Gerenciar Ordem de Recebimento
Tela que permite acompanhar toda a movimentação da entrada dos produtos via OR.
A partir da versão 7.0.0.0 foi adicionado lógica de apuração de BackList na Conferência de Entrada. Para OR´s que possuir depositante configurado para Utilizar BackList foi implementada validação complementar na apuração das diferenças de contagem, comparação entre a nota fiscal e os materiais contados. Nesta validação complementar são comparados os lotes coletados na conferência e os lotes previstos no BackList e somente é liberado o recebimento (Conferência Realizada Com Sucesso) se não houver divergência na comparação.
Esta validação é feita como complemento da validação de quantidade, portanto é realizada tanto se a validação de quantidade identificar ou não divergência de contagem.
Para esta comparação é utilizada a mesma regra de identificação da contagem realizada, ou seja, é considerado somente as contagens que não estiverem ignoradas e somente a última contagem de um determinado produto.
A validação do BackList é feita obedecendo o parâmetro Utilizar BackList no Cadastro do Depositante, podendo ser:
- Por Volume:
- Realiza comparativo se todos os lotes informados no BackList foram conferidos e é verificado também se algum lote conferido não está presente no BackList.
- É considerado divergência de contagem se existir algum lote no BackList sem contar ou se algum lote contato não estiver no BackList .
- Por Quantidade
- É realizado um comparativo entre os lotes conferidos (última contagem válida do produto) e o BackList informado na nota fiscal. A comparação é feita somando a quantidade conferida para cada lote industria e a somatória da quantidade do BackList informado na nota fiscal. Considerando divergência de contagem se as quantidades comparadas não forem iguais.
- Por Volume e Quantidade
- É realizada as duas validações, Por Volume e Por Quantidade.
- Caso apresente divergência, é gravado ocorrência:
- BackList não encontrado na conferência;
- BackList identificado na conferência, porém não presente no recebimento;
- BackList recebido em quantidade maior que a prevista no recebimento;
- BackList recebido em quantidade menor que a prevista no recebimento;
Observação: para todos os casos citados acima, a OR é considerada como “Não Liberada” e portanto não deixa o processo de geração de lotes continuar.
Desde a versão 7.9.0.0, não permite Excluir, Gerar Alocação, Excluir Lotes, Estornar Alocação se a OR for originada de uma Transferência de Titularidade, que está informado no Cadastro de Tipo de Recebimento.
A começar da versão 8.1.0.0, caso a OR selecionada possuir o Tipo de Recebimento configurado como Conferência Alocada os seguintes botões permaneceram desabilitados:
- Estornar Alocação;
- Excluir Lote;
- Gerar Alocação;
- Confirmar;
- Gerar;
- Gerar Picking por OR e
- Caixas para Devolução.
A partir da versão 8.2.0.0, durante o processo de Conferência de Entrada utilizando a configuração do Tipo de Recebimento: “Conferência Alocada” ao executar a conferência o sistema aloca o produto com o status de lote “Bloqueado”, após realizar toda a conferência e clicar no botão Finalizar / Finalizar Todas as Conferências, o sistema verifica se a O.R foi cadastrada automaticamente por um agendamento, se o agendamento foi do tipo modal: Rodoviário e se o Depositante Controla Peso. No agendamento é necessário realizar a Primeira e Segunda Pesagem, se controlar o peso e for necessário a segunda pesagem mantem os lotes bloqueados e só são desbloqueados depois de realizar a segunda pesagem com sucesso ou liberado a segunda pesagem com divergência na tela de Gerenciador de Pesagem de Transporte.
Desde a versão 8.4.0.0, foi criada rotina para importar o arquivo de Transfer Delivery Notification (TDN), que preenche as estruturas INT_AM_TDN e INT_AM_TDN_ITEM, no passo de gerar Retorno do Recebimento, que foi realizado depois da atividade de Alocar todos os materiais da Ordem de Recebimento.
A começar da versão 8.11.4.0, inserimos a funcionalidade de Integrar via Texto (arquivo.COR Conferência Ordem Recebimento) ou REST, as Conferências de Entrada de uma determinada OR. Após a chegada do caminhão, é informada a OR, os produtos são agrupados e encaminhados para uma esteira de RFID, que após a finalização da Conferência de Entrada, as quantidades conferidas são confrontadas com a nota fiscal, e caso haja divergência, ou iremos ignorar todas as quantidades e encaminhar os produtos novamente pela esteira RFID, ou conferir novamente somente os produtos que tiveram divergência. Observação: Não utilizamos a integração Banco a Banco, pois este não nos informa qual seria a finalização do arquivo, ou seja, impossibilita Finalizar a Conferência de Entrada.
A partir das versões 8.11.8.21 e 8.11.19.0, modificamos a visualização dos itens do BackList. Na Correção de Backlist da OR exibe apenas itens que participam da crítica, se o parâmetro Remover o produto da crítica de Backlist estiver desmarcado no Produto x Depositante. Para mais detalhes.
