Parâmetros Contábeis
Para que o Módulo Contábil tenha um correto funcionamento, são necessárias algumas configurações padrões realizadas através desta tela.
O que você pode fazer:
- Acesse o módulo Contábil > Configurações > Parâmetros Contábeis ou insira o código 417 no campo de pesquisa da tela inicial.
- Esta tela se divide em 3 guias, conforme informações a seguir:
Guia Geral- Plano de Contas: permite configurar qual Plano de Contas será utilizado em toda a contabilização do sistema. Caso esta informação seja alterada, todos os cadastros e movimentações do Gestão de Supermercados irão buscar informações do novo plano de contas.
- Plano de Contas Referencial FCONT: neste campo deve ser selecionado o Plano de Contas Referencial disponibilizado pelo Governo. Desta forma, ao cadastrar o plano de contas, é possível vincular a Conta Contábil Referencial, para que esta seja enviada no FCONT. O Plano de Contas Referencial, assim como suas Contas Contábeis, é implantado automaticamente na atualização do Sistema, não sendo necessário qualquer cadastro ou alteração.
- Plano de Contas Referencial SPED: neste campo deve ser selecionado o Novo Plano de Contas Referencial disponibilizado pelo Governo. Desta forma, ao cadastrar o Plano de Contas é possível vincular a Conta Contábil Referencial para que esta seja enviada no SPED Contábil e/ou SPED ECF. Caso o Novo plano de contas referencial não esteja disponível entre em contato com o nosso suporte solicitando esta disponibilização.
- Fechamento Contábil: indica se o Gestão de Supermercados terá fechamento contábil, possibilitando o bloqueio de todo e qualquer lançamento contábil automático e/ou manual.
- Data de Fechamento Contábil: Caso o campo Fechamento Contábil esteja selecionado, este campo é habilitado e deve ser selecionada a data que será utilizada na tela de Manutenção de Notas Fiscais, campos Data de Emissão ou Data de Entrada.
- Conta Contábil Padrão nas Formas de Contabilização: através deste campo é possível obrigar o cadastro de uma conta contábil padrão nos lançamentos contábeis. Desta forma, caso determinada Entidade ou Filial não tenha Conta Contábil cadastrada, o lançamento contábil será realizado na Conta Contábil padrão configurada.
- Histórico Contábil de Ativos Imobilizados: informa o histórico contábil padrão, configurado para as contabilizações das Depreciações dos Ativos Imobilizados. A Compra / Venda de Ativos Imobilizados utiliza o Histórico Contábil configurado na Forma de Contabilização vinculada ao Tipo de Movimento de Estoque utilizado. Sendo assim este campo é utilizado apenas na Depreciação.
- Histórico Contábil de Ativos Imobilizados: informa o histórico contábil padrão configurado para as contabilizações das Depreciações dos Ativos Imobilizados. A Compra / Venda de Ativos Imobilizados utiliza o Histórico Contábil configurado na Forma de Contabilização vinculada ao Tipo de Movimento de Estoque utilizado. Sendo assim este campo é utilizado apenas na Depreciação.
- Histórico Contábil dos Saldos Iniciais: informa o histórico contábil padrão configurado para a implantação dos Saldos Iniciais das Contas Contábeis.
- Informações do Registro na Junta Comercial: este campo contém as informações utilizadas na impressão dos Termos de Abertura e Encerramento dos Livros Diário e Razão, além de serem enviadas nos arquivos do SPED Contábil.
- Data de Arquivamento: indica a data de arquivamento do ato de conversão de sociedade simples em sociedade empresária é utilizada na geração dos arquivos para o SPED Contábil.
- Modelo de Importação de Arquivos para Contabilização: indica o modelo de importação criado para a realização da contabilização, através de arquivo texto.
- Exclusão de Lançamentos Contábeis: este campo permite que seja configurada a forma de contabilização ao estornar algum movimento do sistema. Ou seja, ao estornar uma Nota Fiscal de Entidade, por exemplo, o sistema poderá gerar um novo lançamento contábil, conforme configurado no evento Estorno da Forma de Contabilização, mantendo o lançamento original vinculado à Nota Fiscal, ou excluir o lançamento contábil gerado na finalização da Nota sem gerar o lançamento de Estorno. Por padrão a opção de Exclusão do Lançamento Contábil será utilizada.
