Gestão de Pessoas | HCM - 6.10.3.25
12/05/2023
- 15/05/2023: retiramos a matéria Lookup com valor-padrão em campo de tela SGI.
Tarefas liberadas: 35
Para os clientes que estavam com problemas no processamento de leiautes periódicos, consistindo indevidamente a lotação, informamos que, nesta versão liberada em 12/05/2023, o problema em questão não ocorre mais.
Correção na geração do leiaute quando há pendências de envio da reclamatória trabalhista
Problema: o sistema impedia indevidamente a geração dos leiautes S-1200, S-1202, S-1207 e S-1210, quando possuíam pendências de envio dos leiautes da reclamatória trabalhista (S-2500, S-2501 e S-3500). Nessa situação, era apresentada a mensagem [ERRO] O participante possui pendência(s) de leiaute(s) não periódicos anterior e/ou na competência de geração. [...] É necessário o envio desta(s) pendência(s) para geração dos periódicos. no log.
Correção efetuada: corrigimos o sistema para não impedir o processamento dos leiautes eSocial S-1200, S-1202, S-1207 e S-1210, quando existe alguma pendência de envio dos leiautes de reclamatória trabalhista (S-2500, S-2501 e S-3500) para o colaborador.
Local: eSocial > Eventos Periódicos > Envio Declaração Mensal (FRENVFOL)
Medicina Ocupacional
Acesso à tela Gerar Não Periódicos
Problema: ao acessar a tela de Gerar Não Periódicos, o sistema apresentava o aviso Erro ao carregar lista de pendências: Unterminated string at character 2000 line 1.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para acessar a tela corretamente.
Local: eSocial > Gerar Não Periódicos (FRGERNPE)
Geração do leiaute S-2240 ao alterar a revisão do GHE
Problema: após realizar a exclusão do leiaute S-2240 pela rotina de Exclusão de Leiautes SST, ao efetuar um novo Fechamento de SST, o sistema gerava a pendência com a data fim da revisão do GHE e não com a data de início da nova revisão GHE.
Correção efetuada: ajustamos o Fechamento de SST para buscar corretamente a data de inicio da nova revisão de GHE.
Locais:
- eSocial > Colaboradores > Exclusão de Leiautes SST (FREXCSST)
- eSocial > Colaboradores > Fechamento SST (FRFECSST)
- eSocial > Gerar Não Periódicos (FRGERNPE)
Administração de Pessoal
Correção na geração do leiaute S-1298
Problema: quando existia um leiaute S-1299 de fechamento dos eventos periódicos enviado com sucesso, o sistema não apresentava a opção de gerar o leiaute S-1298 na tela de reabertura.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para permitir gerar a reabertura da competência.
Local: eSocial > Eventos Periódicos > Reabertura (FRREAFOL)
Leiaute S-1200 de 13º Salário Complementar
Problema: ao realizar o envio do leiaute S-1200 de 13º Salário Complementar a Devolver, ocorria a crítica Não foi possível integrar o arquivo: O arquivo não segue o formato esperado. O sistema gerava indevidamente o ideDmDev da rescisão complementar do cadastro antigo do colaborador, além de apresentar a tag perRef fora do formato aceito pelo eSocial, que é AAAA-MM.
Correção efetuada: ajustamos a geração do leiaute S-1200 para gerar corretamente os dados.
Observação
Após atualizar a versão, é necessário realizar novamente o envio do leiaute S-1200 ao eSocial.
Local: eSocial > Eventos Periódicos > Envio Declaração Mensal (FRENVFOL)
Cálculos
Cálculo de IR na transferência entre empresas
Problema: ao realizar um cálculo do tipo 93 - Especial quando o colaborador era transferido dentro da competência de pagamento, na empresa destino era calculado indevidamente IR somando as bases de ambas as empresas.
Correção efetuada: ajustamos a rotina de cálculo do IR para colaboradores transferidos.
