendo na folha mensal. Os valores referentes às rescisões e os impostos aplicados sobre a base da rescisão serão contabilizados através do caminho Cálculos > Contabilização > Rescisão.

Nota
Os CLCs de provisão continuam sendo contabilizados junto a folha mensal.

Incluir Pagto P.Jurídica
Determinar se os pagamentos de outras empresas serão contabilizados em separado ou na contabilização mensal

S

Incluir os valores de outras empresas na contabilização mensal;

N

Não incluir os valores de outras empresas na contabilização. Nesse caso, a contabilização dos pagamentos de pessoa jurídica serão feitos através da opção Cálculos > Contabilização > Outras Empresas.

Incluir Pagto. P. Física
Determinar se os pagamentos de terceiros serão contabilizados em separado ou na contabilização mensal.

S

Incluir os valores pagos a terceiros na contabilização mensal;

N

Não incluir os valores pagos a terceiros na contabilização. Nesse caso, a contabilização dos pagamentos de pessoa física serão feitos através da opção Cálculos > Contabilização > Pagto Terceiros.

Nota
Quando a empresa utiliza cálculos semanais ou quinzenais, deverá utilizar a contabilização separada dos pagamento de pessoa física (opção 'N'), pois levamos em consideração a competência, e não a data de pagamento. Desta forma, se optasse por incluir na contabilização mensal (opção 'S'), em todas as semanas/quinzenas seriam gerados os valores totais dos pagamentos.

% Guia INSS Separados
Este dado vai determinar se os acumuladores contábeis devem ser abertos para cada tipo de lançamento da Guia INSS, isto quando a empresa deseja lançar em contas separadas os terceiros e convênios da Gps.

S

Lança valores guia em contas separadas;

N

Lança convênios da Guia em conta única.

Nota

Quando indicado S, serão criados a mais os seguintes CLCs:

Parte Empresa Terceiros
Indicar ao sistema se os valores referente a Parte Empresa sobre os rendimentos dos Terceiros - Pagtos P. Física devem ser contabilizados em separado da Parte Empresa sobre os rendimentos dos colaboradores.

Listar Contas Zeradas
Indicar se os CLCs que estão com as contas contábeis zeradas deverão ser listados ou não no relatório de contabilização.

Nota
Na Contabilização Antiga, quando há integração com a Gestão Empresarial | ERP o assinalamento não é respeitado, pois a Gestão Empresarial | ERP exige que todos os CLCs possuam contas assinaladas. Assim, quando há integração com a Gestão Empresarial | ERP, o sistema não irá demonstrar no relatório contábil os CLCs sem contas, independente da opção escolhida no assinalamento.

Layout Header de Arquivo
Neste campo, pode ser indicado um registro header para o arquivo texto que será gerado. A informação será gerada conforme informada neste campo.

Layout Header C.Custo
Neste campo, pode ser indicado um registro header para cada mudança de centro de custo que será gerado. A informação será gerada conforme for informada neste campo.

Layout Lançamentos
Determinar a partir de um conjunto de letras, o formato do texto a ser gerado, de acordo com o layout do sistema que irá importá-lo.

Pode-se informar itens fixos no layout identificando-os entre apóstrofos.

Também é possível obter um contador a cada linha, utilizando a letra M. Este contador é único, ou seja, não será iniciada uma nova sequência de números para cada item do layout.

Layout Lançamentos Totais
Determinar a partir de um conjunto de letras, o formato do texto a ser gerado, de acordo com o layout do sistema que irá importá-lo.

Pode-se informar itens fixos no layout identificando-os entre apóstrofos.

Também é possível obter um contador a cada linha, utilizando a letra M. Este contador é único, ou seja, não será iniciada uma nova sequência de números para cada item do layout.

Layout Lanctos Gerenciais
Determinar a partir de um conjunto de letras, o formato do texto a ser gerado, de acordo com o layout do sistema que irá importá-lo.

Pode-se informar itens fixos no layout identificando-os entre apóstrofos.

Também é possível obter um contador a cada linha, utilizando a letra M. Este contador é único, ou seja, não será iniciada uma nova sequência de números para cada item do layout.

LayOut Trailler Arquivo
Determinar o formato do arquivo texto que servirá como registro trailer do arquivo.

LayOut Trailler Centro de Custo
Determinar o formato do arquivo texto que servirá como registro trailer dos centros de custos.

Ponto Decimal
Informar se no arquivo texto as separações de dados devem ocorrer por:

Truncar Zeros a Esquerda
Informar conforme abaixo:

Nota
O Centro de custo, por se tratar de um campo alfanumérico, não será influenciado por este assinalamento.

