Fluxo do Agendamento de Transporte
Este texto tem por objetivo descrever alguns dos principais fatores que determinam as atividades do transporte de mercadorias que ocorrem antes da contagem física e preparação do armazenamento.
Existem três documentos que são base fiscal para o transporte: as notas fiscais de compra, as notas fiscais de devolução de clientes e as notas fiscais de entrada.
Interfaces com o depositante tem a expectativa de reduzir o esforço de digitação com alta precisão às informações. A interface de notas fiscais elimina um dos gargalos do transporte que é a digitação da nota fiscal e permite a realização de validações preliminares.
As formas de entrega das mercadorias ao depósito são de forma paletizada ou em carga solta. Na forma paletizadas, o processo de transporte é menos trabalhoso pela facilidade de movimentação e contagem. Quando carga solta, há necessidade de que todas as unidades de cada SKU sejam previamente agrupadas para a contagem e preparação para o armazenamento, isto implica maior tempo de trabalho e maior empenho na contagem, com montagem dos paletes com a norma de paletização.
O Agendamento é responsável pela reserva de capacidade real de transporte, isto é, determina o número de docas, pelo tempo médio de descarga e pela capacidade de armazenagem. A capacidade disponível reduz a capacidade instalada devido ao número de equipe de transporte, os turnos de funcionamento por dia da semana e as posições de estoque ocupadas. O tempo padrão de descarga, ou seja, é a função de diversidades de SKU´s. Quanto maior a diversidade e menor a quantidade de cada de SKU, maior é o tempo de descarga. A cada pedido de compra se faz necessário a reserva da capacidade disponível na data do transporte prevista, sinalizando alertas em casos de sobrecargas que implicam horas extras. De modo geral, o agendamento deve ser feito da geração do pedido de compra a partir da consulta à disponibilidade do transporte obtido pelo processamento dos pedidos anteriores e da capacidade real.
Os procedimentos de segurança da portaria exigem o exame e registro dos documentos relativos às mercadorias, diversos dados do veículo, motorista e pesagem.
Para priorizar os transportes, existe a necessidade de ter conhecimento das mercadorias contidas nos veículos que estão aguardando a entrada nas docas e os pedidos de saída em carteira acelerando o atendimento de pedidos, principalmente de processos de “crossdocking”, podendo aumentar o tempo de permanência de veículos no pátio pela desobediência à ordem de chegada dos veículos. Não é raro que as transportadoras cobrem adicionais pela espera.
Com isso se faz necessário avaliar o desempenho do transporte e a eficiência do uso de equipamentos/docas, pois é necessário conhecer o tempo de permanência dos veículos de descarga, desde a sua chegada até sua liberação. Tal prazo, deve ser subdividido: Confirmação da chegada do veículo, Autorização da Entrada do Veículo no pátio e o Direcionamento do Veiculo para Doca para iniciar a descarga.
Foi inserido ícone “de balança”, quando o Agendamento de Transporte estiver aguardando pesagem, nas telas de Movimentação > Agendamento > Agenda de Transporte e Movimentação > Agendamento > Confirmação de Agenda de Transporte.
Foi inserida a coluna Realiza Agendamento no cadastro de Doca no menu Cadastro > Armazém > Armazém > seleciona registro > botão Doca ou Rua de Expedição, pois na tela de Agenda de Transporte ou Confirmação de Agenda de Transporte no campo Doca somente pode ser preenchido com Docas que realizem agendamento a partir do Cadastro do Armazém > botão “Doca e/ou Rua de Expedição” campo “Realiza Agendamento”.
No cadastro de turnos localizado no menu Gestão de Contrato > Turno de Trabalho, foi adicionado o parâmetro Realiza Agendamento que define se é permitido ou não realizar agendamento neste turno.
Cadastro dos dados do Turno de Trabalho
Grid principal do Agendamento de Transporte, localizado no menu Movimentação > Entrada > Agendamentos, responsável na criação, alteração, cancelamento e controle do direcionamento das transportadoras para descarregar as mercadorias.
Criado botão Cadastrar na tela de Agenda de Transporte para que seja possível cadastrar uma agenda de transporte.
- O cadastro de agendamento tem os seguintes campos para preenchimento: Depositante, Título, Hora de Início e Fim, Emitente, Transportadora, Placa do Veículo, Tipo do Veículo, Número das notas fiscais que são recebidas, quantidade e descrição dos volumes, doca de transporte e observação.
