Geração de SPED (Sistema Público de Escrituração Digital)
O Projeto SPED (Sistema Público de Escrituração Digital) trata-se de uma solução tecnológica que oficializa os arquivos digitais das escriturações fiscais, dentro de um formato digital específico e padronizado.
Dessa forma, o SPED (Sistema Público de Escrituração Digital) contribui para a redução dos custos com o armazenamento de documentos e também para minimizar os encargos com o cumprimento das obrigações acessórias.
Os principais benefícios deste projeto são:
- Redução de custos com a dispensa de emissão e para o armazenamento de documentos em papel;
- Possibilidade de troca de informações entre os próprios contribuintes a partir de um leiaute padrão;
- Redução do envolvimento involuntário em práticas fraudulentas;
- Melhoria da qualidade da informação.
Configuração dos Parâmetros Fiscais
O Gestão de Supermercados permite que sejam configuradas opções que alterem a exportação padrão do SPED (Sistema Público de Escrituração Digital), facilitando o envio de informações específicas e permitindo a integração com sistemas terceiros, utilizados pelas empresas de Contabilidade.
Para mais informações, acesse as informações da Guia SPED na tela de Parâmetros Fiscais.
Configurações nos Cadastros
Para que os arquivos do SPED (Sistema Público de Escrituração Digital) sejam gerados corretamente, algumas informações são de preenchimento obrigatório no módulo Cadastros.
No módulo Cadastro > Produto > Cadastro de Produtos, devem ser informados os seguintes campos, para a correta geração do arquivo SPED (Sistema Público de Escrituração Digital):
- Classificação Fiscal (NCM);
- CST PIS/COFINS de Entrada / Saída;
- Natureza de Receita de Entrada / Saída;
- CST IPI de Entrada / Saída;
- Gênero;
- Tipo do Produto;
- Indicador de Propriedade;
- Código EX.
O módulo Cadastro > Produto > Entidades, na Guia Produtos, é possível verificar os produtos vinculados ao fornecedor. Nesta tela, utilizando o botão [F3] - Alterar, é possível visualizar o cadastro do fornecedor.
Na tela de visualização do fornecedor, é possível configurar os percentuais de PIS/COFINS do Produto do Fornecedor. Nos casos em que o produto tenha percentuais diferentes do cadastro da filial, é necessário configurar estes percentuais nesta tela, assim como o código CST PIS/COFINS específico deste fornecedor.
Caso o produto esteja configurado para recolher PIS/COFINS e nos Produtos do Fornecedor não houver configuração específica, o Gestão de Supermercados utilizará os percentuais padrões de PIS/COFINS do sistema no cálculo das Notas Fiscais.
No Gestão de Supermercados é possível configurar o Contabilista que será enviado nos registros 0100 do SPED ICMS.
Para isso, acesse o módulo Cadastro > Fiscal > Cadastro do Contabilista ou insira o código 360 no campo de pesquisa da tela inicial. Nesta tela, além de informar os dados do contabilista, é necessário informar quais são as filiais que as informações serão enviadas, sendo possível enviar para cada filial um contabilista diferente.
No registro 1600 do SPED ICMS é enviado o total das operações com cartões de débito e crédito, agrupando os valores em cada administradora de cartão. Destaca-se que no Gestão de Supermercados o cadastro de CNPJ é único, para as administradoras que tem mais de um cadastro, porém refere-se à mesma entidade (Ex.: VISANET Débito e VISANET Crédito). Assim sendo, é necessário realizar uma configuração para que sejam enviadas as informações cadastrais de apenas uma das entidades administradoras.
Para isto, é necessário manter completo o cadastro de uma das administradoras, como Endereço, CNPJ, Inscrição Estadual, etc.. e, nas demais entidades que se referem à mesma administradora, basta realizar a configuração da administradora de crédito principal. Desta forma, na geração dos arquivos do SPED (Sistema Público de Escrituração Digital), o sistema totalizará os valores de vendas de todas as entidades em apenas uma, enviando as informações cadastrais apenas da entidade principal.
A configuração da administradora de crédito principal deve ser realizada da seguinte forma:
- Acesse o módulo Cadastro > Entidades > Cadastro de Entidades ou insira o código 8 no campo de pesquisa da tela inicial.
- Na guia Admin. Crédito da tela, informe os campos necessários.
- Ao final, utilize o botão [F10] - Gravar para salvar as alterações.
Notas Fiscais
Conforme mencionado nas configurações dos Parâmetros do Sistema, é possível enviar as notas fiscais de consumo de energia elétrica no SPED ICMS. Desta forma, todas as notas fiscais emitidas com o tipo "Movimento de Estoque" configurado serão enviadas no registro C500 do SPED ICMS.
- Somente as notas fiscais digitadas com CFOP 1253 e 1257 serão enviadas nos registros C500. As notas fiscais digitadas com outra CFOP não serão enviadas nestes registros, mesmo que tenha sido utilizado o tipo de movimento de estoque configurado.
- É possível configurar o tipo de contas a pagar para emitir uma nota fiscal automaticamente no lançamento do documento financeiro. Porém, estas notas fiscais emitidas através da tela Documentos a Pagar não serão enviados no SPED (Sistema Público de Escrituração Digital). Somente as notas emitidas através da tela Movimento de Estoque serão enviadas nos registros C500.
Conforme mencionado nas configurações dos Parâmetros do Sistema, é possível enviar as Notas Fiscais de Telecomunicação no SPED ICMS. Desta forma, todas as notas fiscais emitidas com o tipo de Movimento de Estoque configurado serão enviadas nos registros D500 do SPED ICMS.
- Somente as notas fiscais digitadas com CFOP 1303 serão enviadas nos registros D500. As notas fiscais digitadas com outra CFOP não serão enviadas nestes registros, mesmo que tenha sido utilizado o tipo movimento de estoque configurado.
- É possível configurar o tipo de contas a pagar para emitir uma nota fiscal automaticamente no lançamento do documento financeiro. Porém, estas notas fiscais emitidas através da tela Documentos a Pagar não serão enviados no SPED (Sistema Público de Escrituração Digital). Somente as notas emitidas através da tela Movimento de Estoque serão enviadas nos registros D500.