Menu: Movimentação > Entrada > Gerenciar Ordem de Recebimento
Ao clicar neste botão é possível selecionar entre as opções de 1 dia, 3 dias, 7 dias, 15 dias, 30 dias e Período: informando entre a Data Inicial e Data Final.
Implementada funcionalidade para geração de picking´s à partir da OR selecionada.
Botão: Produtos > Informações Específicas > Cadastrar
- Id: código sequencial gerado pelo sistema.
- Valor: informar as informações específicas dos produtos que foram recebidos.
- Informação Material: escolher uma informação que está associada ao produto x depositante.
Desde a versão 8.11.4.0, é visualizada e impressa a etiqueta do INMETRO, caso o campo Código INMETRO que consta no Cadastro do Produto esteja preenchido via integração. O sistema solicita a quantidade de etiquetas a serem impressas. Para mais detalhes.
Etiqueta com as dimensões altura 24 mm X largura 57 mm.
A começar da versão 8.11.4.0, teremos a possibilidade de selecionar uma impressora para a impressão de etiquetas. Para mais detalhes.
Caso não esteja exibindo a lista de impressoras, instale no computador o WMS Connector.
A partir da versão 6.8.0.0, está habilitado este botão, se a classificação for Devolução (Total ou Parcial), se um dos produtos conferidos no Coletor de Dados for do tipo Danificado ou Truncado e Lotes e Mapa de Alocação não gerados. Ao acionar o botão “Tipo de Caixa para Devolução” são listados os tipos de caixas adicionados para a O.R. selecionada. Nesta tela é possível cadastrar a Quantidade e o Tipo de Caixa. Podendo cadastrar livremente uma ou mais caixas para uso na O.R., mesmo que a quantidade de caixas ultrapasse a quantidade recebida de produtos. É possível Alterar e Excluir caixas, se a Ordem de Recebimento estiver pendente de Gerar Lote e Mapa, e o Tipo de Recebimento de Devolução possuir o parâmetro “Escolher Tipo de Caixa para Devolução de Produtos” acionado.
No Gerenciador de Ordem de Recebimento, o botão de Gerar Alocação está desabilitado quando possuir os critérios que se encaixem para Devolução com escolha de caixa de volumes e não possuir nenhum volume adicionado.
Botão: Cadastrar | Alterar
- Ordem de Recebimento: exibe a OR que foi selecionada.
- Quantidade: informa a quantidade de caixas.
- Caixa de Volume: permite escolher uma Caixa de Volume, que foi previamente cadastrado na tela de Cadastro \ Caixa de Volume.
Botão: Excluir
Permite excluir um registro de Ordem de Recebimento desde que não esteja finalizado.
A partir da versão 8.0.0.0, é permitido valorar os produtos conferidos a mais no cenário onde a Nota de Entrada for uma GMB. Também foram adicionadas validações para impedir que fossem gerados os Lotes e o Mapa de Alocação caso uma O.R. possuísse uma nota AGCOB-GMB que possua produtos pendentes de valoração, pois no recebimento de uma nota fiscal do tipo GMB, é de responsabilidade do Armazém gerar e emitir a nota fiscal eletrônica de Remessa de Armazenagem. Pois, quando uma ordem de recebimento possuir contagem a mais de produtos, o sistema deixa os valores zerados em determinados casos, motivo pelo qual foi criado esta funcionalidade.
Desde a versão 8.9.4.0, foi disponibilizada a funcionalidade Gerenciador de Etiquetas, que ativa, desativa e cria etiquetas a partir de etiquetas existentes no WMS.
Desde a versão 8.9.0.0
- Foi inserido este botão que permite visualizar de forma agrupada, os produtos da Ordem de Recebimento, Lote Indústria, Vencimento, Quantidade de Etiquetas de palete e Quantidade de Etiquetas de Lote, e que após clicar no botão Imprimir exibe a janela com a somatória das Etiquetas de Palete e Etiquetas de Lote, com a possibilidade de escolher qual agrupamento imprimir, o sistema imprime a menor quantidade de etiquetas, conforme opção selecionada.
- É validado o parâmetro Exigir senha de supervisor para Confirmar Alocação e caso esteja marcado na Configuração do Armazém, sub menu: Alocação. As impressões de etiquetas de lotes registra o lote como impresso e sempre que for solicitada a impressão de alguma etiqueta já impressa anteriormente, o sistema solicita usuário e senha de supervisor, e tem geração de Log de Segurança referente a reimpressão, registrando o usuário da impressão e usuário supervisor.
- Observação: se forem impressas 10 etiquetas de uma vez e 4 delas já foram impressas anteriormente, o sistema solicita o usuário e senha apenas uma vez. Caso o usuário solicite novamente a impressão das mesmas etiquetas, o sistema pede senha apenas uma vez, ou seja, a cada impressão e não a cada lote impresso.
