Gestão de Pessoas | HCM - 6.10.1.125
15/12/2023
Tarefas liberadas: 39
Administração de Pessoal
Falta da informações na tabelas Raça/Etnia (R010ETN) eSocial (R000ESO)
Problema: após atualização do sistema, verificamos que as informações das tabelas Raça/Etnia (R010ETN) e das datas do eSocial (R000ESO) não foram inseridas corretamente pelo atualizador.
Correção efetuada: ajustamos a inicialização do sistema para que seja realizada uma verificação das informações das tabelas de Raça/Etnia e das datas do eSocial. Caso não haja informação, será inserida da tabela Raça/Etnia.
Já na tabela do eSocial (R000ESO), será verificada se há informações. Caso não haja, serão inseridas todas as datas. Caso haja, será verificado se existe a última data referente a 2023 e, caso não exista, será inserida somente essa data.
Local: Inicialização do Sistema
Readequação no envio do leiaute S-2230 para o eSocial
Problema: ao tentar realizar um afastamento com 16 dias, o leiaute S-2230 não era gerado para um colaborador com categoria eSocial 301 - Servidor público titular de cargo efetivo, magistrado, ministro de Tribunal de Contas, conselheiro de Tribunal de Contas e membro do Ministério Público e tpRegPrev igual a 1 - Regime Geral de Previdência Social - RGPS.
Correção efetuada: ajustamos o processamento e a geração do leiaute S-2230, contemplando os parâmetros acima descritos.
Local: eSocial > Gerar Não Periódicos (FRGERNPE)
Ajuste na geração do leiaute S-1299
Problema: o sistema não permitia regerar o leiaute S-1299, quando já possuía um com a situação de erro retornado.
Correção efetuada: ajustamos a tela Fechamento para permitir regerar e enviar o leiaute S-1299 nesta situação.
Local: eSocial > Eventos Periódicos > Fechamento (FRFECFOL)
Adequação no envio do leiaute S-1210 de terceiros
Problema: o sistema apresentava o log de erro: O participante possui valores para o leiaute S-1210. É necessário enviar o leiaute inicial ou informar o número do recibo. ao gerar o leiaute S-1210. O erro aparecia em casos onde havia dois cadastros de terceiros no mesmo CPF; um ativo e outro desligado anteriormente.
Correção efetuada: ajustamos o leiaute S-1210, assegurando a geração correta e evitando o surgimento de log de erros para estas situações.
Local: eSocial > Eventos Periódicos > Envio Declaração Mensal (FRENVFOL)
Correção na geração do leiaute S-1200 para folha complementar com colaborador transferido
Problema: ao gerar o leiaute S-1200 para colaboradores que tiveram várias folhas diferentes dentro da mesma competência, com a folha mensal, folha 14 - Dissídio, folhas 12 - Complementar de várias competências, onde o colaborador teve uma transferência de empresa no meio da competência, o sistema não considerava os cálculos corretamente para a geração das informações dos colaboradores transferidos ou não, não gerando, assim, as folhas do tipo 12 - Complementar.
Correção efetuada: ajustamos a geração do leiaute S-1200 para que seja verificado corretamente a cada cálculo se na competência em questão o colaborador está ou não transferido.
Local: eSocial > Eventos Periódicos > Envio Declaração Mensal (FRENVFOL)
Correção do leiaute S-1210 em casos de colaboradores desligados e recontratados
Problema: em casos onde um colaborador era desligado e posteriormente recontratado no ano seguinte, o sistema gerava o leiaute S-1210 inserindo as informações contidas na guia Dados Exterior da Ficha Complementar do cadastro desligado.
Correção efetuada: ajustamos a geração do leiaute S-1210, impedindo-o de levar informações de cadastros desligados.
Local: eSocial > Eventos Periódicos > Envio Declaração Mensal (FRENVFOL)
Correção do número de registro do plano de saúde no leiaute S-1210
Problema: quando o arquivo no formato .XML do leiaute S-1210 na versão S-1.2 era gerado, as informações de número de registro do plano de saúde na ANS (regANS) eram inseridas com somente 3 dígitos quando, obrigatoriamente, deveriam ser seis posições.
Correção efetuada: ajustamos a geração do leiaute, apresentando corretamente as informações do número de registro para 6 posições.
