Gestão de Pessoas | HCM - 6.10.1.14
05/11/2021
Tarefas liberadas: 31
Alteração no TBS
Essa versão sofreu alterações na estrutura da base de dados, confira o detalhamento no relatório de alterações em TBS.
Medicina Ocupacional
Pendência do leiaute S-2220 não era excluída após alterar a data de emissão do atestado
Problema: ao realizar alteração da data de emissão do atestado para uma data anterior ao Início da SST, o sistema não excluía a pendência não processada do leiaute S-2220.
Correção efetuada: ajustamos a rotina para efetuar a exclusão da pendência do leiaute S-2220.
Local: Medicina > Atendimentos > ASO Externo (FR110MAM_1)
Segurança do Trabalho
Gerar o leiaute S-2210 exige o Fechamento SST
Melhoramos a documentação das páginas referentes ao leiaute S-2210 - Comunicação de Acidente de Trabalho e Fechamento SST, a fim de esclarecermos que o usuário deve obrigatoriamente realizar o Fechamento SST para que o leiaute S-2210 seja gerado corretamente.
Locais:
- Manual do eSocial para clientes Senior > Leiautes do eSocial > Eventos Não Periódicos > Eventos SST > S-2210 - Comunicação de Acidente de Trabalho
- Manual do Usuário > Ajuda por telas > Telas em comum > eSocial > Colaboradores > Segurança e Medicina > Fechamento SST
Correção no leiaute S-2240
Problema: ao realizar o envio do leiaute S-2240 retornava crítica: 16 - Foi informado um valor com tamanho inválido para o campo intConc, Isso ocorria, pois a informação gerada para a tag intConc no arquivo XML não respeitava o limite que foi estabelecido na documentação técnica do leiaute de 10 caracteres. Esta crítica também poderia ocorrer para a tag limTol.
Correção efetuada: ajustamos a geração do arquivo XML do leiaute S-2240 para respeitar o limite de caracteres estabelecido para as tags intConc e limTol.
Local: eSocial > Consulta Pendências (FR350STA)
Administração de Pessoal
Incluída validação no momento do fechamento de admissão do leiaute S-2400
Alteramos a validação na tela Fechamento de Admissão (FRFECADM) para que o fechamento de admissão do leiaute S-2400 - Cadastro de Beneficiário - Entes Públicos - Início não seja concluído e seja retornada a mensagem As categorias 9995 - Beneficiário Ente Público e 9996 - Beneficiário Ente Público - somente cadastro de benefício só podem ser enviadas por empresas com natureza jurídica igual a 1XX-X, 201-1, 203-8 ou 307-7 quando:
- a natureza jurídica do contribuinte não se enquadrar nas situações 1XX-X, 201-1, 203-8 ou 307-7; e
- a categoria eSocial, relativa à admissão, for 9995 - Beneficiário Ente Público ou 9996 - Beneficiário Ente Público - Somente Cadastro Benefício.
Local: eSocial > Colaboradores > Fechamento de Admissão (FRFECADM)
NT S-1.0 Nº 03/2021 - Implementação da tela de exclusão de pendências do eSocial
A fim de mantermos o sistema em concordância com o que dispõe a Nota Técnica S-1.0 nº 03/2021, em relação à REGRA_INFO_EMP_VALIDA_CLASSTRIB_NATJURID (incluída alínea d), criamos uma nova tela onde o usuário pode excluir todos os eventos periódicos e de desligamento selecionados a partir de uma competência, bem como regerar as pendências de todos os leiautes excluídos. O objetivo é atender os casos em que a informação da classificação tributária é alterada.
Além de enviar o leiaute S-1000 com a nova informação, será necessário reenviar os leiautes periódicos e de desligamento (com reintegração) a partir da competência da alteração. Somente serão excluídos os leiautes periódicos que possuam o leiaute de reabertura (S-1298) para as suas competências correspondentes.