Local: Cálculos > Ficha Financeira > Cadastro (FRFICFIN)
Valor de horas indevida para geração de horas automáticas
Problema: ao calcular uma rescisão ou ficha financeira para um colaborador com escala de Geração Automática, quando a admissão ocorreu no final do mês anterior, a quantidade de dias não era calculada corretamente.
Correção efetuada: ajustamos o cálculo de horas para geração automática para considerar os dias do mês corretamente.
Locais:
- Cálculos > Ficha Financeira > Cadastro (FRFICFIN)
- Colaboradores > Rescisões > Calcular (FRCALRCS)
Relatórios
Pesquisa de colaboradores da tela de entrada do Relatório Prazos Contratos
Problema: ao consultar o campo Colaborador da tela de entrada do relatório 001 - Prazos Contratos (FPPC001.COL), não estavam sendo apresentados os colaboradores corretamente.
Correção efetuada: ajustamos a abrangência da tela de entrada do relatório para respeitar os campos Período Inicial e Período Final ao consultar os colaboradores.
Local: Colaboradores > Documentos > Prazos Contratos > 001 - Prazos Contratos (FPPC001.COL)
Ajuste no Relatório Acordo Compensação de Horas
Problema: ao listar o modelo 003 - Acordo de Compensação de Horas (FPDO003.COL), os dias da semana estavam incorretos, com Segunda-Feira aparecendo como último dia com o valor DSR, quando na verdade o dia correto seria Domingo.
Correção efetuada: ajustamos o relatório para demonstrar a escala corretamente.
Local: Colaboradores > Documentos > Modelos > 003 - Acordo Compensação de Horas (FPDO003.COL)
Melhoramos a descrição do Envelope Modelo Senior Sistemas
Atualizamos a descrição do relatório 004 - Envelope Modelo Senior Sistemas (FGETENTRANCE), informando que esse modelo de relatório não tem o leiaute/conteúdo regulamentado por uma exigência legal. Caso o relatório não atenda exatamente às necessidades da empresa, ele pode servir de exemplo para o desenvolvimento de um modelo customizado pelo cliente.
Local: Cálculos > relatórios > Operacionais > Envelope > Gráfico > 004 - Envelope Modelo Senior Sistemas (FGETENTRANCE)
Integrações
Valores na Integração com o Gestão Empresarial l ERP
Problema: ao realizar o cálculo da folha de uma colaboradora com horas maternidade, era apresentada uma divergência entre a ficha financeira e a integração com o Gestão Empresarial l ERP.
Correção efetuada: ajustamos a rotina para que não seja mais apresentada divergência na integração.
Local: Integração ERP > Integração Financeira > Consultar (FRCONPEN)
Atualização da documentação relacionada ao cadastro de CIFs
Atualizamos a documentação relacionada ao cadastro de CIFs, esclarecendo que, para gerar a Integração Financeira:
- de acordo eventos da ficha financeira, devem ser usados os seguintes CIFs:
- F02 - IR de Férias;
- R02 - IR Rescisão.
- através do DARF do sistema, devem ser usados os seguintes CIFs:
- C15 - Imposto de Renda DARF;
- C19 - Imposto de Renda DARF (Terceiros).
Importante
Os CIFs C15 e C19 são gerados conforme o DARF, mas caso o usuário opte por não gerar o DARF, será necessário invalidar esses CIFs e cadastrar por evento, conforme os CIFs C05, F02 e R02.
Local: Manual do Usuário > Ajuda por telas > Administração de Pessoal > Integração > Integração Financeira > Cadastro CIF
Ajustes da documentação de Integração ERP para Gerar Fornecedores
Melhoramos as informações sobre a Geração Fornecedor ERP. Informamos que o sistema irá se comportar da seguinte forma quando o usuário cadastrar o Fornecedor no Gestão Empresarial | ERP e usar a rotina de Geração:
- Ao utilizar a rotina de Gerar Fornecedores, no menu Integração ERP > Gerar Fornecedores, o sistema fará uma busca pelo CPF do fornecedor, verificando se ele já existe no ERP. Caso exista, somente vinculará o fornecedor ao colaborador, sem atualizar as definições no ERP;
- Caso ele seja contratado em uma filial diferente da que já existe, será necessário acessar o ERP e cadastrar a guia Definições para este fornecedor;
- Se o cadastro na guia Definições não for realizado, ao acessar a ficha básica do colaborador no módulo Administração de Pessoal (AP), será apresentada a mensagem Definições do Fornecedor não Cadastradas.
