Qualificação Cadastral eSocial

A Qualificação Cadastral é uma das etapas do eSocial que tem o objetivo de comparar os dados do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e o número de Identificação Social – NIS (NIT/PIS/PASEP).

Nela são apontadas possíveis inconsistências que impedem o envio dos dados do cadastro de colaboradores ao ambiente do eSocial. Essas inconsistências são ajustadas, na maioria das vezes, pelo empregado junto ao órgão envolvido (RFB, CEF, Banco do Brasil, INSS, etc.).

É possível fazer a consulta da Qualificação Cadastral on-line pelo site do eSocial (https://portal.esocial.gov.br/institucional/consulta-qualificacao-cadastral), podendo ser realizada de forma individual de até 10 trabalhadores, ou em lote através do envio de um arquivo de remessa. Para fazer a consulta, é necessário estar conectado com o Certificado Digital.

Veja como fazer o processo utilizando a emissão do arquivo de remessa através do sistema:

Fluxo da Qualificação Cadastral

  1. O processo tem início quando o setor de RH emite o arquivo de remessa no sistema Gestão de Pessoas | HCM pelo seguinte caminho Colaborador > Ficha Cadastral > Relação de Cadastro > 092- Qualificação Cadastral – Arquivo de Remessa;
  2. Após emitir o relatório de remessa, entra no site do governo, anexa o arquivo ".txt" e em seguida envia (upload) para a validação;
  3. Depois disso, em até 48 horas, busca o arquivo de retorno (download) das inconsistências com os dados dos colaboradores que deverão ser corrigidas antes do eSocial entrar em vigor. Esse arquivo de retorno contém os dados das informações processadas e/ou os dados das informações rejeitadas;
  4. No sistema Gestão de Pessoas | HCM, gera o relatório FPRE093.COL em Colaborador > Ficha Cadastral > Relação de Cadastro > 093- Retorno Qualificação Cadastral – Arquivo Processado, informando o arquivo de retorno do governo que no nome contenha a palavra Processado;
  5. No sistema Gestão de Pessoas | HCM, gera o relatório FPRE094.COL em Colaborador > Ficha Cadastral > Relação de Cadastro > 094- Retorno Qualificação Cadastral – Arquivo Rejeitado, informando o arquivo de retorno do governo que no nome contenha a palavra Rejeitado..

Relatórios

Remessa

O arquivo de remessa FPRE092.COL tem como finalidade a geração das informações dos trabalhadores para a qualificação cadastral em Lote. Ele está disponível em Colaborador > Ficha Cadastral > Relação de Cadastro > 092- Qualificação Cadastral – Arquivo de Remessa e possui os seguintes campos:

Importante

Processado

O arquivo de retorno processado FPRE093.COL tem como finalidade apontar as divergências de dados dos colaboradores entre os Cadastros internos das empresas, o Cadastro de CPF e o Cadastro Nacional de Informações Sociais – CNIS e orientar o procedimento a ser feito para o ajuste das inconsistências encontradas. Ele está disponível em Colaborador > Ficha Cadastral > Relação de Cadastro > 093- Retorno Qualificação Cadastral – Arquivo Processado e possui os seguintes campos:

Rejeitado

O arquivo de retorno rejeitado FPRE094.COL tem como finalidade apontar o motivo das inconsistências que bloquearam o processo dos colaboradores no arquivo de Remessa. Exemplos: CPF inexistente, caracteres inválidos, PIS inconsistente, entre outros. Ele está disponível em Colaborador > Ficha Cadastral > Relação de Cadastro > 094- Retorno Qualificação Cadastral – Arquivo Rejeitado e possui os seguintes campos:

A leitura do arquivo é feita por CPF. Caso exista mais de um contrato com o mesmo CPF, as inconsistências serão apresentadas nos dois contratos.

 

Você quer realizar a qualificação cadastral de forma simples e automática, antecipando as inconsistências do eSocial?

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