A tela atende aos seguintes leiautes:
Leiautes Periódicos
- S-1200 - Remuneração/Folha;
- S-1210 - Pagamentos do Trabalho;
- S-1250 - Adquirente Produto Rural (informação enviada até a verão 2.5 do eSocial);
- S-1260 - Comercialização Rural PF;
- S-1270 - Contratação de Trabalhadores Avulsos Não Portuários;
- S-1280 - Informações Complementares aos Eventos Periódicos;
- S-1300 - Contribuição Sindical Patronal.
Leiautes de Desligamento
- S-2299 - Desligamento;
- S-2399 - Trabalhador Sem Vínculo de Emprego/Estatutário - Término.
Local: eSocial > Eventos Periódicos > Exclusão de Pendências (FREXCPEN)
Ajuste na geração da tag indApurIR dos leiautes S-2299 e S-2399
Problema: a tag indApurIR, dos leiautes S-2299 - Desligamento e S-2399 - Trabalhador Sem Vínculo de Emprego/Estatutário, deveria ser gerada com o valor 1 - Situação especial de apuração de IR em caso de desligamento por motivo de falecimento do colaborador. No entanto, a tag em questão era gerada com o valor 0 - Normal (apuração sob a folha de pagamento declarada no eSocial).
Correção efetuada: ajustamos o valor da tag indApurIR nos leiautes S-2299 e S- 2399 para que, quando a causa do desligamento seja falecimento do colaborador, a tag seja gerada com o valor 1 - Situação especial de apuração de IR.
Local: eSocial > Consulta Pendências (FR350STA)
Ajuste na busca de rubricas dos recibos de férias dos leiautes S-1200 e S-2299
Problema: ao buscar os valores de férias nos leiautes S-1200 - Remuneração de trabalhador vinculado ao Regime Geral de Previdência Social e S-2299 - Desligamento, eram consideradas apenas as rubricas de férias com incidência de IR na versão 2.5 do eSocial. Porém, devido a alterações/inclusões no eSocial Simplificado (S-1.0), essa busca também deveria incluir as incidências de IRRF criadas na simplificação.
Correção efetuada: ajustamos a busca das rubricas dos recibos de férias para considerar as incidências de IRRF criadas no eSocial Simplificado (S-1.0).
Local: eSocial > Gerar Não Periódicos (FRGERNPE)
Históricos
Prorrogação de períodos de licença especial
Problema: os dias calculados de prorrogação da licença especial com afastamentos definido para interromper o período, quando havia mais de um histórico de afastamento, estava somente aplicando a prorrogação para o último período de licença.
Correção efetuada: ajustamos a quantidade de dias calculados de prorrogação de uma licença especial com afastamento para que seja contabilizada em cada período, de acordo com a data de afastamento do colaborador.
Local: Colaboradores > Históricos > Licença Especial > Períodos (FR204PER)
Impostos
Tamanho do campo Descrição da Habilitação na Integração e-Sfinge
Problema: o campo Descrição da Habilitação do cadastro de Especialidades do concurso/Processo seletivo da rotina de integração do Sistema de Fiscalização Integrada de Gestão (e-Sfinge) apresentava um tamanho inferior ao layout aceito pelo governo.
Correção efetuada: adequamos a tabela e-Sfinge Online - Especialidades do Concurso/Processo Seletivo (R304COE), para que o campo referente à Descrição da Habilitação aceite dados com o tamanho de 255 posições.
Local: Impostos > Gestão Pública > Santa Catarina (A partir v1.07) > Concursos > Especialidade (FR304COE)
Manual por processos do e-Sfinge Web (Confluence)
A fim de auxiliarmos os usuários nos processos relacionados ao funcionamento da rotina do e-Sfinge Web (Confluence), disponibilizamos o manual por processos para as versões 1.07 e posteriores do e-Sfinge.
Local: Manual do Usuário > Manual por processos > Relações Trabalhistas > Administração de Pessoal > Documentos Eletrônicos > e-Sfinge Web (Confluence)
Correção versão v1.12 do layout do TCE
Problema: o sistema permitia a inclusão de cargos do tipo 07 - Outros.
