Pesquisas
Dentro do conceito de abordagem de marketing, podemos nos apoiar nas funcionalidades disponíveis no módulo de pesquisas para abordar as contas de forma segmentada com a finalidade de questionar o cliente sobre as mais diversas necessidades procurando entender melhor a qualidade de atendimento, entrega, novos produtos que se pretende inserir no mercado, dentre outros. Esta é uma importante ferramenta de geração de indicadores para finalidades de venda ou análise de atuação ou qualidade.
O que você pode fazer:
Para realização de uma pesquisa pode-se tanto criar um novo questionário, quanto utilizar outro já cadastrado anteriormente. Após preencher os campos necessários, o questionário será salvo e o sistema libera o cadastro de perguntas, que funciona de forma bem parecida com o cadastro de questionários.
Após informar todos os campos da pergunta clique em Adicionar pergunta, para que a mesma seja inserida no questionário.
Campos:
- Critério de avaliação: informa o setor correspondente da pergunta;
- Texto da pergunta: informa a pergunta;
- Tipo: informa o tipo de resposta, grau de satisfação, etc.
O processo de criação de uma pesquisa é muito parecido com o de campanhas de e-mail marketing, e é dividido por etapas:
- Etapa 1 - Elaboração da pesquisa: nesta primeira etapa escolhemos o questionário que será utilizado e a breve descrição do questionário. Após preencher os campos necessários, deve-se clicar em Avançar para próxima etapa.
- Etapa 2 - Definição de Público-alvo: é definido o público-alvo da pesquisa, através da segmentação do cadastro de contas e contatos. Através dos filtros é possível definir as contas bem como a extensão do envio da pesquisa. Além disso, é possível definir se as pesquisas serão enviadas para as contas, para contas e contatos ou somente para os contatos. Após filtrar todas as contas que irão receber a pesquisa, adicione-as clicando em Adicionar contas a pesquisa, feito isso avance para a próxima etapa:
- Etapa 3 - Método de coleta de dados: nesta terceira etapa selecionamos o tipo de abordagem , que define como serão coletadas as respostas, podendo ser via questionário digital ou via SAC. Utilizando a opção de Questionário Digital, ao clicar na opção escolhida o CRM direciona direto para a etapa 4.
- Etapa 4 - Revisão dos destinatários e envio: nesta etapa são revisados todos os destinários aos quais a pesquisa será enviada. Após a confirmação das informações, clique em Enviar Pesquisa.
O módulo de pesquisas permite uma análise individual de resultados bem como análise de indicadores em grupo. Deste modo pode-se identificar pontos de melhorias através dos indicadores globais, desenvolver novos produtos com base nas necessidades expressadas pelas contas entre outras formas de interpretação dos dados coletados.
Para consultar as pesquisas e gerenciá-las, acesse Pesquisa > Consulta pesquisa utilizando os filtros necessários e selecione a pesquisa que deseja analisar. Clique em Gerenciar pesquisa para ter acesso às informações.
A função Reenvio permite enviar novamente a pesquisa para contatos que ainda não receberam ou não responderam.