Gerenciador de Coleta
Caminho para acesso
Menu: Movimentação > Saída > Gerenciador de Coleta
Visão Geral
Com a utilização do botão Exibir, serão exibidos os registros no grid, com a filtragem da coluna Status escolhendo entre Pendente e Finalizada.
A partir da versão 7.0.0.0
- Foi implementada validação para que, caso a coleta tenha sido gerada a partir de um agendamento de transporte e a nota fiscal vinculada à onda esteja vinculada a esta coleta, verificando ainda que o depositante realiza pesagem de veículo, não será permitido realizar o processamento da onda ou da nota fiscal no Gerenciador de Expedição, sem que as pesagens tenham sido realizadas.
- Após realizar a liberação para expedição das notas fiscais, e a Configuração Geral > Parâmetros estiver ativado o parâmetro “Coleta Automática”, o sistema não utilizará nenhuma coleta criada a partir de uma Agenda de Transporte. Desta maneira irá garantir que todas as coletas, com Origem de Agendamento, não recebam notas fiscais automaticamente. E para controle interno do sistema o campo “Modal Padrão” será o que estiver preenchido na Configuração do Armazém > botão Configuração > opção Transporte.
Desde a versão 7.9.0.0, as notas fiscais do tipo “Transferência de Titularidade” não realizarão coleta. Para tanto o sistema bloqueará seu vínculo.
A começar da versão 8.2.0.0, foi adicionada a coluna Data Final Conferência onde permitirá a visualização da data/hora em que foi concluída a conferência de todos os volumes da coleta.
A partir da versão 8.5.0.0, foram inseridas validações na geração da Carga Automática, onde:
- Agrupará as Notas Fiscais com ou sem Serviços diferentes nas coletas, desde que nenhum seja exclusivo.
- Caso haja alguma coleta pendente, e esta tenha serviço exclusivo, somente aceitará o vínculo com notas que tenham este serviço.
- Mas se caso haja alguma coleta pendente, sem nenhum serviço ou serviço não exclusivo, e a nota fiscal a ser vinculada tenha serviço exclusivo, o sistema criará outra coleta vinculando-a Nota Fiscal.
Desde as versões 8.0.0.18, 8.0.0.20, 8.0.1.3, 8.1.0.5, 8.3.0.8, 8.4.0.7, 8.5.0.3 e 8.6.3.1, foi realizada correção para que quando houver vínculo automático de DANFE importada com uma nota fiscal, será verificado se o sistema estava parametrizado para Coleta Automática, e em caso positivo, será permitido o vínculo mesmo que a nota esteja com STATUSNF = 'C': que significa Coleta "Em carga".
- A começar da versão 8.9.1.0, inserimos a funcionalidade que controlará as Coletas Automáticas quando da finalização da conferência da Onda, gerando ou aproveitando coletas não finalizadas, para cada transportadora, serviço, onda, desde que a nota fiscal não tenha sido vinculada manualmente a alguma coleta criada manualmente.
- Inserimos o parâmetro Coleta Automática Após Geração dos Volumes da Onda na Configuração de Onda, que não poderá ser habilitado em conjunto com o parâmetro Coleta Automática de nenhum depositante vinculado a Configuração de Onda, bem como nenhum depositante poderá ser marcado para Coleta Automática caso alguma Configuração de Onda esteja habilitada para Coleta Automática Após Geração dos Volumes da Onda.
- O sistema exibirá mensagem de advertência e será solicitada autorização de usuário e senha de supervisor, caso a nota fiscal seja retirada da onda e tenha volume coletado. Com isso o agendamento será excluído automaticamente, caso exista.
- A exclusão da coleta automática poderá ser realizada após todas as notas serem removidas.
Exibirá diversas colunas, com a possibilidade de elaborar diversos filtros, importar arquivos para o excel, agrupar campo, habilitar ou desabilitar colunas.
Botão: Cadastro
- Id da Coleta: Código único gerado pelo sistema.
- Veículo: A partir da versão 7.4.0.0, este campo foi modificado para ser a descrição do veículo, aceitar até 50 caracteres e ser obrigatório. Desde a versão 7.6.1.0 se o campo “Motorista (Agregado ou Interno)” for modificado este campo receberá o conteúdo do campo “Placa” do Cadastro do Veículo, e após isto poderá ser modificado, se for necessário.
