Manual do eSocial para clientes Senior > Leiautes do eSocial > Eventos Não Periódicos > Eventos de Folha > S-2306 - Trabalhador Sem Vínculo de Emprego/Estatutário - Alteração Contratual

S-2306 - Trabalhador Sem Vínculo de Emprego/Estatutário - Alteração Contratual

Conceitos

De acordo com o Manual de Orientações do eSocial:

"são as informações utilizadas para a atualização dos dados contratuais relativos aos trabalhadores que não possuem vínculo emprego/estatutário com o declarante."

Pré-requisitos

Envio do evento S-2300.

Quem está obrigado

O declarante que utiliza mão de obra de trabalhador sem vínculo de emprego/estatutário informando no evento S-2300.

Prazo de envio

Este evento deve ser enviado até o dia 15 (quinze) do mês seguinte à ocorrência da alteração.

Informações adicionais do leiaute

O Manual de Orientação do eSocial (MoS) apresenta informações adicionais sobre este leiaute, com regras, orientações e definições que precisam ser considerados nos processos das empresas.

Estas informações adicionais estão disponíveis no portal oficial do eSocial. Recomendamos acessar a página de documentação técnica no site do eSocial e fazer o download da versão mais atual do MoS e buscar pelas informações adicionais deste leiaute.

Administração de Pessoal da Senior

Geração das informações do trabalhador sem vínculo - alteração contratual

A geração deste leiaute ocorre através do monitoramento das tabelas que possuem informações referente aos dados contratuais do trabalhador, onde cada alteração detectada poderá gerar um envio. Alterações realizadas em históricos retroativos poderão provocar a geração de mais envios. Os dados originais do trabalhador já devem ter sido enviados através do evento S-2300 - Trabalhador Sem Vínculo de Emprego/Estatutário - Início.

Os colaboradores e terceiros identificados com os seguintes códigos no campo Categoria eSocial em Colaboradores > Ficha Cadastral > Empregados > Guia Básica são enviados através deste leiaute:

A geração deste leiaute ocorrerá quando for alterada alguma informação referente aos dados contratuais dos trabalhadores que não possuem vínculo empregatício com a empresa. Alterações nos dados pessoais do trabalhador devem ser feitas através do evento S-2205.

Datas de histórico

Quando a alteração acontecer em alguma tabela histórica, a data de alteração será a data do histórico criado. Neste caso, deve ser verificado se já foi enviado um S-2306 entre a data do histórico criado e o término do mesmo (representado pelo dia anterior ao início do próximo histórico) e para cada envio encontrado deverá ser enviado uma retificação.

Quando a alteração acontecer em uma tabela não histórica, a data de alteração será a própria data em que a pendência foi gerada.

Origem das informações no sistema (de/para)

A documentação abaixo lista as informações exigidas pelo leiaute do eSocial e o local (menus e campos) correspondentes em nossa solução (de/para).

Os leiautes do eSocial estão em constante evolução, portanto as informações estão divididas por versão e pela sua fase atual, identificando se a versão é recepcionada pelo ambiente de produção restrita (homologação/testes) ou produção real.

Atualmente, o governo aceita apenas a versão S-1.2 dos leiautes do eSocial.

Este artigo ajudou você?

Ainda com dúvidas?

Fale com a SARA sobre o eSocial