Integração OutBond Essencial - Autorização de Expedição

Atualmente o processo expedição de produtos do armazém é realizado através da importação do XML de Ordem de Separação (OF), onde ao ser importado é gerado automaticamente um pedido de saída para separação e conferência dos produtos, assim em um segundo momento são enviados o XML e o PDF da NF-e para que esse seja faturado, a nota fiscal ser impressa e o embarque ser realizado, gerando os arquivos (XTRK) para as transportadoras e confirmação de expedição (ASN) para o depositante.

Agora a partir da versão 8.11.21.0, para realizar a expedição dos produtos não é mais necessário enviar o XML e o PDF da NF-e acima, onde é enviado apenas o arquivo XML OF (Ordem de Separação) que já cadastra a nota fiscal de saída para realizar a expedição, sendo que o processo impressão de etiqueta de volumes, impressão nota fiscal, coleta e envio arquivo (XTRK) para as transportadoras após a conferência é realizada por um sistema terceiro, que após retornar um arquivo de confirmação de embarque (TDN – Trailer Depart Notification) para que possa ser realizada a baixa dos produtos do nosso lado e retornar a confirmação de expedição (ASN) para o depositante.

Alteramos o sistema, a começar das versões 8.11.23.5 e 8.11.25.0, a requisição da etiqueta AWS, para que quando a Ordem de Separação vier com SIOC (Caixa Recomendada), as dimensões da caixa enviadas para a requisição da etiqueta são da Caixa Recomendada(SIOC) e não da caixa que foi utilizado para montagem de volume.
Desde as versões 8.11.23.4 e 8.11.25.0, adicionamos trava para validar se o código de volume enviado no XTDN pertence à alguma nota em romaneio.
Cenários avaliados:
* Um pedido com mais de um volume gerado no fluxo de colméia. Para este caso, um volume não pode ser cancelado, pois para colmeia toda a onda deve ser cancelada.
* Vários pedidos em uma onda. O código de volume enviado no XTDN e validado para saber se o mesmo está presente em uma nota que esteja em um romaneio, caso não estiver a integração é finalizada.

A começar da versão 8.11.23.0, é obrigatório deixarem marcados os parâmetros Utiliza autorização de Expedição e Controla Peso que estão nos sub Menus: Integração e Informações Adicionais.

Desde as versões 8.11.23.3 e 8.11.24.0:

 

Arquivo de integração OutBound (atalho)

Configuração dos parâmetros

Menu: Configuração > Configuração Onda > Sub Menu: Região de Retorno de Estoque

Validar vínculo do produto com setor na região de retorno de estoque: a começar das versões 8.11.25.0 e na 8.11.23.7, este parâmetro valida se o produto está vinculado ao setor, se o local possui restrições físicas e se o local pode receber lote único, ou seja, valida ou não se o produto está vinculado ao setor. Se estiver desabilitado, ele deixa retornar qualquer produto para o local, sem validar se o produto está vinculado no setor, assim é possível retornar produto hazmat / não hazmat no mesmo lugar. Obs: esse parâmetro só pode ser desmarcado quando o parâmetro 'Utilizar região de retorno de estoque' estiver marcado. Por default ao cadastrar a configuração da onda, este parâmetro vem marcado. Para demais configurações.

 

Menu: Cadastro > Depositante > Sub Menu: Integração

Adequamos o Cadastro do Depositante, com o novo parâmetro Utiliza Autorização de Expedição no sub menu Integração que determinar o novo comportamento do fluxo de Outbound (Expedição), pode ser marcardo/desmarcardo caso não exista nenhuma OF em andamento, e somente é ativado se os parâmetros: Utiliza Ordem de Separação e Gerar Pedido ao Importar Ordem de Separação estiverem marcados.

Se existir alguma OF em andamento.

Porém os parâmetros Impedir Liberar Pedidos Não Faturados Para Expedição, Impedir Formar Onda com Pedidos Não Faturados, Impedir Liberar Onda para Execução com Pedidos Não Faturados e Impedir Gerar Volume para Pedidos Não Faturados somente são MARCADOS, se o parâmetro Utiliza Autorização de Expedição está DESMARCADO e vice versa.

Adicionamos algumas validações, desde a versão 8.11.23.0, para marcar o parâmetro Utiliza Autorização de Expedição. O parâmetro Controla Peso precisa estar marcado também, e este marcado valida a marcação do parâmetro Utiliza Autorização de Expedição.

Menu: Cadastro > Depositante > botão: Serviço Etiqueta Externa> botão: Parâmetro > AWS

Adicionamos o serviço AWS para a Configuração da Impressão da etiqueta Externa.

Mudança de comunicação com o WebService AWS

Menu: Cadastro > Depositante > sub menu: Informações Adicionais

Adicionamos a parametrização Incremento de PickUpTime AWS que informa o tempo em minutos no envio das informações para o Web Service da Amazon durante a integração do SLAM, ou seja, o sistema permite parametrizar qual o tempo adicional, em minutos, conforme campo ReadyToPickUpTimeUTC da requisição que acontece no momento do SLAM.

(Referência WMSCT1-302)

A começar da versão 8.11.23.0, mudamos o ponto de comunicação com o WebService AWS.

Bloqueio de faturamento manualmente

Menu: Monitoramento > Acompanhamento Saída por Nota Fiscal > Botão: Faturar

Caso a opção Utiliza Autorização de Expedição esteja marcada do Cadastro de Depositante, o sistema bloqueia a funcionalidade de Gerar Faturamento.

