Escrituração Fiscal Digital
A Escrituração Fiscal Digital (EFD) é um arquivo digital que reúne registros de documentos fiscais e outras informações relevantes para as autoridades fiscais estaduais, federais e a Receita Federal do Brasil. Além disso, inclui registros de cálculo de impostos relacionados às atividades do contribuinte.
O layout do arquivo EFD está disponível na documentação técnica.
Acesse Integração > Escrituração Fiscal Digital
Particularidades
- Para serem exibidas no arquivo, as notas fiscais devem atender às seguintes características:
- Tanto o campo "Emitente" quanto o campo "Destinatário" precisam corresponder à entidade do armazém logado.
- O sistema permitirá adicionar e alterar o cadastro, mas não excluir se houver arquivo que utilizou a versão.
- Para a geração do arquivo EFD, o estoque de kits originados de ordens de serviço internas não é contemplado. Assim, considera-se o estoque total dos componentes junto ao produto final do kit, pois, mesmo com a montagem, os componentes permanecem no estoque do WMS.
- O sistema permitirá gerar um EFD por mês.
Com o Gestão de Armazenagem | WMS Senior.
Funcionalidade | Versão | Referência |
---|---|---|
Criação da funcionalidade Escrituração Fiscal Digital | 8.12.7 | WMS-7426, WMS-7686, WMS-13563 |
Correções implementadas nos blocos 0200, 0400, C170 e H010. Adição de controle de geração do arquivo EFD por mês. Inclusão da opção de download para o arquivo EFD. | 8.12.7.440 | WMS-17820 |
Parametrizações
Acesse Cadastro > Armazém > Armazém > botão Dados do Contabilista
- Esta configuração é utilizada na geração do arquivo da Escrituração Fiscal Digital, adicionando a linha 0100 (dados do contabilista) ao Bloco 0. Lembre-se de que a validação é realizada apenas para um armazém por vez.
Acesse Configuração > Configuração de Integração
- Este processo resulta em uma integração, e para que a mesma seja realizada com sucesso, é importante configurar o diretório de integração específico para a Entidade e Armazém. Certifique-se de que a opção Integração via Serviço REST esteja desmarcada, pois o arquivo gerado será no formato .txt.
Acesse Integração > Escrituração Fiscal Digital > botão Exibir
Visualiza as escriturações fiscais que foram geradas, cancelas ou todos os registros.
- Geradas
- Canceladas
- Todas
Acesse Integração > Escrituração Fiscal Digital > botão Novo Arquivo EFD
Preencha o período inicial e final dentro do mesmo mês para apuração dos dados que deverão compor o arquivo.
- Data Início: informe a data inicial para geração do arquivo.
- Data Término: informe a data final do período dentro do mês apurado.
Acesse Integração > Escrituração Fiscal Digital > botão Versões do Leiaute da EFD
Essa configuração é utilizada para definir informações sobre as versões disponíveis para a geração do arquivo. Os seguintes campos são obrigatórios:
- Código: deve ser uma chave única e ter um valor maior que zero.
- Versão da Tabela de Leiaute
- Motivo do Leiaute Instituído
- Obrigatoriedade do Leiaute (início): representa a data de início da obrigatoriedade e deve ser exclusiva para cada ano. Por exemplo, se você cadastrou "abril/21", não será possível cadastrar "junho/21" no mesmo ano.
Acesse Integração > Escrituração Fiscal Digital > botão Cancelar
- Como o arquivo é criado automaticamente ao selecionar Novo Arquivo EFD, antes de gerar um novo arquivo no mesmo período, utilize o botão Cancelar. Esse procedimento preserva o histórico das gerações anteriores e possibilita a criação de um novo arquivo para o período desejado.
Fluxos
Ao criar o registro com o período definido para a geração do arquivo EFD (Escrituração Fiscal Digital), o arquivo é automaticamente disponibilizado para download na tela de integração. Após o download, é possível utilizá-lo no validador fornecido pelo site da SEFAZ para validar os dados.
Após a geração do arquivo EFD, na versão disponibilizada pela SEFAZ, 4.0.2, pelo sistema Gestão de Armazenagem | WMS Senior, é possível utilizar o validador. Para isso, faça o download da aplicação disponível no site da Sefaz (documentação técnica), e importe o arquivo .txt gerado pelo Gestão de Armazenagem | WMS Senior.
Abaixo está a composição do arquivo EFD gerado pelo WMS.
- Registros 0150: Tabela de Cadastro do Participante: os participantes do Registro C100 devem constar no Registro 0150. Como a tabela possui diferenciação por endereço, o arquivo deverá distinguir os registros por endereço, mesmo quando se tratar do mesmo COD_PART.
- Registros 0190: Identificação das unidades de medida: considera-se todas as Unidades de Medida do arquivo EFD, ou seja, todas as unidades de medida devem ser informadas no Registro 0190. Portanto, não pode haver uma unidade de medida no Registro 0190 sem que exista pelo menos um registro dessa unidade de medida no arquivo EFD.