- Histórico Contábil automático no evento Estorno: através deste campo, é possível configurar o sistema para buscar automaticamente o Histórico Contábil do evento Estorno, caso este tenha sido criado com o mesmo Tipo do Histórico copiado e que contenha a palavra “Estorno” em seu nome.
- Contabilização automática de Documentos Financeiros: nas telas 76 – Documentos a Pagar e 98 – Documentos a Receber, a guia Contabilização mostra os lançamentos contábeis gerados para o documento aberto, após o usuário informar o valor do documento. O usuário poderá alterar através desta guia as informações da contabilização gerada automaticamente, e ao gravar as informações, de acordo com a configuração deste campo, o sistema poderá: 1 - Atualizar automaticamente a contabilização gerada, substituindo qualquer informação digitada na guia; 2 - Perguntar se o usuário deseja que a contabilização seja atualizada ou 3 - Não atualizar a contabilização, mantendo qualquer alteração realizada na guia.
- Valor da Contabilização diferente do valor do Documento Financeiro: nas telas 76 – Documentos a Pagar e 98 – Documentos a Receber, o sistema poderá bloquear, ou não, a gravação caso o valor total da contabilização seja diferente do valor total do documento financeiro.
- Categoria do Ativo Imobilizado: este campo identifica qual Categoria de Produtos será vinculada, automaticamente, no cadastro dos Bens do Ativo Imobilizado.
- Contabilização na Importação de Vendas: indica se será realizada a contabilização no momento da importação de vendas. Este campo pode ser configurado como "Não" para que as vendas sejam contabilizadas no momento do fechamento de caixa.
- Bloqueio da Importação de Vendas com diferença na Contabilização: este campo permite que o sistema seja configurado para realizar, ou não, o bloqueio da importação de vendas, caso haja diferença entre débitos e créditos na contabilização. Desta forma, é possível realizar a importação de vendas mesmo existindo diferença na contabilização, não bloqueando assim o processo de importação.
- Obrigatório Informar Rateio por Centro de Custo nos Lançamentos Contábeis Manuais: o Gestão de Supermercados pode ser configurado para tornar obrigatória a informação dos Rateios por Centro de Custo, ao realizar lançamentos contábeis manuais, não permitindo assim que seja feito algum lançamento contábil manual sem informar os rateios.
- Contabilização Obrigatória nos Movimentos de Tesouraria: indica se, ao realizar qualquer Movimento de Tesouraria, o Gestão de Supermercados bloqueia o lançamento caso não haja Forma de Contabilização ligada ao Tipo de Lançamento de Tesouraria, tornando assim a contabilização obrigatória.
- Bloqueio de Movimentações automáticas caso não sejam gerados lançamentos contábeis: caso seja realizada alguma movimentação do Sistema (Notas Fiscais, Movimentos de Estoque, Documentos Financeiros, Movimentos de Tesouraria, Movimentos de Caixa e Importação de Vendas) e haja Forma de Contabilização ligada ao tipo selecionado, caso não seja gerada nenhuma contabilização, o sistema irá bloquear a movimentação, informando que não foi gerada nenhuma contabilização. Desta forma, o usuário deverá verificar se a Forma de Contabilização está configurada da forma correta.
- Geração de Documentos Financeiros na Importação de Arquivos Contábeis: a tela Importação de Arquivos para Contabilização permite que sejam gerados lançamentos contábeis através da importação de arquivos texto. Além disso, também é possível gerar Documentos Financeiros automaticamente nesta tela, devendo configurar os Tipos de Conta a Pagar/Receber para cada Conta Contábil existente no arquivo de Importação.
- Entidade para geração dos Documentos Financeiros: para que sejam gerados os documentos financeiros, automaticamente, ao realizar a Importação de Arquivos para contabilização, é necessário configurar a Entidade para a qual serão gerados estes Documentos.
- Obrigatório informar Conta Contábil no cadastro de Entidades: esta opção possibilita o bloqueio do Cadastro de Entidades, caso não tenha sido informada nenhuma conta contábil na guia Contabilização.
