Reabastecimento Planejado
Verifique também o documento sobre Reabastecimento Automático
Se o parâmetro Lote Único no Endereço, estiver ativado no Cadastro de Produto x Depositante/ botão Informações Associadas / guia Regras para Alocação e caso o lote remanejado não seja compatível, em termos de “Lote Indústria e Vencimento”, com o estoque existente no picking, o sistema usará um novo picking caso esteja ativado o parâmetro “Picking Dinâmico”, juntamente com o número máximo de picking´s não ultrapassando a configuração de “Qtde Máxima de Pickings”, parâmetros existentes no Cadastro de Produto x Depositante/ botão Informações Associadas / guia Regras para Alocação.
Alteramos a funcionalidade de Reabastecimento sob Demanda, ou seja, reabastecimento gerado pela Onda de Separação e no Reabastecimento Planejado que faz referência ao reabastecimento gerado de forma planejada. Isso possibilita alterar o endereço de um ou mais destinos de forma parcial, desde que sejam ativados os parâmetros Permitir alterar local de destino e quantidade no Reabastecimento Planejado e Sob Demanda e Considerar quantidade mínima de produtos no picking sumarizando todos locais de picking a partir do Cadastro de Depositante.
Menu: Movimentação > Remanejamento > Reabastecimento Planejado
O produto passa a ser exibido em tela quando:
1- Existir estoque do produto em pulmão;
2- Existir picking cadastrado;
3- O setor do picking deve estar marcado como expedição;
4- O produto deve estar ativo;
5- O picking deve estar ativo e
6- O estoque unitário disponível em picking deve ser menor ou igual ao ponto de reabastecimento do produto. Caso o ponto de reabastecimento seja nulo, essa regra é desconsiderada.
Configurações do produto:
- Ponto de reabastecimento: define a quantidade (em unidades) mínima para estoque do produto no picking. Quando o estoque do sistema estiver igual ou menor ao ponto de reabastecimento o produto e seu local são exibidos na tela de Reabastecimento Planejado, ou seja, é a quantidade mínima que a operação necessita para um novo ressuprimento planejado, a quantidade é o alerta para o sistema gerar um remanejamento do Pulmão para o Picking. Observação: o cadastro(produto x depositante > guia Configurações de Picking) terá prioridade, se preenchido, sobre o ponto de ressuprimento do produto.
- Limite de ressuprimento: define a quantidade de unidades/caixas máxima para a geração do reabastecimento planejado, o qual é acionado pelo botão Gerar Reabastecimento do menu do Movimentação > Remanejamento > Reabastecimento Planejado, mas depende da Configuração Geral > Modelos >Tipo Reabastecimento Planejado se é por Lastro ou Embalagem, ou seja, qual é a quantidade máxima para este ressuprimento. Normalmente utiliza-se por Lastro, que é quantidade do palete facilitando o operacional. Para mais detalhes sobre Reabastecimento Automático. Observação: o cadastro(produto x depositante > guia Configurações de Picking) terá prioridade, se preenchido, sobre o ponto de ressuprimento do produto.
Retiramos o botão Recalcular o Reabastecimento nesta tela. Agora o sistema passa a calcular o ponto de reabastecimento no momento da inclusão, alteração e exclusão da embalagem do produto.
- Detalhes:
- Caso o produto não esteja com o novo parâmetro Bloquear cálculo automático do Ponto de Reabastecimento marcado, o sistema recalcula o ponto de abastecimento no momento da inclusão, alteração ou exclusão da embalagem.
- Caso o produto esteja com o novo parâmetro Bloquear cálculo automático do Ponto de Reabastecimento marcado, o sistema não recalcula o ponto de abastecimento no momento da inclusão, alteração ou delete de embalagem.
- A rotina somente é disparada, caso o cliente utilize cálculo de reabastecimento.
