Manual do eSocial para clientes Senior > Leiautes do eSocial > Eventos Não Periódicos > Processos > Transferência de filial ou empresa (S-2206, S-2200, S-2300, S-2299 e S-2399)

Transferência de filial ou empresa (S-2206, S-2299, S-2399, S-2200 e S-2300)

Os procedimentos para transferir um colaborador dependerão do tipo de transferência realizada:

Transferência de filial

A transferência de filial é efetuada a partir da alteração do histórico de filiais do colaborador transferido, portanto esta é uma alteração contratual do colaborador. As alterações contratuais são enviadas para o eSocial através do leiaute S-2206.

Observação

Quando a transferência de filial é com troca de cadastro o primeiro passo é fazer o fechamento de admissão do colaborador. Não será gerada nova matrícula eSocial e nem será gerado um novo leiaute S-2200, pois este procedimento apenas ajusta as informações do novo cadastro do colaborador.

Transferência de empresa

A transferência de empresa consiste em duas etapas:

  1. Na empresa de origem é preciso realizar o fechamento da demissão e enviar os leiautes de desligamento do colaborador.
  2. Em seguida, na empresa de destino, é preciso realizar o fechamento da admissão e enviar os leiautes de admissão do colaborador.

Os leiautes envolvidos com estes procedimentos são os mesmos de um processo de desligamento ou admissão. Isto é, dependendo da situação do vínculo do colaborador, a transferência será enviada pelos leiautes:

Observação

Para clientes que utilizam o recurso de bases descentralizadas:

Mesmo que a transferência do colaborador seja entre cadastros de empresas no sistema, se os CNPJs destas empresas possuem o mesmo número raiz, deve-se adotar o mesmo procedimento da transferência de filial.

A opção de bases descentralizadas visa atender os clientes que se encontram em uma destas situações:

  1. Possuem filiais cadastradas em base de dados separadas.
  2. Possuem filiais cadastradas através do cadastro de empresas (FR030EMP).

Este recurso é ativado quando o campo Base Descentralizada é diferente de "0 - Não se aplica" na tela de definições do eSocial (FR030DES).

Fluxo do processo

Procedimentos realizados quando o colaborador é transferido de filial:

Procedimentos realizados quando o colaborador é transferido de empresa:

Este artigo ajudou você?

Ainda com dúvidas?

Fale com a SARA sobre o eSocial