Nos registros D100, tanto do SPED ICMS quanto do SPED PIS/COFINS, são enviadas as informações das Notas Fiscais de Transporte - Conhecimento de Frete, assim como a CT-e (Conhecimento de Transporte Eletrônico) recebida junto à Nota Fiscal de Venda enviada pelo fornecedor.
Para verificar as configurações necessárias, acesse a documentação sobre Nota Fiscal de Serviço de Transporte.
No Gestão de Supermercados é possível emitir Notas Fiscais de Venda, vinculadas à cupons fiscais emitidos no frente de caixa. Para isto, é necessário acessar o módulo Frente de Loja > Processos > Impressão de Nota Fiscal de Venda ou insira o código 125 no campo de pesquisa da tela inicial. Nesta tela, na Guia Principal, informe os campos Num. ECF e Seq. Num. Cupom, para que o sistema carregue os produtos automaticamente.
- No SPED ICMS, a nota fiscal emitida é enviada no registro C100, juntamente com o registro C114 - Cupom Fiscal Referenciado, com as informações do cupom fiscal selecionado na impressão da nota fiscal.
O Gestão de Supermercados possibilita o envio de informações da Nota Fiscal de Produtor Rural nos registros C113 do SPED ICMS.
Para verificar as configurações necessárias, acesse a documentação sobre Movimento de Estoque.
Manutenção de Notas Fiscais
O Gestão de Supermercados permite que seja realizada a manutenção de Notas Fiscais existentes, objetivando a correção de eventuais erros no lançamento de Notas Fiscais de Entrada ou de Notas Fiscais de Saída. Deste modo, ao gerar novos arquivos, o sistema irá buscar as novas informações digitadas na manutenção de notas.
Acesse a documentação sobre Manutenção de Notas Fiscais para mais detalhes.
Documentos de Arrecadação Referenciados
No Gestão de Supermercados é possível gerar as informações de Documentos de Arrecadação Referenciados para serem enviados no SPED ICMS (registro C112), ou seja, documentos estaduais de arrecadação ou GNRE enviados pelos Fornecedores de fora do Estado.
Para isto, acesse o módulo Estoque > Movimento > Movimento de Estoque ou insira o código 27 no campo de pesquisa da tela inicial. Nesta tela, na Guia Principal, preencha as Informações do Documento de Arrecadação Referenciado. Deste modo, na finalização do Movimento de Estoque, caso exista valor de substituição tributária na Nota Fiscal, e a entidade seja de fora do Estado, será aberta uma nova tela para preenchimento das informações do Documento de Arrecadação Referenciado.
Ressarcimento de ICMS em Operações com Substituição Tributária
Nas emissões de notas fiscais para entidade de fora do Estado é possível configurar o sistema para enviar no SPED ICMS as informações do documento fiscal de última entrada nos registros C176.
Para realizar esta configuração, acesse o módulo Estoque > Movimento > Movimento de Estoque ou insira o código 27 no campo de pesquisa da tela inicial. Na Guia Principal, informe o campo Ressarcimento de ICMS em Operações de ST. Com isso, na finalização do Movimento de Estoque, caso a entidade da Nota Fiscal seja de fora do Estado e a CFOP utilizada na nota seja 6409, o sistema abrirá uma janela para digitação das informações de ressarcimento.
Obrigações Tributárias, Ajustes e Informações de Valores da Nota Fiscal
Nas Notas Fiscais é possível que haja informações de ajustes de valores que devem ser enviados no SPED ICMS. Estas informações são vinculadas à Nota Fiscal, através do registro C197, e podem ser informadas no Gestão de Supermercados.
Há duas formas de gerar estes registros:
- Acesse o módulo Cadastro > Estoque > Tipos de Movimento ou insira o código 50 no campo de pesquisa da tela inicial.
- Na Guia Integrações, configure a informação de Informa Diferencial de Alíquota para Notas Fiscais de outros Estados, selecionando a opção "Sim" ou "Não" no campo Informa?;
- Caso selecionada a opção "Sim" no campo Informa?, será aberto um novo campo para digitação do Diferencial de Alíquota do Produto. Caso seja informado um percentual de diferencial de alíquota, na finalização da Nota Fiscal, o sistema carregará automaticamente todos os produtos com percentual digitado, já calculando o valor do ICMS que será enviado nos registros C197 do SPED ICMS.
O Gestão de Supermercados possibilita a contabilização dos créditos por diferencial de alíquotas lançados.
Para isto, acesse o módulo Fiscal > Configurações > Parâmetros Fiscais ou insira o código 378 no campo de pesquisa da tela inicial. Na Guia Contabilizações, é necessário configurar as Contas Contábeis de Débito e Crédito do Difal, além do Histórico Contábil.
Esta tela possibilita configurar se o Gestão de Supermercados habilita a realização de ajustes das Notas Fiscais de Entidades enquadradas no Simples Nacional. Para isto, o fornecedor deve ser configurado como Simples Nacional em seu cadastro. Além disso, o percentual de crédito também pode ser previamente configurado, para que seja carregado na digitação da Nota Fiscal.
- Acesse o módulo Cadastro > Entidade > Entidades ou insira o código 8 no campo de pesquisa da tela inicial.
- Na Guia Tipos da Entidade, em Fornecedor, informe os campos Super Simples? e % Crédito.
- Na finalização da Nota Fiscal, caso a entidade esteja configurada como Simples Nacional, mesmo que o campo % Crédito não esteja preenchido, o Gestão de Supermercados abrirá uma nova tela para digitação do percentual. Caso este campo tenha sido preenchido, já irá constar nessa nova tela a informação cadastrada.
- Após informar o percentual de crédito, o sistema irá carregar automaticamente todos os produtos que tiverem o valor de ICMS, ou que tenham sido lançados com CST 101, já calculando o valor do crédito de acordo com o percentual digitado. Os produtos que não se enquadrarem na regra não poderão ser adicionados manualmente, retornando a mensagem: "Ajuste não pode ser realizado para este produto."