- Contas Contábeis para cálculo do prazo médio de Pagamento/Recebimento: neste campo são configuradas as contas contábeis utilizadas no cálculo do prazo médio de pagamento/recebimento. Este campo é de uso exclusivo dos clientes que utilizam a ferramenta de BI Pentaho.
- Relatórios Contábeis utilizando Grupo de Filiais: através da tela de Relatórios Contábeis, ao realizar a impressão de relatórios com base nas informações de determinado Grupo de Filiais, o Gestão de Supermercados imprime as informações da Filial logada no cabeçalho dos relatórios e Termos de Abertura/Encerramento. Caso este campo esteja preenchido, o sistema irá utilizar as informações da Filial configurada nos cabeçalhos e Termos impressos.
- Data de Início de Utilização do Módulo Contábil: neste campo deve ser configurada a data de início de utilização do módulo Contábil no Gestão de Supermercados. Esta data funcionará como uma data de corte para que os Relatórios Contábeis não gerem movimentações anteriores a esta data, mesmo que haja algum lançamento contábil. Além disso, a tela Fechamento Contábil também verificará este campo para possibilitar o fechamento contábil.
- Saldos Iniciais nos Relatórios Contábeis: neste campo deve ser indicado se os lançamentos contábeis provenientes de Saldos Iniciais devem ser exibidos nos Relatórios Contábeis como Saldo Inicial ou como Saldo Anterior.
- Atualização da Contabilização da Importação de Vendas no Fechamento de Caixa: indica se no Fechamento de Caixa, o sistema deve atualizar a contabilização da Importação de Vendas. Esta opção tem o objetivo de recontabilizar as informações das vendas que são alteradas no Fechamento de Caixa, objetivando manter os valores contabilizados iguais aos valores registrados no Frente de Caixa.
- Utilização de Conta Contábil desativada: indica o que o sistema deve fazer quando a situação da Conta Contábil for conta desativada. De acordo com a opção selecionada o sistema poderá permitir a utilização da conta contábil desativada, sem qualquer alerta; poderá notificar que a conta contábil selecionada está desativada permitindo, mesmo assim, a sua utilização; ou poderá impedir a utilização da conta contábil desativada.
Guia Integrações- Relatório de Verificação de Contas Contábeis: indica o relatório utilizado na geração dos arquivos do SPED Contábil, que mostra as Contas Contábeis sem Conta Contábil Referencial vinculada.
Após este campo, a tela se divide em 3 abas, conforme abaixo:
SPED ContábilInforme os seguintes campos:
- Modelo de Exportação do SPED Contábil: identifica o modelo de exportação previamente cadastrado no sistema.
- Instituição Responsável pela Administração do Cadastro da Entidade: indica qual a instituição responsável pela administração do cadastro do estabelecimento, além do código de cadastro na instituição.
- Entidade Responsável pela Manutenção do Plano de Contas Referencial: indica se a manutenção do Plano de Contas Referencial é de responsabilidade da Secretaria da Receita Federal ou Banco Central do Brasil (Cosif).
- Indicador de Porte: referente ao registro 0000 do FCONT, campo 17, que é o indicador de empresa de grande porte.
SPED ECFPermite configurar parâmetros do Bloco 0 da Escrituração Contábil Fiscal utilizados na tela SPED ECF, para geração de arquivo das informações da Escrituração Contábil Fiscal.
Preencha os seguintes campos:
Parâmetros Gerais
- Início do Período: Grava a informação do campo no bloco "0000".
- Situação Especial: Grava a informação do campo no bloco "0000".
- Data Evento: Grava a informação do campo no bloco "0000". Fica habilitado se, no campo Situação Especial, a opção selecionada for diferente de "00 - Normal".
- Patrimônio Rem. de Cisão %: Grava a informação do campo no bloco "0000". Fica habilitado se, no campo Situação Especial, for selecionada a opção "06 - Cisão Parcial".
- Tipo de ECF: Grava a informação do campo no bloco "0000". Fica habilitado se, no campo Forma de Tributação, for selecionada a opção "7 - Lucro Presumido/Arbitrado" ou "8 - Imune do IRPJ".
- Identificação da SCP: Grava a informação do campo no bloco "0000". Fica habilitado se, no campo Tipo de ECF, for selecionada a opção "2 - ECF da SCP".
