Manual do eSocial para clientes Senior > Leiautes do eSocial > Eventos Não Periódicos > Eventos Proc. Trabalhista > S-2501 - Informações dos Tributos Decorrentes de Processo Trabalhista

S-2501 - Informações dos Tributos Decorrentes de Processo Trabalhista

Conceitos

De acordo com o Manual de Orientações do eSocial:

"este evento deve ser utilizado para informar os valores do imposto sobre a renda da pessoa física e das contribuições sociais previdenciárias, inclusive as destinadas a Terceiros, incidentes sobre os valores constantes das decisões condenatórias e homologatórias de acordo proferidas nos processos trabalhistas perante a Justiça do Trabalho e nos acordos celebrados no âmbito das Comissões de Conciliação Prévia - CCP e dos Núcleos Intersindicais – Ninter, que foram informados no evento S-2500."

Pré-requisitos

Envio do evento S-2500.

Quem está obrigado

Todo declarante que, em função do decidido nos processos trabalhistas ou nas demandas submetidas à CCP ou aos Ninter, for obrigado a recolher as contribuições sociais e/ou o imposto sobre a renda retido da pessoa física.

Prazo de envio

Até o dia 15 (quinze) do mês subsequente ao do pagamento referido na decisão/acordo proferida no processo trabalhista ou no acordo celebrado perante a CCP ou Ninter.

Jurídico da Senior

O Jurídico gera o evento S-2501 para ações trabalhistas de empresas cadastradas com geração de evento "4 - Eventos da folha, SST e Reclamatória" ou "5 - Eventos da folha e Reclamatória" nas definições do eSocial (FR030DES).

O leiaute busca os dados da tela Informações de Tributos - eSocial S-2501 (FR346TPT) e possui como pré-requisito o cadastro do colaborador (FR034FUN) e também do número do processo, com o tipo "5 - Reclamatória Trabalhista" na tela Processos Judiciais (FR030PRO).

Importante

Para geração desse leiaute, é necessário ter o módulo Jurídico (JR).

Origem das informações no sistema (de/para)

A documentação abaixo lista as informações exigidas pelo leiaute do eSocial e o local (menus e campos) correspondentes em nossa solução (de/para).

Os leiautes do eSocial estão em constante evolução, portanto as informações estão divididas por versão e pela sua fase atual, identificando se a versão é recepcionada pelo ambiente de produção restrita (homologação/testes) ou produção real.

Atualmente, o Governo aceita apenas a versão S-1.1 dos leiautes do eSocial.

Este artigo ajudou você?

Ainda com dúvidas?

Fale com a SARA sobre o eSocial