Além disso,no módulo Fiscal > Configurações > Parâmetros Fiscais, na Guia Geral, é necessário configurar o campo Habilita Obrigações Tributárias, Ajustes e Informações de Valores de Notas Fiscais. Destaca-se, ainda, que caso o campo DCIP esteja configurado como “Sim”, estes valores serão utilizados na apuração do ICMS, somados no campo da DCIP da DIME - SC.
Independente da alíquota de ICMS digitada nos itens da Nota Fiscal, o sistema substituirá todos os produtos pela alíquota configurada nos Parâmetros Fiscais, zerando o valor do ICMS de cada produto e mantendo apenas o valor de ajuste calculado pelo Gestão de Supermercados.
O Gestão de Supermercados possibilita a contabilização dos créditos de entidades enquadradas no Simples Nacional.
Para isto, acesse o módulo Fiscal > Configurações > Parâmetros Fiscais ou insira o código 378 no campo de pesquisa da tela inicial. Na Guia Contabilizações, é necessário configurar as Contas Contábeis de Débito e Crédito do DCIP, além do Histórico Contábil.
Aluguéis
No Gestão de Supermercados, através das configurações dos Parâmetros Fiscais, é possível enviar os Documentos Financeiros (Contas a Pagar) de aluguéis.
Desta forma, na geração do documento financeiro, através do módulo Financeiro > Contas a Pagar > Documentos a Pagar, todos os documentos gerados com o tipo de "Contas a Pagar" configurados nos parâmetros serão enviados nos registros F100 do SPED PIS/COFINS.
Fator de Conversão no SPED ICMS - Bloco 0220
No Gestão de Supermercados existe um parâmetro que, conforme configurado, tratará de forma diferente o registro no Bloco 0220 do SPED.
Para configurar o parâmetro:
- Acesse o módulo Fiscal > Configurações > Parâmetros Fiscais ou insira o código 378 no campo de pesquisa da tela inicial.
- Na Guia SPED, no campo Unidade de Medida Enviada nos Produtos:
Se estiver selecionada a opção "Unidade de Medida de Compra", no Bloco 0220 do SPED o sistema irá informar a unidade de medida que contém na nota de entrada.
Exemplo: Deu entrada no produto "sabonete" como 02 caixas, no Bloco 0220 do SPED estará registrado como "CX".
Se estiver selecionada a opção "Unidade de Medida de Venda", no Bloco 0220 do SPED o sistema irá informar a unidade de medida que contém na nota de venda.
Exemplo: Vendeu 01 unidade do produto "sabonete", no Bloco 0220 do SPED estará registrado como "UN". - Ao final, utilize o botão [F10] - Gravar para salvar as alterações.
Geração dos Arquivos para Entrega
Após realizadas todas as configurações, os arquivos do SPED (Sistema Público de Escrituração Digital) podem ser gerados.
Para isso, acesse o módulo Fiscal > Apurações > SPED Fiscal e SPED Contribuições ou insira o código 371 ou 372 no campo de pesquisa da tela inicial. Nestas telas, o sistema irá solicitar os dados da apuração e gerar os arquivos para entrega na pasta C:\Amcom|\SPED.
Relatório de Inconsistências
Ao final da apuração dos valores e geração dos arquivos, realizadas através das telas SPED Fiscal e SPED Contribuições, o Gestão de Supermercados emitirá automaticamente um relatório com as inconsistências encontradas.
Neste relatório constam informações importantes, como problemas no cadastro e em Notas/Cupons Fiscais.
Manutenção de Mapa Fiscal
Através do Gestão de Supermercados é possível realizar a manutenção do mapa fiscal, ou seja, das informações importadas da ECF relacionadas à Redução Z impressa.
Saiba mais acessando a documentação sobre Manutenção do Mapa Fiscal.
Alteração de Produtos em Grupo
Caso haja necessidade, é possível realizar a alteração de vários produtos de uma só vez.
Para isso, acesse o módulo Cadastro > Produtos > Alteração de Produtos ou insira o código 328 no campo de pesquisa da tela inicial. Na Guia Alterar, informe os campos necessários e, após, utilize o botão [F10] - Gravar para salvar as informações.
Erros de Integração
Informações dos erros de integração mapeados, que ocorrem no SPED.
| Mensagem de erro | Causa | Contorno |
|---|---|---|
| Formato do arquivo de escrituração não é valido | O exportador PIS/COFINS pode estar com layout do SPED ICMS, problema semelhante pode ser causado por dd/mm/aaaa diferente se o Windows do cliente for inglês ou tiver configurado a data diferente do convencional pode causar o mesmo erro. | Bastou atualizar o SPED PIS/COFINS que ele voltou a funcionar. |
| Valor de venda bruta deve ser informado na manutenção de mapa fiscal | Valor total de venda no dia de uma determinada ecf não foi informada, cliente gerou um mapa fiscal de um dia que a ECF não teve venda,logo seus valores são zerados. | No PL, conferir se não tem venda no dia e ecf listados, caso não tenha deletar Mapa_fiscal_aliq , Mapa_fiscal. Caso tenha duvida dos dias que devem ser conferidos, pode utilizar o relatório de divergências no Gestão de Supermercados, caso tenha venda terá que instruir o cliente a usar a manutenção de mapa fiscal e, com a Redução Z do dia, digitar no sistema. |
0100 - Registro Filho Obrigatório não foi informado
- Este erro é referente ao Cadastro do Contabilista, que é obrigatório no Gestão de Supermercados.
7- IE - Inscrição Estadual Inválida
- Este erro aponta que a Inscrição Estadual da Entidade está inválida ou não está informada. Para corrigir, acesse o Cadastro de Entidades e informe a Inscrição Estadual correta na entidade que o PVA está acusando erro. Ao final, clique no botão [F10] - Gravar para salvar a alteração.
3 - DESCR - Campo Obrigatório
- Existe uma Unidade de Medida no sistema que não possui descrição. É preciso identificar este dado no sistema e inserir a descrição na tela de Unidades de Medida.