Correção efetuada:ajustamos o sistema para não permitir a inclusão de cargos com o tipo igual à 07- Outros conforme atualização do layout TCE v1.12.
Local: Impostos > Gestão Pública > Santa Catarina (A partir v1.07) > Planos de Cargos > Atualização do Cargo ou Função (FR304ACF)
Leiaute Concursos/Processo Seletivo do e-Sfinge com opção nova obrigatória
A fim de mantermos o sistema compatível com a versão 1.12 do e-Sfinge, realizamos as seguintes alterações:
- Na tela Concurso/Processo Seletivo, adicionamos a opção 4 - Processo Seletivo por avaliação de títulos ao campo Tipo de Edital;
- Retiramos a obrigatoriedade de informar o campo Vagas Oferecidas da tela de Especialidade, e os campos CPF e Nota Final do Aprovado da tela de Resultado do Concurso.
Locais:
- Impostos > Gestão Pública > Santa Catarina (A partir v1.07) > Concursos > Concurso/Processo Seletivo (FR304CON)
- Impostos > Gestão Pública > Santa Catarina (A partir v1.07) > Concursos > Especialidade (FR304COE)
- Impostos > Gestão Pública > Santa Catarina (A partir v1.07) > Concursos > Resultado do Concurso (FR304COR)
Relatórios
Ordenação por nome e cadastro do relatório Contribuições sociais por trabalhador
Problema: ao informar a opção N - Não - Original eSocial no campo Exibir em Colunas na entrada do relatório 001 - S-5001 - Contribuições sociais por trabalhador (FPAR001.ESO) e selecionar a ordenação por nome ou cadastro, a ordenação não estava correta.
Correção efetuada: ajustamos o relatório para ordenar corretamente as informações do nome e cadastro.
Local: eSocial > Eventos Periódicos > Arquivos de Retorno > 001 - S-5001 - Contribuições sociais por trabalhador (FPAR001.ESO)
Limite de eventos lançados na rescisão
Problema: quando a rescisão do colaborador possuía mais de 400 eventos lançados ao tentar listar o modelo 015 - TRCT - Portaria 1621 MTE (FGETENTRANCE) ocorria mensagem: Erro na Execução do Evento: Antes de Imprimir do Controle: Cabecalho_da_Rescisao.Erro Reportado.401..
Correção efetuada: ajustamos o limite de eventos na rescisão para listar corretamente.
Local: Colaboradores > Rescisões > Listar > Recibo Rescisão >015 - TRCT - Portaria 1621 MTE (FGETENTRANCE)
Inclusão do campo Aviso Cadastrado na tela de entrada do relatório Termo Acordo Mútuo
Problema: ao listar o relatório 023 - Termo Acordo Mútuo - Extinção Contrato Trabalho (FPDR023.COL) ocorria a mensagem: "Se "Aviso Cadastrado = 'N', o campo "Data Documento" deve ser diferente de 00/00/0000" porém o campo Aviso Cadastrado não estava disponível na tela de entrada do relatório para preenchimento.
Correção efetuada: adicionamos na tela de entrada do relatório o campo Aviso Cadastrado.
Local: Colaboradores > Rescisões > Listar > Doctos Rescisão > 023 - Termo Acordo Mútuo - Extinção Contrato Trabalho (FPDR023.COL)
Cálculos
Cálculo de médias quando possui afastamento de licença-maternidade
Problema: ao inserir um novo histórico de afastamento de licença-maternidade, de acordo com a Portaria Conjunta nº 28 de 19 de março de 2021, o sistema considerava a média dos últimos 6 meses a partir do mês do último afastamento e não do início da maternidade.
O problema ocorria quando o afastamento tipo maternidade é encerrado, inserido um novo histórico de afastamento tipo maternidade e após o término inserido novo afastamento tipo maternidade, conforme as orientações da Portaria Conjunta nº 28.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para calcular a média de seis meses anterior ao início da maternidade.
