Gerenciador Pesagem Transporte
Menu: Movimentação > Agendamento > Gerenciador Pesagem Transporte
Somente são visualizados os Agendamento cujo campo Modal esteja marcado como Rodoviário, caso o campo Modal esteja marcado como Ferroviárionão são exibidos neste grid. Não existe nenhum controle para modal "Aéreo", somente impressão na Minuta de Embarque.
A tela de Gerenciador Pesagem Transporte exibe diversas colunas, com a possibilidade de elaborar diversos filtros, importar arquivos para o excel, agrupar campo, habilitar ou desabilitar colunas.
Botão: Exibir
Mostra os filtros da coluna Status do Agendamento que exibe os registros:
- Pendente : são considerados agendamentos pendentes os que possuírem o status diferente de Finalizado, Cancelado, ou Devolvido.
- Finalizado: exibe os agendamentos com status Finalizado ou Devolvido.
- Cancelado: exibe os agendamentos com status Cancelado.
- Todos: exibe todos os agendamentos.
Botão: Pesagem
Realiza a pesagem dos veículos referente ao Cadastro do Agendamento com o campo Modal = Rodoviário e cujo campo Status estiver marcado como “Aguardando Primeira Pesagem”. Ao tentar abrir a tela de Pesagem pela primeira vez o sistema verifica se existe uma Balança definida como Padrão de Uso de Dispositivo Serial para a tela de Pesagem de Veiculo. Caso não encontre, o sistema abre a tela para selecionar uma Balança e é definida como padrão, após isso é realizando a comunicação com a porta serial para fazer a leitura do peso.
- Ao realizar a Segunda Pesagem
- Agendamento de Entrada / Recebimento
- O veículo chegou na primeira pesagem carregado, e na segunda pesagem foi descarregado. Portanto a diferença de peso entre a primeira pesagem e segunda pesagem, determina o peso do seu conteúdo. A conferência da Ordem de Recebimento determina os produtos recebidos onde a somatória do seu peso teórico deve ser compatível com a diferença do peso do veículo carregado e descarregado, da seguinte maneira:
- Primeira Pesagem – Segunda Pesagem = Peso Teórico Conferido no Recebimento.
- Agendamento de Saída / Expedição
- Caso o agendamento de transporte seja do tipo Saída, o veículo chegou na primeira pesagem vazio, e na segunda pesagem foi carregado. Portanto a diferença de peso entre a Segunda pesagem e a Primeira pesagem, determina o peso do seu conteúdo. A somatória do peso teórico dos produtos embarcados na Coleta é compatível com a diferença anteriormente citada, da seguinte maneira:
- Segunda Pesagem – Primeira Pesagem = Peso Teórico dos volumes da coleta.
- Importante : é permitido uma diferença de peso do produto dentro de um percentual definido no parâmetro “Percentual de tolerância para pesagem de veículo” na Configuração do Depositante / Transporte.
- No caso do agendamento do tipo SAÍDA, a coleta pode ter várias notas de mais de um depositante, ou mesmo nenhuma nota do depositante cadastrado no agendamento. De qualquer modo, o “Percentual de tolerância para pesagem de veículo” que é levado em conta para aplicar a tolerância, sempre é do depositante que foi cadastrado no agendamento de transporte.
- Caso a Pesagem não seja liberada, o sistema grava no agendamento de transporte o status “Pesagem não liberada”. Desta maneira as opções de liberação ficam por conta da repesagem ou liberação com divergência de peso.
- Pesagem liberada para agendamento do tipo “Entrada”
- Caso o resultado da pesagem libere o veículo, o agendamento é atualizado para o status “Finalizado”.
- Caso exista algum lote que foi gerado bloqueado a partir de uma O.R. relacionada ao Agendamento, o sistema desbloqueia todos os lotes.
- Pesagem liberada para agendamento do tipo “Saída”
- Caso o resultado da pesagem libere o veículo, o status do agendamento é atualizado para “Finalizado”.