- Quantidade de SCP da PJ: Grava a informação do campo no bloco "0020". Fica habilitado se, no campo Tipo de ECF, for selecionada a opção "1 - ECF de empresa participante de SCP como sócio ostensivo".
- Código da Natureza Jurídica: Grava a informação do campo no bloco "0030".
- Código da Ativ. Econômica: Grava a informação do campo no bloco "0030".
Parâmetros de Tributação
- Optante pelo Refis: Grava a informação do campo no bloco "0010".
- Optante pelo Paes: Grava a informação do campo no bloco "0010".
- Forma de Tributação:Grava a informação do campo no bloco "0010".
- Apuração do IRPJ e CSLL: Grava a informação do campo no bloco "0010". Fica habilitado se, no campo Forma de Tributação, a opção selecionada for diferente de "7 - Lucro Presumido/Arbitrado" ou "8 - Imune do IRPJ".
- Qualificação da PJ: Grava a informação do campo no bloco "0010". Fica habilitado se, no campo Forma de Tributação, a opção selecionada for diferente de "7 - Lucro Presumido/Arbitrado" ou "8 - Imune do IRPJ".
Forma de Tributação no Período:
- 1° Trimestre: Grava a informação do campo no bloco "0010". Fica habilitado se, no campo Forma de Tributação, a opção selecionada for diferente de "7 - Lucro Presumido/Arbitrado" ou "8 - Imune do IRPJ".
- 2° Trimestre: Grava a informação do campo no bloco "0010". Fica habilitado se, no campo Forma de Tributação, a opção selecionada for diferente de "7 - Lucro Presumido/Arbitrado" ou "8 - Imune do IRPJ".
- 3° Trimestre: Grava a informação do campo no bloco "0010". Fica habilitado se, no campo Forma de Tributação, a opção selecionada for diferente de "7 - Lucro Presumido/Arbitrado" ou "8 - Imune do IRPJ".
- 4° Trimestre: Grava a informação do campo no bloco "0010". Fica habilitado se, no campo Forma de Tributação, a opção selecionada for diferente de "7 - Lucro Presumido/Arbitrado" ou "8 - Imune do IRPJ".
Forma de Apuração da Estimativa Mensal:
- Janeiro: Grava a informação do campo no bloco "0010". Fica habilitado se, no campo Apuração do IRPJ e CSLL, for selecionada a opção "A - Anual" e, no campo Forma de Tributação, a opção selecionada for diferente de "7 - Lucro Presumido/Arbitrado" ou "8 - Imune do IRPJ".
- Fevereiro: Grava a informação do campo no bloco "0010". Fica habilitado se, no campo Apuração do IRPJ e CSLL, for selecionada a opção "A - Anual" e, no campo Forma de Tributação, a opção selecionada for diferente de "7 - Lucro Presumido/Arbitrado" ou "8 - Imune do IRPJ".
- Março: Grava a informação do campo no bloco "0010". Fica habilitado se, no campo Apuração do IRPJ e CSLL, for selecionada a opção "A - Anual" e, no campo Forma de Tributação, a opção selecionada for diferente de "7 - Lucro Presumido/Arbitrado" ou "8 - Imune do IRPJ".
- Abril: Grava a informação do campo no bloco "0010". Fica habilitado se, no campo Apuração do IRPJ e CSLL, for selecionada a opção "A - Anual" e, no campo Forma de Tributação, a opção selecionada for diferente de "7 - Lucro Presumido/Arbitrado" ou "8 - Imune do IRPJ".
- Maio: Grava a informação do campo no bloco "0010". Fica habilitado se, no campo Apuração do IRPJ e CSLL, for selecionada a opção "A - Anual" e, no campo Forma de Tributação, a opção selecionada for diferente de "7 - Lucro Presumido/Arbitrado" ou "8 - Imune do IRPJ".
- Junho: Grava a informação do campo no bloco "0010". Fica habilitado se, no campo Apuração do IRPJ e CSLL, for selecionada a opção "A - Anual" e, no campo Forma de Tributação, a opção selecionada for diferente de "7 - Lucro Presumido/Arbitrado" ou "8 - Imune do IRPJ".
