Manual do eSocial para clientes Senior > Leiautes do eSocial > Eventos Não Periódicos > Eventos de Folha > S-3000 - Exclusão de Eventos

S-3000 - Exclusão de Eventos

Conceitos no eSocial

De acordo com o Manual de Orientações do eSocial:

"Utilizado para tornar sem efeito um evento periódico ou não periódico enviado indevidamente, com exceção dos eventos S-1299 e S-1298."

Pré-requisitos

Envio anterior do evento a ser excluído.

Quem está obrigado

O declarante quando necessitar tornar sem efeito um determinado evento.

Prazo de envio

Sempre que necessária a exclusão de algum evento enviado indevidamente.

Informações adicionais do leiaute

O Manual de Orientação do eSocial (MoS) apresenta informações adicionais sobre este leiaute, com regras, orientações e definições que precisam ser considerados nos processos das empresas.

Estas informações adicionais estão disponíveis no portal oficial do eSocial. Recomendamos acessar a página de documentação técnica no site do eSocial e fazer o download da versão mais atual do MoS e buscar pelas informações adicionais deste leiaute.

Administração de Pessoal e Segurança e Medicina da Senior

Geração da exclusão de eventos

A geração deste leiaute ocorre através do monitoramento das tabelas que possuem informações referentes a todos os dados que já foram utilizados para envio ao eSocial, onde cada exclusão detectada poderá gerar um envio. Neste envio será informado o número do recibo de origem o qual deverá ser excluído.

Os leiautes não periódicos, incluindo este evento, devem ser enviados antes das informações mensais da folha de pagamento. Assim evitando inconsistências entre folhas, tabelas e leiautes não periódicos.

Outras situações

Ao alterar algumas das informações de colaboradores com vínculo eSocial, será gerado um leiaute S-3000 e todas as pendências anteriores do colaborador serão apagadas. Este colaborador poderá ter sua admissão fechada somente quando o envio do S-3000 estiver processado na tela de Gerar Não Periódicos (FRGERNPE). As situações que permitem ou não a troca das informações são:

Situação Permite a troca?
Sem admissão fechada Permite
Somente admissão fechada Permite
Somente vínculo eSocial Permite
Colaborador com vinculo aguardando recibo Não permite
Colaborador com vínculo e alteração contratual ou cadastral Não permite
Colaborador com vínculo mas com erro de geração (eDocs ou Governo) Permite

Ao alterar algumas dessas informações, será necessário fechar a admissão do colaborador novamente.

Tela de exclusão de colaboradores

O Administração de Pessoal disponibiliza uma tela de exclusão de colaboradores, em eSocial > Colaboradores > Exclusão de Colaborador (FREXCADM). Esta tela permite excluir os registros de funcionários que já foram enviados para o ambiente do eSocial e já possuem alguns eventos não periódicos enviados após a sua admissão.

No entanto, esta rotina possui algumas regras e condições para realizar a exclusão e, em alguns casos, a exclusão ainda precisará ser realizada pelo evento S-3000. Consulte a documentação completa da tela para saber em que situações ela pode ser usada e como operá-la.

Origem das informações no sistema (de/para)

A documentação abaixo lista as informações exigidas pelo leiaute do eSocial e o local (menus e campos) correspondentes em nossa solução (de/para).

Os leiautes do eSocial estão em constante evolução, portanto as informações estão divididas por versão e pela sua fase atual, identificando se a versão é recepcionada pelo ambiente de produção restrita (homologação/testes) ou produção real.

Atualmente, o Governo aceita apenas a versão S-1.1 dos leiautes do eSocial.

Este artigo ajudou você?

Ainda com dúvidas?

Fale com a SARA sobre o eSocial