Ordem de Devolução ao Fornecedor
Este grid foi criado para listar as requisições de Devoluções aos Fornecedores:
- Os registros são alimentados pela importação do arquivo XRR;
- É permitido o cancelamento utilizando ou não os filtros pré-definidos: Período Data, Estado da Ordem, e se ‘não’ tiverem sido gerados os remanejamentos. Caso gere um cancelamento o sistema registra o Usuário, Data e Hora do Cancelamento e Motivo da Ocorrência;
- A sequência das atividades são a de Mapa de Separação com as quantidades informadas no Pedido / Nota Fiscal para a Ordem de Devolução selecionada, onde marca todos os materiais como já separados (se a separação física não acontecer, o processo pula direto para conferência/packing) disponibilizando a Conferência no Packing;
- Após liberar a conferência é disparado o arquivo de integração XPRN, esse arquivo precisa de autorização do faturamento do ERP, para emissão da Nota Fiscal;
- A DANFE é impressa pelo Gerenciador de Impressão de Nota Fiscal uma vez que a mesma não está disponível durante a Conferência;
- O processo de Conferência (Packing) acontece tanto no MWMS (Coletor de Dados) como no aplicativo Enterprise WMS;
- Implementada trava que impede que notas que são de devolução não sejam liberadas ao mesmo tempo que notas que são. Feita correção na avaliação de estoque de liberação para só avaliar notas que são de devolução quando a liberação for deste tipo de nota.
- Alterada a forma como é obtida a quantidade de itens da ordem de devolução para criação da NF, alteração realizada afim de aprimorar a performance.
- Alterada rotina de Faturamento Ordem Devolução para somente tipo de Saída. Foi criada nova coluna referente a Ordem Devolução para receber a Nota Fiscal para reforçar o vínculo.
Esta tela faz referência ao Vendor Return, e foi criada a partir das versões 6.7.5.0 e 7.2.0.0, a começar das versões 8.11.23.5 e 8.11.25.0 fizemos ajustes, para mais detalhes.
A começar da versão 7.4.0.0, o XML Nota Fiscal Eletrônica para Ordem de Devolução, onde o sistema foi alterado para que após a Conferência do Packing, o WMS gere e exporte o arquivo XPRN. Com isto, o sistema de terceiro cria uma nota fiscal eletrônica e retorna para o WMS. Este comportamento é o faturamento da Ordem de Devolução, marcando o registro com o status “Finalizado”, desde que a importação da Nota Fiscal Eletrônica referente a esta Ordem de Devolução for importada com sucesso.
Menu: Movimentação > Saída > Ordem de Devolução ao Fornecedor
Esta tela contém os botões Exibir, Período, Itens, Cancelar, Excluir, Gerar Remanejamentos, Vincular Transportadora e Habilitar Transportadora.
Filtra a coluna Status, onde exibe:
- Todos os registros,
- ou somente o status
- Pendente;
- Em Execução;
- Aguardando Remanejamento;
- Remanejamento Concluído;
- Aguardando Conferência;
- Finalizado;
- Cancelado;
- Aguardando Faturamento.
Ao clicar neste botão é possível selecionar entre as opções de 1 dia, 3 dias, 7 dias, 15 dias, 30 dias e Período: informando entre a Data Inicial e Data Final.
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A começar da versão 7.4.0.0, somente quando a Ordem de Devolução estiver com o status “Pendente” pode ser cancelada, ou seja, após a etapa em que os remanejamentos são gerados, não é possível cancelar a Ordem de Devolução. Ao cancelar, o sistema gera arquivo XPRN com todos os itens e com a quantidade zerada.
A começar das versões 8.11.23.5 e 8.11.25.0 fizemos ajustes, para os parâmetros Exportar Solicitação de Faturamento Retorno a Fornecedores (XRTI) e Exporta Solicitação de Faturamento Retorno a Fornecedores Automaticamente, com a solicitação de usuário e senha de supervisor, para que a ação de cancelamento de Vendor Return possa ser concluída. Para mais detalhes.
A partir da versão 7.4.0.0, é possível excluir um registro, desde que esteja com status “Pendente”. Com isso o sistema deleta os dados da Ordem de Devolução, Após isso é permitido que a Ordem de Devolução seja importada novamente. Sempre que ocorrer a exclusão, um log é gerado.
Está habilitado se os remanejamentos não tiverem sido criados. Cria os remanejamentos planejados para retirar mercadoria dos endereços dos setores de origem podendo sair de mais de um endereço o mesmo produto e remanejar para o setor de devolução ao cliente independente do estado da mercadoria, validando apenas o estoque disponível;
Esta rotina foi criada para buscar os produtos disponíveis nos endereços de estoques que pertençam ao setor requisitado, listando os endereços cuja quantidade disponível seja maior que zero na ordem a seguir: bloco, rua, prédio andar, apto (minimizando o deslocamento durante os remanejamentos), ao gerar os remanejamentos planejados o endereço de destino está vinculado ao setor de devolução ao fornecedor (configurado para o depositante). Caso a quantidade disponível não seja suficiente, o remanejamento mesmo assim é criado, a não ser que a quantidade disponível na origem seja igual a zero. A regra atual em que para cada conjunto de endereços de origem e destino forem coincidentes apenas um remanejamento é criado, onde esta regra é mantida. Nos casos em que a quantidade do endereço for insuficiente mas existir estoque em outro endereço operacionalmente o operador remaneja da origem para o destino manualmente e em seguida realizar o remanejamento.
Nesta tela é possível definir transportadora que é utilizada ao gerar o pedido para expedir os produtos durante a Formação de Onda.
Este botão fica habilitado se todos os remanejamentos criados foram concluídos. A Identificação do pedido é a Ordem de Devolução ao Fornecedor.
Criamos, a começar das versões 8.11.23.5 e 8.11.25.0.Este botão somente fica ativo, caso o parâmetro Exportar Solicitação de Faturamento Retorno a Fornecedores (XRTI) estiver marcado e o parâmetro Exporta Solicitação de Faturamento Retorno a Fornecedores Automaticamente estiver desmarcado, para que a exportação do arquivo RTI ocorra, pois se deixar o parâmetro Exporta Solicitação de Faturamento Retorno a Fornecedores Automaticamentemarcado, ao montar o volume no Packing, a exportação do XRTI ocorre, não conseguiremos gerar novo arquivo XRTI com ajustes, e a mensagem do hint deste botão é : Ordem de Devolução deve estar "Aguardando a Conferência" ou "Aguardando Faturamento" ou "Finalizada". Para mais detalhes.
Adicionamos a funcionalidade de faturamento manual, a partir da versão 8.11.26.0 e na 8.11.23.6. Para mais detalhes.