- Julho: Grava a informação do campo no bloco "0010". Fica habilitado se, no campo Apuração do IRPJ e CSLL, for selecionada a opção "A - Anual" e, no campo Forma de Tributação, a opção selecionada for diferente de "7 - Lucro Presumido/Arbitrado" ou "8 - Imune do IRPJ".
- Agosto: Grava a informação do campo no bloco "0010". Fica habilitado se, no campo Apuração do IRPJ e CSLL, for selecionada a opção "A - Anual" e, no campo Forma de Tributação, a opção selecionada for diferente de "7 - Lucro Presumido/Arbitrado" ou "8 - Imune do IRPJ".
- Setembro: Grava a informação do campo no bloco "0010". Fica habilitado se, no campo Apuração do IRPJ e CSLL, for selecionada a opção "A - Anual" e, no campo Forma de Tributação, a opção selecionada for diferente de "7 - Lucro Presumido/Arbitrado" ou "8 - Imune do IRPJ".
- Outubro: Grava a informação do campo no bloco "0010". Fica habilitado se, no campo Apuração do IRPJ e CSLL, for selecionada a opção "A - Anual" e, no campo Forma de Tributação, a opção selecionada for diferente de "7 - Lucro Presumido/Arbitrado" ou "8 - Imune do IRPJ".
- Novembro: Grava a informação do campo no bloco "0010". Fica habilitado se, no campo Apuração do IRPJ e CSLL, for selecionada a opção "A - Anual" e, no campo Forma de Tributação, a opção selecionada for diferente de "7 - Lucro Presumido/Arbitrado" ou "8 - Imune do IRPJ".
- Dezembro: Grava a informação do campo no bloco "0010". Fica habilitado se, no campo Apuração do IRPJ e CSLL, for selecionada a opção "A - Anual" e, no campo Forma de Tributação, a opção selecionada for diferente de "7 - Lucro Presumido/Arbitrado" ou "8 - Imune do IRPJ".
- Tipo da Escrituração: Grava a informação do campo no bloco "0010". Fica habilitado se, no campo Forma de Tributação, a opção selecionada for diferente de "1 - Lucro Real", "5 - Lucro Presumido" ou "9 - Isenta do IRPJ".
- Tipo da Entidade: Grava a informação do campo no bloco "0010". Fica habilitado se, no campo Forma de Tributação, for selecionada a opção "7 - Lucro Presumido/Arbitrado" ou "8 - Imune do IRPJ".
- Apuração do IRPJ: Grava a informação do campo no bloco "0010". Fica habilitado se, no campo Forma de Tributação, for selecionada a opção "7 - Lucro Presumido/Arbitrado" ou "8 - Imune do IRPJ".
- Apuração da CSLL: Grava a informação do campo no bloco "0010". Fica habilitado se, no campo Forma de Tributação, for selecionada a opção "7 - Lucro Presumido/Arbitrado" ou "8 - Imune do IRPJ".
- Optante pela extinção do RTT no ano-calendário de 2014: Grava a informação do campo no bloco "0010".
- Existe diferença entre a contabilidade societária e Fcont: Grava a informação do campo no bloco "0010". Fica habilitado se o campo Optante pela extinção do RTT no ano-calendário de 2014 estiver selecionado.
Parâmetros Complementares
- PJ Sujeita à Alíquota da CSLL de 15%: Grava a informação do campo no bloco "0020".
- Administradora de Fundos e Clubes de Investimento: Grava a informação do campo no bloco "0020".
- Participação em Consórcios de Empresas: Grava a informação do campo no bloco "0020".
- Operações com o Exterior: Grava a informação do campo no bloco "0020".
- Operações com Pessoa Vinculada/Interposta Pessoa/País com Tributação Favorecida: Grava a informação do campo no bloco "0020". Fica habilitado se o campo Operações com o Exterior estiver selecionado.
- PJ Enquadrada nos artigos 48 ou 49 da IN RFB nº 1.312/2012: Grava a informação do campo no bloco "0020". Fica habilitado se o campo Operações com Pessoa Vinculada/Interposta Pessoa/País com Tributação Favorecida estiver selecionado.
