Integração de Cubômetro
Visão Geral
Neste processo criado a começar das versões 8.11.15.10 e 8.11.24.0, utilizamos equipamentos que realizam a pesagem e medição das dimensões dos volumes no processo de expedição. Esses equipamentos oferecem a possibilidade de realizar comparações entre o peso planejado e real, o que permite apresentar maior controle de erros operacionais, e enviar automaticamente os volumes dos pedidos para auditoria quando as medições ou pesos aferidos estiverem muito diferentes do planejado, ou seja, a auditoria é realizada manualmente pelo usuário do WMS.
Recebimento de Pedido que passa pelo Cubômetro
Receber do ERP pedidos diferenciados que passam pelo cubômetro, com isso ajustamos as integrações banco a banco do WMS que constam abaixo, para aferição e validação das embalagens e caixas:
- Tabela INT_PEDIDO, campo INTCUBOMETRO: indica se o pedido deve realizar integração com cubômetro e que recebe a informação: Não = N / Sim = S.
- Tabela INT_ENTIDADE, campo AGENTE: informação adicional da entidade e que recebe a informação: Não = N / Sim = S.
- Inserção nas tabelas: INT_PEDIDOATZ e V_INT_ENVIO_PEDIDOINF.
INT_PEDIDOATZ
- Primeira etapa da Integração de Recebimento de Quantidade de Volumes: pode receber ou não o campo QTDEVOLUMESTEORICO preenchida, enquanto os campos QTDEVOLUMES, PESO e CUBAGEM vem nulos. Essa primeira etapa transita ou não a quantidade teórica de volumes, que inicia em um app do cliente e finaliza no app cubômetro, sendo o WMS o intermediário por deter os dados de peso e volume teórico. Caso falte as informações: Quantidade Efetiva, Peso e Cubagem de uma única vez, o sistema não permite a integração
- Na segunda fase da integração, não é obrigatório que o depositante utilize cubômetro, devem ser enviadas as informações aferidas pelo cubômetro para cada pedido, as quais são QTDEVOLUMES, PESO e CUBAGEM. Após a validação da quantidade efetiva, o WMS libera a pesagem dos volumes, contudo o pedido / nota fiscal deve integrar com o cubômetro (intcubometro = 1).
- Disponibilizar todos os registros que integram pelo cubômetro, mesmo que ainda não tenha recebido a quantidade teórica dos volumes e que ainda não foram integrados e que não estejam cancelados.
- Adicionamos peso mínimo e máximo, sumarizado, de acordo com o percentual de tolerância configurado no produto/depositante;
- Incluímos o campo UTILIZACUBOMETRO na configuração do depositante.
V_INT_ENVIO_PEDIDOINF
- É disponibilizado ao sistema externo (app) pela view V_INT_ENVIO_PEDIDOINF, de forma que o sistema externo possa verificar as informações de cada pedido, sendo elas o Peso Previsto (Cadastro embalagens), Cubagem Prevista (Cadastro embalagens) e Qtde Volumes Prevista (Recebida via integração), ou seja, é uma integração passiva, onde o app faz a busca da informação. Vale ressaltar que os dados ficam disponíveis a todo momento desde a integração do pedido, com o peso e volume teórico, passando a constar a quantidade teórica de volumes após o recebimento da mesma pela INT_PEDIDOATZ, e por fim, é disponibilizado as informações efetivas após o recebimento destas, também via INT_PEDIDOATZ. As informações também permanecem disponíveis até o final do processo, ficando a critério do app que busca as informações, aplicar os devidos filtros para garantir suas regras de negócio.
- Exemplo: somente buscar quando a quantidade de volumes teórica for preenchida / realizar a busca de tempo em tempo.
VI_INT_ENVIO_CUBOMETRO
- Para que o cubômetro tenha condições de auditar os volumes são disponibilizadas ao sistema externo (app) por meio da view VI_INT_ENVIO_CUBOMETRO, de forma que o sistema externo possa verificar as informações de cada pedido, sendo elas o Peso Previsto (Cadastro embalagens), Cubagem Prevista (Cadastro embalagens) e Qtde Volumes (Recebida via integração).