- Para o campo doca, somente exibe docas que permitam Realizar Agendamento.
- Somente é permitido realizar agendamento em horários definidos a partir do turno de trabalho se o parâmetro Realizar Agendamento estiver ativado. Neste momento a agenda fica com a situação “Agendamento realizado”. E tem no registrado do usuário a data/hora de realização da atividade. O sistema não permite definir data/horário menor que a atual.
Importante: é possível alterar agendamento, desde que a agenda não tenha sido iniciada ou finalizada. Não é permitido definir data/horário menor que a atual e tem registro de log para todas as alterações realizadas.
- Cancelar agendamento
Ao clicar na opção cancelar, o sistema pergunta se o operador deseja cancelar a agenda e em caso positivo a agenda é cancelada, mas se não tiver iniciado ou concluído o transporte, também é gerado log da operação de cancelamento, gravado data/hora e usuário da operação.
- Confirmar Chegada do Veículo
No menu Cadastro > Agendamento > Confirmação de Agenda de Transporte > botão Confirmação da Chegada do Veículo, é selecionado quando da chegada do veículo agendado, registrando o usuário e data/hora da realização da atividade.
- Autorizar Entrada do Veículo
Pode acionar este botão, não obrigando a acionar o botão Confirmar Chegada do Veículo anteriormente.
No menu Cadastro > Agendamento > Confirmação de Agenda de Transporte > botão Autorizar Entrada do Veículo, é selecionado quando o veículo for direcionado ao pátio para aguardar descarregamento. Neste momento a agenda fica com a situação “Veículo no pátio”. Tem registro de usuário, data e hora da realização da atividade.
- Direcionar Veiculo para Doca
Pode acionar este botão, não obrigando a acionar o botão Autorizar Entrada do Veículo anteriormente.
No menu Cadastro / Agendamento / Confirmação de Agenda de Transporte / botão Direcionar Veículo para Doca, é selecionado quando o veículo seja direcionado a doca planejada para o transporte, alterando a situação para “Veículo na doca”, gerando registro com o usuário, data e hora de realização da atividade.
Após direcionar o veículo para Doca, é criada automaticamente uma Ordem de Recebimento indicando a doca para motorista realizar o desembarque.
- Concluir agenda
Após a Conferência da OR ser concluída, a agenda é finalizada automaticamente, registrando o usuário data/hora de realização da atividade. Neste momento a agenda fica com a situação “Agendamento concluído”.
Criada tela no formato de calendário semanal, possibilitando visualizar os transportes agendados para cada dia, a tela tem a opção para avançar de mês em mês. Em cada dia, são exibidos os agendamentos previstos com seu respectivo depositante e horário, com a Confirmação de Calendários e Alocação nas telas de agendamento no menu Movimentações > Entrada > Agendamentos > Gerenciador de Agenda de Transporte.
- Veículo Chegou
Não é obrigatório o acionamento deste botão.
Este botão informa a chegada do veículo agendado, registrando o usuário e data/hora da realização da atividade.
- Veículo no Pátio
Não é obrigatório o acionamento deste botão.
Este botão informar que o veículo for direcionado para o pátio, e que está aguardando o descarregamento. Neste momento a agenda fica com a situação “Veículo no pátio”. Tem registro de usuário, data e hora da realização da atividade.
- Veículo na Doca
Este botão informa que o veículo for direcionado para a doca que foi planejada para o transporte, o sistema altera a situação para “Veículo na doca”, gerando registro com o usuário, data e hora de realização da atividade.
IMPORTANTE: após a confirmação da chegada do veículo é criada automaticamente uma Ordem de Recebimento ou Onda indicando a doca para motorista realizar o desembarque.
Observação: ao finalizar a coleta, o sistema verifica a existência de algum depositante que realiza pesagem de veículo, verificando se a segunda pesagem está liberada. Caso o agendamento não esteja com a segunda pesagem liberada não é possível realizar o processamento da Coleta, não permitindo que o operador finalize pelo Coletor ou Manualmente (Tela de Gerenciador de Coleta) impedindo a impressão da Minuta de Embarque. Somente é possível finalizar a coleta e imprimir a Minuta de Embarque se o Agendamento estiver com a Segunda Pesagem Liberada.