Essa funcionalidade gera os reabastecimentos de acordo com a Configuração Geral Tipo Reabastecimento Planejado, que pode ser “Por Lastro” ou “Por Embalagem”.
- Funcionamento da Rotina de Gerar Reabastecimento:
- Por Lastro
O sistema verifica a capacidade de um palete do produto e cadastra um remanejamento, adicionando ao mesmo, camada a camada, verificando antes se o endereço suporta a camada adicionada.
Ex: Se atualmente um endereço tem 200 unidades, cada camada 100 unidades e a configuração do palete do produto são de 500 unidades. O sistema cadastra um reabastecimento de 300 unidades, para completar as camadas. - Por Embalagem
O sistema verifica a capacidade pelo campo Ponto de Ressuprimento do Cadastro de Produto, o qual é a quantidade de embalagens do maior fator de conversão do produto, e cadastra um remanejamento, adicionando ao mesmo, embalagem a embalagem, verificando antes se o endereço suporta a embalagem adicionada.
Ex: Se um endereço tem 50 unidades, cada embalagem 100 unidades e o ponto de ressuprimento do produto são de 3 embalagens, o sistema cadastra um reabastecimento de 2 embalagens (caixas do maior fator).
- Por Lastro
Observação: para qualquer uma das regras, caso restar quantidade a remanejar e a quantidade no pulmão encontrado for inferior a necessária (caixa ou camada) o sistema remaneja a quantidade restante total no endereço.
Todos os remanejamentos gerados, estão com o status de não planejado, se o parâmetro Gerar Reabastecimento Planejado com status aguardando estiver marcado na Configuração do Armazém.
O sistema realiza o cálculo a partir do campo Limite de Ressuprimento, do Cadastro de Produto subtraindo da quantidade existente no picking.
O sistema soma num determinado período a quantidade de itens do produto, que foi expedido e que precisa abastece o picking, conforme a quantidade que houver entre o campo Ponto de Reabastecimento (un) e o campo Limite de Ressuprimento.
Por exemplo:
- O produto Livro tem no picking 10 embalagens e tem como média de histórico a expedição de 2 unidades por dia. Se for informado no campo *Número de Dias*= 7, o sistema realiza o seguinte cálculo:
10 / 2 = 5 dias
Então para abastecer o picking no período de 7 dias, precisa remanejar do pulmão 4 embalagens, ou seja, 10 + 4 = 14 / 7 = 2 que é a referência que o sistema teve sobre as vendas.
O sistema utiliza a referência no Cadastro de Produto / guia Parâmetros:
- Ponto de Reabastecimento (un): define a quantidade (em unidades) mínima para estoque do produto no picking. Quando o estoque do sistema estiver igual ou menor ao ponto de reabastecimento o produto e seu local são exibidos na tela de Reabastecimento Planejado, ou seja, é a quantidade mínima que a operação necessita para um novo ressuprimento planejado, a quantidade é o alerta para o sistema gerar um remanejamento do Pulmão para o Picking. Observação: o cadastro(produto x depositante > guia Configurações de Picking) terá prioridade, se preenchido, sobre o ponto de ressuprimento do produto.
- Descrição Ponto de Ressuprimento: exibe a descrição do maior Fator de Conversão da embalagem do produto.
- Limite de Ressuprimento: define a quantidade de unidades/caixas máxima para a geração do reabastecimento planejado, o qual é acionado pelo botão Gerar Reabastecimento do menu do Movimentação > Remanejamento > Reabastecimento Planejado, mas depende da Configuração Geral > Modelos >Tipo Reabastecimento Planejado se é por Lastro ou Embalagem, ou seja, qual é a quantidade máxima para este ressuprimento. Normalmente utiliza-se por Lastro, que é quantidade do palete facilitando o operacional. Para mais detalhes sobre Reabastecimento Automático. Observação: o cadastro(produto x depositante > guia Configurações de Picking) terá prioridade, se preenchido, sobre o ponto de ressuprimento do produto.