Configuração para iniciar a utilização do Cubômetro
Menu: Cadastro > Depositante > guia Regras de Expedição
Utiliza Cubômetro: indica que este depositante participa do fluxo de integração, pesagem e cálculo de cubagem do volume pelo cubômetro. Pode ser alterada a configuração a qualquer momento. Vale destacar que se o parâmetro for desativado, as notas já integradas são liberadas automaticamente ao serem vinculadas à uma coleta, não sendo possível posteriormente liberação manual ou via integração. As notas que tiverem sua pesagem/integração com cubometro liberadas por esse motivo, continuam como liberadas caso o parâmetro volte a ser ativado. Caso já tenha ocorrido liberação da nota fiscal, ou pelo cubômetro, ou manualmente, ou por ter sido incluída em uma carga após desmarcar o parâmetro, qualquer novo volume integrado pela INT_VOLUMEEXTERNO é criado já liberado, sem prejuízo operacional.
Liberação de pesagem e cubagem
Menu: Movimentação > Saída > Conferência Packing > Botão: Gerar Volume
Adicionamos uma trava para quando o depositante estiver parametrizado para trabalhar com cubômetro e não controlar peso, ao gerar os volumes do WMS, os volumes não podem ser marcados como pesagem liberada, visto que é necessário aguardar o retorno da pesagem pelo cubômetro, ou acessar a tela de Liberação do Cubômetro, como pode ser acompanhado abaixo:
Menu: Movimentação / Saída / Liberação do Cubômetro
Após o envio do peso e cubagem esperado do pedido para um sistema externo ERP, o WMS aguarda o retorno da integração banco a banco, com as informações reais aferidas pelo cubômetro: tais como: peso, cubagem e quantidade de volumes.
Em caso de problemas operacionais, de integrações ou com equipamento, tempos a possibilidade de liberar a pesagem e cubagem dos volumes manualmente, mediante autorização de usuário supervisor.
O envio e recebimento das informações do cubômetro pode ser ativada ou desativada a qualquer momento a partir do Cadastro do Depositante pelo parâmetro Utiliza Cubômetro informado acima. Quando habilitado, o sistema não permite seguir com o processo de liberação de embarque e coleta antes que ocorra a devida liberação.
O botão Liberar está liberado se o pedido não foi liberado.
Quando houver integração, o sistema muda os status das colunas: Liberado e Integrado para Sim.
Ao liberar a geração do volume a coluna Integrado continua com o status igual a não.
Quando o botão Liberar estiver desabilitado, é porquê existem registros selecionados que já foram liberados.
Auditoria de pedidos
Menu: Movimentação > Saída > Auditoria de Pedidos
Podemos realizar auditoria manual dos volumes do pedido, com uma funcionalidade parecida com a Auditoria de Volumes, porém com a diferença de ser uma auditoria de todo o pedido. Neste fluxo os volumes são gerados por ferramentas de terceiros, e com isso o WMS não tem conhecimento sobre a quantidade de volumes gerados e seus conteúdos, desde que já tenha sido enviado o pedido ao cubômetro e que ainda não tenha sido liberado pelo cubômetro.
Observação: a Auditoria é permitida somente após a conferência e antes da coleta.
Coleta
O envio e recebimento das informações do cubômetro pode ser ativada ou desativada a qualquer momento a partir do Cadastro do Depositante pelo parâmetro Utiliza Cubômetro. Quando habilitado, o sistema não permite seguir com o processo de liberação de embarque e coleta antes que ocorra a devida liberação do pedido, seja via integração ou manualmente, outro parâmetro que é verificado é o Validar Conferência de Volumes Externos na Coleta quanto a comparação dos volumes externos, com suas respectivas opções:
- Não validar
- Um ou mais volumes externos para cada volume do WMS
- Existir ao menos um volume externo
- Mesma quantidade de volumes externos e volumes gerados: se o depositante estiver configurado para utilizar cubômetro e o pedido integrar com o cubômetro, deve validar se a quantidade de volumes externos conferidos é igual a quantidade de volumes efetivo enviada na integração.
Observação: caso o pedido ainda não esteja liberado e o depositante não controla peso e não trabalha com cubômetro, o sistema deve marcar o volume como pesagem liberada, pois o depositante trabalhava com cubômetro ou pesagem e deixou de trabalhar, então, o sistema permite a conferência.
Não permite a coleta do pedido caso o pedido/nota fiscal esteja em auditoria.
Se conseguir associar a nota fiscal a coleta.
Quando a opção estiver checada para Mesma quantidade de volumes externos e volumes gerados.