Funcionalidade criada a partir da versão 8.9.0.0:
- Caso haja a seleção de dois registros, cujo parâmetro Pré-Visualizar Impressão de Lotes, esteja marcado para um depositante e para o outro esteja desmarcado, o sistema não permite após a seleção dos registros realizar a impressão da etiqueta, exibindo mensagem de advertência.
- Sem impressora definida para Depositante que não tem visualização prévia.
- É validado o parâmetro Exigir senha de supervisor para Confirmar Alocação e caso esteja marcado na Configuração do Armazém, sub menu: Alocação. As impressões de etiquetas de lotes registra o lote como impresso e sempre que for solicitada a impressão de alguma etiqueta já impressa anteriormente, o sistema solicita usuário e senha de supervisor, e tem geração de Log de Segurança referente a reimpressão, registrando o usuário da impressão e usuário supervisor.
- Observação: se forem impressas 10 etiquetas de uma vez e 4 delas já foram impressas anteriormente, o sistema solicita o usuário e senha apenas uma vez. Caso o usuário solicite novamente a impressão das mesmas etiquetas, o sistema pede senha apenas uma vez, ou seja, a cada impressão e não a cada lote impresso.
Com WMS Connector configurado.
A partir da versão 8.11.6.0, é permitido o Recebimento de BackList com quantidade divergente encontrada, com ordenação das diferenças negativas para as positivas. O cálculo da diferença é o resultado da subtração entre o backlist cadastrado / importado e a conferência realizada.
Regra: Diferença Positiva
- Quando houver diferença positiva de um Lote Existente, o sistema permite alterar a quantidade do backList do lote. Lista os itens da Nota Fiscal que possuem o Produto e Lote Indústria correspondente para selecionar e efetuar edição.
- Caso haja diferença positiva de um Lote Inexistente, o sistema permite cadastrar um novo backList. Lista os itens de NFDET que possuem o Produto e que ainda tenham saldo disponível.
Regra: Diferença Negativa
- O sistema permite a edição do Lote Existente, com a listagem dos itens da Nota Fiscal do Lote Indústria e Produto para permitir a seleção de qual é editado.
Trava: o sistema não permite a liberação com divergência quando houver diferença negativa.
Botão:Corrigir Saldo Negativo
Botão: Corrigir Saldo Positivo
Botão: Restaurar Backup
Botão: Detalhes > Ignorar Contagem
Ignora a contagem selecionada, permitindo que seja realizada nova conferência.
A começar da versão 8.4.0.0, ao Ignorar Todas Contagens da O.R., é obrigatório recontar toda a Ordem de Recebimento.
Botão: Detalhes > Alocação da Contagem
A partir da versão 8.4.0.0, o botão “Alocação da Contagem” fica habilitado se o Tipo do Recebimento estiver configurado para “Gerar Lote Por Conferência” e a contagem selecionada estiver ignorada, onde imprime relatório com os lotes que foram gerados e alocados e que cuja contagem foi ignorada, sendo necessário localizar os lotes e recolher do armazém.
Exibe o relatório de Resultado das Conferências Realizadas da Ordem de Recebimento, mas a partir da versão 8.8.4.0, no cadastro do Depositante da OR no sub menu: Recebimento > o parâmetro Modelo Relatório Resultado Web, estiver setado para Padrão: continua sendo impresso o modelo de relatório abaixo:
A partir da versão 8.8.4.0, no cadastro do Depositante da OR no sub menu: Recebimento > o parâmetro Modelo Relatório Resultado Web, estiver setado para Com Lote Indústria: é impresso o modelo de relatório abaixo, exibindo a coluna Lote Indústria dos produtos que foram conferidos:
Nesta tela exibe o botão Exibir e mostra os filtros das colunas Status e Ocorrência que exibe os registros: Erro, Informação, Alerta, Sucesso, Somente Conferências e Todas Conferências, e com os seguintes botões Relatório de Divergência e Ignorar Contagem do Produto.
Particularidade: esta tela mostra a ocorrência por produto e não por barra, para isso, o sistema converte a quantidade sempre para fator unitário e utiliza a primeira barra do produto. Pode existir um cenário onde um usuário conferiu utilizando uma barra e depois conferiu o mesmo produto utilizando outra barra. Caso fosse exibida a barra conferida a tela iria mostrar mais de uma linha, mudando a finalidade da tela que é ocorrência por produto.
Se ainda houver divergência de contagens, exibe relatório semelhante ao informado abaixo.
Exibe janela onde o sistema questiona se a contagem do produto é ignorada ou não.
A partir da versão 8.4.0.0, continua habilitado quando no Tipo de Recebimento da OR: o parâmetro Gerar Lote por Conferência estiver setado e existirem lotes gerados para a contagem selecionada, realizando estorno de alocação dos lotes.
A partir da versão 8.4.0.0, o botão “Alocação da Contagem” fica habilitado se o Tipo do Recebimento estiver configurado para “Gerar Lote Por Conferência” e a contagem selecionada estiver ignorada, onde imprime relatório com os lotes que foram gerados e alocados e que cuja contagem foi ignorada, sendo necessário localizar os lotes e recolher do armazém.