Local: eSocial > Eventos Periódicos > Envio Declaração Mensal (FRENVFOL)
Correção na geração do leiaute S-1200
Problema: ao processar o leiaute S-1200 para uma folha complementar, onde há evento de devolução de INSS e esse evento é movido para outro DmDev, onde há o evento de desconto de INSS e outros cálculos (além das folhas complementar e mensal), mas, o valor liquido da folha complementar é zerado ou abaixo da devolução, o sistema retornava uma mensagem de erro quando há mais eventos que o evento de devolução e os eventos são com código maior que o evento de devolução.
Correção efetuada: ajustamos a verificação para gerar a sequência correta e inserir os eventos na movimentação corretamente.
Local: eSocial > Eventos Periódicos > Envio Declaração Mensal (FRENVFOL)
Ajuste no grupo aprendiz do leiaute S-2200 e na tag indPDV do leiaute S-2299
Problema: estava sendo realizada uma validação incorreta no leiaute S-2200, o qual estava verificando erroneamente se as informações do aprendiz estavam presentes em admissões anteriores a 22/01/2024, quando, na realidade, essa obrigatoriedade se aplica apenas a partir de 22/01/2024. Além disso, no leiaute S-2299, a tag indPDV estava sendo gerada de forma incorreta.
Correção efetuada: ajustamos a consistência do leiaute S-2200, eliminando a validação das informações do aprendiz para admissões ocorridas antes de 22/01/2024. Adicionalmente, corrigimos o nome da tag indPDV durante a geração do XML no leiaute S-2299.
Locais:
- eSocial > Gerar Não Periódicos (FRGERNPE)
- eSocial > Consulta Pendências (FR350STA)
Segurança do Trabalho
Ajuste na validação do campo codAgntCausador
Problema: durante a validação do campo codAgntCausador, era incorretamente considerada a data de início de simplificação na produção restrita ao invés da data efetiva de início da versão S-1.2 do eSocial (22/01/2024).
Correção efetuada: ajustamos a validação do campo codAgntCausador, do evento S-2210, para considerar a data 22/01/2024 em sua validação.
Locais:
- eSocial > Gerar Não Periódicos (FRGERNPE)
- Segurança > Acidentes > Cadastro de Acidentes (eSocial) (FR086ACT)
Cadastros
Atualização da documentação de Colaboradores Ativos
Atualizamos as informações do Mobilidade e CodMod, disponíveis na documentação da Contagem de Colaboradores da Cópia.
Local: Manual do Usuário > Ajuda por telas > Telas em comum > Diversos > Colaboradores Ativos/Pessoas Ativas
Falta da informações na tabelas Raça/Etnia (R010ETN) eSocial (R000ESO)
Problema: após atualização do sistema, verificamos que as informações das tabelas Raça/Etnia (R010ETN) e das datas do eSocial (R000ESO) não foram inseridas corretamente pelo atualizador.
Correção efetuada: ajustamos a inicialização do sistema para que seja realizada uma verificação das informações das tabelas de Raça/Etnia e das datas do eSocial. Caso não haja informação, será inserida da tabela Raça/Etnia.
Já na tabela do eSocial (R000ESO), será verificada se há informações. Caso não haja, serão inseridas todas as datas. Caso haja, será verificado se existe a última data referente a 2023 e, caso não exista, será inserida somente essa data.
Local: Inicialização do Sistema
Rescisões
Ajustes na alteração e exclusão de aviso prévio
Problema: não era possível efetuar alterações ou exclusões no aviso prévio quando o colaborador estivesse em período de afastamento.
Correção efetuada: adequamos o sistema, permitindo a alteração e exclusão do aviso prévio, mesmo quando o colaborador estiver afastado.
Local: Colaboradores > Rescisões > Aviso Prévio > Cadastrar (FR042AVI)
Posto de Trabalho
Melhoria na documentação de Postos de Trabalho
Complementamos a documentação de Postos de Trabalho, informando que não é permitida a alteração das características da Empresa e Filial devido ao impacto nos colaboradores que ocupam o posto. Portanto, é necessário que não haja nenhum ocupante registrado na data de histórico para a qual a alteração está sendo solicitada.
Local: Manual do Usuário > Ajuda por telas > Telas em comum > Tabelas > Postos de Trabalho > Postos
Impostos
Readequação do cálculo de IRRF PLR de expatriado
Problema: ao gerar o relatório 001 - Imposto de Renda Colaboradores (FPRE0001.IRF), o sistema não apresentava o IRRF PLR de expatriado quando o PLR é calculado junto na folha mensal.
Correção efetuada: o cálculo foi ajustado, gravando e exibindo no relatório as informações corretas neste cenário.
