Formas de Contabilização
Dentre as várias formas de contabilização realizadas pelo Gestão de Supermercados, a mais comum utilizada é através das Formas de Contabilização. Através delas é possível gerar a contabilização de Notas Fiscais, Movimentos de Estoque, Documentos Financeiros, Movimentos de Tesouraria, entre outros.
Neste tópico é explicada de forma detalhada a configuração que deve ser realizada para que as movimentações acima citadas sejam contabilizadas corretamente.
O que você pode fazer:
- Acesse o módulo Cadastro > Contábil > Formas de Contabilização ou insira o código 124 no campo de pesquisa da tela inicial.
- Informe os campos necessários, dentre eles:
- Tipo: necessário selecionar o tipo de contabilização. As opções deste campo são:
- "Documento Financeiro": a contabilização será realizada para cada Documento Financeiro cadastrado, ou parcela do Documento a Pagar e a Receber, tanto nas telas Documentos a Pagar (76) e Documentos a Receber (98), ambas manuais, quanto nos documentos gerados automaticamente em diversas tarefas do sistema.
- A contabilização na baixa (pagamento) dos Documentos Financeiros deve ser configurada no tipo "Movimento de Tesouraria", e não no tipo "Documento Financeiro". Como no Movimento de Tesouraria é possível realizar a baixa individual de cada parcela ou baixa em lote de todas as parcelas, a Forma de Contabilização também pode ser configurada para que um único lançamento contábil seja realizado com os valores totais do movimento ou um lançamento contábil para cada documento baixado. Para isto basta configurar o campo Valor Lançamento, da tela Lançamentos Contábeis (124), como “Valor Movimento” (um único lançamento) ou “Valor Parcela / Valor Pagamento” (vários lançamentos).
Importante- "Movimento Caixa": a contabilização será realizada em cada Movimento de Caixa realizado, tanto na tela Movimento de Caixa (109), quanto nos movimentos realizados automaticamente através de diversas tarefas do sistema.
- "Movimento de Tesouraria": a contabilização será realizada nas baixas (pagamentos) realizadas nos Movimentos de Tesouraria, tanto na tela Movimento de Tesouraria (91), quanto nos movimentos realizados automaticamente através de diversas tarefas do sistema.
- "Nota Fiscal de Entidade": a contabilização será realizada em cada Nota Fiscal utilizando Tipos de Movimento de Estoque configurados como Entidade e que tenham Controle Fiscal.
- "Nota Fiscal de Filial": a contabilização será realizada em cada Nota Fiscal utilizando Tipos de Movimento de Estoque configurados como Filial e que tenham Controle Fiscal.
- "Importação de Vendas (Cupons Fiscais)": a contabilização será realizada através da Importação de Vendas (ECF). As Vendas podem ser contabilizadas de 4 formas diferentes:
Formas de Contabilização da Importação de Vendas- Totalizado as Vendas de todas as ECF’s, gerando apenas um lançamento de contabilização com os valores somados, independente das Finalizadoras utilizadas. Para utilizar esta opção os campos “Por ECF” e “Por Finalizadora” devem estar desmarcados;
- Contabilizando cada ECF, independente da Finalizadora. Para utilizar esta opção o campo “Por ECF” deve estar marcado e o campo “Por Finalizadora” deve estar desmarcado;
- Contabilizando cada Finalizadora separadamente, somando os valores de todas as ECFs. Para utilizar esta opção o campo “Por ECF” deve estar desmarcado e o campo “por Finalizadora” deve estar marcado;
- Contabilizando cada ECF e cada Finalizadora. Para utilizar esta opção os campos “Por ECF” e “Por Finalizadora” devem estar marcados.
NotaAlém da Importação de Vendas, é possível realizar a contabilização das Vendas através do Fechamento de Caixa. Nesta Tarefa são gerados os Documentos Financeiros, Movimentos de Tesouraria e Movimentos de Caixa de acordo com a configuração do Financeiro. Desta forma, caso haja Forma de Contabilização ligada a estes Tipos utilizados no Fechamento de Caixa, a contabilização será automaticamente gerada para cada documento / movimento gravado em todas as Finalizadoras (Cheque, Cartões, Crediário, Convênio, Ticket, Contra-Vale, Vale Compra e Dinheiro).