Desde as versões 8.11.23.4 e 8.11.24.0, adicionamos junto a esta impressão o registro no Log de Usuário (Consulta > Log de Segurança) da impressão de etiqueta de item ignorado que não consta no InboundASN, com o registro do usuário que imprimiu, data e hora da impressão e nome do computador que a impressão foi realizada.
Adicionamos bloqueio de Geração de Lote e Mapa de Alocação, caso haja algum produto que foi ignorado e não teve a impressão de etiqueta, com a seguinte mensagem: A Ordem de Recebimento possui itens que foram ignorados e que não foi impressa sua respectiva etiqueta.
A começar as versões 8.11.23.4 e 8.11.24.0, adicionamos este botão para definir a impressora padrão, cuja etiqueta contem os itens ignorados que não constam no InboundASN.
Exibe o relatório de Resumo da Ordem de Recebimento.
Atualmente o caminho para exibir o relatório está localizado na tabela Configuração / campo WMS WEB_ PATH (Configuração Geral).
A partir da versão 8.8.4.0, se caso no cadastro do Depositante da OR no sub menu: Recebimento > o parâmetro Modelo Relatório Resumo Web, estiver setado para Padrão: continua imprimindo o relatório abaixo:
A partir da versão 8.8.4.0, se caso no cadastro do Depositante da OR no sub menu: Recebimento > o parâmetro Modelo Relatório Resumo Web, estiver setado para Com Lote Indústria: é impresso o modelo de relatório abaixo, exibindo abaixo dos dados do produto os lotes indústrias que foram conferidos:
Observação: o relatório abaixo tem o propósito de exibir para os clientes de nossos clientes, os produtos que foram conferidos e são esperados ou não em nota fiscal. Quanto ao estado do produto e quantidade conferidos, são exibidos separadamente e o critério para mostrar que ele não está "sem nota" e se apenas não possuir nenhuma quantidade do determinado produto que foi conferido.
- Exemplo: caso seja esperado 10 unidades do produto X com estado normal e chegou 11 unidades do mesmo produto com estado danificado, ele é exibido na parte com nota fiscal e a quantidade Danificado = 11.
Segue imagem abaixo que mostra a conferência de produtos pertencentes e não pertencentes em nota, com estados diferentes, e maior/menor quantidade esperada.
A partir da versão 7.0.0.0, apresenta um resumo comparativo entre o que foi conferido no recebimento e o que está cadastrado no BackList das Notas Fiscais presentes na OR. O botão Resumo de BackList fica ativo se o Depositante utilizar BackList.
Ajustamos a visualização desta tela se o parâmetro Remover o produto da crítica de Backlist estiver marcado no Produto x Depositante, a começar das versões 8.11.8.21 e 8.11.19.0. Para mais detalhes.
- quando ocorrer Segunda Pesagem de OR no Gerenciador Pesagem Transporte.
- se ORs com Volume de Agrupamento após a conferência ser liberada (Conferido = Sim)
Enviar para Segunda Pesagem, a partir do momento que a etapa do Agendamento foi alterado para “Veículo na Doca”, o Agendamento fica aguardando a alteração do status da O.R. para “Conferida” ou “Liberada com Divergência”. Se o agendamento possuir o modal “Rodoviário”, o sistema envia o agendamento para a etapa de Segunda Pesagem.
O campo Recontagem da OR está preenchido com Não, após autorizar a Recontagem da OR, o campo é alterado para Sim, permitindo o conferente realizar mais uma conferência, ou seja, cada vez que é liberado uma recontagem é liberado mais uma chance do conferente concluir a conferências dos produtos que foram listados e que estão com divergência.
Se estiver habilitado o parâmetro “Volumes de Agrupamento”, na Configuração do Depositante / aba Informações Adicionais, abre nova janela, onde são exibidas as contagens separadas por volume, e ao clicar no registro habilita o botão “Habilitar Recontagem por Volume”
Ao clicar no botão “Habilitar Recontagem por Volume”, o sistema solicita que seja autorizada a atividade mediante senha de supervisor.
A começar da versão 8.1.0.0, foi alterada a rotina de Liberação de OR com Divergência, caso o Tipo de Recebimento for Conferência Alocada para liberar os lotes conferidos/alocados que estavam bloqueados, continuando na geração dos documentos de aguardando cobertura e devolução para os backlists que foram contados a mais e a menos respectivamente.
Quando uma OR teve a contagem liberada com divergência a menor, o sistema gera uma nota de devolução e Retorno Simbólico gerando com um novo número, porém, se a OR foi estornada, o sistema excluiu as notas geradas, com isso removemos a geração de numeração de nota no momento da geração da nota de retorno de OR. A geração da numeração é realizada no momento da transmissão.
Desde a versão 8.4.0.0:
- Foi desenvolvido o bloqueio no momento da liberação de divergência da OR, caso haja sobra e a mesma possua notas fiscais de Ordem de Transferência.