Locais:
- Colaboradores > Históricos > Afastamentos (FR038AFA)
- Cálculos > Ficha Financeira > Cadastro (FRFICFIN)
Ajuste na definição de cálculos para um grupo de empresas
Problema: quando era realizada uma alteração de um cálculo já existente em uma das empresas e informado um grupo de empresas no campo Grupo de Empresas, e confirmado para aplicar as alterações para as empresas do grupo, ocorria mensagem: Field data is null. E ao adicionar os mesmo códigos de cálculo para as outras empresas do grupo e realizar o processo descrito acima, ocorria mensagem: O cursor já está aberto.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para que sejam replicadas as alterações de um cálculo já existente em uma das empresas que estão no grupo de empresas somente se as outras empresas já possuírem o mesmo código de cálculo.
Local: Cálculos > Definir Cálculo (FR044CAL)
Recursos
Execução do web service com.senior.g5.rh.fp.integracoes
Disponibilizamos o campo Regra Integração, que possibilitará vincular uma Regra LSP que será executada antes da execução do web service com.senior.g5.rh.fp.integracoes, para a porta ConsultarPendencias da versão 2. O objetivo deste novo recurso, visa dar a flexibilidade para o cliente manipular os registros de pendência da Tabela: RTC_PENDENCIES, antes de serem retornados pelo web service.
Local: Recursos > Web Services > Cadastro Integrações > Consultar Pendências (FR320INT)
Relatórios
Aumentamos para 4 dígitos o campo Código do Vale (CODVAL) da tabela Tipos de Vales (R044TVL)
Aumentamos o tamanho do campo Código do Vale (CODVAL), da tabela Tipos de Vales (R044TVL), para 4 dígitos, essa alteração afeta também os relatórios e web services que possuem este campo/parâmetro.
Atenção
Clientes que utilizam o campo CODVAL para alguma customização precisam analisar o impacto ao atualizar a versão.
Locais:
- Benefícios > Vales > Listar > 001 – Relação de Vales por Local (BS00001.VAL)
- Benefícios > Vales > Listar > 002 – Relação de Vales por C. Custo (BS00002.VAL)
- Benefícios > Vales > Listar > 003 – Relação de Vales - Solicitados (BS00003.VAL)
- Benefícios > Vales > Listar > 004 – Relação de Vales - Assinalamentos (BS00004.VAL)
- Benefícios > Vales > Listar > 008 – Relação de Vales (BS00008.VAL)
- Benefícios > Vales > Listar > 011 – TICKET – Arq. Exportação(Pedido Avulso) (BS00011.VAL)Benefícios > Vales > Listar > 012 – Visa Vale – Arquivo de Exportação (BS00012.VAL)
- Benefícios > Vales > Listar > 013 – Geração Pedidos Sodexho – Layout Integrado SDX (BS00013.VAL)
- Benefícios > Vales > Listar > 017 – Good Card – Informações Colaborador (BS00017.VAL)
- Benefícios > Vales > Listar > 018 – VT Smart – Arquivo de Exportação (BS00018.VAL)
- Benefícios > Vales > Listar > 019 – Relação de Tipos de Vales (BS00019.VAL)
- Benefícios > Vales > Listar > 020 – Sapore Benefícios – Layout de pedidos (BS00020.VAL)
- Benefícios > Vales > Listar > 021 – TICKET – Arq. Exportação (Ticket Transporte) (BS00021.VAL)
- Benefícios > Vales > Listar > 022 – VT Smart – Arquivo de Exportação – Locas Entrega (BS00022.VAL)
- Benefícios > Vales > Listar > 023- Exportação Vales (BS00023.VAL)
- Benefícios > Vales > Listar > 024 – TICKET – Arq. Exportação – Locas de Entrega (BS00024.VAL)