- Registro 0200: Tabela de Identificação do Item (Produtos e Serviços): os valores do Registro 0200 devem incluir os mesmos produtos do Livro de Inventário. Além disso, os produtos do Registro H100 e do Registro C170 também devem constar no Registro 0200. A quantidade de informações no Registro 0200 deve ser equivalente à do arquivo gerado no EFD.
- Registro 0220: Fatores de conversão de unidades: caso exista uma Nota Fiscal onde o mesmo produto tenha diferentes fatores, como CX (Caixa) e UN (Unidade), o Registro 0200 deve incluir apenas um registro do produto conforme consta no Livro de Inventário, por exemplo, em UN (Unidade). No Registro 0200, deverá constar a derivação do fator, como CX (Caixa). Essa mesma regra aplica-se aos produtos do Registro H100, que devem estar no Registro 0200, com a derivação no Registro 0220. Da mesma forma, os produtos do Registro C170 devem constar no Registro 0200, com a derivação no Registro 0220. A quantidade de informações no Registro 0220 deve ser equivalente aos registros presentes no arquivo gerado no EFD.
- Registros 0400: Tabela de Natureza da Operação/Prestação: os valores do Registro C170 devem corresponder aos mesmos do Registro 0400. Como várias notas podem ter o mesmo CFOP, o campo COD_NAT não deve ser repetido.
- Registro 0450: Tabela de Informação Complementar do Documento Fiscal: o Registro 0450 deve incluir o registro de todas as notas informadas no Registro C110. Além disso, não é permitido informar dois ou mais registros com o mesmo conteúdo no campo COD_INF.
Bloco B - Escrituração e Apuração do ISS
- Registro C100: Documento - Nota Fiscal: o Registro C100 deve incluir todas as notas fiscais registradas no Livro de Entradas e Saídas.
- Regras para que o documento fiscal seja elegível para aparecer na exportação:
- Para notas fiscais processadas e canceladas;
- Nota fiscal precisar estar cancelada e enviada para o SEFAZ
cod_sit (código no sistema) código na EFD (código de cancelamento) 10 02 9 03 12 04 13 05 - Não irá trazer documentos com o campo sequência "ajuste" e nem "inventário";
- Não pode participar do fluxo de retorno de reentrega.
- Tipo de operação com notas de entrada, onde o armazém está representado como destinatário ou emitente.
- Outros (OU)
- Tipo de operação com notas de entrada e saída:
- Perda/roubo de mercadoria (PD)
- Remessa Armazenagem (RA)
- Remessa armazenagem GMB (RG)
- Remessa Simbólica para Armazenagem (RS)
- Remessa por conta e ordem de terceiros (RT)
- Retorno de Armazenagem (TA)
- Retorno armazenagem GMB (TG)
- Retorno Simbólico de Armazenagem (TS)
- Regras para que o documento fiscal seja elegível para aparecer na exportação:
- Registro C110: Informação Complementar da Nota Fiscal: quando a nota fiscal tiver informações complementares de interesse do fisco, essas devem ser registradas tanto no Registro C110 quanto no Registro 0450.
- Registro C170: Itens do Documento: os produtos listados no Registro C170 devem coincidir com aqueles do Livro de Inventário e também estar presentes no Registro 0200. No entanto, para Notas Fiscais de emissão própria, o Registro C170 não será informado.
Bloco D - Documentos Fiscais II – Serviços (ICMS)
Bloco E - Apuração do ICMS e do IPI
Bloco G - Controle do Crédito de ICMS do Ativo Permanente (CIAP)
- Registro H005: Totais do Inventário: o registro apresenta os totais do inventário. Para validação, o valor total do inventário pode ser comparado com o total registrado no Livro de Registro de Inventário do WMS.
- Registro H010: Inventário: os produtos e valores no Registro H010 devem refletir os mesmos dados do Livro de Inventário, incluindo unidade, quantidade, valor unitário e valor total do item. O valor total geral no Registro H010 deve ser igual ao valor total do inventário. A quantidade de inventário é calculada pela diferença entre entradas e saídas, de modo que não pode apresentar valores negativos.
- Substituiu o livro de registro de controle da produção e do estoque. Atualmente o WMS gera essas informações pela tela Livro de Registro > Livro de Registro de Inventário > Impressos > Registro Controle da Produção e do Estoque (RCPE).
Bloco 1 - Outras Informações
Bloco 9 - Controle e Encerramento do Arquivo Digital
Acompanhamentos
O arquivo pode ser encontrado na pasta configurada em Configuração de Integração > Diretórios > grupo Exportação > Diretório de Exportação. Alternativamente, poderá realizar o download do arquivo gerado na integração, seguindo os passos abaixo:
Acesse Integração > Integração de Arquivo
- Utilize o filtro "Exibir"
- Marque a opção "Exportação"
- Verifique se exibe o registro "Retorno Escrituração Fiscal Digital (EFD)" e selecione a linha correspondente.
- Clique no botão "Baixar Arquivo Importado"
Veja também: |
- Dados do contabilista, referente a linha 0100, consta no cadastro do Armazém.