- Transportadora: Campo pesquisa, menu Cadastro > Entidade > Entidade > campo tipo Transportadora.
- Local Descida: A partir da versão 6.8.0.0, foi criado este campo de pesquisa para escolher o local de descida dos produtos para a transportadora. Caso o armazém não Utilize Rua de Expedição o campo não será obrigatório e não deverá ser preenchido.
- Número da Coleta na Transportadora: Informa o número da coleta.
- Tipo de Serviço de Transporte: Desde a versão 8.5.0.0, irá verificar se o serviço de transportadora da nota é compatível com o da coleta e com as demais notas já incluídas na Coleta.
- Modal: Será permitido escolher entre Rodoviário e Ferroviário, campo criado a partir da 7.0.0.0., este campo será obrigatório e virá conforme Configuração definida no cadastro de armazém. O campo “Veículo” será livre e poderá conter até 50 caracteres e não será obrigatório. A informação do motorista passa a ser informado, mesmo que o veiculo não seja.
- Motorista (Agregado ou Interno): Campo pesquisa, menu Cadastro > Veículo > Veículo. A partir da versão 7.6.1.0, se for selecionada uma pesquisa, o campo Veículo também será substituído e poderá ser modificado.
- Data de Solicitação da Coleta: Informa a data da coleta da carga.
- Nome do Contato: Informa o nome do contato.
- Doca ou Rua de Expedição: Será solicitado para escolher uma Doca para realizar a expedição das mercadorias.
- Observação: Campo de observação.
Botão: Autorizar Nota Fiscal
Exibirá janela para vincular as notas fiscais / pedidos, ativando o primeiro campo, o lote estará associado a Coleta.
A partir da versão 7.8.0.0, foi alterado a forma de autorizar o embarque de uma ou mais notas, desde que:
- Regime Armazém-Geral.
- Contribuinte de ICMS.
- CFOP de operação do tipo Título a que se transfere a propriedade (TP), na tela de Cadastro > Operações – CFOP.
- CFOP de operação Interestadual.
- Representará uma venda de mercadorias com entrega diretamente ao cliente, no fluxo de Cobertura Interestadual. Portanto a nota que foi selecionada é a nota de venda que o depositante emitiu, mas para o transporte via caminhão será usada outra nota para sair com as mercadorias. Esta nota será a nota de Remessa por Conta e Ordem de Terceiros. Onde a autorização do embarque será permitida se a nota de remessa tiver sido transmitida e autorizada pela SEFAZ.
Desde a versão 8.8.0.4, quando desmarcado o parâmetro de Depositante “Vincular NF sem PDF na Carga (quando entidade utiliza modelo PDF)” e marcado o parâmetro da Entidade "Tipo de emissão da DANFE" com a opção "PDF", o sistema não autorizará a nota fiscal na coleta que ainda não tenha sido faturada e importado o PDF. Validando também se a nota fiscal possui divergência de valores conforme parâmetro de Depositante "Liberar NF com Divergências".
Botão: Desfazer Liberação

Ao clicar neste botão o sistema irá retirar a atividade do Coletor de Dados o menu Coleta.
A partir da versão 7.9.0.0, caso tenha sido realizada a integração com a esteira para os volumes e existam as integrações pendentes de leitura, será solicitado que informe o motivo de ocorrência “Liberação de Coleta Desfeita”. Caso exista volumes já confirmados pela automação da esteira deverá exibir uma mensagem de confirmação e solicitar senha de supervisor para continuar o processo.
Botão: Contatar Transportadora
A partir da versão 8.8.4.0, retiramos a validação deste botão, para que seja possível cadastrar um novo contato após a coleta ser liberada e/ou processada.
Botão: Contatar Transportadora > Adicionar
- Informações da Coleta
- Id da Coleta: Exibe o id da Coleta anteriormente cadastrada.
- CGC Transportadora: Exibe o CGC da Transportadora anteriormente cadastrada.
- Nome Transportadora: Exibe o Nome da Transportadora anteriormente cadastrada.
- Informações Contatar Transportadora
- Num da Coleta: Informa o número da Coleta.
- Nome do Contato: Informa o nome do contato da transportadora.