- Administração de Pessoal > Anuais > Informe/Dirf > Listar > Informe> 006 -Conferência Informe/Dirf – Valores de IRRF (FPIN006.ANU)
- Administração de Pessoal > Colaboradores > Ficha Cadastral > Relação de Cadastro > Remuneração Total do Empregado em um Período (FPRE076.COL)
- Administração de Pessoal > Cálculos > Lançamentos > Vales > Listar > 003 – Resumo de Compras (Por Tipo de Vale) (FPVA003.LAN)
- Administração de Pessoal > Cálculos > Lançamentos > Vales > Listar > 004 – Resumo de Compras (Por Evento) (FPVA004.LAN)
- Administração de Pessoal > Cálculos > Lançamentos > Vales > Listar > 005 – Listagem do Saldo de Vales por Colaborador (FPVA005.LAN)
- Administração de Pessoal > Cálculos > Lançamentos > Vales > Listar > 008 – Extrato de Vales (FPVA008.LAN)
- Administração de Pessoal > Cálculos > Lançamentos > Vales > Listar > 009 – Previsão do Saldo de Vales (FPVA009.LAN)
- Administração de Pessoal > Colaboradores > Vale Transporte > Listar > 007 – VR – Arquivo de Exportação (FPVT007.COL)
- Administração de Pessoal > Colaboradores > Vale Transporte > Listar > 008 – VT On line – Arquivo de Exportação (FPVT008.COL)
- Administração de Pessoal > Colaboradores > Vale Transporte > Listar > 009 – TICKET – Arq. Exportação (FPVT009.COL)
- Administração de Pessoal > Colaboradores > Vale Transporte > Listar > 010 – VB Serviços – Arquivo de Exportação v2.6 (FPVT010.COL)
- Administração de Pessoal > Colaboradores > Vale Transporte > Listar > 011 – Geração Pedidos Sodexho – Layout Integrado SDX (FPVT011.COL)
- Administração de Pessoal > Colaboradores > Vale Transporte > Listar > 014 – VT Smart – Arquivo de Exportação (FPVT014.COL)
- Administração de Pessoal > Colaboradores > Vale Transporte > Listar > 015 – VR Exportação Vales (FPVT015.COL)
- Administração de Pessoal > Colaboradores > Vale Transporte > Listar > 016 – VB Serviços – Arquivo de Exportação v3.0 (FPVT016.COL)
Empréstimos
Cálculo dos juros de empréstimo via regra customizada
Problema: ao realizar a solicitação de um empréstimo, o sistema não calculava corretamente o valor residual do empréstimo.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para que seja possível calcular os juros de um empréstimo via regra customizada.
Além disso, adicionamos mais informações relacionadas ao funcionamento do campo Valor do Juros e ao cálculo de juros, na página Empréstimos - Solicitações.
Local: Benefícios > Empréstimos > Solicitações (FR160EPT)
Históricos
Histórico de sindicato consistia lançamentos de banco de horas indevidamente
Problema: ao cadastrar um novo histórico de sindicato, a rotina estava consistindo os lançamentos de banco de horas posteriores à data de início desse histórico, impedindo a sua inclusão, mesmo quando os campos relacionados ao banco de horas não haviam sido informados.
Correção efetuada: ajustamos a rotina para executar a consistência apenas quando o campo Banco de Horas for informado.
Local: Controle de Ponto e Refeitório > Colaboradores > Históricos > Sindicato
Ajuste na exibição dos históricos de apuração
Problema: ao cadastrar definições de situação para cálculo de apuração com o mesmo código e em datas diferentes, os registros de histórico eram duplicados.
Correção efetuada: ajustamos a tela de exibição de históricos para que os registros não se dupliquem mesmo com definições de situação com mesmo código.