Registro/Campo Não Informado/Inválido - Não é permitido que exista registros 0205 com sobreposição de períodos para o mesmo campo informado (COD_ANT_ITEM ou DESCR_ANT_ITEM).
- Este erro significa que o usuário alterou a descrição do produto no período. Para corrigir este problema, solicite ao suporte do Gestão de Supermercados para atualizar a versão do Exportador SPED ICMS.
9 - VL_ICMS_ST - Campo inválido. O valor do ICMS deve ser igual à soma dos valores de ICMS dos respectivos registros de itens para a combinação CST_ICMS+CFOP+ALIQ_ST.
- Este erro significa que o valor do imposto ICMS ST que está informado nos Totais da Nota Fiscal está menor ou maior que o valor de ICMS que os itens desta mesma Nota Fiscal. A soma dos valores de ICMS dos itens da Nota Fiscal devem bater com o valor do ICMS dos Totais da Nota Fiscal. Este erro impacta no Bloco C190. Para correção de valores, utilize a tela de Manutenção de Notas Fiscais.
23 - VL_BC_ICMS_ST - Valor inválido. A soma do campo VL_BC_ICMS_ST dos registros analíticos (C190, C590, C690, D190 e D690) deve ser igual ao campo VL_BC_ICMS_ST do documento mestre dos registros (C100, C500, C600, D100 e D600, respectivamente).
- Este erro significa que o valor da Base de Cálculo do imposto ICMS ST que está informado nos Totais da Nota Fiscal está menor ou maior que o valor de ICMS ST que os itens desta mesma Nota Fiscal. A soma dos valores da Base de Cálculo de ICMS ST dos itens da Nota Fiscal deve bater com o valor da Base de Cálculo do ICMS ST dos Totais da Nota Fiscal. Para correção dos valores, utilize a tela de Manutenção de Notas Fiscais.
24 - VL_ Valor inválido. A soma do campo VL_ICMS_ST dos registros analíticos (C190, C590, C690, D190 e D690) deve ser igual ao campo VL_ICMS_ST do documento mestre dos registros (C100, C500, C600, D100 e D600, respectivamente).
- Este erro significa que o valor do imposto do ICMS ST que está informado nos Totais da Nota Fiscal está menor ou maior que o valor de ICMS ST que os itens desta mesma Nota Fiscal. A soma dos valores de ICMS dos itens da Nota Fiscal deve bater com o valor do ICMS ST dos Totais da Nota Fiscal. Para correção de valores, utilize a tela de Manutenção de Notas Fiscais.
CHV_NFE - Chave da NF-e Inválida / Obrigatório, se NF-e de emissão Própria
- O usuário, no momento de lançar a Nota Fiscal, digitou incorretamente ou não inseriu a chave eletrônica. Como contorno, é preciso realizar a manutenção desta Nota Fiscal, através da tela de Manutenção de Notas Fiscais.
- Como solução definitiva, vá aos Parâmetros de Estoque e ative o parâmetro que irá obrigar o usuário a digitar corretamente a Chave da Nota Fiscal.
3 - CRO - Valor informado deve ser maior que zero
- Geralmente ocorre quando a redução Z não foi lançada no sistema, por conta de algum erro ou outra razão (impressora no conserto, desligada por alguns dias, entre outros). Como contorno, o usuário deve acessar a tela de Manutenção de Mapa Fiscal e, com a Redução Z do dia (ou dias) que apresentou crítica de validação, lançar os dados manualmente nesta tela.
- Atualmente, não há solução definitiva para essa crítica.
4 - CRZ - Valor informado deve ser maior que zero
- Geralmente ocorre quando a Redução Z não foi lançada no sistema, por conta de algum erro ou outra razão (impressora no conserto, desligada por alguns dias, entre outros). Como contorno, o usuário deve acessar a tela de Manutenção de Mapa Fiscal e, com a Redução Z do dia (ou dias) que apresentou crítica de validação, lançar os dados manualmente nesta tela.
- Atualmente, não há solução definitiva para essa crítica.
5 - NUM COD FIN - Valor informado deve ser maior que zero
- Geralmente ocorre quando a Redução Z não foi lançada no sistema, por conta de algum erro ou outra razão (impressora no conserto, desligada por alguns dias, entre outros). Como contorno, o usuário deve acessar a tela de Manutenção de Mapa Fiscal e, com a Redução Z do dia (ou dias) que apresentou a crítica de validação, lançar os dados manualmente nesta tela.
- Atualmente, não há solução definitiva para essa crítica.
