Integrações de consulta via pendência

Atenção

A regra LSP mencionada nesta documentação tem o intuito exclusivo de manipular os registros de pendências da tabela RTC_PENDENCIES antes de serem retornadas pelo web service; ou seja, diretamente no banco.

Nesta tela é feita a configuração de quais tabelas têm seus registros retornados pelas portas ConsultarPendencias e ConfirmarPendencias do web service de integrações.

Documentação do web service de integrações para cada módulo:

Este web service genérico permite consultar e confirmar todas as pendências de tabelas do sistema, possibilitando assim a integração de qualquer informação com outros sistemas que também utilizem web services.

Tabelas que não possuem campos-chave não podem ser utilizadas nesta rotina.

Importante
  • O Gestão de Pessoas | HCM não possui uma forma automática de realizar a carga inicial de dados para uma nova integração. Caso haja necessidade de realizar este procedimento sugerimos utilizar o webservice com.senior.g5.rh.xx.integracoes, porta ConsultarTabelas, através da tela de Integrações de consulta tabelas ou utilizar modelos de importação/exportação.
  • Ao usar a rotina de integração utilizando pendências, você não deve selecionar as tabelas de contabilização e financeira (R047PEN, R047PER e R048CTB) neste cadastro. Clique aqui para ver a documentação da rotina aplicada às integrações financeira e contábil.
  • Quando houver integração com o Senior X, a configuração de limpeza de pendências deverá ser realizada conforme descrito na documentação oficial. As instruções encontram-se no manual da Tecnologia | Senior X, em Tecnologia | Senior X - Manual do Usuário > Instalação > Integrador.

Como configurar a integração

  1. Informe o nome da integração no campo Identificador.
  2. Em Quantidade de registros de retorno, defina a quantidade máxima de registros que pode ser retornada por requisição. Note que se, por exemplo, o valor definido é 2 e há 3 tabelas sendo monitoradas e todas têm alteração, quando o web service é retornado exibe somente duas alterações e a terceira somente é retornada quando o web service é executado novamente.
  3. No campo Quantidade de dias para retorno, informe quantos dias antes da consulta devem retornar as pendências geradas.
  4. Para a opção Confirmar recebimento automaticamente, defina se sim ou se não:
  1. Utilize o campo Integração ativa para que a integração funcione (Sim) ou ainda desativá-la (opção “Não”) quando necessário, fazendo com que não sejam geradas novas pendências.
  2. No campo Regra integração, informe uma Regra LSP que será executada antes da execução do web service com.senior.g5.rh.fp.integracoes. Com esse recurso é possível manipular os registros de pendências da tabela RTC_PENDENCIES antes de serem retornadas pelo web service.
  3. Na grade Tabelas (tabelas e campos de usuário também podem ser selecionados):
  4. Informe a Tabela que deseja integrar.
  5. Em Campos exceção, informe aquele(s) que não deve(m) ser retornado(s) na integração. Para informar mais de um campo, separe por vírgula.
Atenção
  • Este campo permite resguardar informações sensíveis e que não devem ser compartilhadas na integração. Caso nenhum campo seja informado, serão integrados todos aqueles das tabelas definidas.
  • Apesar de o campo estar registrado como exceção, um registro será gerado na tabela RTC_Pendencies. No entanto, ele não será incluído na integração.
  • Configurar as tabelas HCM_PENDENCIES e HCM_REQUEST para gerar pendências pode impactar o processo, resultando em um loop de geração de pendências.
  1. Em Filtros, defina filtros para os registros que serão monitorados. Estes filtros permitem gerar pendências de replicação apenas para registros específicos, como por exemplo, apenas para determinadas empresas. Veja a documentação mais adiante para obter detalhes sobre este recurso.
  2. Clique em Alterar.
Importante
  • Para que as alterações sejam aplicadas, é necessário realizar consistência de base através do CBDS;
  • Caso sejam adicionados ou removidos campos da tabela com integração, será necessário realizar uma consistência de base para atualizar os triggers que geram as pendências.

Filtros

A coluna Filtros, da grade Tabelas, permite informar filtros para os registros que serão monitorados. Ou seja, com os filtros é possível gerar pendências de replicação apenas para registros específicos, como por exemplo, apenas para determinadas empresas.

Este filtro será aplicado sobre o campo RTC_PENDENCIES.RECORDKEY, portanto deve ser informado no formato CAMPO=VALOR.

Cada filtro deve ser escrito como uma cláusula where de um comando SQL. Assim, o sistema irá gerar a trigger considerando cada filtro como sendo uma condição.

Exemplo
  • Integração: A
    Tabela: R034FUN
    Filtro: (NUMEMP=1 AND CODCAR=”ABC”) OR (NUMEMP=3 AND VALSAL < 2050.60)
  • Integração: B
    Tabela: R034FUN
    Filtro: (NUMEMP=2 AND DATADM=”20/01/2018”) OR (NUMEMP=4 AND NUMLOC=1)
  • Integração: C
    Tabela: R034FUN
    Filtro: CODESC=30 AND NUMCAD=2

O sistema irá gerar a trigger considerando cada filtro como sendo uma condição, conforme exemplo abaixo:

<div class="area-codigo"><div class="code-tabela"><table><tbody><tr><td class="codigo"><div class="codigo code"><p>if ((@NEW_NUMEMP=1 AND @NEW_CODCAR='ABC') OR (@NEW_NUMEMP=3 AND @NEW_VALSAL&#x3C;2050.60)) or</p><p>((@NEW_NUMEMP=2 AND @NEW_DATADM='20/01/2018') OR (@NEW_NUMEMP=4 AND @NEW_NUMLOC=1)) or</p><p>((@NEW_CODESC=30 AND @NEW_NUMCAD=2))</p><p>BEGIN</p></div></td></tr></tbody></table></div></div>

Exemplo de aplicação do filtro de inserção de registro na tabela:

Imagem

Regras de preenchimento dos campos

Tipo do campo

Regras

Exemplo

Alfanumérico

Os valores comparados devem estar entre duas aspas simples

CODCCU = ”A1234”

Data

Os valores comparados devem estar entre duas aspas simples e estar no formato DD/MM/YYYY

DATAFA > ”30/12/2018”

Numérico

Os valores comparados devem utilizar apenas números

NUMEMP = 1

Numérico contendo casas decimais

Os valores comparados devem utilizar o ponto como separador decimal

VALLIQ > 1400.50

Na coluna Filtro só é permitido informar campos que pertencem às chaves primárias das respectivas tabelas.

Exemplo de filtro possível nas chamadas

Imagem

Importante

Não é possível filtrar por mais de um valor no mesmo campo na mesma chamada.

Observações

  • Não é realizada nenhuma consistência neste campo, portanto ele deve ser preenchido corretamente, caso contrário irá gerar erro na execução do web service de integrações (com.senior.g5.rh.xx.integracoes).
  • É responsabilidade do usuário fazer o preenchimento de forma correta do campo Filtro.
  • O uso dos operadores “in” ou “or” não é permitido na coluna Filtro.
  • Para utilizar mais de um filtro na execução, o usuário deve utilizar o separador ”;” (ponto e vírgula).

Este artigo ajudou você?