Brancos Direita
Indicar como será o tratamento dos brancos a direita na geração do arquivo texto:

Somar Lanctos. Contas
Indicar se no arquivo texto, os lançamentos com as mesmas contas contábeis devem ser somados e gerar menos linhas. Isto facilita quando vários centros de custos utilizam as mesmas contas contábeis.

Nota

Se todos os campos acima forem iguais, soma o valor dos Lançamentos.

Partidas Dobradas
Indicar se será utilizado partidas dobradas na contabilização.

Nota
Para isso, deverá ser criado uma contra-partida para cada CLC.

C.Custo na Conta Contábil
Permite ao usuário optar por utilizar o código do c.custo ou o texto do local na formação da conta contábil.

Para este assinalamento ter reflexo na conta contábil a empresa deve usar "Rateio MO Cálculo" por C.Custo ou Local e nos assinalamentos das contas por C.Custo ou por Organograma deve indicar no campo "Conta Contábil" as letras 'C' ou 'L'. Assim, estas letras serão substituídas pelo código do centro de custo ou pelo texto indicado na manutenção de contas por organograma.

Na geração da contabilização, se este campo for igual a 'S' o sistema chamará a função MonConCcu para formar a conta contábil.

Gerar Tabela Auxiliar
Indicar se durante a geração da contabilização deverão ser gerados lançamentos na tabela R048CON ou R048DCC:

Nota
Essa tabela é utilizada pelo Administração de Pessoal somente quando estiver integrado com a Gestão Empresarial | ERP. Não sendo integrado, o Administração de Pessoal somente gera as informações na tabela mas não a utiliza para nenhum processo.

Importante
Essa opção geralmente é utilizada quando o usuário possui integração contábil com outro sistema que não seja a Gestão Empresarial | ERP e não deseja gerar arquivo texto dos valores contábeis.

Quando utilizada essa opção, o menu 'Contabilizar' é aberto em três opções:

Comando Descrição

Gerar

  Gera e grava a contabilização na tabela R048DCC, sem gerar o relatório em tela;

Excluir

  Permite a exclusão de informações da tabela R048DCC em um determinado período;

Listar

  Através dessa opção, é possível listar as informações da tabela R048DCC utilizando o relatório padrão da cópia ou um modelo qualquer criado pelo usuário.

Nota
A rotina irá gravar, para cada colaborador, todos os CLCs utilizados na contabilização, independente de serem por centro de custo ou total.

Regra Alteração
Através desse campo é possível alterar dados das tabelas R048CON e R048DCC, mesmo não utilizando a Integração Contábil com a Gestão Empresarial | ERP.

Nota
Essa tabela é gerada quando o campo anterior, 'Gerar Tabela Auxiliar' estiver assinalado com 'A' ou  'C'.

Regra Alteração R048CTB

Esta tabela é gerada sempre quando se utiliza as novas rotinas, ou seja, não depende da geração da tabela auxiliar e também não depende de integração com a Gestão Empresarial | ERP.

Linhas Lote SAP
A contabilização nova irá tratar este parâmetro para gerar um código de lote sequencial durante a gravação dos registros da contabilização. Este código poderá ser utilizado pelos clientes em modelos personalizados para a quebra de registros, e representa o número máximo de registros que podem possuir o mesmo código de lote.

Qtd Gravação Lote
Neste campo é possível definir a quantidade de registros utilizada na gravação por lote da nova rotina de contabilização, permitindo que o processamento seja de acordo com a memória da estação.

Gerar Clc's

Ao clicar neste botão, a seguinte mensagem é apresentada:

Selecionando "Sim" na mensagem, serão criados apenas os Clc's padrão, que não existem na base. Selecionando "Não", serão substituídos todos os Clc's padrão e, caso haja Clc's alterados, estes serão substituídos pelo padrão.

Empresa

Empresa
Indicar o número da empresa que terá tratamento diferenciado das demais na contabilização.

Usa Natureza de Despesa
Indicar se a empresa usa natureza contábil para separar os diferentes tipos de despesa nos lançamentos.

A Natureza Contábil possibilita à empresa, fazer uma separação dentro das contas contábeis, por CLC, respeitando a natureza indicada no histórico de centro de custo dos colaboradores.

 Empresa utilizará natureza contábil. No menu Empresas>Contábil>Contas Contábeis>Organograma ou C.Custo, acessando o botão 'Assinalar', será habilitado o botão 'Despesa';

Empresa não utilizará natureza contábil.

Nota
Se a empresa utilizar Natureza de Despesa, no cadastro do Rateio Gerencial (Caso ele use também) será possível lançar vários rateios gerenciais na grid, um para cada natureza de despesa.