- Participações no Exterior: Grava a informação do campo no bloco "0020".
- Atividade Rural: Grava a informação do campo no bloco "0020".
- Existência de Lucro da Exploração: Grava a informação do campo no bloco "0020".
- Isenção e Redução do Imposto para Lucro Presumido: Grava a informação do campo no bloco "0020".
- Indicativo da Existência de FINOR/FINAM/FUNRES: Grava a informação do campo no bloco "0020".
- Doações a Campanhas Eleitorais: Grava a informação do campo no bloco "0020".
- PJ Efetuou Vendas a Empresa Comercial Exportadora com Fim Específico de Exportação: Grava a informação do campo no bloco "0020".
- Part. Avaliada pelo Método de Equiv. Patrimonial: Grava a informação do campo no bloco "0020".
- Ativos no Exterior: Grava a informação do campo no bloco "0020".
- Recebidos do Exterior ou de Não Residentes: Grava a informação do campo no bloco "0020".
- Pagamentos ao Exterior ou a Não Residentes: Grava a informação do campo no bloco "0020".
- PJ Comercial Exportadora: Grava a informação do campo no bloco "0020".
- Comércio Eletrônico e Tecnologia da Informação: Grava a informação do campo no bloco "0020".
- Rendimentos Relativos a Serviços, Juros e Dividendos Recebidos do Brasil e do Exterior: Grava a informação do campo no bloco "0020".
- Royalties Recebidos do Brasil e do Exterior: Grava a informação do campo no bloco "0020".
- Royalties Pagos a Beneficiários do Brasil e do Exterior: Grava a informação do campo no bloco "0020".
- Pagamentos ou Remessas a Título de Serviços, Juros e Dividendos a Beneficiários do Brasil e do Exterior: Grava a informação do campo no bloco "0020".
- PJ Habilitada no Repes, Racap, Padis, PATVD, Reidi, Repenec, Reicomp, Retaero, Recine, Resíduos Sólidos, Recopa, Copa do Mundo, Retid, REPNBL-Redes, Reif e Olimpíadas: Grava a informação do campo no bloco "0020".
- Inovação Tecnológica e Desenvolvimento Tecnológico: Grava a informação do campo no bloco "0020".
- Capacitação de Informática e Inclusão Digital: Grava a informação do campo no bloco "0020".
- Pólo Industrial de Manaus e Amazônica Ocidental: Grava a informação do campo no bloco "0020".
- Zonas de Processamento de Exportação (ZPE): Grava a informação do campo no bloco "0020".
- Áreas de Livre Comércio (ALC): Grava a informação do campo no bloco "0020".
- Exportador: Identifica o modelo de exportação previamente cadastrado no sistema.
FCONT- Exportador: identifica o modelo de exportação previamente cadastrado no sistema.
- Situação Especial: indica se o estabelecimento está em alguma situação especial.
- Início de Período: identifica o tipo da escrituração enviada no FCONT.
- Qualificação: identifica o tipo do estabelecimento.
Guia Contas ContábeisNesta guia devem ser configurados os Grupos de Contas Contábeis do Plano de Contas atual, que serão utilizados nos Relatórios Contábeis do sistema.
Para isto, informe os seguintes campos:
- Grupo de Contas do Ativo: deve ser informado o Grupo de Contas Contábeis pertencentes ao ativo, para a correta geração do Balancete.
- Grupo de Contas do Passivo: deve ser informado o Grupo de Contas Contábeis pertencentes ao Passivo, para a correta geração do Balancete.
- Grupo de Contas de Receitas: deve ser informado o Grupo de Contas Contábeis pertencentes à Receitas para a correta geração do DRE.
- Grupo de Contas de Despesas: deve ser informado o Grupo de Contas Contábeis pertencentes à Despesas para a correta geração do DRE.
- Conta Contábil de Resultado Líquido do Exercício: deve ser informada a Conta Contábil (não agrupadora) para que o Resultado Líquido (Receitas - Despesas) seja visualizado no DRE. Caso esta conta não seja informada, o DRE não mostrará ao final do relatório o resultado líquido do exercício, porém as demais informações serão geradas normalmente.
- Ao final, utilize o botão [F10] - Gravar para salvar as informações.

English
Español


