Agenda Médica

Compreende no agendamento dos horários para as consultas médicas dos pacientes. Tem como objetivo organizar o atendimento por área, atendente, período(data) e horários.

Inicialmente todo usuário de sistema deverá possuir um Cadastro de Atendente em Tabelas > Medicina > Atendentes, que por sua vez, deverá ser cadastrado como um atendente interno. No cadastro do atendente são definidas as áreas de atuação e também os períodos e horários em que os médicos ou enfermeiros encontram-se disponíveis.

O agendamento ocorre de duas formas, a primeira diretamente na agenda de forma manual e a segunda pela geração de solicitação de exames onde, além de gerar os exames médicos periódicos, permite também gerar os agendamentos médicos.

Para visualizar na grade os  horários disponíveis dos atendentes é necessário indicar a sua área, seu código de atendente, o período e horário dos agendamentos que deseja trabalhar. As informações destes campos poderão ser salvas pelo botão Salvar. No próximo acesso a tela, os dados serão preenchidos automaticamente.

A agenda conta com o componente "treeview", que permite visualizar de forma hierárquica as seguintes informações:

+ Identificação das Áreas
   + Nome dos Atendentes
         Datas

Ao pressionar o botão Mostrar, os horários serão apresentados na grade de acordo com a data do agendamento selecionada na treeview.

O atendente seleciona um horário na grade, pressiona o botão Marcar ou duplo clique com o mouse sobre a grade e então é disponibilizada uma tela para marcar o agendamento onde serão cadastrados a hora de término do atendimento, motivo do agendamento, ficha médica, área, ocorrência e observações. Na condição de apenas Agendado, o horário pode ser alterado para um horário de término diferente (botão Alterar), pode ser transferido para outro atendente, data ou outro horário(botão Horário), excluído (botão Excluir) ou duplicado para uma data ou horário posterior.

Pelo botão Chegada permite gravar a hora de chegada do paciente no ambulatório. A gravação irá ocorrer no campo Hora Chegada do agendamento. Os comandos de transferir horário poderão ser executados também pelo mouse, arrastando o agendamento para a área, atendente e data desejados. Na situação Agendado, permite que seja cadastrado um ASO(botão) para o atendido para posterior emissão.

Para fazer uma consulta dos agendamentos em determinado período, pode-se pressionar o botão Consultar, que  disponibiliza a tela de consulta dos agendamentos registrados.

A partir de um horário marcado, permite cadastrar pelos botões Pré-Atendimento e Atendimento os atendimentos aos pacientes. Geralmente o pré-atendimento ocorre no balcão do ambulatório, pelo enfermeiro e o atendimento pelo médico. A identificação dos agendamentos é facilitada pelo recurso de cores onde aqueles que estiverem com a situação de Cancelado a linha da grade será apresentada  na cor vermelha, azul para aqueles que estiverem apenas com a situação de agendados, azul em destaque para aqueles que já encontram-se aguardando a consulta, bordô normal para Pré-atendimento em aberto, bordô negrito para Pré-atendimento concluído, verde normal para Atendimento Realizado em Aberto, verde negrito para Atendimento Realizado Concluído ou Agendamento Realizado e cinza para  atendimentos em andamento(médico atendendo o paciente).

Os agendamentos com a situação Realizado poderão ser alterados para a condição Em Complementação pelo botão Complementação. Na coluna Tem Atendimento será apresentada a condição Sim/Em complementação, o que permitirá que outro médico dê continuidade ao atendimento.

Os agendamentos que serão cadastrados com um Motivo Agendamento do tipo "N - Outros" poderão ter seu status alterado para Agendamento Realizado através da opção Realizar, que é apresentada ao clicar com o botão direito sobre o agendamento. Para esses agendamentos, com o motivo Agendamento do tipo "N - Outros", ao clicar no botão Marcar não será permitido informar e pesquisar a ficha médica, código de ocorrência, atendimento assistencial/ocupacional e o código do posto de atendimento.

Nos casos em que o atendente ou o médico estiver cadastrando um pré-atendimento ou atendimento médico pela agenda médica e ocorrer uma queda de energia elétrica ou similar, na agenda médica o respectivo agendamento ficará identificado na cor cinza ou seja, na situação em "Andamento". Para alterar este tipo de situação, será necessário acessar o cadastro de Marcar Hora em Medicina > Atendimentos > Marcar Hora e utilizar-se do botão Restaurar.

A agenda médica permite reaproveitar agendamentos que contenham pré-atendimentos. Ex. Ao agendar um atendimento do tipo consulta médica, será verificado se no mesmo dia não há algum atendimento que teve só o pré-atendimento. Se houver, será apresentado a seguinte mensagem: "Hoje já foi realizado um Pré-Atendimento para este paciente, deseja reaproveitá-lo?" ao aceitar, todos os dados serão automaticamente reaproveitados no novo pré-atendimento. Após confirmar o reaproveitamento dos dados o agendamento anterior, no campo Tem Atendimento, ficará com o "status" Transferido na cor laranja.