| Registro | Campo | Mensagem de erro | Causa | Contorno |
|---|---|---|---|---|
| 0000 | DT_FIN | Se IND_SIT_ESP = 0 ou vazio, DT_FIN deve ser igual ao último dia do mês | Arquivo gerado com o período errado. | Corrigir o arquivo manualmente informando o primeiro e último dias do mês ou gerar o arquivo novamente. |
| M | Erro na Apuração de Impostos | Sempre que ocorrer erro em qualquer registro do Bloco M é necessário verificar erros / avisos nos demais registros do arquivo (CST PIS/Cofins, Percentuais de PIS/Cofins). Corrigindo estes erros, os erros da Apuração serão automaticamente corrigidos. | ||
| C170 | ALIQ_PIS / ALIQ_COFINS | Para operações com direito a crédito, devem ser informadas alíquotas básicas ou alíquotas constantes nas tabelas. | Produto configurado incorretamente | É necessário verificar se a configuração do Produto está correta (CST PIS/Cofins, Percentuais de PIS/Cofins, Classificação Fiscal). A correção das informações do Produto não resolve os erros do SPED. É necessário corrigir a Nota Fiscal através da Manutenção de Notas Fiscais. |
| Registro | Campo | Mensagem de erro | Causa | Contorno |
|---|---|---|---|---|
| C405 | NUM_COO_FIN | Valor informado deve ser maior que zero | Cliente cadastrou Mapa Fiscal em dias não trabalhados. | No PL/SQL, conferir se não tem venda no dia e ecf listados, caso não tenha deletar Mapa_fiscal_aliq , Mapa_fiscal. Caso tenha duvida dos dias que devem ser conferidos, pode utilizar o relatório de divergências no Gestão de Supermercados |
| C460 | Quando acusar esse registro sempre será referente à Documento fiscal emitido por ECF. | As buscas sempre deverão começar pelo relatório de divergência do SPED do Gôndola, verificar também no parâmetro do SPED se a opção 'Envia registro C460 não está selecionada, pois algumas contabilidades de nossos clientes selecionam o envio desse registro, caso selecionado ele nunca validará no SPED, pois quando selecionado ele deve ser tratado no programa do próprio contador não sendo possível ajustar no Gestão de Supermercados. | ||
| C460 | CNPJ | Tamanho do campo inválido | Cliente cadastrou CNPJ da operadora de cartão com apenas 11 dígitos e o correto é 14. | O cliente deve entrar em contato site/telefone para pegar o CNPJ correto da operadora de cartão, posteriormente atualizar o cadastro. |
| E100/E110/E116 | Erro na Apuração de Impostos | Verificar se há erros / advertências de ICMS nos demais registros do SPED. Corrigindo estes erros, os erros da Apuração serão automaticamente corrigidos. | ||
| E200/E210 | Erro na Apuração de Impostos | Verificar se há erros / advertências de Substituição Tributária nos demais registros do SPED. Corrigindo estes erros, os erros da Apuração serão automaticamente corrigidos. | ||
| 0100 | Registro filho obrigatório não foi informado | Falta de cadastro do Contabilista |
Cadastrar no Gestão de Supermercados o Contabilista, indicando as filiais que serão vinculadas a ele e gerar o arquivo novamente. |
|
| C405 | CRO | Valor informado deve ser maior que zero | Contador de Reinicio de Operação está zerado. | Realizar a Manutenção do Mapa Fiscal. |
| C405 | CRZ | Valor informado deve ser maior que zero | Contador de Redução Z está zerado. | Realizar a Manutenção do Mapa Fiscal. |
| C176 | Para NF-e (emissão própria) informar somente os registros C100 e C190 e se for o caso, os regs. C170 e C176, ou C195 ou C195 e C197 | Registro enviado não aceito pelo PVA. | Sistema está configurado para enviar registros de Nota Fiscal (C112, C113, C114 ou C170) em todas as Notas Fiscais. O PVA não permite que estes registros sejam enviados nas Notas Fiscais eletrônicas de emissão própria. Provavelmente a Contabilidade solicitou estes registros para a correta importação no Sistema utilizado por ela. Neste caso basta ignorar estes erros. | |
| H010 | COD_CTA | Campo obrigatório | Conta Contábil não cadastrada | É necessário Configurar nos Parâmetros do Sistema, guia SPED, a Conta Contábil de Inventário. Este campo é de envio obrigatório caso na Exportação sejam enviadas as informações de Inventário (Estoque). |
| C405 | GT_FIN | O Grande Total Final deve ser maior ou igual ao valor da venda bruta | Valor incorreto no Mapa Fiscal | Cliente deverá conferir se o Mapa Fiscal do Sistema está exatamente igual à Redução Z impressa. |
| C420 | COD_TOT_PAR | A soma dos valores acumulados no totalizadores (C420) de mesma carga tributária deverá ser igual à soma dos registros analíticos(C490). Verifique o valor de cada totalizador | Cancelamento de Cupom Fiscal na Importação de Vendas | É necessário descobrir através dos selects existentes na AM_SPED se há algum Cupom Fiscal que foi cancelado na Importação de Vendas e realizar a manutenção do mapa fiscal. |