- Tem a finalidade de liberar a ordem de recebimento, com conferência diferente do previsto em documento fiscal. Somente é permitido acionar este recurso quando a conferência estiver finalizada. Ao liberar com divergência, todos os lotes bloqueados são liberados.
A partir da versão 8.11.6.0, o sistema permite a Liberação do BackList com divergência, com adequações:
- Tem bloqueio quando a divergência for negativa.
- Exibe alerta de divergência positiva com saldo para distribuição.
- Mostra alertas das regras sobre a Geração de Documentos: Caso deseje prosseguir os itens de Nota Fiscal não vinculados ao backlist e geram o Retorno Simbólico, enquanto os itens conferidos a mais e sem vínculo com backlist ficam aguardando cobertura.
- Na Conferência de Entrada adequamos o controle de distribuição de quantidade, considerando lote indústria e não aleatório.
- Geração de Documentos: quando houver saldo em Nota Fiscal sem vínculo em backlist é gerado retorno e quando houver diferenças a maior é gerado AGCOB.
- Se caso não der certo a Liberação com Divergência, precisa revalidar o conteúdo do botão Corrigir BackList para corrigir o Saldo Positivo e Negativo.
Finaliza a contagem da Ordem de Recebimento.
Cria via sistema a Conferência dos produtos por embalagem unitária que estão relacionados à Ordem de Recebimento, desde que não exista a conferência de Informação Específica na entrada, pois se houver a coleta de Informação Específica a conferência dos produtos é feita pelo Coletor de Dados.
A partir da versão 7.0.0.0, para as OR´s que estiverem com Nota Fiscal de depositante que Utilizam o BackList, o sistema bloqueia o botão Gerar- Conferência, onde exibe o texto “Geração de Conferência não permitida, pois o depositante utiliza BackList”.
A começar da versão 7.5.0.0, caso o parâmetro “Lote único no endereço” presente no Cadastro Produto x Depositante / botão Informações Associadas / sub Menu Regras para Alocação, esteja acionado, no momento de planejar a armazenar, todos os lotes gerados com estado de mercadoria “Bom” com “Lote Indústria e Vencimento” não pode ser diferente no mesmo endereço. Lotes “Danificados” ou “Vencidos” não são guardados no mesmo local dos lotes “Bom”, e podem ter mais de um “Lote Indústria e Vencimento” no mesmo endereço.
Desde a versão 7.7.0.0, foi alterada a Geração de Crítica da OR para validar:
- Data Fabricação e Vencimento de acordo com backlist cadastrado, onde é:
- Gerando crítica na liberação da OR onde é validado Data de Fabricação e/ou Vencimento coletados de acordo com a Data de Fabricação e/ou Vencimento do cadastro do Backlist.
- Somente é validado Data de Fabricação e /ou Vencimento se o Produto x Depositante estiver configurado para coletá-las, caso contrário somente validar as quantidades de cada Lote Indústria.
- Caso todas as notas fiscais, presentes na Ordem de Recebimento, não possuam nenhum produto que colete “Lote Indústria”, o sistema permite que a contagem seja gerada automaticamente. Caso contrário, se existir ao menos um produto que colete “Lote Indústria”, o sistema continua bloqueando a geração da contagem, para depositante que usa “Backlist”.
A começar da versão 7.7.0.3, no Recebimento de uma O.R. que trabalha com Backlist, pode existir casos onde um ou mais produtos coletem uma das informações a seguir:
- Data de Vencimento
- Data de Fabricação
- Data de Vencimento e Fabricação
- Nenhum
Houve ajustes na validação do backlist ao Gerar Lote e Mapa de Alocação, com os dados coletados comparando com o cadastro de backlist, levando em conta os valores calculados para a Data de Fabricação ou Data de Vencimento, mesmo que não estejam presente no backlist.
Desde a versão 7.8.0.0:
- Ao término da Geração de Lotes e Mapa de Alocação, foi adicionado a lógica para criar a Nota de Remessa com base na nota do fornecedor, sendo similar a geração de Remessa para GMB. Utilizando o CFOP do tipo “RG” que compõe a nota de remessa. O tipo de CFOP é definido entre o endereço da entidade do Depositante e o endereço da entidade do Armazém, cujo registro do endereço “Endereço Fiscal” está acionado, é Interna, ou seja, se estiverem localizados no mesmo estado. Caso contrário é Interestadual. Caso não seja encontrado o CFOP o processo não continua e a nota de remessa não é gerada, apresentando mensagem de advertência.
Adequamos a Geração de Retorno de Armazenagem na Devolução do Recebimento, ou seja, no fluxo de Recebimento de Produtos, quando usado regime de Armazém Geral, e um produto é recebido a menos do que fiscalmente deveria, o sistema gera um Documento Fiscal de Devolução, onde é realizada a validação no CFOP, o sistema analisa o campo Estado do endereço Fiscal da entidade do Armazém e do Depositante, caso estejam no mesmo estado, o CFOPinterno é usado. Caso contrário é usado o CFOPinterestadual.
