Controle de Cheques
A rotina de controle de cheque é um conjunto de telas que fazem o registro de toda a movimentação dos cheques recebidos no sistema.
Fluxo Geral da Rotina
Parametrizações Necessárias
Na guia principal da tela de Tipos de Lançamentos de Tesouraria, devem ser realizados os seguintes ajustes:
- O campo Seleciona Cheques irá determinar qual operação será feita com o cheque. As opções deste campo são: "Depósito", "Custódia", "Reapresentação", "Saque", "Consignação" e "Pagamento Cheque Emitido".
- O campo Permite Data Pré Difer deve ser setado como “NÃO” quando, ao realizar um lote de cheques, o sistema gerar um movimento de tesouraria para cada data de vencimento. Caso estiver como “SIM” o sistema irá gerar um único movimento de tesouraria, não importando as datas de vencimento.
- Concilia?: todos os movimentos com cheques devem ser conciliados, para que o status do cheque mude para compensado. Deste modo, caso não tenha uma pessoa para fazer as conciliações de movimento de tesouraria, pode-se deixar este parâmetro igual a “Sim” para que, ao finalizar os movimentos de tesouraria, o movimento já fique como conciliado;
- Tip. Lanc. Tesour. / Conta tesour. Troco: no movimento para pagamento a fornecedores com cheques consignados, caso o fornecedor devolva troco, o sistema irá utilizar este parâmetro para realizar o movimento de crédito do troco;
- Tipo Lançamento: para evitar o processo de depósito em uma conta de cheques consignados, é definido este tipo para que, ao finalizar o movimento de pagamento com cheque consignado, o sistema credite o total dos cheques informados, para ajustar o saldo da conta de tesouraria.
Principais Funcionalidades:
Através do controle de cheques é possível efetuar a consulta e manutenção de:

English
Español