| C100 | VL_IPI | A soma dos valores de IPI do registro C190 deverá ser igual ao valor informado no campo valor total do IPI (VL_IPI) dos registros C100 | Valor do IPI da Nota Fiscal diferente da soma do valor do IPI dos itens | Realizar a Manutenção da Nota Fiscal. |
| C190 | Não se aplica | Campo inválido. Informar a combinação CST_ICMS, CFOP, ALIQ_ICMS no registro de itens. | As notas são de produtor rural e quando você abre o SPED os itens da nota não estão sendo enviados. Isto ocorre devido ao cadastro do tipo de movimento utilizado para produtor rural, no cadastro a opção "Produtor Rural" esta como não, ou seja as notas estão sendo enviadas como NF-e normal. | Nos parâmetros do sistema, na Guia SPED, tirar o tipo de movimento de produtor rural. |
| C170 | 27_ALI_PIS | Para operações com direito a crédito, devem ser informadas alíquotas básicas ou alíquotas constantes nas tabelas Tabela 4.3.10 - Produtos Sujeitos à Incidência Monofásica da Contribuição Social - Alíquotas Diferenciadas ou Tabela 4.3.17 - Outros Produtos e Operações Sujeitos a Alíquotas Diferenciadas. | No cadastro de produtos a flag 'Recolher PIS/COFINS está desmarcada, ou está faltando alguma CST de entrada ou Saída, ou está faltando alguma Natureza de Operação de Saída ou de Entrada. Pode ocorrer das alíquotas estarem cadastradas de forma errada | Como é um erro de entrada de nota fiscal, é necessário primeiramente entrar no cadastro de produtos e verificar se a flag 'Recolher PIS/COFINS está selecionada, caso estiver, verificar se as alíquotas e natureza de operação estão cadastradas corretamente ou se estão mesmo cadastradas. Após isso, filtrar qual nota fiscal esse item foi lançado, abrir a Manutenção de Notas Fiscais e abrir o item na entrada da nota fiscal. Selecionar a opção de cálculo de PIS/COFINS e inserir os valores do mesmo(base de calculo e valor). Este processo deve ser feito pelo cliente (verificar se a nota possui PIS/COFINS destacados nos totais da nota) |
| C100 | 9 - CHV_NFE | Registro/Campo não informado ou inválido | Ocorre normalmente com notas de produtor rural ou notas avulsas, onde a chave de acesso é formada pela junção do CNPJ do emissor + cód do participante + número a nota + CPF do emitente. Este tipo de nota deve ser emitida com o Código da situação do documento 08. | Ir na tela de Manutenção de Notas Fiscais e alterar o tipo de situação do documento de "00 Documento Regular", para "08 - Documento Fiscal emitido com base em Regime Especial ou Norma Específica". Salve a informação e gere o arquivo fiscal novamente. |
| C425 | Duplicidade de ocorrência da chave COD_ITEM. | Ocorre quando o mesmo item é vendido com duas tributações diferentes no mesmo dia. Alterações de tributações devem ser realizadas somente após o expediente. | Para a mensagem de "Duplicidade de Ocorrência da Chave", basta você ir na tarefa 367 no Gestão de Supermercados, escolher a opção "cupons fiscais", a filial e o período vigente do SPED. O campo "Produtos" deve ficar em branco. Após recalcular os impostos dos cupons fiscais, faça o mesmo com as notas fiscais, tanto entrada quanto saída. |
Registros
| Registro | Nível | Descrição | Tabela/Registro | Condição |
|---|---|---|---|---|
| 0110 | 1 | Regime de Apuração de Contribuição Social e Apropriação de Crédito | ||
| 0111 | 2 | Receita Bruta Mensal | ||
| 0140 | 1 | Cadastro do Estabelecimento |
FILIAL Registros A100, C100, C500, D100, D500, F100 |
|
| 0150 | 2 | Entidades |
ENTID, ENTID_ENDER Registros A100, C100, C500, D100, D500, F100 |
|
| 010 | 2 | Unidades de Medida |
UNID_MEDID Registros 0200, C170 |
|
| 0200 | 2 | Produtos |
PRDUTO Registros A170, C170, C481, C485 |
|
| A100 | 1 | Notas Fiscais de Serviço | NF_ENTID | TPME_FLG_ORIGEM_DEST_MOV = S |
| C100 | 1 | Notas Fiscais de Entidade | NF_ENTID | TPME_FLG_ORIGEM_DEST_MOV <> S |
| C170 | 2 | Itens da Nota Fiscal de Entidade | ITEM_NF_ENTID | |
| C400 | 1 | Equipamento ECF | ECF_FILIAL | |
| C405 | 2 | Redução Z | MAPA_FISCAL | |
| C481 | 3 | Resumo Diário - PIS | ITEM_CUPOM_FISCAL | |
| C485 | 3 | Resumo Diário - COFINS | ITEM_CUPOM_FISCAL | |
| C500 | 1 | Nota Fiscal de Consumo de Energia Elétrica | NF_ENTID |
TPME_COD = PARM_SISTEM.PS_TPME_COD_EN_ELET_SPED NAOP_COD_INTERN = 1253 / 1257 |
| C501 | 2 | Complemento da Operação - PIS | ITEM_NF_ENTID | |
| C505 | 2 | Complemento da Operação - COFINS | ITEM_NF_ENTID | |
| D100 | 1 | Nota Fiscal de Transporte | NF_TRANSP | |
| D500 | 1 | Nota Fiscal de Comunicação | NF_ENTID |
TPME_COD = PARM_SISTEM.PS_TPME_COD_COMUNIC_SPED NAOP_COD_INTERN = 1303 |