Local: Impostos > Imposto Federal > IR Fonte > Listar > 001 - Imposto de Renda Colaboradores (FPRE0001.IRF)
Cadastros
Melhoria na documentação do campo Afastamento Período Apuração
Melhoramos a informação da nota de destaque do campo Afastamento Período Apuração da tela Tipos de Vales, para que a informação fique mais completa. A partir de agora essa nota informa que: Este tratamento somente será válido para rotina de vales gerado e que tenha quantidade de vales informado por dia útil, em que o controle de afastamento é feito tanto através do período de faltas como também pelo período de apuração.
Local: Manual do Usuário > Ajuda por telas > Telas em comum > Cálculos > Lançamentos > Vales > Tipos
Cadastros
Nova observação na documentação do campo Unidade
Enriquecemos a documentação do campo Unidade, localizado na guia Eventos da tela Eventos, para destacar que a rotina de geração do evento de refeição não gera valores no campo quantidade do evento. Portanto:
- Se o tipo do Evento for definido como V - Valor, o sistema realiza a soma dos valores das marcações, os quais são então registrados na coluna Valor.
- Se o tipo do Evento for diferente de V - Valor, a rotina soma as quantidades das marcações e insere esse total na coluna Valor.
Local: Manual do Usuário > Ajuda por telas > Telas em comum > Tabelas > Eventos > Eventos > Eventos
Programações
Informação adicionada na documentação de Autorização de Horas Extras
Adicionamos uma nova informação na nota de destaque documentação de Autorização de Horas Extras para informar que, caso a data inicial e final sejam iguais, o sistema ainda permitirá informar a hora final menor que a hora inicial. Nessa situação, o sistema interpretará que a programação se estende até a hora final do dia seguinte.
Com o intuito de tornar essa informação mais clara, incluímos também um exemplo ilustrativo.
Local: Manual do Usuário > Ajuda por telas > Telas em comum > Colaboradores > Programações (CP) > Autorização de Hora Extra
Mobilidade
Processo automático de retorno de marcações criando arquivo de marcações vazio
Problema: de forma intermitente, ocorria a geração de um arquivo de marcação vazio que, mesmo assim, alterava as marcações na base do mobilidade como se tivessem sido lidas. Porém, na execução subsequente, essas marcações deixavam de ser importadas.
Correção efetuada: realizamos ajustes para incluir um aviso no log do agendador, informando sobre o problema caso o arquivo de marcações não seja criado corretamente, bem como para que na próxima execução do processo elas sejam lidas novamente.
Local: Recursos > Processos Automáticos > Mobilidade (FR300MOB)
Apuração do Ponto
Melhoria na documentação de Restrições da Apuração - Horário Flexível
Complementamos a documentação de Restrições da Apuração - Horário Flexível, no tópico relacionado ao Controle de Ponto e Refeitório, para adicionar a seguinte informação: No caso do horário flexível (tipos 3 e 6), o momento em que o colaborador inicia o trabalho não influencia na apuração. O sistema analisa o período desde o início até o término da jornada, considerando a flexibilidade. Se houver horas extras antes do horário regular, o sistema prioriza o tempo trabalhado e a escala antes de calcular as horas extras remanescentes. Entretanto, se as horas extras ocorrem após o expediente, o sistema avalia a escala do colaborador, tratando essas horas como extras justificadas no final do turno, utilizando o tipo de uso 08 - Extra Justificada cadastrado nas marcações.
Local: Manual do Usuário > Ajuda por telas > Telas em comum > Cálculos > Controle de Ponto e Refeitório > Apuração > Restrições da Apuração > Horários Flexíveis
Refeitórios
Ajuste para não apresentar menu Refeitório em proprietária Solução Ponto
Problema: ao possuir a proprietária Solução Ponto que, por padrão, inclui os módulos Controle do Ponto, Gestão do Ponto e APP de marcação, o menu Refeitório estava sendo exibido indevidamente.
Correção efetuada: ajustamos o sistema que o menu Refeitório não seja apresentado ao utilizar a proprietária Solução Ponto.
Local: Controle de Ponto > Refeitórios
Relatórios
Ajuste no relatório HRFI004.GER para listar marcações com coletor que não seja REP
Problema: ao listar o relatório 004 - Arquivo Eletrônico de Jornada (AEJ Portaria 671) (HRFI004.GER), ocorria um erro que exibia a mensagem Necessário cadastrar o número de identificador do REP para os coletores XXX para coletores de marcações que não eram REP de classificação de modelo 07 - Controlador Ponto.
Correção efetuada: ajustamos o relatório para que ele liste todas as marcações do colaborador.