Locais:
- Gestão do Ponto > Históricos > Apuração
- Controle de Ponto e Refeitório > Colaboradores > Históricos > Apuração (FR038APU)
Incidentes do Ponto
Pendência de incidente de dias já justificados eram recriadas
Problema: pendências de incidente eram recriadas em Gestão de Incidentes > Gestão dos Incidentes ao calcular novamente a apuração do dia afetado, mesmo que o incidente deste dia já tivesse sido justificado em Gestão de Incidentes > Gestão de Justificativas.
Correção efetuada: ajustamos a rotina para não recriar pendências para dias já justificados.
Local: Nova interface > Gestão de incidentes > Gestão dos incidentes
Acerto do Ponto
Botão de anexo não era exibido na tela de Histórico de Anotações via ação de acerto
Problema: botão Anexo não era exibido na tela de Histórico de Anotações quando a anotação era lançada através de uma ação de acerto. O problema ocorria para usuários que não possuíam permissão para a perspectiva de Histórico de Anotações.
Correção efetuada: ajustamos a tela para mostrar corretamente o botão Anexo.
Local: Nova interface > Acertos da minha equipe
Regras e Funções
Ajuste no cálculo de apuração com mais de uma instância
Problema: ao configurar o web service escalável de cálculo de apuração do Gestão do Ponto com mais de uma conexão e um mínimo de colaboradores por lote que faça com que todas as conexões sejam utilizadas, e tendo uma regra de apuração configurada, havia a possibilidade de acontecer um erro durante o processo.
Correção efetuada: ajustamos a rotina de execução de regras para que, independente da quantidade de instâncias de cálculo, não ocorra erro no processo.
Locais:
- Gestão do Ponto > Apuração > Calcular
- Gestão do Ponto > Apuração > Recalcular
Históricos e Programações
Ajuste na exibição dos históricos de apuração
Problema: ao cadastrar definições de situação para cálculo de apuração com o mesmo código e em datas diferentes, os registros de histórico eram duplicados.
Correção efetuada: ajustamos a tela de exibição de históricos para que os registros não se dupliquem mesmo com definições de situação com mesmo código.
Locais:
- Gestão do Ponto > Históricos > Apuração
- Controle de Ponto e Refeitório > Colaboradores > Históricos > Apuração (FR038APU)
Definições de orçamento
Melhoria mensagem de log na geração de cenário do orçamento
Problema:ao realizar a geração de cenário do orçamento, o sistema apresentava mensagem: Erro na geração do cenário: Não foi possível gerar o quadro de vagas por posto de trabalho. Erro: Erro de acesso ao banco de dados..
Correção efetuada: melhoramos a mensagem no log, nesse caso quando a estrutura de postos não possui um plano de vagas vigente na data da geração será informado para realizar o ajuste necessário.
Local: Orçamento > Cenário > Cadastro > Geração (FRGERCEN_2)
PPRA por GHE
Melhoria da documentação do campo EPI da tela PPRA por GHE
Melhoramos a documentação do campo EPI da tela PPRA por GHE incluindo a seguinte informação: Caso possua EPIs iguais com mesmo Certificado de Aprovação (CA), porém com tamanhos diferentes, não poderá cadastrar todos esses EPIs na Revisão do GHE devido ao leiaute S-2240 do eSocial. O eSocial aceita que seja enviado apenas um único certificado (CA) por EPI. Neste caso, recomendamos que utilize o cadastro de Grupo de Equivalências (FR096GRU), onde poderá especificar todos os EPIs e seus respectivos tamanhos.
Local: Gestão de Pessoas - Manual do Usuário > Ajuda por telas > Segurança e Medicina > Segurança > PPRA por GHE > GHE
Relatórios
Corrigida ordenação das informações apresentadas no relatório
Problema: o Gerador de Relatórios não executava corretamente a ordenação de nomes e duplicava a informação no relatório.
Correção efetuada: ajustamos a rotina de ordenação do relatório.
Componentes Visuais
Apresentação dos Registros de Campo
Problema: ao navegar entre os registros o campo de usuário não atualizava corretamente.
Correção efetuada: ajustamos a apresentação dos valores dos campos de usuários durante a navegação entre registros.