Na agenda médica, alguns procedimentos poderão ser atendidos através de regras definidas pelo usuário. A  regra por processo 292-Incluir Agendamento Médico, tem o objetivo de controlar ou complementar em campos de usuário o próprio registro que está sendo incluído e também alterar a data de agendamento para a mesma data que foi projetada a solicitação de exame. Foi disponibilizado o campo R108RES.DatSol(Resultado Exames) para o campo R110AGD.DatMar (Agendamento - Marcações Horas). Também encontra-se disponível as regras por processo 293-Alterar Agendamento Médico, 294-Excluir Agendamento Médico. Para identificar se a regra está sendo executada através da tela de Agendamento médico ou por outra tela do Medicina, pode-se utilizar a variável TipoAgendamento. A regra por processo 467-Transferência de Agendamento, que será utilizada na transferência dos agendamentos para outra data/hora através do recurso arrastar e colar e o botão horário, tem o objetivo de alterar a data de resultado dos exames médicos relacionados com o agendamento de acordo com a nova data do agendamento. Para verificar a chave do registro antes da transferência, deve-se utilizar as variáveis de sistema AGDCodAte, AGDDatMar, AGDHorMar e AGDSeqAgd. As duas situações estão previstas quando utilizada a geração de exames em Medicina > PCMSO > Gerar Solicitação.

O botão Localizador facilita a localização dos agendamentos num determinado período para um determinado atendido. Este botão só fica disponível para os usuários com permissão de acesso à tela de Agendamentos, em Medicina > Atendimentos > Marcar Hora ou na tela de consulta de hora marcada disponível no menu Medicina > Consultas > Hora Marcada.

Nesta tela também poderão ser chamados relatórios da cópia/específicos ou regras através de 2 botões previamente configurados em Tabelas\Medicina\Atendentes, pasta Agendamento. Foram disponibilizados todos os campos pertencentes a chave da tabela R110AGD para uso na tela de entrada de relatórios chamados através dos botões de modelos na tela da Agenda. Para utilizar essas informações, os nomes das variáveis na tela de entrada do relatório devem ter o seguinte nome:

A agenda médica é atualizada conforme o campo Atualização Automática localizado em Medicina\Definições - pasta Agenda.

Se a empresa utiliza a rotina de pós-atendimento, os atendimentos gerados para os atendentes genéricos, serão disponibilizados na agenda na situação 'Agendado' (azul) e na coluna "Tem Atend." será apresentado 'Não'. Quando este horário for assumido por um atendente normal, pelo botão Pós-Atend.,será transferido para a agenda deste atendente ficando 'Em Andamento' (preto) e 'Pós-Atendimento' respectivamente. Quando o atendente concluir o pós-atendimento, será alterada para 'Realizado' (preto destacado) e 'Transferido'. Para reabrir um pós-atendimento, será necessário acessar o cadastro da marcação de hora em Medicina\Atendimentos\Marcar, selecionar o respectivo registro e pressionar o botão Reabrir do pós-atendimento.  Na agenda a situação voltará a ser 'Em Andamento' (preto) e 'Pós-Atendimento'. Se o atendente reabilitar o pós-atendimento, a agendamento permanecerá na agenda do atendente normal, com a situação Agendado e sem atendimento.

Filtrar Agendamentos da Área

Marque este campo para apresentar na grade somente os agendamentos da área médica selecionada na treeview, caso contrário, mostrará os agendamentos de outras áreas.

Atendente

Informe o código do atendente para o qual serão apresentados os horários conforme a disponibilidade que consta no cadastro do atendente. Em muitos casos, o código do atendente representa o código do médico. A restrição do atendente em relação a sua agenda e a dos demais é configurada nas definições do Medicina pasta Permissões ou no cadastro do atendente, guia Agendamento quando a nível de atendente.

Período
Informe o tipo de período a ser consultado:

Para todas as condições, os campos de datas ficarão disponíveis para alterações.

Ao consultar a agenda de um atendente demitido, o sistema exibirá as informações conforme o período inicial solicitado. Por exemplo, se um atendente foi demitido em 20/07/2024 e foi definido um intervalo de consulta de 01/07/2024 a 31/07/2024, o sistema mostrará a agenda completa dentro desse intervalo, incluindo os dias anteriores à demissão. O checkbox Considerar Demitidos deve ser marcado somente se a data inicial do período que você está consultando for posterior à data de demissão do atendente. Quando essa opção é ativada, a agenda será liberada para visualização mesmo que o atendente já não esteja mais ativo.

Agenda
Escolha uma das opções abaixo:

Situação

Índice(TreeView)

No primeiro nível constam as áreas de atendimento solicitadas na abrangência. O próximo nível corresponde aos atendentes e, por fim, as datas em que há disponibilidade do atendente.

Grade Agenda

Irá apresentar as informações da agenda de acordo com o atendente e data selecionada na treeview.

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