- Observação: Permite informar observação sobre o transporte.
- Data de Previsão: Informa a data prevista da chegada da transportadora.
- Classificação: Permite selecionar uma classificação.
Botão: Processar Coleta
A partir da versão 7.0.0.0:
- Foi adequado a geração de arquivo para confirmação de embarque, isto é, no fluxo de expedição ao processar uma coleta, o sistema irá disparar, dentre varias integrações, a integração do arquivo XASN, conforme seleção no cadastro do Depositante > Exportação > Autorização de Embarque / XML – Modelo ASN.
- Esta integração foi alterada para enviar a informação que identifica qual tipo de caixa de volume foi utilizado para cada volume. Este campo chama-se “boxType”.
- Caso os volumes tenham sido gerados com caixa diferente da sugerida, a exportação de XASN levará a caixa e integrará exatamente a caixa utilizada.
- No caso da caixa utilizada não possuir o campo “Cod Integração” cadastrado, a integração enviará a tag “boxType” vazia.
- Houve alteração de Fluxo, ao finalizar a coleta. O sistema verificará a existência de algum depositante que realiza pesagem de veículo, verificando se a segunda pesagem está liberada. Caso o agendamento não esteja com a segunda pesagem liberada não será possível realizar o processamento da Coleta, não permitindo que o operador finalize pelo Coletor ou Manualmente (Tela de Gerenciador de Coleta) impedindo a impressão da Minuta de Embarque. Somente será possível finalizar a coleta e imprimir a Minuta de Embarque se o Agendamento estiver com a Segunda Pesagem Liberada.
Desde a versão 7.9.0.0, caso tenha sido realizada a integração com a esteira para os volumes e existam as integrações pendentes de leitura solicitar que informe o Motivo de Ocorrência: “Coleta Finalizada” ou “Processar Coleta Manualmente”, excluirá as integrações e registrará no histórico as integrações como canceladas.
A começar das versões 7.9.0.14, 8.0.0.7, 8.0.1.3, 8.1.0.3 e 8.2.0.1, foi alterado o comportamento para permitir que a coleta seja processada via tela mesmo que o parâmetro Coleta Automática esteja selecionado, e com isso foi removida a necessidade de conferir os produtos e notas fiscais.
Botão: Liberar
Ao clicar neste botão o sistema liberará para o Coletor de Dados > Coleta os dados da carga unindo as notas fiscais, dados com Nome e RG do motorista e placa do veículo.
A partir da versão 7.2.0.0 foi adicionado uma nova validação, onde para cada Nota Fiscal pertencente a uma Configuração de Onda que tenha o parâmetro “Imprimir Etiqueta do Transportador” ativado, a Coleta verificará se a etiqueta do transportador da Nota Fiscal foi impressa. Caso negativo, o sistema pedirá uma confirmação para liberar a coleta e após isso a coleta terá embarque liberado.
Mensagem: Aviso: Etiqueta do transportador não foi impressa.
“Esta coleta trabalha com ‘Impressão de Etiqueta do Transportador’, e a etiqueta não foi impressa para uma ou mais notas fiscais” e exibirá relação de Notas Fiscais com as Séries e seus Depositantes.
Conforme exemplo de mensagem de advertência demonstrado abaixo.
Desde a versão 7.9.0.0, caso houver um Local de Descida definido e seu respectivo setor estiver configurado para integração com esteira, onde será enviado para tabela de integração todos os volumes passarão pelo leitor da esteira e direcionando ao braço correspondente. Não deixará realizar a liberação da coleta e integração com esteira, exibindo uma mensagem de erro, caso o local de descida definido para mesma onde tenha uma outra coleta liberada e não finalizada e que seja de outra transportadora.
A começar da versão 8.7.2.0, foi inserida restrição ao liberar a coleta para embarque e caso o depositante retenha Nota Fiscal, e exista alguma nota fiscal retida na coleta, o sistema apresentará mensagem de advertência. Favor verificar o menu Movimentação > Gerenciador de Retenção.
Botão: Volumes em Separação
A partir da versão 8.8.4.0, foi criado um controle visual, de qual coleta teve seus volumes separados ou que voltaram para a separação.