Local: Manual do Usuário > Ajuda por telas > Administração de Pessoal > Integração > Geração Fornecedor
Web services
Execução do web service com.senior.g5.rh.fp.fichaBasica
Problema: ao executar o web service com.senior.g5.rh.fp.fichaBasica, versão 6, era apresentada a mensagem Ocorreu um erro ao executar o serviço AP - Ficha Básica: O campo Situação não está disponível na tela FR034FUN - Empregados- Básica.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para executar o web service normalmente.
Relatório
Correção no Recibo de Pensão Judicial
Problema: ao listar o modelo 007 - Recibo de Pensão Judicial (FPDE007.COL), a máscara era apresentada incorretamente para os campos e o valor da pensão excedia 4 dígitos.
Correção efetuada: ajustamos no sistema a máscara dos campos para listar o valor corretamente.
Local: Colaboradores > Dependentes > Listar > 007 - Recibo de Pensão Judicial (FPDE007.COL)
Impostos
Atualização das documentações relacionadas à geração e emissão do DARF
Atualizamos as seguintes documentações a fim de esclarecer que a Geração do DARF deve ser realizada através da DCTFWeb, conforme orientação da Instrução Normativa RFB nº 2.137/2023:
Para mais informações, acesse o Portal de Exigências legais e verifique a matéria relacionada à Substituição da DCTF pela DCTFWeb em relação ao IRRF decorrente das relações de trabalho, apurado por meio do eSocial.
Locais:
- Manual do Usuário > Ajuda por telas > Administração de Pessoal > Impostos > Imposto Federal > Darf > Emissão DARF
- Manual do Usuário > Ajuda por telas > Administração de Pessoal > Impostos > Imposto Federal > Darf > Emitir Darf > Empregados > Gerar
- Manual do Usuário > Ajuda por telas > Administração de Pessoal > Impostos > Imposto Federal > Darf > Emitir Darf > Terceiros > Gerar
Abrangências
Melhorias na documentação de Abrangências
Realizamos ajustes na documentação de Abrangências, informando que, caso a consulta em tela seja em tabela que não possua campos da abrangência citada, o sistema montará o select com os demais campos de filtragem indicados.
Local: Manual do Usuário > Ajuda por telas > Telas em comum > Diversos > Usuários > Abrangências
Gestão Pública
Ajustes da documentação de Dados Funcionais do Agente Público Ativo
Melhoramos a documentação referente aos Dados Funcionais do Agente Público Ativo, informando que o status do cadastro do colaborador precisa estar como Cancelado para que seja possível realizar transferências na base.
Local: Manual do Usuário > Ajuda por telas > Administração de Pessoal > Impostos > Gestão Pública > Santa Catarina (A partir v1.07) > Dados Funcionais do Agente Público Ativo
Relatórios
Ajuste no Resumo de compra - Fornecedor Wiipo
Problema: ao listar o relatório 026 - Resumo de compra - Fornecedor Wiipo (BS00026.VAL) utilizando base Oracle, o sistema apresentava Erro na Execução do Evento: Antes Imprimir do Controle: Detalhe_FUN. Erro Reportado. Houve um erro ao abrir o cursor CUR_R162HAG: Erro de acesso ao banco de dados:Banco de Dados: Oracle 11. Erro do Banco (-1): Underflow.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para realizar a geração do modelo corretamente.