A partir da versão 7.9.0.0, para o* Recebimento com Esteira*, os produtos são alocado em uma área transitória. O Setor está vinculado ao Tipo de Recebimento com a definição para Ignorar a Regra de Armazenagem. Na prática, existe apenas um endereço vinculado a este setor, e ele tem dimensões irreais, podendo guardar qualquer quantidade de produto. Ou seja a rotina é capaz de usar o endereço de pulmão blocado, e são ignoradas as configurações de Produto x Depositante:
- Alocação de palete completo,
- Alocação de palete sobra,
- Alocação de palete incompleto,
- Alocação de palete unidade.
Desde as versões 8.11.17.0 e 8.11.8.20, adaptamos este botão para Gerar Conferência de Entrada Automática com BackList com produtos que possuam Lote Indústria, Data Fabricação e Data Vencimento. As conferências somente são geradas com sucesso quando existir no Backlist todas as informações necessárias para a conferência do produto da forma que foi configurado. Exemplo: caso o produto colete Lote Indústria, deve existir o Lote Indústria no Backlist do produto. Esta regra vale também para a Data de Vencimento, Data Fabricação com a checagem na configuração de meses para que o sistema calcule o vencimento com base na fabricação e meses para vencimento ou para que o sistema calcule a fabricação com base no vencimento de forma retroativa.
A começar das versões 8.11.26.0 e na 8.11.15.12, se o ocorrer o fluxo de Flow-Rack com Shelf-life, durante o processo de reabastecimento, o WMS leva mais produtos do que o necessário para a onda, com isso ocorre sobras nos locais de picking específicos para atender aos Shelf-Lifes. Os produtos alocados na área de picking especial ficam disponíveis, e priorizados para expedição, com o objetivo de limpar rapidamente o estoque dessa área, deixando assim a mesma com capacidade para receber mais produtos o quanto antes. Configuração de Expedição por Flow-Rack com Picking e Shelf-Life
Valida os locais disponíveis no armazém para alocar os produtos que constam na Ordem de Recebimento.
A partir da versão 6.8.0.0, caso seja excluído os Lotes da OR, e a OR for de Devolução Parcial ou Devolução Total, e o Tipo de Recebimento tiver o parâmetro ativado para “Escolher Tipo de Caixa para Devolução de Produtos”, os registros do grid do botão Caixas para Devolução, não são apagados.
A começar da versão 7.0.0.0, foi alterada Rotina de Criação dos Lotes para que sejam criados bloqueados caso o agendamento de transporte utilize pesagem de veículos, o modal seja Rodoviário e não tenha pesagem liberada.
Desde a versão 7.1.0.0, o sistema foi modificado para compartilhar ou não locais de estoque de mais de um depositante no momento da geração dos Lotes e Mapa de Alocação. Antes da modificação o sistema procurava por endereços para direcionar todos os produtos recebidos, isto é, onde houvesse local compatível com a guarda do material conferido no recebimento, podendo ser compartilhado com outro depositante, ou seja, podendo desta forma direcionar os produtos recebidos de depositantes diferentes para o mesmo local.
- Importante: Mesmo que os dois parâmetros no Cadastro Depositante “Permitir Alocar produtos de Depositantes diferentes no mesmo Local” e no Cadastro de Setor “Permitir alocar produtos de depositantes diferentes no mesmo Local” estejam ativos. O sistema verifica se o local está configurado para uso de outros depositantes. Caso afirmativo, todos os depositantes devem possuir ativado o parâmetro “Permitir Alocar produtos de Depositantes diferentes no mesmo Local”.
- Caso o setor não permita alocar produtos de múltiplos depositantes no mesmo endereço, o sistema não direciona nenhum Mapa de Alocação de Endereços com estoque de outro depositante, ou seja, o primeiro depositante que usar o endereço é o dono dele enquanto houver estoque.
A partir da versão 8.0.0.0, foi inserida validação para quando a O.R. possuir uma nota de Cobertura Fiscal de Remessa de Armazenagem com Data de Emissão em período de Livro Fiscal de registo de inventário fechado, não permitir Gerar a Alocação da O.R.
A começar da versão 8.4.0.0, a geração da alocação pode ser utilizada a qualquer momento para os lotes que foram gerados na Conferência de Entrada e que não tiveram seus mapas criados. Desta maneira é possível corrigir cadastros ou liberar locais, gerando os mapas para estes lotes.
Desde as versões 8.11.12.0, 7.9.0.5 inserimos o parâmetro Considera Pendências de Estoque como Peso e Cubagem Disponível na configuração do Armazém, que se marcado ao localizar um endereço para a alocação do produto, o sistema considera a cubagem e o peso de um estoque com pendências, como disponível, ou seja, consegue alocar em endereço com pendências. Quanto desmarcado este parâmetro, o estoque pendente é considerado na ocupação do local, durante a geração do Mapa de Alocação.