Ao contabilizar, será buscado o rateio gerencial conforme a natureza de despesa do lançamento.Caso a empresa não utiliza natureza de despesa a coluna ficará escondida e a rotina permanecerá inalterada.

Usa Rateio Gerencial
Informar se é utilizado em algumas contas, o rateio gerencial, isto é, separar determinadas despesas em contas gerenciais, ao nível de setor ou departamento, para obter os valores abertos por área.

O rateio gerencial é utilizado quando a empresa não utiliza rateio no cálculo da folha, mas deseja saber, contabilmente, os valores rateados por área.

Assim, haverá um lançamento na conta contábil normal e um outro na conta gerencial, pelo percentual indicado.

Nota
Se informar S ou C haverá um lançamento na conta contábil e outro na conta gerencial.

Incluir Férias
Determinar se os valores de férias serão contabilizados pelos Recibos de Férias ou na contabilização mensal.

Incluir Rescisões
Determinar se os valores dos recibos de rescisões serão contabilizados à parte ou na contabilização mensal.

Nota
Os CLCs de provisão continuam sendo contabilizados junto a folha mensal.

Incluir Pagto P.Jurídica
Determinar se os pagamentos de outras empresas serão contabilizados em separado ou na contabilização mensal.

Incluir Pagto P.Física
Determinar se os pagamentos de terceiros serão contabilizados em separado ou na contabilização mensal.

Nota

Quando a empresa utiliza cálculos semanais ou quinzenais, deverá utilizar a contabilização separada dos pagamento de pessoa física (opção 'N'), pois levamos em consideração a competência, e não a data de pagamento. Desta forma, se optasse por incluir na contabilização mensal (opção 'S'), em todas as semanas/quinzenas seriam gerados os valores totais dos pagamentos.

% Guia INSS Separados
Este dado vai determinar se os acumuladores contábeis devem ser abertos para cada tipo de lançamento da Guia INSS, isto quando a empresa deseja lançar em contas separadas os terceiros e convênios da Gps.

Nota

Quando indicado S, serão criados a mais os seguintes CLCs:

Parte Empresa Terceiros
Indicar ao sistema se os valores referente a Parte Empresa sobre os rendimentos dos Terceiros - Pagtos P. Física devem ser contabilizados em separado da Parte Empresa sobre os rendimentos dos colaboradores.

Listar Contas Zeradas
Indicar se os CLCs que estão com as contas contábeis zeradas deverão ser listados ou não no relatório de contabilização.

Nota
Na Contabilização Antiga, quando há integração com a Gestão Empresarial | ERP o assinalamento não funciona, pois a Gestão Empresarial | ERP exige que todos os CLCs possuam contas assinaladas. Ao listar o relatório contábil o sistema não demonstra os CLCs sem contas.

Layout Header de Arquivo
Neste campo, pode ser indicado um registro header para o arquivo texto que será gerado. A informação será gerada conforme informada neste campo.

Nota
Na Contabilização Antiga, quando há integração com a Gestão Empresarial | ERP, o assinalamento não funciona, pois a Gestão Empresarial | ERP exige que todos os CLCs possuam contas assinaladas e ao listar este Relatório o sistema não irá demonstra os CLCs sem contas.

Layout Header C.Custo
Neste campo, pode ser indicado um registro header para cada mudança de centro de custo que será gerado. A informação será gerada conforme for informada neste campo.

Layout Lançamentos
Determinar a partir de um conjunto de letras, o formato do texto a ser gerado, de acordo com o layout do sistema que irá importá-lo.

Pode-se informar itens fixos no layout identificando-os entre apóstrofos.

Também é possível obter um contador a cada linha, utilizando a letra M. Este contador é único, ou seja, não será iniciada uma nova sequência de números para cada item do layout.

Layout Lançamentos Totais
Determinar a partir de um conjunto de letras, o formato do texto a ser gerado, de acordo com o layout do sistema que irá importá-lo.

Pode-se informar itens fixos no layout identificando-os entre apóstrofos.

Também é possível obter um contador a cada linha, utilizando a letra M. Este contador é único, ou seja, não será iniciada uma nova sequência de números para cada item do layout.

LayOut Lanctos Gerenciais
Determinar a partir de um conjunto de letras, o formato do texto a ser gerado, de acordo com o layout do sistema que irá importá-lo.

Pode-se informar itens fixos no layout identificando-os entre apóstrofos.

Também é possível obter um contador a cada linha, utilizando a letra M. Este contador é único, ou seja, não será iniciada uma nova sequência de números para cada item do layout.

LayOut Trailler Arquivo
Determinar o formato do arquivo texto que servirá como registro trailer do arquivo.

