Leiautes do eSocial
Existem diversos arquivos de envio ou recebimento de informações ao eSocial, os quais são definidos por leiautes disponibilizados e descritos no Manual de Orientação do eSocial (MoS) do Governo.
Cada leiaute atende a um propósito específico, enquadrando-se em uma das categorias abaixo.
Tabelas/Eventos Iniciais
Estes são os leiautes que identificam o empregador e os trabalhadores, com os dados da sua classificação fiscal e estrutura administrativa, assim como as informações que podem ser utilizadas em mais de um arquivo enviado ao eSocial e/ou que se repetem em diferentes partes do leiaute.
Exemplos de algumas das informações enviadas por estes leiautes:
- Informações do Empregador
- Informações de Estabelecimentos e Obras Próprias
- Tabelas de Rubricas, Lotações Tributárias, Cargos, Funções e Horários
- Processos administrativos e judiciais
- Operadores portuários
Todos os arquivos enviados ao eSocial contém uma data de início de validade e, em alguns casos, uma data final. Para o arquivo do Empregador (S-1000), assim como os arquivos das demais tabelas, o primeiro envio irá indicar o início da validade com a data de entrada da empresa no eSocial. Para as empresas que se constituírem após a entrada do eSocial, esta data será igual a de abertura da empresa.
Se posteriormente algum destes dados for alterado pela empresa, o envio da alteração será efetuado através do mesmo leiaute S-1000, que finalizará a validade anterior, e indicará novo início de validade com os dados alterados. Da mesma forma, será efetuada a exclusão de um envio de S-1000 enviado indevidamente.
Eventos Não Periódicos
Os leiautes não periódicos dependem de acontecimentos no relacionamento da empresa com o trabalhador e não têm data fixa para ocorrer. É importante lembrar que, após confirmada a sua ocorrência, deverão ser enviados ao eSocial respeitando seus prazos.
Inclui-se neste grupo o cadastramento inicial dos vínculos dos empregados ativos, mesmo que afastados, que deverão ser transmitidos antes da data de início da obrigatoriedade do eSocial para o empregador.
Exemplos de algumas das informações enviadas por estes leiautes:
- Pré e admissão
- Alterações Pessoais e Contratuais
- Afastamentos, CAT e ASO
- Condições Ambientais
- Adicionais
- Reintegração
- Aviso Prévio e Desligamento
- Dados de Trabalhadores com e sem Vínculo
- Reclamatória trabalhista
Os prazos de envio podem ser consultados na documentação do leiaute correspondente a cada evento não periódico.
Importante
O S-2250 - Aviso Prévio foi excluído na versão S-1.0 (eSocial Simplificado), por isso não será mais processado. Portanto, nessa versão, não serão geradas pendências ou realizadas consistências para esse leiaute.
Eventos Periódicos
Estes leiautes são aqueles que têm periodicidade mensal de envio e representam os valores pagos aos trabalhadores.
Alguns exemplos de informações da folha mensal enviadas por estes leiautes são:
- Remuneração/Folha;
- Pagamentos de Rendimentos do Trabalho;
- Adquirente Produto Rural;
- Comercialização Rural PF;
- Desoneração, Simples e atividade concomitante.
Entre os periódicos há também os leiautes de retornos. São aqueles que retornam arquivos do ambiente do Governo após o envio de alguns leiautes específicos.