Local: Cálculos > Apuração > Listar > Fiscais > 004 - Arquivo Eletrônico de Jornada (AEJ Portaria 671) (HRFI004.GER)
Ajuste no relatório HRFI004.GER para listar corretamente todos os horários
Problema: ao listar o relatório 004 - Arquivo Eletrônico de Jornada (AEJ Portaria 671) (HRFI004.GER) com um horário que acabe em 00:01, dentro do AEJ era apresentado um campo em branco.
Correção efetuada: ajustamos o relatório para que ele liste todos os horários corretamente.
Local: Cálculos > Apuração > Listar > Fiscais > 004 - Arquivo Eletrônico de Jornada (AEJ Portaria 671) (HRFI004.GER)
Banco de Horas
Permissões da tela de manutenção de banco de horas
Problema: quando o usuário possuía a permissão de inserção ou alteração na tela de manutenção de banco de horas, porém não tinha a permissão de exclusão, não era habilitado o botão Gravar dessa tela, impossibilitando a realização dos ajustes permitidos.
Correção efetuada: ajustamos o sistema que, quando o usuário possuir a permissão para ajustes na tela, o botão Gravar seja habilitado.
Local: Cálculos > Banco de Horas > Manutenção (FRMNTBHR)
Cálculos
Ajuste na documentação da Lei 13.103 (Motorista)
Atualizamos a documentação da Lei 13.103 (Motorista), corrigindo uma informação equivocada no tópico Cálculo do tempo de espera > Formas para o cálculo do uso de espera, que sugeria que a parametrização geraria excedentes no tempo de espera.
Para informações adicionais, consulte a documentação da Lei 13.103 (Motorista).
Local: Manual do Usuário > Legislação > Controle de Ponto e Refeitório > Lei 13.103 (Motorista)
Logs
Identificação de falta de permissão em mensagem de log no Glassfish
Ao tentar realizar ajustes para os quais o usuário não possuía permissão, o log do Glassfish registrava a mensagem Usuário sem abrangência para executar a operação, sem fornecer informações sobre qual usuário ou rotina originou a falta de permissão.
Para resolver essa situação, ajustamos o sistema para que o log mostre o usuário e a API do Gestão Ponto que ele está tentando acessar. Essa informação será apresentada somente se a chave com.senior.mostrar.usuario.api.log for inserida no Central de Configurações Senior com o valor true. Caso a chave esteja com valor false ou ausente, o log será gravado como anteriormente.
Local: Nova Interface > Logs
Ajuste em log do Gestão do Ponto
Problema: ao efetuar um fechamento de banco de horas de forma assíncrona, com a opção de fechamento de conta ao final do processamento, ao verificar o log, a quantidade de colaboradores processados era o dobro do valor real.
Correção efetuada: ajustamos o log para que mostre a quantidade correta de colaboradores processados.
Local: Nova Interface > Logs
Apuração do Ponto
Ajuste na leitura de marcação via arquivo não AFD
Problema: ao efetuar leitura de um arquivo de ponto no modelo não AFD, através do Gestão do Ponto, era apresentado o erro de IndexOutOfBoundsException: Index: 0, Size: 0 caso a tabela R250ALT não possuísse valor de DatHor para o CodAlt = 67.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para que, caso as informações não estejam em banco, sejam inseridas corretamente pelo sistema.
Local: Nova Interface > Apuração do Ponto
Ajuste na verificação de intervalo de marcações no Gestão do Ponto
Problema: na apuração diária do ponto, o sistema não estava desconsiderando as marcações dentro do intervalo entre marcações, quando era utilizado o intervalo 3 - Segundo Data, Hora, Relógio e Função das Marcações, e havia várias marcações dentro do intervalo intercalando entre coletor e função.
Correção efetuada: realizamos ajustes no sistema para que ele analise corretamente esse cenário.
Local: Apuração > Processos > Cálculo
Senior X
Informação sobre permissão dos itens de menu do Gestão do Ponto
Na documentação sobre Configurar menu na senior X Platform, complementamos a informação do tópico Administrar permissões. Informamos que no Gestão do Ponto, o comportamento difere da versão client. O comportamento padrão consiste em exibir os itens de menu para todos e, caso seja necessário revogar a permissão de um usuário específico, é preciso restringir a permissão ao grupo de usuários Todos e conceder permissão ao usuário ou grupo desejado.
Para maiores informações sobre como realizar essa operação, acesse a documentação.
