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Geração de SPED (Sistema Público de Escrituração Digital)

O Projeto SPED (Sistema Público de Escrituração Digital) trata-se de uma solução tecnológica que oficializa os arquivos digitais das escriturações fiscais, dentro de um formato digital específico e padronizado.

Dessa forma, o SPED (Sistema Público de Escrituração Digital) contribui para a redução dos custos com o armazenamento de documentos e também para minimizar os encargos com o cumprimento das obrigações acessórias.

Os principais benefícios deste projeto são:

Configuração dos Parâmetros Fiscais

O Gestão de Supermercados permite que sejam configuradas opções que alterem a exportação padrão do SPED (Sistema Público de Escrituração Digital), facilitando o envio de informações específicas e permitindo a integração com sistemas terceiros, utilizados pelas empresas de Contabilidade.

Para mais informações, acesse as informações da Guia SPED na tela de Parâmetros Fiscais.

Configurações nos Cadastros

Para que os arquivos do SPED (Sistema Público de Escrituração Digital) sejam gerados corretamente, algumas informações são de preenchimento obrigatório no módulo Cadastros.

Notas Fiscais

Manutenção de Notas Fiscais

O Gestão de Supermercados permite que seja realizada a manutenção de Notas Fiscais existentes, objetivando a correção de eventuais erros no lançamento de Notas Fiscais de Entrada ou de Notas Fiscais de Saída. Deste modo, ao gerar novos arquivos, o sistema irá buscar as novas informações digitadas na manutenção de notas.

Acesse a documentação sobre Manutenção de Notas Fiscais para mais detalhes.

Documentos de Arrecadação Referenciados

No Gestão de Supermercados é possível gerar as informações de Documentos de Arrecadação Referenciados para serem enviados no SPED ICMS (registro C112), ou seja, documentos estaduais de arrecadação ou GNRE enviados pelos Fornecedores de fora do Estado.

Para isto, acesse o módulo Estoque > Movimento > Movimento de Estoque ou insira o código 27 no campo de pesquisa da tela inicial. Nesta tela, na Guia Principal, preencha as Informações do Documento de Arrecadação Referenciado. Deste modo, na finalização do Movimento de Estoque, caso exista valor de substituição tributária na Nota Fiscal, e a entidade seja de fora do Estado, será aberta uma nova tela para preenchimento das informações do Documento de Arrecadação Referenciado.

Ressarcimento de ICMS em Operações com Substituição Tributária

Nas emissões de notas fiscais para entidade de fora do Estado é possível configurar o sistema para enviar no SPED ICMS as informações do documento fiscal de última entrada nos registros C176.

Para realizar esta configuração, acesse o módulo Estoque > Movimento > Movimento de Estoque ou insira o código 27 no campo de pesquisa da tela inicial. Na Guia Principal, informe o campo Ressarcimento de ICMS em Operações de ST. Com isso, na finalização do Movimento de Estoque, caso a entidade da Nota Fiscal seja de fora do Estado e a CFOP utilizada na nota seja 6409, o sistema abrirá uma janela para digitação das informações de ressarcimento.

Obrigações Tributárias, Ajustes e Informações de Valores da Nota Fiscal

Nas Notas Fiscais é possível que haja informações de ajustes de valores que devem ser enviados no SPED ICMS. Estas informações são vinculadas à Nota Fiscal, através do registro C197, e podem ser informadas no Gestão de Supermercados.

Há duas formas de gerar estes registros:

Aluguéis

No Gestão de Supermercados, através das configurações dos Parâmetros Fiscais, é possível enviar os Documentos Financeiros (Contas a Pagar) de aluguéis.

Desta forma, na geração do documento financeiro, através do módulo Financeiro > Contas a Pagar > Documentos a Pagar, todos os documentos gerados com o tipo de "Contas a Pagar" configurados nos parâmetros serão enviados nos registros F100 do SPED PIS/COFINS.

Fator de Conversão no SPED ICMS - Bloco 0220

No Gestão de Supermercados existe um parâmetro que, conforme configurado, tratará de forma diferente o registro no Bloco 0220 do SPED.

Para configurar o parâmetro:

  1. Acesse o módulo Fiscal > Configurações > Parâmetros Fiscais ou insira o código 378 no campo de pesquisa da tela inicial.
  2. Na Guia SPED, no campo Unidade de Medida Enviada nos Produtos:
    Se estiver selecionada a opção "Unidade de Medida de Compra", no Bloco 0220 do SPED o sistema irá informar a unidade de medida que contém na nota de entrada.
    Exemplo: Deu entrada no produto "sabonete" como 02 caixas, no Bloco 0220 do SPED estará registrado como "CX".

    Se estiver selecionada a opção "Unidade de Medida de Venda", no Bloco 0220 do SPED o sistema irá informar a unidade de medida que contém na nota de venda.
    Exemplo: Vendeu 01 unidade do produto "sabonete", no Bloco 0220 do SPED estará registrado como "UN".
  3. Ao final, utilize o botão [F10] - Gravar para salvar as alterações.

Geração dos Arquivos para Entrega

Após realizadas todas as configurações, os arquivos do SPED (Sistema Público de Escrituração Digital) podem ser gerados.

Para isso, acesse o módulo Fiscal > Apurações > SPED Fiscal e SPED Contribuições ou insira o código 371 ou 372 no campo de pesquisa da tela inicial. Nestas telas, o sistema irá solicitar os dados da apuração e gerar os arquivos para entrega na pasta C:\Amcom|\SPED.

Relatório de Inconsistências

Ao final da apuração dos valores e geração dos arquivos, realizadas através das telas SPED Fiscal e SPED Contribuições, o Gestão de Supermercados emitirá automaticamente um relatório com as inconsistências encontradas.

Neste relatório constam informações importantes, como problemas no cadastro e em Notas/Cupons Fiscais.

Manutenção de Mapa Fiscal

Através do Gestão de Supermercados é possível realizar a manutenção do mapa fiscal, ou seja, das informações importadas da ECF relacionadas à Redução Z impressa.

Saiba mais acessando a documentação sobre Manutenção do Mapa Fiscal.

Alteração de Produtos em Grupo

Caso haja necessidade, é possível realizar a alteração de vários produtos de uma só vez.

Para isso, acesse o módulo Cadastro > Produtos > Alteração de Produtos ou insira o código 328 no campo de pesquisa da tela inicial. Na Guia Alterar, informe os campos necessários e, após, utilize o botão [F10] - Gravar para salvar as informações.

Erros de Integração

Informações dos erros de integração mapeados, que ocorrem no SPED.

Registros

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