Local: Benefícios > Vales > Listar > 026 - Resumo de compra - Fornecedor Wiipo (BS00026.VAL)
Disponibilizada documentação centralizadora das soluções de Ponto Senior
Com a finalidade de facilitar a compreensão e o acesso em nossas documentações da Solução de Ponto Senior, disponibilizamos uma documentação que centraliza os módulos que contemplam essa jornada.
Nesta documentação há uma breve explicação sobre cada módulo e um fluxo que descreve a etapa de aplicação de cada um no processo de coleta, tratamento e apuração do ponto. Logo abaixo, disponibilizamos também, os atalhos das respectivas documentações.
Locais:
- Controle de Ponto e Refeitório
- Gestão do Ponto
Programações
Acesso à tela de Compensações por atalho ocasionava lentidão no sistema
Problema: ao acessar a tela de programação de Compensações (FR064CMP) pelo atalho da tela de acertos, ocorria lentidão no sistema.
Correção efetuada: melhoramos a performance ao abrir a tela para filtrar apenas o colaborador selecionado na tela de acertos.
Local: Cálculos > Apuração > Acertos > Colaborador (FRACECOL)
Acesso à tela de Troca de Horários por atalho ocasionava lentidão no sistema
Problema: ao acessar a tela de programação de Troca de Horários(FR064THR) pelo atalho da tela de acertos, ocorria lentidão no sistema.
Correção efetuada: melhoramos a performance ao abrir a tela para filtrar apenas o colaborador selecionado na tela de acertos.
Local: Cálculos > Apuração > Acertos > Colaborador (FRACECOL)
Disponibilizada documentação centralizadora das soluções de Ponto Senior
Com a finalidade de facilitar a compreensão e o acesso em nossas documentações da Solução de Ponto Senior, disponibilizamos uma documentação que centraliza os módulos que contemplam essa jornada.
Nesta documentação há uma breve explicação sobre cada módulo e um fluxo que descreve a etapa de aplicação de cada um no processo de coleta, tratamento e apuração do ponto. Logo abaixo, disponibilizamos também, os atalhos das respectivas documentações.
Locais:
- Controle de Ponto e Refeitório
- Gestão do Ponto
Incidentes do Ponto
Incidentes de limite diários de extras
Problema: o sistema gerava de maneira indevida os incidentes de limite diários de extras, mesmo em dia sem horas extras apuradas.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para que ele não gere incidente de limite diários de extras, a menos que, de fato, o colaborador tenha ultrapassado o limite estipulado.
Local: Nova interface > Meus acertos de ponto
Geração de Escalas
Inclusão de exemplo na documentação de Escalas de revezamento
Com a finalidade de facilitar a compreensão de como as horas extras devem ser pagas em situações de horas normais e de feriados de revezamento aos colaboradores, adicionamos um exemplo no item Exemplos, que demonstra as horas que deverão serem pagas ao colaborador.
Para verificar o exemplo e mais informações, acesse a documentação de Escalas de revezamento.
Local: Manual do Usuário > Informações adicionais > Principais rotinas > Controle de Ponto e Refeitório > Escalas de revezamento
Banco de Horas
Cor da situação na manutenção do banco de horas
Problema: ao selecionar uma cor para a situação de banco de horas no cadastro de situações do Controle de Ponto, não era alterada a cor da situação na manutenção dos lançamentos do Gestão de Ponto.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para que passe a aceitar a cor selecionada no cadastro da situação.
Local: Nova Interface > Banco de Horas > Manutenção de lançamentos
Apuração do Ponto
Incidente de Intrajornada
Problema: a apuração do ponto calculava indevidamente a situação de violação intrajornada quando horário fosse do tipo Rígido com batida de refeição Obrigatória, senão extra e o colaborador iniciasse a jornada no período previsto da refeição, gerando alguns minutos de extra de entrada na segunda parte do expediente.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para calcular corretamente as situações de violação de intrajornada.