Local: Manual do Usuário > Ajuda por telas > Gestão do Ponto (nova interface) > senior x Platform > Configurar menu
Banco de Horas
Prorrogação banco de horas
Problema: ao tentar selecionar os valores nos campos Tempo de Prorrogação e Verificar Afastamentos para Prorrogação, no cadastro de banco de horas, não retornava nenhuma informação para selecionar.
Correção efetuada: ajustamos a tela para que retorne os valores corretos dos campos.
Local: Nova Interface > Banco de Horas
Administração de vagas
Correção no processo de requisição de vagas
Problema: o sistema permitia que a quantidade de requisições do quadro de vagas ficasse negativa.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para que valide operações realizadas na requisição que afetam o quadro de vagas e impeça que negative. Caso identifique um caso negativo, será zerado e informado na Rastreabilidade do Quadro.
Local: Lotação x Postos > Consultas > Comparativos (FRCONCMT)
Cadastros
Melhoria na documentação Gerenciar Processo Seletivo
Complementamos a documentação de Gerenciar Processo Seletivo informando que a visualização das solicitações na tela está diretamente associada à tabela de Requisições (FR126RQU). Portanto, se o usuário deseja operar por meio de uma restrição por abrangências, é necessário que esteja ciente dos campos considerados pela tabela, os quais serão aplicados conforme as condições definidas pelo usuário.
Local: Manual do Usuário > Ajuda por telas > Recrutamento e Seleção > Seleção > Gerenciar Processo Seletivo
EPI
Ajuste na exclusão de EPI para colaboradores transferidos
Problema: quando havia a tentativa de exclusão da distribuição de EPI de um colaborador transferido na empresa destino, o sistema apresentava o seguinte erro: O colaborador XX foi transferido de empresa e/ou teve troca de cadastro na data DD/MM/AAAA. Para alterar essa distribuição você deve alterar a distribuição no cadastro de origem: Empresa: XX, Colaborador: XX.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para que permita excluir as distribuições feitas na empresa destino após a data da transferência do colaborador.
Local: Segurança > EPI > Distribuição > Individual (FR096DIE)
Ferramentas de Apoio
Ajuste nas informações na nota de observação do campo Nome
Atualizamos as informações na nota de observação do campo Nome na documentação de Parâmetros. Acesse a documentação e confira.
Local: Tecnologia > Ferramentas de Apoio > Editor de web services > Parâmetros
Regras e Funções
Melhoria na documentação de Funções para Requisições HTTP
Complementamos a documentação de Funções para Requisições HTTP informando que as funções para requisições HTTP não oferecem suporte ao uso de certificados digitais e permitem apenas informar parâmetros que compõem as requisições, tais como: alteração do Header, application/type e etc.
Local: Tecnologia > Ferramentas de Apoio > LSP - Linguagem Senior de Programação > Funções > Funções para Requisições HTTP
Web services
Ajuste de rotina de carregamento da lista de módulos ao requisitar serviços SOAP com bridge habilitada
Problema: ao realizar requisições SOAP de serviços do editor de serviços, com a bridge habilitada, esporadicamente a requisição falhava e retornava a mensagem de erro HTTP Status: 500. Expected EOF at line 1 column 6 ao realizar o parse do JSON dos módulos com deploy no sistema.
Correção efetuada: ajustamos a rotina de carregamento da lista de módulos instalados.
Relatórios
Envio de anexo ao enviar relatório via e-mail no gerador de relatórios
Problema: ao enviar arquivo anexo do relatório a partir do gerador de relatórios por e-mail, o arquivo não era enviado.
Correção efetuada: alteramos a rotina que causava o erro que não adicionava o arquivo gerado aos anexos do e-mail.
Processos Automáticos
Registro de tarifa bancária nas baixas dos bancos via processo automático
Problema: foi identificada uma falha onde não era realizado o tratamento correto do retorno das execuções realizadas via processo automático, o que não finalizava a execução corretamente.
Correção efetuada: ajustamos a rotina de execução via processo automático para que a inconsistência seja apresentada no log e a execução finalizada corretamente.
Colaboradores
Adequação nos manuais de Notas de Treinamento e Avaliação de Reação
Adequamos os manuais de Avaliação de Reação e Notas Treinamento. Ambos possuíam informações sobre a conclusão de avaliações, mas com conteúdos diferentes, gerando dúvidas. Os dois manuais foram complementados, esclarecendo a conclusão de cada avaliação.
Locais:
- Manual do Usuário > Treinamento > Turmas > Avaliar
- Manual do Usuário > Treinamento > Turmas > Definir
Consulte também o conteúdo: Dicas do Suporte! |