A começar das versões 8.11.20.3 e 8.11.21.0, após ser acionado este botão Gerar Alocação, o parâmetro Exportar OR Após Geração Mapa Alocação do sub menu Exportação do Cadastro de Depositante, é validado para a geração ou não da exportação dos dados, em formato texto ou REST, em caso afirmativo, apresenta registro OR Geração Mapa Alocação Modelo MOV com Seq Item REST no grid da tela de Integração de Arquivo, apresentado abaixo:
Adicionamos validações a partir das versões 8.11.25.0 e na 8.11.20.6, sobre Kit de Expedição Explodida com Agrupamento. Para mais detalhes.
Caso o sistema não gere os Mapas de Alocação, segue algumas considerações para verificar:
- No Cadastro de Setor:
- Existem locais livres associados ao setor ?
- O depositante da nota fiscal está vinculada ao setor ?
- Todos os produtos da OR estão relacionados ao setor ?
- O setor não pode ter vínculo no Tipo de Recebimento com a Classificação: Reentrega.
- A cubagem (altura, largura e comprimento), peso, altura de manobra do local de armazenagem, localizado no Cadastro do Armazém / Locais de Armazenagem, comportam as embalagens dos produtos que são alocados ?
- O parâmetro “Permite Expedição de Produto” está ativado, caso contrário o sistema não permite que o produto seja expedido.
- O Tipo do Setor (Bom, Vencido, Danificado ou Truncado) é o mesmo da Nota Fiscal ?
- Os locais (associados ao setor), localizados no Cadastro do Armazém / Locais de Armazenagem, estão ativos ?
- O parâmetro “Permite mais de um Produto no Pulmão”, é acionado se for necessário alocar produtos diferentes no pulmão, depende da logística do armazém.
- Se existe cadastro no Gerenciador de Picking para o produto x endereço ou se no cadastro do Produto x depositante está ativado o Picking Dinâmico.
- Mensagem: Não foi encontrado Bloco/Rua/Prédio/Andar de pulmão com capacidade (cubagem e/ou peso) para alocar o lote.
- A partir da versão 8.11.13.0, foi inserido a Configuração > Configuração de Alerta de Ocupação, necessário verificar a configuração.
- Validar as Regras para Alocação no Produto x Depositante para ver qual Tipo de Palete que é gerado, por exemplo, se o armazém possui apenas endereços de pulmão, as opções de cada Alocação: Alocação de palete completo, Alocação de palete incompleto, Alocação de palete sobra e Alocação de palete unidade não podendo estar setados para picking.
- Verifique as opções (Não Validar, Validar na Conferência ou Validar na Alocação) do parâmetro “Validar Pré-Cadastro” que está localizado na Configuração Geral / sub menu Parâmetros.
- Dependendo da opção selecionada verifique o parâmetro Pré-Cadastro do Cadastro do Produto e/ou do Cadastro da Embalagem do Produto.
- Verifique locais que não possuem configurações de onda vinculadas aos locais.
- Por exemplo: o sistema encontra apenas um endereço de picking e um de pulmão, porém o de pulmão é de produto danificado. Assim, o sistema informa ao usuário que não tem endereço de pulmão para alocação.
É solicitado senha para continuar com a Confirmação Manual da Alocação dos lotes de Ordem de Recebimento.
Janela criada para visualizar os lotes gerados e confirmar ou não alocação via sistema.
Com o filtro setado para “Aguardando Alocação”, é possível clicar no botão Excluir Lotes, onde os lotes é apagados do sistema, pode alterar o peso ou cubagem da embalagem ou do local de armazenagem, para executar novamente o botão para Gerar Alocação.
A partir da versão 6.8.0.0, ao excluir Lotes e a OR for de Devolução Parcial ou Devolução Total, de Tipo de Recebimento tiver o parâmetro ativado para “Escolher Tipo de Caixa para Devolução de Produtos”, os registros do grid do botão Caixas para Devolução, não são apagados.
A começar da versão 8.1.0.0, foi alterada a rotina de Exclusão de OR, caso o Tipo de Recebimento esteja para Conferência Alocada, verificando se ocorreu alguma movimentação para os lotes conferidos / alocados, ou seja, se a quantidade de entrada dos lotes alocados foi diferente da quantidade em estoque existente.
- Se for igual exclui os remanejamentos caso existam, apaga o Kardex de Entrada, retirando os Lotes do Estoque, Deletando os lotes gerados e Apagando os Mapas de Alocações.
- Para o caso de OR liberada com divergência e que tenha sido gerada e transmitida a Nota Fiscal de Retorno de Armazenagem, o sistema verifica o prazo de cancelamento configurado para que um documento seja cancelado e apenas se estiver dentro do prazo de cancelamento. Neste caso o operador deve, manualmente, ir até a tela de nota fiscal eletrônica e transmitir o cancelamento desta nota. Somente após a autorização do cancelamento da NF é permitido a exclusão da OR.
Desde a versão 8.4.0.0, o sistema permite Excluir Lote gerado ao permitir Ignorar contagem quando o Tipo de Recebimento estiver setado para Gerar Lote Por Conferência.