- Agendamento de Entrada / Recebimento
Após realizar a primeira contagem, o sistema altera o status para “Primeira Pesagem Concluída” e solicita Usuário e Senha do Supervisor, a Nova Pesagem e o Motivo da Ocorrência.
.
A partir do momento que a etapa do Agendamento é alterado para “Veículo na Doca”, o Agendamento fica aguardando a alteração do status da O.R. para “Conferida” ou “Liberada com Divergência”. Se o agendamento possuir o modal “Rodoviário”, o sistema envia o agendamento para a etapa de Segunda Pesagem.
- Agendamento de Entrada / Recebimento
- O veículo chegou na primeira pesagem carregado, e na segunda pesagem foi descarregado. Portanto a diferença de peso entre a primeira pesagem e segunda pesagem, determina o peso do seu conteúdo. A conferência da Ordem de Recebimento determina os produtos recebidos onde a somatória do seu peso teórico deve ser compatível com a diferença do peso do veículo carregado e descarregado, da seguinte maneira:
- Primeira Pesagem – Segunda Pesagem = Peso Teórico Conferido no Recebimento.
- Agendamento de Saída / Expedição
- Caso o agendamento de transporte seja do tipo Saída, o veículo chegou na primeira pesagem vazio, e na segunda pesagem foi carregado. Portanto a diferença de peso entre a Segunda pesagem e a Primeira pesagem, determina o peso do seu conteúdo. A somatória do peso teórico dos produtos embarcados na Coleta é compatível com a diferença anteriormente citada, da seguinte maneira:
- Segunda Pesagem – Primeira Pesagem = Peso Teórico dos volumes da coleta.
- Importante : É permitido uma diferença de peso do produto dentro de um percentual definido no parâmetro “Percentual de tolerância para pesagem de veículo” na Configuração do Depositante / Transporte.
- No caso do agendamento do tipo SAÍDA, a coleta pode ter várias notas de mais de um depositante, ou mesmo nenhuma nota do depositante cadastrado no agendamento. De qualquer modo, o “Percentual de tolerância para pesagem de veículo” que é levado em conta para aplicar a tolerância, sempre é do depositante que foi cadastrado no agendamento de transporte.
- Caso a Pesagem não seja liberada, o sistema grava no agendamento de transporte o status “Pesagem não liberada”. Desta maneira as opções de liberação ficam por conta da repesagem ou liberação com divergência de peso.
- Pesagem liberada para agendamento do tipo “Entrada”
- Caso o resultado da pesagem libere o veículo, o agendamento é atualizado para o status “Finalizado”.
- Caso exista algum lote que foi gerado bloqueado a partir de uma O.R. relacionada ao Agendamento, o sistema desbloqueia todos os lotes.
- Pesagem liberada para agendamento do tipo “Saída”
- Caso o resultado da pesagem libere o veículo, o status do agendamento é atualizado para “Finalizado”.
Botão: Liberar Pesagem com Divergência
Se houver divergência entre o ( Peso do Veículo – Peso Teórico dos Produtos recebidos no armazém – a Porcentagem ) com a segunda contagem, mediante senha do supervisor é possível liberar o veículo.
Botão: Histórico de Pesagem
Nesta tela é exibida a relação de pesagem referente ao veículo selecionado.
Botão: Devolver Materiais
Todos os materiais recebidos são devolvidos mas para isso o status do agendamento deve ser de “Pesagem não liberada”.
- Se a Ordem de Recebimento estiver com algum produto alocado ou Mapa de Lote gerado: o sistema estorna a alocação e exclui os lotes.
- Se a Ordem de Recebimento estiver com Lotes Gerados, apenas são excluídos os lotes.
Botão: Impressos
Botão: Impressos > Ticket de Balança
Desde a versão 8.9.4.0, foi disponibilizada a funcionalidade Gerenciador de Etiquetas, que ativa, desativa e cria etiquetas a partir de etiquetas existentes no WMS.
Incluído o botão “Ticket de Balança” que efetua a impressão do relatório do ticket de balança que foi criado.