O botão: Volumes em Separação será alterado para botão: Voltar Separação, desde que selecionemos no grid um registro de Coleta, assim que o botão Volumes em Separação for ativado, a coluna Volumes Separados será alterada para Sim, e quando acionado o botão Voltar Separação , a coluna Volumes Separados será alterada para Não.
Observação: O botão ficará desativado após o processamento da coleta.
Botão: Marcar como Conferido
Funcionalidade criada a partir das 8.4.0.0, que terá como finalidade de marcar os volumes das coletas como conferido.
- Será permitido usuário supervisor.
- O ponto da coleta deverá estar como Embarque liberado e Aguardando conferência.
- A Configuração da Onda ser do Tipo de Expedição: Carga.
- Todas as notas precisam ter os mesmos itens e a mesma quantidade dos mesmos.
Botão: Volumes da Coleta
Botão: Registro de Lacres
A partir da versão 8.6.2.0, foi desenvolvida tela que listará, incluirá, alterará ou excluirá os lacres da coleta selecionada, e caso a coleta esteja finalizada, sempre solicitará Autorização do Supervisor, e terá a geração de Log de Segurança.
Será sempre salvo em caixa alta / letras maiúsculas.

Botão: Histórico Troca de Doca
A partir da versão 7.2.0.0, foi criado a tela de Histórico de Troca de Doca nas rotinas:
- Do menu do Cadastro de Coleta via “Enterprise” e
- Troca de Doca via “MWMS (Coletor de Dados)”.
Botão: Impressos
Botão: Impressos > Volumes da Coleta
Botão: Impressos > Volumes para Retirar da Coleta
Botão: Impressos > Minuta de Embarque
Desde a versão 8.0.0.0, foi alterada a consulta do relatório para verificar se a Nota Fiscal possui Entidade de Entrega e, se existir, utilizará a entidade para exibir os dados como destinatário, caso contrário, irá continuar usando a Entidade Destinatário da Nota Fiscal.
.

A partir da versão 8.0.1.0, listará as notas fiscais que serão expedidas em uma onda de Expedição por Carga. Para tanto quando o fluxo das notas fiscais que estiverem na carga forem de expedição por carga, pois não utilizaram a geração de volume, as informações de Qtde de Volume, Peso serão baseadas nas embalagens expedidas, ou seja, a quantidade de volumes será referente a somatória da quantidade atendida nos itens da nota fiscal e o peso dar-se-á pelas embalagens que serão separadas.
.

Desde a versão 8.6.1.0, foi alterado o Relatório de Minuta de Embarque, para exibir os lacres da coleta caso a Configuração do Armazém esteja configurado para coletar lacres.

Botão: Impressos > Embarque de Coleta
A partir da versão 8.0.1.0, exibirá as notas fiscais que serão expedidas em uma onda de Expedição por Carga e não utilizará a geração de volumes, onde as informações de Qtde de Volume, Peso e Cubagem serão baseadas nas embalagens expedidas dos itens da nota fiscal.
Desde a versão 8.3.0.0, as nota fiscais serão ordenadas pelo Roteiro e Sequencia de Entrega de maneira crescente, para que o motorista em posse do relatório de embarque siga a sequência correta de entrega otimizando assim o processo.
Botão: Impressos > Embarque Consolidado
Desde a versão 8.0.0.0, foi alterada a exibição das informações do destinatário (Nome, Endereço e Complemento) de acordo com a Entidade de Entrega na Nota Fiscal vinculada na carga e caso os mesmos estiverem vazios continuará imprimindo as informações do destinatário como é feito atualmente.
Botão: Impressos > Manifesto de Carga
Botão: Impressos / Lista de Postagem
Relatório criado a partir da versão 8.2.0.0, faz referência a Encomenda a Faturar, onde listará os dados do contrato do depositante com a transportadora após a finalização da coleta, e será impresso no formato A4.
E será impresso mesmo não tendo “Código de Rastreabilidade Cadastrado”.
Botão: Impressos / Notas Fiscais da Coleta
Criado desde a versão 8.8.4.0, onde imprimirá todas as notas fiscais que estiverem vinculadas a Coleta, e depois haverá o questionamento ao concluir a impressão "O relatório foi impresso corretamente ? "se ocorreu com sucesso e respondido Sim, as notas fiscais serão marcadas como impressas.