LayOut Trailler Centro de Custo
Determinar o formato do arquivo texto que servirá como registro trailer dos centros de custos.

Ponto Decimal
Informar se no arquivo texto as separações de dados devem ocorrer por:

Truncar Zeros a Esquerda
Informar conforme abaixo:

Nota
Previsto 6 campos para o centro de custo, e encontrar um centro de custo com menos de 6 posições, o zero da esquerda para completar o sexto campo, não será gerado.

Nota
O Centro de custo, por se tratar de um campo alfanumérico, não será influenciado por este assinalamento.

Brancos Direita
Indicar como será o tratamento dos brancos a direita na geração do arquivo texto:

Somar Lanctos Contas
Indicar se no arquivo texto ou integração com o ERP/Tasy - no caso da nova rotina, os lançamentos com as mesmas contas contábeis devem ser somados e gerar menos linhas. Isto facilita quando vários centros de custos utilizam as mesmas contas contábeis.

N Não somar;
C

Somar respeitando centro de custo;

S Somar independente do centro de custo.

Notas

Partidas Dobradas
Indicar se será utilizado partidas dobradas na contabilização.

S

Lançará na mesma linha contábil a conta a débito e a conta a crédito.

N

Não será utilizado partidas dobradas.

Nota
Para isso, deverá ser criado uma contra-partida para cada CLC.

Nota
Para todos os CLCs, deverá ser criado no mesmo nível, outro CLC com tipo de lançamento diferente. Sendo que, o CLC normal deverá constar na base do CLC criado.

C.Custo na Conta Contábil
Permite ao usuário optar por utilizar o código do c.custo ou o texto do local na formação da conta contábil.

Para este assinalamento ter reflexo na conta contábil e nos assinalamentos das contas por C.Custo ou por Organograma deve indicar no campo "Conta Contábil" as letras 'C' ou 'L'. Assim, estas letras serão substituídas pelo código do centro de custo ou pelo texto indicado na manutenção de contas por organograma.

Agrupar Cpl. Histórico
Na integração contábil (ERP ou Tasy), indica se o complemento de histórico deve ser considerado ou não na preparação dos lançamentos.

Opções de preenchimento desse campo:

Caso tenha criado alguma regra especial para fazer a separação dos complementos, esse campo deve estar preenchido com a opção "S - Sim".

Nota

Esse campo é exibido apenas se utiliza a nova rotina ou ambas.

Gerar Tabela Auxiliar (somente rotina antiga)
Indicar se durante a geração da contabilização deverão ser gerados lançamentos na tabela R048CON ou R048DCC:

Nota

Essa tabela é utilizada pelo Administração de Pessoal somente quando estiver integrado com a Gestão Empresarial | ERP. Não sendo integrado, o Administração de Pessoal somente gera as informações na tabela mas não a utiliza para nenhum processo.

Importante

Essa opção geralmente é utilizada quando o usuário possui integração contábil com outro sistema que não seja a Gestão Empresarial | ERP e não deseja gerar arquivo texto dos valores contábeis.

Quando utilizada essa opção, o menu 'Contabilizar' é aberto em três opções:

Opção Descrição
Gerar   Gera e grava a contabilização na tabela R048DCC, sem gerar o relatório em tela;
Excluir   Permite a exclusão de informações da tabela R048DCC em um determinado período;
Listar   Através dessa opção, é possível listar as informações da tabela R048DCC utilizando o relatório padrão da cópia ou um modelo qualquer criado pelo usuário.

Nota
A rotina irá gravar, para cada colaborador, todos os CLCs utilizados na contabilização, independente de serem por centro de custo ou total.

Regra Alteração
Através desse campo é possível alterar dados das tabelas R048CON e R048DCC, mesmo não utilizando a Integração Contábil com a Gestão Empresarial | ERP.

Nota
Essa tabela é gerada quando o campo anterior, 'Gerar Tabela Auxiliar' estiver assinalado com 'A' ou  'C'.

Regra Alteração R048CTB
Esta tabela é gerada sempre quando se utiliza as novas rotinas, ou seja, não depende da geração da tabela auxiliar e também não depende de integração com a Gestão Empresarial | ERP.

Linhas Lote SAP
A contabilização nova irá tratar este parâmetro para gerar um código de lote sequencial durante a gravação dos registros da contabilização. Este código poderá ser utilizado pelos clientes em modelos personalizados para a quebra de registros, e representa o número máximo de registros que podem possuir o mesmo código de lote.

Qtd. Lote Paginação

Defina um limite de registros que serão contidos em um lote de integração. Este limite é usado para determinar o tamanho (número de registros) das pendências de integração (quando esta rotina é usada).

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