Local: Apuração > Gestão > Gestores
Marcações de colaboradores fora do módulo de Gestão do Ponto
Problema: ao realizar a leitura de um arquivo que contém as marcações de colaboradores que não estão assinalados no módulo de Gestão do Ponto, o sistema apresentava a mensagem Cadastro do colaborador na marcação igual a zero.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para ler, mas não calcular, as marcações de colaboradores, mesmo que eles não estejam no módulo Gestão do Ponto.
Local: Nova interface > Apuração > Leitura de marcações
Arquivos para a leitura das marcações não eram listados
Problema: ao acessar a tela para adicionar os arquivos para a leitura das marcações, o sistema não demonstrava nenhum arquivo quando o campo Leitura de arquivos por cadastro disponível em Diversos > Assinalamentos estivesse com valor S - Sim.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para que ele liste os arquivos quando o campo Leitura de arquivos por cadastro estiver preenchido com S - Sim.
Local: Nova interface > Apuração > Leitura de marcações
Relatórios
Inventário de Riscos Ocupacionais
Problema: ao listar o modelo 002 - Inventário de Riscos Ocupacionais (SMIR002.GER) era apresentada a mensagem Ao carregar os dados para este registro o tamanho da seção: Adicional_Definicoes ficou maior que o tamanho da Página. Aumente o tamanho da página, diminua esta seção ou verifique os controles do relatório que podem estar aumentando o tamanho da seção automaticamente, ultrapassando o tamanho da página.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para listar o relatório em questão.
Local: Segurança > Inventário de Risco > Listar > 002 - Inventário de Riscos Ocupacionais (SMIR002.GER)
EPI
Ajuste na distribuição de EPI por colaborador
Problema: na distribuição de EPI de forma coletiva, após autenticar a distribuição, o sistema retornava Erro do Banco (932): ORA-00932: inconsistent datatypes: Expected DATE and got NUMBER.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para a conversão de tipo Número para tipo Data em base Oracle.
Local: Segurança > EPI > Distribuição > Coletiva > Por Colaborador (FRCOLDIE)
CIPA
Validação da tela de Membros
Problema: na validação da tela de Membros, quando o membro teve mais de 4 faltas, o sistema apresentava a mensagem Este membro possui 4 faltas. Desliga-lo? e, ao informar Sim, não estava realizando os procedimentos de desligamento.
Correção efetuada: ajustamos a rotina no sistema para realizar o processo de desligamento. No cadastro do membro, constará a data da última falta no campo Data Saída com o motivo 2- Falta Reunião.
Local: Segurança > CIPA > Membros (FR100MEB)
Recursos
Disponibilização da tela de Log Stack Trace
Problema: a tela Log Stack Trace estava disponível somente no módulo Administração de Pessoal.
Correção efetuada: disponibilizamos a tela também nos módulos Benefícios, Cargos e Salários, Jurídico, Quadro de Vagas, Recrutamento e Seleção e Segurança do Trabalho.
Local: Diversos > Utilitários > Log Stack Trace (FRStackTraceLog)
Formas de Acesso
Scroll do mouse em grades do sistema no acesso via Windows Access
Problema: ao utilizar o scroll do mouse nas grades do sistema no acesso via Windows Access, o posicionamento dos registros ficava fora de ordem.
Correção efetuada: ajustamos a rotina responsável por interpretar os comandos enviados para a aplicação para que os registros se mantenham ordenados quando for utilizado o scroll do mouse ao navegar pela tela do sistema.
Local: WindowsAccess
Web Services
Execução do web service com.senior.g5.rh.fp.hcm@HistoricoTreinamentos
Problema: ao realizar uma inclusão de dois históricos de curso por colaborador através do web service com.senior.g5.rh.fp.hcm@HistoricoTreinamentos, utilizando um código de curso padrão do sistema, com datas iguais, não era inserido um novo registro, apenas atualizava o antigo.
Correção efetuada: ajustamos o web service para realizar o cadastro dos cursos na mesma data, com nomes diferentes e inserido um novo registro.