- "Movimento de Estoque": a contabilização será realizada nos Movimentos de Estoque que não geram Nota Fiscal, tanto de Entrada quanto de Saída, ou seja, apenas nos Movimentos internos, inclusive Inventário;
- "Nota Fiscal de Transporte - Conhecimento de Frete": a contabilização será realizada nas Notas Fiscais de Transporte (Conhecimento de Frete). As informações desta nota Fiscal de Transporte são lançadas pela tarefa 273 ou na finalização da Nota Fiscal de Entidade (Entrada), caso o Tipo de Movimento de Estoque esteja configurado para estes lançamentos.
- Tipo: necessário selecionar o tipo de contabilização. As opções deste campo são:
- Após, em Eventos da Contabilização, é necessário configurar o momento em que esta contabilização será realizada. Os eventos disponíveis são:
- "Gravação": as contabilizações configuradas neste Evento serão executadas na gravação/finalização dos movimentos. Disponível para todos os Tipos de Formas de Contabilização;
- "Estorno": as contabilizações configuradas neste Evento serão executadas no estorno dos movimentos. Disponível nos Tipos de Forma de Contabilização: Movimento de Tesouraria, Movimento de Caixa, Documento Financeiro, Nota Fiscal de Entidade e Nota Fiscal de Filial;
- "Conciliação": as contabilizações configuradas neste Evento serão executadas no momento da conciliação do Movimento de Tesouraria. Disponível apenas no Tipo de Forma de Contabilização de Movimento de Tesouraria.
- Através dos botões [INS] - Inserir e [ENTER] - Alterar é possível cadastrar ou alterar a configuração dos lançamentos contábeis. O botão [DEL] - Excluir apaga a configuração de Lançamento Contábil selecionada.
- Ao final, clique no botão [F10] - Gravar para salvar as informações cadastradas.
Para a geração dos Lançamentos Contábeis do evento Estorno, utilize o botão [F8] - Gerar Estorno. Esta funcionalidade possibilita a geração exatamente igual aos Lançamentos do Evento Gravação existentes, apenas invertendo o Débito / Crédito de cada Lançamento. Desta forma, os Lançamentos de Débito do Evento Gravação serão criados como Crédito no Evento Estorno.
Destaca-se, ainda, que é possível realizar uma configuração para que o sistema busque, automaticamente, o histórico contábil de estorno, se houver. Esta parametrização deve ser realizada através da tela de Parâmetros Contábeis.
Através do botão [INS] - Inserir é possível cadastrar a configuração dos lançamentos contábeis. Este botão abrirá uma nova tela, onde são configuradas todas as informações ligadas ao lançamento contábil gerado pelo Gestão de Supermercados.
Para cadastrar a configuração, preencha os campos necessários e vincule diversas informações adicionais, tais como:
- Filial Lançamento: indica se o lançamento contábil será realizado para a filial do movimento ou para determinada filial fixa;
- Data Lançamento: indica a data que será realizada o lançamento contábil. Esta opção mostrará todos os campos de data existentes, de acordo com o tipo de movimento utilizado;
- Valor Lançamento: indica qual o valor do lançamento contábil. Esta opção mostrará todos os campos de valor existentes, de acordo com o tipo de movimento utilizado;
- Débito/Crédito: indica se o lançamento será de débito ou de crédito;
- Evento: indica em que momento será realizada a contabilização. As opções deste campo são: "Gravação", "Estorno" ou "Conciliação";
- Fórmulas de Cálculo: O Gestão de Supermercados permite que sejam criadas fórmulas para determinar o valor do lançamento contábil. Com isso é possível realizar um lançamento contábil somando determinados valores do documento contabilizado. Para isto basta utilizar os campos Valor do Lançamento e Operação (adição e subtração) e clicar nos botões [+] para criar a fórmula. O botão Limpar Fórmula irá apagar as configurações de Data e Valor do lançamento contábil.
- Histórico Contábil: indica qual o histórico contábil que será vinculado ao lançamento contábil. Este histórico será utilizado nos Relatórios Contábeis (Livro Diário e Razão), assim como nas consultas de Lançamentos Contábeis.
- Tipo Conta: determina qual será a conta contábil utilizada no lançamento contábil.

English
Español