| F100 | 1 | Documentos Geradores de Crédito - Aluguéis | DOC_FINANC | TCPR_COD = PARM_SISTEM.TCPR_COD_ALUGUEL_SPED |
| F120 | 1 | Operações Geradoras de Crédito - Depreciação e Amortização do Ativo Imobilizado | DEPREC_ATIVO | PRDUTO_ATIVO_IMOBLZ.PRAV_FLG_BASE_CALC_PIS = 09 OU 11 |
| F130 | 1 | Operações Geradoras de Crédito - Aquisição/Contribuição do Ativo Imobilizado | DEPREC_ATIVO | PRDUTO_ATIVO_IMOBLZ.PRAV_FLG_BASE_CALC_PIS = 10 |
| M100 | 1 | Crédito de PIS | Registros A170, C170, C501, F100, F120, F130 | CST_PIS = 50, 51, 52, 53, 54, 55, 56, 57, 58, 59, 60, 61, 62, 63, 64, 65, 66 |
| M105 | 2 | Detalhamento da base de cálculo do crédito apurado | ||
| M110 | 2 | Ajuste de Crédito - Devolução de Venda | ITEM_NF_ENTID |
PARM_SISTEM.PS_FLG_AJ_CRED_NF_DEVOL_SPED = S NAOP_COD_INTERN = 1201, 1202, 1203, 1204, 1208, 1209, 1410, 1411, 2201, 2202, 2203, 2204, 2208, 2209, 2410, 2411 |
| M110 | 2 | Ajuste de Crédito - Estorno de Débito | FIS_ESTORNO_DEB | FIS_ESTORNO_DEB.FIED_FLG_TIP_TRIB = PIS |
| M110 | 2 | Ajuste de Crédito - Estorno de Crédito | FIS_ESTORNO_CRED | FIS_ESTORNO_CRED.FIEC_FLG_TIP_TRIB = PIS |
| M200 | 1 | Contribuição para o PIS | Registros C170, C481 | CST_PIS = 01, 02, 03, 05 |
| M205 | 2 | Detalhamento da Contribuição para o PIS por Código de Receita - DCTF | ||
| M210 | 2 | Detalhamento da Contribuição | ||
| M220 | 2 | Ajuste de Débito - Devolução de Compra | ITEM_NF_ENTID |
PARM_SISTEM.PS_FLG_AJ_DEB_NF_DEVOL_SPED = S NAOP_COD_INTERN = 5201, 5202, 5208, 5209, 5210, 5410, 5411, 5412, 5413, 6201, 6202, 6208, 6209, 6210, 6410, 6411, 6412, 6413 |
| M400 | 1 | Receitas Isentas - PIS | Registros C170, C481 | CST_PIS = 04, 06, 07, 08, 09 |
| M410 | 2 | Detalhamento das Receitas Isentas | Registros C170, C481 | |
| M500 | 1 | Crédito de COFINS | Registros A170, C170, C501, F100, F120, F130 | CST_COFINS = 50, 51, 52, 53, 54, 55, 56, 57, 58, 59, 60, 61, 62, 63, 64, 65, 66 |
| M505 | 2 | Detalhamento da base de cálculo do crédito apurado | ||
| M510 | 2 | Ajuste de Crédito - Devolução de Venda | ITEM_NF_ENTID |
PARM_SISTEM.PS_FLG_AJ_CRED_NF_DEVOL_SPED = S NAOP_COD_INTERN = 1201, 1202, 1203, 1204, 1208, 1209, 1410, 1411, 2201, 2202, 2203, 2204, 2208, 2209, 2410, 2411 |
| M510 | 2 | Ajuste de Crédito - Estorno de Débito | FIS_ESTORNO_DEB | FIED_FLG_TIP_TRIB = COFINS |
| M510 | 2 | Ajuste de Crédito - Estorno de Crédito | FIS_ESTORNO_CRED | FIEC_FLG_TIP_TRIB = COFINS |
| M600 | 1 | Contribuição para o CONFINS | Registros C170, C481 | CST_COFINS = 01, 02, 03, 05 |
| M605 | 2 | Detalhamento da Contribuição para o COFINS por Código de Receita - DCTF | ||
| M610 | 2 | Detalhamento da contribuição | ||
| M620 | 2 | Ajuste de Débito - Devolução de Compra | ITEM_NF_ENTID |
PARM_SISTEM.PS_FLG_AJ_DEB_NF_DEVOL_SPED = S NAOP_COD_INTERN = 5201, 5202, 5208, 5209, 5210, 5410, 5411, 5412, 5413, 6201, 6202, 6208, 6209, 6210, 6410, 6411, 6412, 6413 |
| M800 | 1 | Receitas Isentas - COFINS | Registros C170, C481 | CST_COFINS = 04, 06, 07, 08, 09 |
| M810 | 2 | Detalhamento das Receitas Isentas | Registros C170, C481 |
| Registro | Nível | Descrição | Tabela/Registro | Condição |
|---|---|---|---|---|
| 0100 | 1 | Dados do Contabilista | FIS_CONTBLST | |
| 0150 | 1 | Entidades |
ENTID, ENTID_ENDER Registros C100, C176, C500, D100, D500, 1600 |
|
| 0190 | 1 | Unidades de Medida |
UNID_MEDID Registros 0200, C170, C321, C425, C470, H010 |
|
| 0200 | 1 | Produtos |
PRDUTO Registros C170, C321, C425, C470, H010 |
PARM_SISTEM.PS_FLG_ALTER_DESCR_PRDUTO_SPED = S |
| 0205 | 2 | Alteração do Produto | PRDUTO_ALTER_DESC | |
| 0206 | 2 | Combustíveis | PRDUTO | |
| 0220 | 2 | Fator de Conversão de Unidade | PRDUTO | |
| 0300 | 1 | Bens do Ativo Imobilizado | PRDUTO_ATIVO_IMOBLZ | |
| 0305 | 2 | Informação sobre a Utilização do Bem | PRDUTO_ATIVO_IMOBLZ | |
| 0400 | 1 | Naturezas de Operação | NATUR_OPER | |
| 0450 | 1 | Informação Complementar do Documento Fiscal | Registros C112, C113, C114, C500, D100, D500 | |
| 0460 | 1 | Observações do Lançamento Fiscal | Registros C195, C197 | |
| 0500 | 1 | Plano de Contas Contábeis | CONTA_CONTAB | |
| 0600 | 1 | Centros de Custo | CENTRO_CUSTO | |
| C100 | 1 | Notas Fiscais de Entidade | NF_ENTID | TIP_MOV_ESTOQ.TPME_FLG_ENVIA_INTGR_ESTAD = S NFEN_FLG_SITUAC = F |
| C100 | 1 | Notas Fiscais Canceladas de Entidade | NF_ENTID |
PARM_SISTEM.PS_FLG_ENVIO_NF_CANC_SPED = S TIP_MOV_ESTOQ.TPME_FLG_ENVIA_INTGR_ESTAD = S NFEN_FLG_SITUAC = E |
| C100 | 1 | Notas Fiscais de Transferência | NF_FILIAL |
TIP_MOV_ESTOQ.TPME_FLG_ENVIA_INTGR_ESTAD = S NFFI_FLG_SITUAC = F |
| C100 | 1 | Notas Fiscais Canceladas de Transferência | NF_FILIAL |