É possível cancelar a alocação dos produtos, e gerar novos lotes para criar nova alocação.
A partir da versão 8.4.0.0, quando a OR possuir o Tipo de Recebimento setado para “Gerar Lote por Conferência”. Gera Log de Segurança referente a operação de estorno e lista os lotes alocadas nos endereços, gerando a exclusão dos mesmos para ignorar as contagens realizadas, sendo possível conferir os produtos novamente ou se desejar re-gerar os mapas de alocação para guardar em outros endereços.
A começar das versões 8.11.17.48, 8.11.18.28, 8.11.20.26 e 8.11.24.0. adicionamos bloqueio ao Estorno quando o Depositante realiza Integrar com ERP Senior.
A primeira vez que gerar as pré-etiquetas, é feito o cálculo da quantidade de paletes necessários, de acordo com as notas da OR e as normas de paletização, e é gerado uma etiqueta para cada palete calculado.
Após a impressão, exibe uma mensagem perguntando se a impressão foi bem sucedida.
Nas próximas vezes que clicar em Gerar, se tiver sido adicionado mais notas na OR, é realizado a impressão de etiquetas referentes apenas a essas novas notas; senão, é gerado etiquetas adicionais e aparece uma caixa de mensagem pedindo a quantidade desejada.
Em seguida, exibe a confirmação de sucesso da impressão.
Antes de executar a Reimpressão, Defina uma Impressora Padrão.
Selecione os itens que deseja reimprimir e clique em imprimir.
Valide o botão: Reimpressão.
Funcionalidade criada a partir da versão 8.9.0.0, caso haja a seleção de dois registros, cujo parâmetro Pré-Visualizar Impressão de Lotes, esteja marcado para um depositante e para o outro esteja desmarcado, o sistema não permite após a seleção dos registros realizar a impressão da etiqueta, exibindo mensagem de advertência.
Mensagem de advertência:
Com WMS Connector configurado.
Exibe no relatório os produtos que tiverem no Cadastro de Embalagem / menu Informações Adicionais / desabilitado o parâmetro “Código de Barras Legível” .
Imprime as etiquetas dos lotes gerados.
Desde a versão 8.4.0.0, botão de impressão habilitado para OR com Tipo de Recebimento: “Gerar Lotes e Alocação por Conferência”, quando o primeiro lote for gerado.
A começar da versão 8.9.0.0, anteriormente o sistema perguntava ao usuário se deseja ou não imprimir as etiquetas de itens, hoje é apresentando tela com o Resumo de Quantidades das etiquetas geradas, de forma que é possível decidir se imprime todas ou parcialmente.
Por exemplo: foram geradas 13.437 etiquetas de lote para a Ordem de Recebimento, sendo necessário escolher pelo menos uma, ou um conjunto de opções para a impressão de etiquetas desejadas.
- Etiquetas de Palete (427) - - - - - - - - - - - - - - - - - [ ] / Etiquetas de Lotes (13010) - - - - - - - - [ ]
- Etiquetas de Paletes Compl. / Incompl. (10000) - - [ ] / Etiquetas de Sobras / Unidades (3437) [ ]
- Etiquetas de Estado Normal (13430) - - - - - - - - – [ ] / Etiquetas Danificados / Truncados (7) - [ ]
Obs: As dimensões e a escolha da etiqueta está localizada no menu Configuração / Configuração Geral / Modelos / Modelo de Etiqueta Lote.
Imprime os endereços, produtos, quantidades, embalagens que são alocadas.
Desde a versão 8.4.0.0, botão de impressão habilitado para OR com Tipo de Recebimento: “Gerar Lotes e Alocação por Conferência”, quando existir algum Mapa Gerado.
Este relatório foi criado para auxiliar na Conferência de Entrada, contém os campos código do produto, descrição do produto, código de barras escrito e em barras, descrição reduzida da embalagem e os campos para preencher: quantidade, data de vencimento, lote de indústria. Os dados apresentados no relatório de conferência de entrada são da embalagem que estiver configurada como “Embalagem de Armazenagem” para o depositante da Ordem de Recebimento.
Imprime o resumo da conferência de entrada.
- Não permite multi-seleção.
- Não permite seleção quando não houver NF vinculada(s).
- Permite a impressão a qualquer momento, desde que possua NF vinculada(s).
Desde a versão 8.11.12.0, abre janela semelhante a do menu: Cadastro > Pré-Etiqueta Genérica e só solicita senha de supervisor mediante parâmetro Solicita Senha Supervisor na reimpressão de Pré Etiqueta ativado na Configuração Geral.
Etiqueta com as dimensões altura 70mm X largura 95mm.
Se houver algum produto classificado como Danificado, Vencido ou Truncado para a Ordem de Recebimento selecionada, é possível imprimir a etiqueta para o palete, sendo de identificação do material danificado.
Etiqueta com as dimensões altura 70mm X largura 105mm.
Se a classificação da Ordem de Recebimento for do tipo CrossDocking é possível imprimir a etiqueta abaixo informada.