eSocial | Informativo do Suporte nº47 - 05/06/2019
Atenção para a mudança no prazo de envio de eventos do eSocial
Ontem, dia 04/06 às 14 horas, o Comitê Gestor do eSocial divulgou através de uma publicação no Portal eSocial, que o prazo de envio dos eventos que vencem no dia 07 do mês seguinte ao da competência informada, passará para o dia 15 de cada mês. A alteração já vale para os eventos relativos à competência maio/2019, que vencem em junho, e inclui o envio do fechamento de folha (S-1299).
Gestão de Pessoas | HCM
Alguns envios para o eSocial retornam do Governo com a crítica: A solicitação não pode ser atendida devido a uma falha temporária no ambiente ou não catalogada. Favor tentar novamente mais tarde. Código do erro: 301.3. Caso o erro permaneça, favor acessar o Portal do eSocial através do endereço http://portal.esocial.gov.br. Na opção CONTATO, na seção EMPRESAS, selecione PRODUÇÃO EMPRESAS. Preencha os outros campos e informe o identificador XXXXXXXXXXXXXXXXX em SUA MENSAGEM para rastreamento do erro. Obrigado.
O Governo divulgou uma notícia no dia 31/05/2019 sobre o Erro 301, que ocorre frequentemente.
A partir das versões 6.2.33.90 e 6.2.34.27, ao acessar o menu de Conversões será solicitado uma senha, em uma caixa de mensagem Conversões eSocial.
Este recurso foi incluído para controlar o acesso aos Conversores eSocial. Caso seja identificada a necessidade de executar algum conversor, o cliente deverá entrar em contato com o Suporte para avaliação da situação.
Recomendamos que caso seja necessário criar um novo ambiente do eDocs como homologação ou restaurar um backup de produção no ambiente de homologação, após finalizar o processo de restore, deve ser acessado o menu de Configurações > Gerais e alterar o campo do ambiente para Homologação.
Somente após este procedimento, o serviço SeniorDocumentosEletronicos deverá ser iniciado neste ambiente.
Isto é necessário para que os eventos do ambiente de produção não sejam considerados na contagem do serial do ambiente de homologação. Se a contagem estiver somando os dois ambientes, é necessário entrar em contato com o suporte para análise da situação.
Você sabia que a Senior possui um Fórum do eSocial, onde todos os clientes podem fazer perguntas e contribuir com seu conhecimento?
Acesse o fórum e fique por dentro de mais esta ferramenta para lhe auxiliar com o eSocial.
Você pode pesquisar dúvidas comuns, e também ajudar seus colegas de profissão compartilhando sua experiência.
É um Fórum comunitário, onde toda colaboração é sempre bem-vinda!
O fato dos eventos S-2210 e S-2220 estarem na cor marrom e status Possui pendência a ser enviada ou envio pendente do mesmo leiaute é devido a pendência do S-2240 ser anterior a CAT e/ou ASO.
Atualmente isso acontece para todos leiautes, mesmo no Administração de Pessoal, pois o sistema exige que os eventos sejam enviados em ordem cronológica, do mais antigo para o mais recente.
A mesma situação pode ocorrer entre quaisquer eventos não periódicos, como por exemplo, os eventos S-2245 e S-2221.
O sistema sempre teve este comportamento, contudo, com a chegada dos eventos de SST, a área de Gestão do Produto entende que este bloqueio cronológico deve ser revisto para não gerar impactos, principalmente devido ao evento S-2210 - CAT onde em casos de óbito o envio é imediato. Esta situação está prevista para ser liberada nas próximas versões do sistema, em 21/06/2019, como entrega de demanda legal. O único requisito destes leiautes é o S-1060/S-2200/S-2300.
É necessário possuir o módulo de Segurança e Medicina na versão 6.2.34.24 ou superior. Somente a partir desta versão será possível iniciar a geração dos leiautes para envio ao eSocial, com base nas informações já cadastradas e adequadas no sistema.
A partir da versão 6.2.34.24, no módulo Segurança e Medicina, o sistema irá liberar no menu: Empresas > Definições do eSocial, o campo para informar a data de início da geração dos eventos de SST. Após inserir a data, será necessário sair (logoff) e entrar (logon) novamente no sistema para que o menu eSocial seja liberado. O módulo também contará com a tela Diversos > Definições Motor eSocial para parametrizar a comunicação entre o Segurança e Medicina e o sistema de Mensageria.
As parametrizações seguem o mesmo comportamento que atualmente segue o Administração de Pessoal.
No ambiente de homologação (testes/produção restrita), a data poderá ser informada livremente de acordo com a necessidade do cliente. Como não cabe ao Suporte Senior decidir qual data deverá ser informada, a orientação é que seja uma data a partir do início do eSocial (01/01/2018). Contudo, no ambiente de produção, esta data deve respeitar o calendário estabelecido pelo eSocial de acordo com o grupo ao qual a sua empresa pertence.
Após parametrizar o sistema, é possível realizar a carga inicial dos eventos de SST através da tela eSocial > Fechamento SST. Esta tela tem como objetivo gerar as pendências do leiaute S-2240 (Condições Ambientais do Trabalho - Fatores de Risco). O envio deste leiaute é obrigatório. Mas, se o sistema identificar a existência de informações pendentes de outros eventos de SST, eles também serão enviados.
Esta carga inicial é necessária, caso contrário, o sistema não permitirá gerar nenhum outro leiaute de SST para processar os colaboradores. Note que este processo segue a mesma ideia do fechamento da admissão no Administração de Pessoal.
Após a carga inicial, o sistema irá inserir a data de fechamento do SST no campo DATSST da tabela R034MAT.
Veja aqui as tabelas com as informações de origem e/ou geração dos eventos.
Atualmente o Segurança e Medicina é responsável por originar e gerar todos os leiautes de SST, contudo, é possível também gerar o S-2210 e S-2221 pelo Administração de Pessoal..
Eventos Não-Periódicos: Clique aqui e acompanhe todas as informações a respeito do S-2210, S-2220 e S-2221, S-2240 e S-2245.
Esse retorno (Código 16 - "Foi informado um valor com tamanho inválido para o campo intConc") já é conhecido e se trata de um erro no ambiente do governo. Ocorre sempre que o campo intConc (Quantificação do Agente) do leiaute S-2240 leva um valor negativo.
De acordo com a área de Análise de Negócios da Senior, o eSocial não impede valores negativos para este campo no leiaute. É necessário aguardar a solução por parte do governo ou se preferir poderá abrir uma questão no portal do eSocial.
Por exemplo, o colaborador 10 está associado ao GHE 23, foram incluídos laudos de dois agentes nesse GHE, ambos com mesmo fator de risco.
Por fim, foi gerada a pendência do S-2240, processando dois leiautes para o envio. Por consequência disto, o governo retorna o erro 632 – Já existe no evento um grupo com mesma chave de identificação.
Esta situação já está sendo analisada pela Manutenção da Senior e o ajuste deve ser disponibilizado nas próximas versões. Em caso dúvida quanto este assunto, entre em contato com o Suporte Senior, opção 5 na URA.