PARM_SISTEM.PS_FLG_ENVIO_NF_CANC_SPED = S TIP_MOV_ESTOQ.TPME_FLG_ENVIA_INTGR_ESTAD = S NFFI_FLG_SITUAC = E |
| C110 | 2 | Informação Complementar da Nota Fiscal | Registros C112, C113, C114 | |
| C112 | 3 | Documento de Arrecadação Referenciado | NF_ENTID_DOC_ARRECAD_REFER | |
| C113 | 3 | Documento de Produtor Rural Referenciado | NF_ENTID_DOC_FISCAL_REFER | |
| C113 | 3 | Nota Fiscal de Devolução Referenciada | NF_ENTID_NFEN_DEVOL | |
| C114 | 3 | Cupom Fiscal Referenciado | CUPOM_FISCAL | NF_ENTID.NAOP_COD_INTERN = 5929, 6929 |
| C170 | 2 | Itens da Nota Fiscal de Entidade | ITEM_NF_ENTID | |
| C170 | 2 | Itens da Nota Fiscal de Transferência | ITEM_NF_FILIAL | |
| C171 | 3 | Armazenamento de Combustíveis | ITEM_NF_ENTID_TANQUE | |
| C176 | 3 | Ressarcimento de ICMS em Operações com Substituição Tributária | NF_ENTID_RESSARC_ICMS | |
| C190 | 2 | Totalizadores da Nota Fiscal de Entidade | NF_ENTID | |
| C190 | 2 | Totalizadores da Nota Fiscal de Filial | NF_FILIAL | |
| C195 | 2 | Observações da Nota Fiscal de Entidade | NF_ENTID | |
| C195 | 2 | Observações da Nota Fiscal de Transferência | NF_FILIAL | |
| C197 | 2 | Obrigações Tributárias, Ajustes e Informações de Valores da Nota | NF_ENTID_AJUSTE_NF | |
| C300 | 1 | Resumo Diário das Notas Fiscais de Venda | NF_ENTID |
MODELO = D PARM_SISTEM.PS_FLG_NF_MODELO_C300_SPED = S NFEN_FLG_SITUAC = F |
| C310 | 1 | Notas Fiscais de Venda Canceladas | NF_ENTID |
MODELO = D PARM_SISTEM.PS_FLG_NF_MODELO_C300_SPED = S NFEN_FLG_SITUAC = E |
| C320 | 1 | Totalizador Diário das Notas Fiscais de Venda | NF_ENTID |
MODELO = D PARM_SISTEM.PS_FLG_NF_MODELO_C300_SPED = S NFEN_FLG_SITUAC = F |
| C321 | 2 | Itens do Totalizador Diário | ITEM_NF_ENTID | |
| C400 | 1 | Equipamento ECF | ECF_FILIAL | |
| C405 | 2 | Redução Z | MAPA_FISCAL | |
| C410 | 3 | Totalizador de PIS/COFINS da Redução Z | ITEM_CUPOM_FISCAL | |
| C420 | 3 | Totalizador da Redução Z |
ITEM_CUPOM_FISCAL MAPA_FISCAL |
PARM_SISTEM.PS_FLG_ENVIA_MAPA_FISCAL_SPED = N BUSCA VALORES DA ITEM_CUPOM_FISCAL. PARM_SISTEM.PS_FLG_ENVIA_MAPA_FISCAL_SPED = N BUSCA VALORES DA MAPA_FISCAL |
| C425 | 4 | Itens do Totalizador | ITEM_CUPOM_FISCAL | SOMENTE PERFIL B |
| C460 | 3 | Documentos Fiscais Emitidos | CUPOM_FISCAL | SOMENTE PERFIL A |
| C470 | 4 | Itens do Documento Fiscal | ITEM_CUPOM_FISCAL | |
| C490 | 3 | Totalizador do Movimento | ITEM_CUPOM_FISCAL | |
| C500 | 1 | Notas Fiscais de Energia Elétrica | NF_ENTID |
SOMENTE PERFIL B TPME_COD = PARM_SISTEM.PS_TPME_COD_EN_ELET_SPED |
| C590 | 2 | Totalizador da Nota Fiscal | ITEM_NF_ENTID | |
| D100 | 1 | Notas Fiscais de Transporte | NF_TRANSP | |
| D190 | 2 | Totalizador da Nota Fiscal | NF_TRANSP | |
| D500 | 1 | Nota Fiscal de Comunicação | NF_ENTID |
SOMENTE PERFIL B TPME_COD = PARM_SISTEM.PS_TPME_COD_COMUNIC_SPED |
| D590 | 2 | Totalizador da Nota Fiscal | NF_ENTID | |
| E100 | 1 | Período de Apuração do ICMS | ||
| E110 | 2 | Total dos Créditos de ICMS | Registros C190, C590, D190, D590 | |
| E111 | 3 | Estorno de Débito – Notas Fiscais de Devolução de Venda | Registros C190 |
PARM_SISTEM.PS_FLG_AJUST_DEV_VENDA_SPED = S NAOP_COD = 1201, 1202, 1410, 1411, 2201, 2202, 2410, 2411 |
| E111 | 3 | Estorno de Crédito – Notas Fiscais de Devolução de Compra | Registros C190 |
PARM_SISTEM.PS_FLG_AJUST_DEV_COMPRA_SPED = S NAOP_COD = 5201, 5202, 5410, 5411, 6201, 6202, 6410, 6411 |
| E116 | 3 | Obrigações do ICMS a Recolher | ||
| E200 | 1 | Período de Apuração da Substituição Tributária | ||
| E210 | 2 | Apuração da Substituição Tributária | Registros C190 |
DÉBITOS DE ST: NAOP_COD INICIANDO COM 1 E 2 COM EXCEÇÃO DE 1411 CRÉDITOS DE ST: NAOP_COD INICIANDO COM 5 E 6 DEVOLUÇÕES DE DÉBITO DE ST: NAOP_COD = 1411 |
| G110 | 1 | ICMS - Ativo Permanente - CIAP | DEPREC_ATIVO | |
| G125 | 2 | Movimentação de Bens do Ativo Imobilizado | DEPREC_ATIVO_ITEM | |
| H005 | 1 | Totais do Inventário |
INVENT ESTOQ_LOCAL_ARMAZ_MENSAL |
PARM_SISTEM.PS_FLG_TIP_INVENT_SPED = P, I PARM_SISTEM.PS_FLG_TIP_INVENT_SPED = E, A |
| H010 | 2 | Itens do Inventário |
ITEM_INVENT ESTOQ_LOCAL_ARMAZ_MENSAL |
|
| 1010 | 1 | Obrigatoriedade de Registros do Bloco 1 | ||
| 1300 | 2 | Movimentação Diária de Combustíveis | ||
| 1310 | 3 | Movimentação Diária de Combustíveis por Tanque | ||
| 1320 | 4 | Volume de Vendas de Combustíveis | ||
| 1350 | 2 | Bombas | ||
| 1360 | 3 | Lacres da Bomba | ||
| 1370 | 3 | Bicos da Bomba | ||
| 1400 | 2 | Informações sobre Valores Agregados - Produtores Rurais Registros C100 | ||
| 1600 | 2 | Total das Operações com Cartão de Débito/Crédito | CUPOM_FISCAL_CONDIC_PAGTO | FZ_FLG_TIP_FINALZ = CDEB, CCRE, PLAB |

English
Español