 

Filtros na Formação da Onda

Adicionamos o filtro: Pedidos que contêm Material Perigoso (HAZMAT) com as opções abaixo nas telas de Formação de Onda e Assistente de Formação de Onda para filtrar pedidos para formação de onda que possuem produtos com essas características.

Menu: Movimentação > Saída > Gerenciador de Expedição > Botão: Formar

Menu: Movimentação > Saída > Gerenciador de Expedição > Botão: Assistente de Formação

 

Exibição de mensagem SIOC

Configuração da Onda

Deixar habilitado o parâmetro Habilitar Conferência de Código de Barras da Caixa no Sub Menu: Outras Informações – Parte 02 da Configuração da Onda.

Colmeia

Modificamos a montagem de volume na Colmeia para que caso o campo: Utiliza Caixa Recomendada (SIOC) presente no Produto x Depositante esteja marcado, sugere que o usuário utilize a mesma caixa do produto para expedição do Material Perigoso (Hazmat), ou seja, é utilizado o registro setado no campo Caixa Recomendada (SIOC) do Cadastro do Depositante > Sub Menu: Regras de Expedição, informado abaixo:

E na tela de Montagem de Volumes Colmeia exibe mensagem de aviso que o produto a ser embalado aproveite a própria caixa para expedição, após isso o sistema solicita para confirmar o código de barras de caixa de volume previamente cadastrada com descrição e código de integração SIOC para posteriormente ser devolvido no arquivo ASN de retorno de confirmação de expedição.

Regra de Sugestão de Caixa Recomendada, quando houver configuração diferente entre a caixa recomendada da Ordem de Separação e na configuração de Caixa Recomendada no Cadastro de Depositante para produtos SIOC:

E de modo semelhante para a exibição de SIOC no Checkout Express

Consideração: não é obrigatório bipar uma caixa de volume com código de integração “SIOC”, ou seja, é apenas uma sugestão, o usuário pode utilizar uma outra caixa de volume.

Abrir o último volume gerado

Agora é possível reabrir o último volume gerado na tela de Packing Checkout Express, com senha de Supervisor.

Caso a etiqueta do último volume de material perigoso não ter sido gerada.

O sistema reabre a tela para uma nova validação da etiqueta.

Tela da Montagem de Volume da Colmeia, adicionamos o botão para verificar o último volume gerado.

E a funcionalidade para validar a etiqueta do último volume de material perigoso não ter sido gerada.

Etiqueta de Volume da Amazon TWS (Transportation Web Services)

Recebemos via webservice a Etiqueta de Volume da Amazon TWS (Transportation Web Services) para ser impressa e reimpressa após pesagem do volume no fluxo de checkout ou colmeia, e também tem vínculo com Código de Rastreio e etiqueta ZPL, mais a validação da marcação ou não do parâmetro Obrigar código de barras da Classificação de Material Perigoso (HAZMAT) para obrigar informar o código de barras da etiqueta na Montagem de Volumes na Colmeia ou no CheckOut Express.

Menu: Cadastro > Produto > Classificação de Material Perigoso (HAZMAT)

Parâmetro Obrigar código de barras desmarcado na tela do Packing de CheckOut Express:

Parâmetro Obrigar código de barras marcado na tela do Packing de CheckOut Express, faz necessário informar o conteúdo do campo Código de Barras da Etiqueta do menu: Classificação de Material Perigoso (HAZMAT):

Parâmetro Obrigar código de barras desmarcado na Montagem de Volumes na Colmeia:

Parâmetro Obrigar código de barras marcado na Montagem de Volumes na Colmeia, faz necessário informar o conteúdo do campo Código de Barras da Etiqueta do menu: Classificação de Material Perigoso (HAZMAT):

 

Trava para a retirada de pedido da onda

Observação: a começar das versões 8.11.23.4 e 8.11.25.0, removemos a trava que não permitia cancelamento de volume com solicitação de etiqueta (AWS) realizada. Substituição do que foi implementado na versão 8.11.21.0:

Trava para o cancelamento do volume do pedido

Observação: a começar das versões 8.11.23.4 e 8.11.25.0, removemos a trava que não permitia cancelamento de volume com solicitação de etiqueta (AWS) realizada. Substituição do que foi implementado na versão 8.11.21.0:

 

Criamos uma trava na formação da onda para o fluxo de Packing, com a seguinte mensagem: O depositante XXX está cadastrado para Utiliza Autorização de Expedição. A nota fiscal 999 não pode ser vinculada ao fluxo de separação no Packing, a partir dos botões Formar e Assistente de Formação no Gerenciador de Expedição.

 

Menu: Movimentação > Saída > Controle de Presente

Integração do arquivo XML de TDN (Trailer Depart Notification)

Criamos a integração do arquivo XML de TDN (Trailer Depart Notification) responsável por notificar o WMS que os volumes foram embarcados. Este arquivo somente é integrado caso o depositante dos pedidos\ordens de separação enviados estejam marcados para Utiliza Autorização de Expedição.

Etiqueta de volume com conteúdo

A contar da versão 8.11.23.3, adicionamos a data esperada de embarque na etiqueta de volume com conteúdo.

Faturamento x Coleta TDN

Ajustamos o Faturamento do Pedido com Criação de Coleta automática para todos os pedidos / volumes, a partir das informações enviadas no arquivo TDN.

Após receber todos os volumes do pedido este é "transformado" em nota fiscal e estas notas são adicionadas na coleta, até o limite da Quantidade Máxima de Pedidos por Coleta no cadastro do Depositante e na sequência tem o processamento das coletas criadas através da integração do arquivo ASN.

Este artigo ajudou você?

!-->